Home » CIDADE » Servidores de Cabedelo participam de Seminário sobre previdência

Servidores de Cabedelo participam de Seminário sobre previdência

Evento foi organizado pelo Instituto de Previdência Municipal e contou com a presença do prefeito Vitor Hugo

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) realizou, nessa terça-feira (12), o II Seminário Municipal da Previdência. O encontro aconteceu no Auditório Master do Iesp, e contou com a participação de cerca de 270 pessoas.

A iniciativa buscou a capacitação e a troca de experiências entre a instituição e o segmento de segurados, que inclui os servidores ativos, inativos e pensionistas, bem como os demais gestores e agentes ligados à administração pública.

O município de Cabedelo, em janeiro deste ano, foi o primeiro na região Norte/Nordeste a alcançar o nível II no Programa Pró-gestão RPPS, do Governo Federal, por meio do Ministério da Economia e Secretaria Nacional da Previdência.

A promoção do Seminário atende a uma das exigências do programa, referente ao pilar “Educação previdenciária do servidor”, que tem como objetivo fomentar e difundir o conhecimento previdenciário e provocar a interação entre o instituto e os servidores e agentes públicos, visando o enfrentamento da problemática previdenciária e respectiva solução.

“Essa é uma temática de bastante interesse, principalmente para os servidores efetivos, já que diz respeito ao futuro, à aposentadoria destes. A previdência vem sendo muito discutida atualmente no Brasil. Já tivemos a reforma da previdência aprovada e já há debates para a inclusão dos estados e municípios, o que esperamos que dê certo, pois a situação é preocupante e é preciso garantir que a nossa previdência seja sustentável”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

De acordo com a presidente do Ipsemc, Léa Praxedes, o rigor no cumprimento das normas previdenciárias e a parceria da Prefeitura, através dos repasses atualizados, têm trazido reconhecimento para o trabalho do Ipsemc.

“Nós desenvolvemos uma governança corporativa, baseada em critérios de gestão, buscando melhorias contínuas e cumprindo rigorosamente os critérios legais de todas as normas institucionais que regem a previdência no país, no que diz respeito ao Regime Próprio de Previdência. Aliado a isso, o município de Cabedelo também tem essa linha de trabalhar dentro das melhores práticas de gestão, sendo parceira do nosso trabalho, pelo fato de estar com os repasses institucionais totalmente atualizados, nos ajudando a cumprir os critérios inerentes aos repasses obrigatórios dos segurados. Como resultado a essas práticas que adotamos, temos conquistado grandes vitórias, não só do Pró-gestão RPPS, como também no Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão, promovido pela Associação Nacional de Previdência dos Estados e Municípios – Aneprem”, destacou.

A programação do seminário contou com as palestras “Modalidades de Aposentadorias – Reforma da Previdência/Benefícios previdenciários”, com o Auditor de contas públicas do TCE, Eduardo Ferreira Albuquerque; “Educação previdenciária – Controle seu orçamento e realize seus sonhos”, com o , gerente regional da superintendência regional da Paraíba da Caixa Econômica, Flávio Marinho Leal; “Gestão do Tempo –  Seja previdente” com Raphael Medeiros (Brasília – DF), além da Prestação de Contas da Gestão do Ipsemc 2019, feita pela gestora Léa Praxedes e sua equipe.

As palestras apresentaram um viés bastante educativo, detalhando cada tópico sobre os tipos de benefícios e aposentadorias, controle de orçamento, dentre outros, além de responder à questionamento dos presentes.

“Esse é um assunto que merece um amplo debate, pois trata de prever o futuro, o que será do servidor quando não puder mais trabalhar. A tendência é termos cada vez mais um menor número de servidores ativos e um maior número de aposentados, daí a justificativa para uma reforma, tem que adequar a essa nova situação brasileira para dar sustentabilidade ao regime”, ressaltou o auditor do TCE, Eduardo Ferreira Albuquerque.

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Prefeitura de Cabedelo inicia terceiro mutirão de cirurgias de Catarata neste sábado

A Prefeitura Municipal de Cabedelo realiza mais um mutirão de cirurgias de Catarata, no Hospital ...