Home » INTERNACIONAL » Rainha Elizabeth convoca reunião de família
A rainha Elizabeth 2ª deixou claro que deseja uma solução rápida para Harry e Meghan

Rainha Elizabeth convoca reunião de família

Encontro é destinado a discutir o futuro papel de Harry e Meghan na monarquia e tentar resolver crise, após casal anunciar afastamento da realeza britânica. “Somos entidades separadas”, diz príncipe William sobre irmão.

A rainha Elizabeth 2ª convocou os principais membros da família real britânica em sua residência em Sandringham, na Inglaterra, para discutir na segunda-feira o futuro papel na monarquia do príncipe Harry e sua mulher, a duquesa de Sussex, Meghan Markle.

Além de Harry, devem participar da reunião seu irmão, o príncipe William, e seu pai, Charles, enquanto Meghan participará por telefone do Canadá, disse neste domingo (12/01) um porta-voz do Palácio de Buckingham.

A reunião deve analisar os “próximos passos” a serem tomados em relação ao casal, que na semana passada anunciou que planejar se distanciar de seus deveres como representantes da monarquia e dividir seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte.

Um dos pontos a ser esclarecido é quanto dinheiro os dois receberão do príncipe Charles no futuro – até agora, o herdeiro do trono financia 95% do orçamento de seu filho Harry com verba de seus ativos privados, de acordo com relatos da imprensa.

Também está na agenda a questão sobre se o casal pode manter seus títulos reais, de acordo com o jornal Sunday Times, além da questão de quais negócios eles poderão fazer no futuro. Na quinta-feira, a rainha deixou claro desejar que uma “solução viável” seja encontrada rapidamente.

A família real deve analisar possíveis planos que foram elaborados em coordenação com oficiais do governo britânico e do Canadá, onde presumivelmente os duques desejam estabelecer uma residência.

O anúncio inesperado de Harry e Meghan, que dizem que pretendem “trabalhar para ser financeiramente independentes”, surpreendeu e causou desconforto entre os outros membros da monarquia, tendo levantado dúvidas sobre as futuras fontes de financiamento dos duques de Sussex.

O tabloide The Sunday Mirror diz que o casal discutiu seus planos com o cantor Elton John antes de informar a rainha.

Já o jornal The Times afirma que o príncipe William expressou sua “tristeza” pelo fato de a família real não ser mais uma “equipe”. De acordo com o jornal, William disse a um amigo próximo: “Eu coloquei meu braço em volta do meu irmão a vida toda, mas agora não posso mais fazer isso. Somos entidades separadas”.

O especialista em finanças da família real David McClure afirmou, em entrevista à agência de notícias Associated Press, duvidar que Harry e Meghan possam continuar vivem como membros da família real e como indivíduos privados ao mesmo tempo. “Como você pode ficar metade dentro e metade fora ao mesmo tempo, meia semana realizando tarefas públicas e a outra metade ganhando seu próprio dinheiro com televisão, palestras e livros? Isso é cheio de armadilhas”, avalia, lembrando que casos similares não deram certo no passado.

De acordo com uma sondagem publicada pelo jornal Sun, os britânicos já formaram sua opinião: 81% dos entrevistados acreditam que Harry e Meghan não deveriam receber apoio financeiro da família real nem do Estado, 46% querem que os dois percam seus títulos de nobreza.

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Os 40 anos do Partido Verde alemão

De movimento de protesto e aglomerado heterogêneo a uma das forças políticas na atual sociedade ...