Home » ENTRETENIMENTO » Terceiro dia de Masterclasses atrai estudantes e professores de música de várias escolas

Terceiro dia de Masterclasses atrai estudantes e professores de música de várias escolas

Terceiro dia das aulas de masterclass do 7º Festival de Internacional de Música Clássica no Hotel Globo e Mosteiro de São Francisco reuniu estudantes e professores de música de várias escolas e orquestras de câmara de João Pessoa, nesta quarta-feira (27), a exemplo de Ronald Alexandre, aluno de extensão de música da Orquestra de Cordas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Ronald Alexandre Costa nasceu em São Paulo, há 19 anos mora em João Pessoa e há três anos toca violino. Ele considera uma das coisas mais importantes para cidade esse Festival. “Gosto muito de música erudita e a prefeitura disponibilizar gratuitamente um evento deste é enriquecedor e deve-se aproveitar ao máximo”, comentou Ronald Costa.

Hoje o masterclass foi com os violinistas Skaiste Diksaityte (Lituânia), Wolfgang Schroder (Alemanha) e o pianista Yannick Rafalimanana (França). A violonista Skaiste Diksaityte, da Lituânia, disse que é a segunda vez que está no Brasil e a primeira em João Pessoa. “Uma cidade menor e muito agradável”, disse Skaiste que ficou impressionada com a quantidade de pessoas nas apresentações. “Na Europa, de onde eu venho, os consertos não atraem tanto público como aqui”, revelou Skaiste que começou a tocar violino quando tinha cinco anos de idade.

O violonista alemão, Wolfgang Schroder, também ministrou aula de violino no Hotel Globo nesta quarta-feira (27) pela manhã. Ele ficou surpeso com a quantidade de pessoas interessadas em música clássica. Wolgang Schroder disse que Festivais como este são importantes pela troca de conhecimento que existe também entre os músicos. “Encontrei músicos, como Eduardo Vassallo, argentino, grande violonista do qual fazia 25 anos que não o via”, comentou Shroder.

Piano – Enquanto isso no Centro Cultural de São Francisco, o pianista Yannick Rafalimanana, ministrava masterclass de piano. Rafalimanana também ficou surpreso ao encontrar tantas pessoas ligadas a música, especialmente no Nordeste do Brasil, uma vez que a música para o piano requer muitos anos de estudo e dedicação.

As aulas do masterclass são gratuitas para músicos e ouvintes escritos no 7º Festival Internacional de Música Clássica que teve abertura oficial no último domingo (24). O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Programação – Amanhã, quinta-feira (28), a partir das 10h, também no Hotel Globo, a violonista Elisabeth Perry (Inglaterra) e o violonista Mikhail Zemtsov (Rússia) estarão ministrando aulas e a partir das 14h30, no Mosteiro de São Bento, localizado na General Osório, centro histórico, a Orquestra Infanto Juvenil da ASMJP, unidade 1 do Alto do Mathues estará se apresentando no local, sob a regência do maestro Hector Rossi. A programação das masterclasses e dos concertos podem ser encontrados no site do Festival https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Concerto para Oboé de Mozart é destaque da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba nesta quinta-feira

O Concerto para Oboé, do compositor austríaco W. A. Mozart, é uma das atrações do ...