Como ler um livro mais rápido?

Você é alguém que está interessado em ler vários livros mas dispõe de pouco tempo para isso? Percebe que existe tanto material de grande importância para complementar seus conhecimentos, mas não consegue ler mais que 1 livro por vez?

Nesse artigo nós lhe ajudaremos mostrando técnicas de leitura como o método mundialmente conhecido de Leitura Dinâmica. Para que você possa ler livros com mais rapidez e ainda trouxemos os prós e contras de se utilizar desses métodos.

Então não perca mais tempo e confira!

Leitura dinâmica

Para desenvolver a leitura dinâmica é preciso usar o método onde se desenvolve uma leitura rápida reforçada com exercícios e muito treinamento.

O autor inglês Tony Buzan, também criador da técnica de mapas mentais e o software “IMindMap”, ensina a usar essa técnica no livro Leitura dinâmica para principiantes.

O que é preciso?

Aprender a usar os olhos para ler mais rápido

Existem exercícios físicos que estimulam a musculatura em torno dos olhos ajudando a ampliar a visão por completo.

Aprender a memorizar os livros

Por meio de atividades de repetição, o método ensina a leitura por palavras e frases. Com o tempo você consegue guardar na memória mais rapidamente o que foi lido.

Estudar o cérebro e seu funcionamento.

Aprendendo como o cérebro funciona entendendo como acontece o processo de aprendizagem, você terá mais facilidade em aprender o método. Essas opções são possíveis realizando os exercícios de treinamento do método além de muita repetição e estudo.

Outros autores também defendem que para desenvolver uma leitura mais rápida é importante:

  • criar grupos de estudo para interagir sobre o que aprenderam.
  • Treinar pelo menos 15 minutos por dia se for iniciante.
  • Treinar a leitura em tablets facilita a leitura.

Com os grupos de estudo poderá verificar na prática a eficiência da leitura dinâmica, sanando as diferenças. A importância do treino é relembrado a todo momento para que a prática da leitura dinâmica seja efetiva.

Utilização de tablets é a melhor ferramenta para praticar leitura dinâmica pela própria do equipamento.

Para que a leitura dinâmica se realize

É preciso que se leia por palavras, depois frases e com o tempo estará lendo trechos e não por sílabas como normalmente  acontece. Isso é ensinado nos exercícios da técnica. Não leia em voz alta, não há necessidade de se ouvir a própria voz.

Esse hábito interfere de forma negativa na apreensão do conteúdo, uma vez que se desconcentra e perde o foco quando desvia a atenção para ouvir a sua voz.

Não releia o que acabou de ler.

O leitor deve se concentrar na leitura sem pensar, reler, parar para pesquisar. A leitura deve ser direta e sem nenhuma interferência.

Segundo o método, você consegue tirar proveito do que mais importa no texto ou na obra completa, facilitando seu aprendizado auxiliando na capacidade de síntese do tema.

Não queira absorver o texto 100%.

Se absorver 80% estará ótimo. O intuito de se ler mais rápido é absorver o mais importante do texto ou do livro e não os detalhes.

Não abandone o texto.

Se tiver alguma palavra em dúvida, ou quiser pesquisar algum tema, ou autor, só anote mas não pare para pesquisar. Deixe para fazer pesquisas e anotações depois da leitura.

Utilize dessas técnicas

Skiming

Passar os olhos rapidamente por um texto, a fim de tirar informações básicas do texto (Imagens, gráficos, autor,  título).

Scaning

Passar os olhos pelo texto todo para identificar palavras-chaves. Ir direto ao seu assunto de interesse. Monitore o seu tempo de leitura. Use cronômetro e vá acompanhando seu desempenho na rapidez de sua leitura.

A cada leitura tente diminuir seu tempo. E perceba o que conseguiu apreender do conteúdo.

Outros métodos de leitura rápida

Tim Ferris autor inglês do livro: o Corpo de 4 horas, desenvolveu a Técnica Px Project onde estipula que se pode melhorar a leitura em 300%. Com apenas 20 minutos de treino consegue ler até 10 páginas por minuto.

Defende que isso é possível melhorando sua visualização periférica e treinando o cérebro. Sugere que inicie lendo um livro de 200 páginas condicionando o cérebro e a visão em uma leitura rápida e expandindo a percepção.

Aplicativos

Muitos aplicativos existem no mercado prometendo ensinar ou ajudar você a desenvolver sua leitura dinâmica. Eis alguns oferecidos gratuitamente na internet:

Leitura dinâmica

  • Leitor de ebook para Android similar RSVP(apresentação visual rápida em série).
  • Permite leitura de outros aplicativos.
  • Leitura rápida de até 1250 wpm (palavras por minuto).
  • Possui várias atividades de leitura dinâmica para melhorar sua leitura em rolagem, foco e compreensão.

Leitor rápido

  • Possui 20 exercícios usados em cursos de velocidade.
  • Exercícios que treinam velocidades diferentes na aplicação e cada um tem 100 níveis diferentes para o usuário do iniciante ao avançado.

Ler mais rápido

  • Esse não é gratuito mas é muito popular tendo a avaliação até o momento dessa publicação de 4.7 estrelas.
  • Com 12 exercícios que prometem melhorar sua capacidade mental, maior retenção de informação de maneira divertida.
  • Aumento de leitura em média 143% em 10 dias.

Caso queira aprender esse método, escolha o melhor aplicativo pra você. De acordo com suas necessidades e interesses.

Prós e contras da leitura dinâmica

Para quê ler tão rápido? (prós)

  • A necessidade de adquirir mais conteúdo num curto espaço de tempo, pra fazer concursos, prestar exames para certificação.
  • Se você está atrasado nos estudos por algum motivo e está querendo correr atrás do tempo perdido.
  • Tendo a capacidade de ler rapidamente muitos livros, poderá ajudar a diminuir o atraso.
  • Para atender seus anseios de ler uma lista enorme de livros.
  • Todos esses motivos são válidos para justificar o treinamento da leitura dinâmica.

Contras

Com tantas vantagens o que poderia ser fator negativo em relação à leitura dinâmica? Muitas pessoas ainda questionam a finalidade e a eficiência do método.

Se o objetivo é apreender uma quantidade vasta de conteúdo para passar em concurso ou alguma prova onde se exige muito conhecimento. Até que ponto o conteúdo estudado foi realmente apreendido?

Profissionais da área de educação defendem que assim como cada indivíduo tem sua personalidade e características que diferenciam dos demais, no aprendizado cada um tem seu modo de aprender.

Algumas pessoas para aprender, sentem necessidade de repetir a leitura para fixar o que foi lido. Embora especialistas defendam que não há necessidade para isso, ainda existe resistência, pois há várias pessoas com dificuldade no aprendizado.

Em se tratando  de leitura de romances, fica ainda mais complicado defender essa técnica. Muitas pessoas que gostam de ler romances têm os detalhes da obra como parte fundamental da história. O tempo nesse tipo de obra literária pode ser relativo uma vez que cada personagem tem sua importância.

Qual o motivo de ter uma obra de ficção em síntese?  Seria mais fácil memorizar um resumo.

Apreciadores de livros possuem uma relação afetiva muito grande com eles e isto influencia na relação de aprendizagem que se pode obter com a leitura da obra.

Nesse ponto a eficiência que se pode adquirir com a leitura dinâmica de livros técnicos,  manuais e livros científicos não se dão quando são romances com a complexidade das histórias.

Leitura rápida

Existem outras formas de se adquirir uma rapidez em sua leitura fora a Técnica da leitura dinâmica. Esteja concentrado no que está lendo. Muitas vezes a distração faz com que em certo momento você sinta necessidade em voltar a leitura.

Uma leitura concentrada não necessita de revisão pois a leitura não se perde. Leia em lugar claro e calmo.

Aspectos externos influenciam na concentração e lugares onde para enxergar melhor precisa forçar os olhos, certamente terá sua atenção desfocada.

Verifique como está sua visão. Muitas vezes a dificuldade de ler pode estar associado com problemas de visão. Visite um oftalmologista e procure exercitar os olhos, pois já existe comprovação de que esses exercícios funcionam.

Escolha um material com a qualidade adequada.

Se for um material impresso de qualidade baixa, certamente terá influência na sua obtenção de conteúdo. Se for material virtual, em equipamento eletrônico procure melhorar a claridade da tela e o tamanho da letra para que não force os olhos

As dicas de não reler e de não voltar a leitura, deverão ser consideradas, pois realmente são úteis nesse caso. Assim como  as dicas de não interromper a leitura e de anotar para pesquisa posterior.

Tudo que interromper sua leitura já é fator de distração e consequentemente de atraso em sua leitura. Foco e determinação são as principais orientações para todos os tipos de obtenção de conteúdo incluindo a leitura. Essas são nossas orientações em relação a leitura mais rápida de livros.

Seja com o método de leitura dinâmica em livros ou aplicativos, ou com uma revisão de sua forma de ler, tem como conseguir ler mais livros em um espaço de tempo menor ao que está acostumado.

Você precisa apenas aprender a se concentrar e verificar qual o seu objetivo da leitura que estiver fazendo no momento, pois uma das técnicas poderá lhe ser útil.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

%d blogueiros gostam disto: