Home » SEGURANÇA PÚBLICA » Ações da Segurança Pública para 2020 são tema de audiência na Assembleia

Ações da Segurança Pública para 2020 são tema de audiência na Assembleia

As ações do Governo do Estado para 2020 na área da Segurança Pública e que fazem parte das propostas orçamentárias foram discutidas em audiência pública, na manhã desta terça-feira (12), na Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência da Assembleia Legislativa. O secretário da Segurança e da Defesa Social (Sesds), Jean Nunes, participou da audiência proposta pelo deputado Wilson Filho, destacando as prioridades no setor.

A audiência contou ainda com as presenças do secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público da Paraíba, Lúcio Mendes, e dos deputados estaduais Tião Gomes e João Henrique, na composição da mesa, entre outros parlamentares.

O secretário da Segurança e da Defesa Social destacou a iniciativa da Assembleia Legislativa, que segundo ele, demonstra transparência e diálogo. “A Secretaria da Segurança e da Defesa Social tem feito isso desde o início da caminhada e esse é um grande momento de discutir nosso orçamento, as prioridades que teremos para 2020, o Plano Plurianual (PPA), aquilo que teremos para quatro anos. É muito importante ouvir todos, a população, as categorias da Sesds, para que a gente possa aprimorar aquilo que já está posto no nosso orçamento. Nós temos várias prioridades: continuamos com capacitação dos nossos quadros, reestruturação e estruturação das estruturas que já existem, como sistema de radiocomunicação digital, entre outras. Este ano, fizemos uma peça orçamentária muito mais detalhada, para que o relator pudesse ter mais conhecimento das estratégias que a Segurança vem buscando, com transparência”, frisou Jean Nunes.

Na área da Administração Penitenciária, as prioridades são capacitação, estruturação de novas unidades e novas vagas no Sistema Prisional para 2020. “O Governo do Estado entende que a capacitação é um investimento e não um gasto. Nós já estamos em pleno vapor com a construção de aproximadamente mil vagas para o Sistema Penitenciário. São 748 vagas no presídio novo de Gurinhém, que iniciou suas obras em agosto, construção do presídio especial do Valentina – são mais136 vagas, e um pavilhão no Presídio do Róger, com 150 vagas. Ou seja, é o Governo da Paraíba investindo em vagas e tentando diminuir essa superlotação carcerária, que é um problema não só do Estado, mas do país”, disse o secretário, elogiando a discussão proposta pela ALPB.

O deputado Wilson Filho falou sobre a necessidade de ampliar o debate acerca do orçamento. “É um debate complexo, mas muito importante, que irá definir tudo o que irá acontecer no próximo ano. O Estado enviou a sua proposta de Lei Orçamentária e agora fazemos o debate. Hoje foi o dia da Segurança e alguns assuntos foram colocados, envolvendo enfrentamento às drogas, os trabalhos do Instituto de Polícia Científica (IPC), com a emissão de documentos, e números que correspondem a Segurança Pública, pois o estado tem avançado, melhorado os índices de homicídios, que estão caindo”, acrescentou o parlamentar.

Também estiveram presentes na audiência representantes da sociedade civil e entidades representativas de classe de diversas categorias de profissionais da área de Segurança Pública.

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Comissão sobre competência das investigações policiais faz novo debate na terça

A comissão especial que discute a competência legal de investigação em todas as polícias realiza nova audiência ...