Home » POLÍTICA » Líder lança cartilha sobre o câncer de próstata
Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Barbosa (PSB)

Líder lança cartilha sobre o câncer de próstata

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Barbosa (PSB), lançou hoje (06) no plenário da Casa a cartilha sobre o câncer de próstata, com informações sobre a necessidade do diagnóstico precoce, principais exames, sintomas e fatores de risco. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no mundo e o primeiro o Brasil, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. O deputado alerta para um fator preocupante: o preconceito dos homens. “O INCA quantifica que apenas 32% dos homens fazem o exame de toque e 47% dos portadores desconhecem que esteja acometido da doença. Neste sentido, precisamos reforçar a importância do Novembro Azul, objetivando quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque. Para nos juntarmos ao ativismo, confeccionamos uma cartilha informativa para auxiliar a população nos cuidados preventivos e diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse ele para, em seguida, distribuir a cartilha com os deputados e jornalistas.

Também lembrou que o diagnóstico precoce o salvou de complicações de um câncer de próstata. “Há quatro anos fui diagnosticado pelo comum e agressivo câncer de próstata. Felizmente, a doença fora detectada em fase inicial. No decorrer do tratamento tive ao meu lado, primeiramente, Deus, o apoio da minha família e a competência da equipe médica que, de forma bem sucedida, realizou os procedimentos necessários para vencermos a luta contra o câncer”.

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Diabetes atinge 214.685 paraibanos e acesso à insulina é o maior desafio dos portadores da doença

Os paraibanos que têm diabetes convivem com a irregularidade da distribuição de insulina e muitos, ...