Home » EDUCAÇÃO » Secretaria de Educação amplia número de hortas pedagógicas na Rede Municipal

Secretaria de Educação amplia número de hortas pedagógicas na Rede Municipal

Essa semana é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Para celebrar a data, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação Ambiental, em parceria com a Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), está realizando uma semana voltada para ações de colheitas e implantação nas Hortas Pedagógicas em oito unidades de ensino da Rede Municipal. O pontapé inicial foi dado na tarde desta segunda-feira (14), na Escola Municipal Virgínius da Gama e Melo, no bairro de Mangabeira.

A equipe da Abrinq foi recebida pela secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire, que falou sobre essa parceria. “Nós louvamos essa parceria e estamos abertos para ampliarmos cada vez mais e dizer que fico muito feliz com a presença do pessoal da Abrinq acompanhando tudo aquilo que a gente vem colocando em prática com nossos alunos. Isso ajuda a despertar neles a alimentação saudável e depois o gosto em produzir o alimento, entender todo esse processo até chegar em nossas mesas”, disse a secretária.

Na unidade de ensino, os alunos colocaram as mãos na terra e produziram a própria horta plantado alface, coentro, couve, beterraba, tomate e pimentão. Uma atividade de respeito ao meio ambiente que já vem surtindo efeitos. “Eu moro no bairro do Castelo Branco e na frente de casa tem uma praça e lá eu já estou conseguindo conscientizar a comunidade e estamos produzindo uma horta também nas sextas-feiras. Tudo isso graças a experiência que a escola pode me proporcionar. Isso sem falar que tudo que plantamos irá para nossa refeição aqui”, disse o aluno Harley Kwinne dos Santos Nascimento, do 9º ano.

A Fundação forneceu recursos para compra de insumos como adubo, sombrite, ferramentas e sementes e a Prefeitura Municipal de João Pessoa forneceu a parte logística e mão de obra.

“Nossa parceria com a Secretaria de Educação surgiu no ano passado por meio do projeto Hábitos Alimentares Saudáveis, onde cozinheiras, professoras e agentes comunitários de saúde trabalharam a promoção de hábitos alimentares saudáveis, principalmente, dentro das creches.  Esse ano estamos trabalhando nas hortas pedagógicas onde para gente a importância das hortas é a promoção dos hábitos das crianças, trabalhar a questão da alimentação saudável. A horta com fim pedagógico é extremamente importante”, explicou a líder da área de saúde da Abrinq, Márcia Thomazinho.

A próxima ação será nesta quarta-feira (16) no Centro de Referência em Educação Infantil Márcia Suênia Madruga Alves da Silva, às 9h, em Mangabeira VIII, e na Escola Municipal Professor João Gadelha de Oliveira Filho, às 15h, no bairro de Mangabeira VII.

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Tecnologias ambientais e humanitárias são temas de cursos e debates na UFPB

Nesta quarta (13), evento pretende reunir 150 estudantes da rede pública Tecnologias ambientais e humanitárias ...