Home » POLÍTICA » Assembleia lança campanha “Novembro Azul” e chama atenção para saúde do homem

Assembleia lança campanha “Novembro Azul” e chama atenção para saúde do homem

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deflagrou, na tarde desta quarta-feira (13), durante sessão especial, no plenário Deputado José Mariz, a campanha “Novembro Azul”, que tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O evento, proposto pelo presidente Adriano Galdino e a deputada Pollyanna Dutra reuniu parlamentares, representantes de entidades médicas e profissionais de saúde.

Além de Galdino, participaram da mesa dos trabalhos os deputados estaduais Taciano Diniz e Trócolli Júnior; o médico Thiago Silva da Costa, presidente da secção regional da Sociedade Paraibana de Urologia; Dr. Joni Oliveira, diretor- clínico do Hospital Napoleão Laureano; e George Guedes, urologista do Setor Médico da Assembleia Legislativa.

Na oportunidade, o presidente Adriano Galdino informou que a Assembleia Legislativa, através da contribuição de parlamentares e servidores, está destinando mensalmente cerca de R$ 60 mil aos hospitais Napoleão Laureano, de João Pessoa, e FPA, de Campina Grande, na ordem de 60% e 40%, respectivamente.

O presidente também ressaltou que a Assembleia Legislativa, mais uma vez, realiza um grande debate preocupada com a saúde do homem e com a prevenção o câncer de próstata. “Nós estamos cada vez mais antenados e procurando contribuir para que a nossa população a cada dia tenha mais senso crítico e possa participar dos mais diversos debates. Nós já tivemos outros grandes debates aqui na casa e queremos continuar contribuindo, cada vez mais, para que tenhamos uma saúde do melhor para o homem e que cada um de nós possa dar a sua contribuição na construção de uma saúde cada vez melhor e mais justa para todos”, disse.

Um dos destaques da Sessão Especial foi a apresentação do poeta, escritor e cordelista, Amauri Viana, que recitou alguns versos do folheto “NOVEMBRO AZUL – Cuide-se. A Vida é o bem mais preciso”. Ele revelou que teve um câncer de próstata diagnosticado e se submeteu a um tratamento bem-sucedido.

O Cerimonial da Assembleia Legislativa distribuiu aos presentes um folder intitulado  “EXAME DE PRÓSTATA – Se o seu pai, seu marido ou seu filho já tem 40 anos, peça para ele fazer o exame e não o perca tão cedo”. O folder tem informações pertinentes sobre prevenção sintomatologia, exames e tratamento da doença.“Um homem não deixa de ser homem porque se submeteu ao exame de toque retal”, declarou o deputado Taciano Diniz, que é médico, no seu pronunciamento. Ele alertou para a necessidade, cada vez mais urgente dos exames preventivos como forma de combater a disseminação da doença.
O médico Thiago Silva da Costa, presidente regional da Sociedade Paraibana de Urologia, atesta o sucesso das campanhas de conscientização do “Novembro Azul”. Segundo ele, ainda existe preconceito por parte dos homens, especialmente com relação ao exame de toque retal, mas isso tem diminuído ao longo desses 11 anos de campanhas. “Como não sente nada, o homem muitas vezes acha que não deve fazer o exame, ou então vai uma vez e pensa que não é mais preciso procurar o médico. O preconceito ainda existe, mas é claro que melhorou muito. Eu acho que as campanhas de conscientização relativas à doença têm funcionado bem e atingido os seus objetivos”, frisou.
Já o médico Joni Oliveira, diretor-clínico do Hospital Laureano, destacou o empenho da Assembleia Legislativa, não só no fomento ao debate, mas, especialmente na contribuição que oferta, juntamente como Governo do Estado, para a manutenção dos serviços prestados pelo hospital à população paraibana. Sobre a campanha, ele disse que a incidência do câncer de próstata tem aumentado no estado. Na Paraíba, segundo ele, em torno de 120 casos são notificados por ano.

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL
O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado “Movember” – palavra em inglês que consiste na junção de moustache (“bigode”) e november (“novembro”) -, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No dia 19, também é comemorado o Dia Internacional do Homem.
No Brasil, o “Novembro Azul” foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

No dia de Combate à Corrupção, Eduardo lamenta vetos a projetos que tratam do tema: “o assunto ainda não é prioridade”

Nesta segunda-feira (9), Dia Internacional Contra a Corrupção, o presidente da Frente Parlamentar de Combate ...