8 jogos de matemática online grátis

O termo matemática tem origem grega, e sua tradução é algo como “aquilo que se pode aprender”. O seu objetivo é estudar quantidades e formas, sendo que ela possui uma maneira, ou seja, uma linguagem única e própria de representação

Outra tradução para a palavra matemática, mas de maneira mais técnica e específica, é o estudo de variações, estruturas, espaço e quantidade.

Os registros mais antigos são tão antigos quanto a história da humanidade, para se ter uma ideia eles datam de 2400 a.C. Os matemáticos defendem a ideia de que essa ciência foi desenvolvida para solucionar problemas relacionados com o cotidiano.

Apesar de fascinante, muitas pessoas ainda tem dificuldade de aprender ou se envolver com essa ciência, por essa razão, cada dia mais jogos de matemática são lançados virtualmente, para ajudar aqueles que não a compreendem, e para deixar ainda mais fascinados aqueles que já a amam. Confira tudo sobre os jogos de matemática online grátis!

O que são jogos de matemática?

A palavra jogo tem origem do latim, joco, no qual seu significado está relacionado a tradução como sendo zombaria ou gracejo, entretanto, ela é utilizada no lugar da também palavra em latim ludus, que significa jogo, divertimento, brincadeira ou passatempo.

Cada vez mais as crianças, jovens e até mesmo os adultos procuram jogos online gratuito como forma de entretenimento, e é por isso que cada vez mais se tem investido nesse mercado.

Os jogos de matemática portanto, tem o objetivo solucionar problemas de forma lúdica por meio de conceitos que podem ser aplicados em nosso dia a dia. Assim sendo, esses jogos tem a capacidade de envolver o jogador de forma lúdica, divertida, porém, com o ensinamento matemático por detrás de sua lógica, tornando-o mais atraente e educativo.

8 Jogos de matemática

Para te ajudar a escolher o jogo de matemática que mais te agrada, nós do Canal do Ensino, selecionamos 8 jogos de matemática online gratuitos para que você possa aprender de forma lúdica e divertida, e quem saber começar a amar a matemática.

1. Sudoku

Sudoku ou Su Doku é um jogo de matemática que trabalha lógica com números. O seu objetivo é inserir os números de 1 à 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 sub-grades chamadas regiões.

Cada coluna, linha e região desse jogo de matemática, só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Para dar uma mãozinha para o jogador, o quebra-cabeças possui algumas dicas, que são números inseridos de forma aleatória em algumas células permitindo ao jogador deduzir quais são os números que devem ser inseridos nas célula vazias.

O Sudoku exige de seu jogador raciocínio lógico e paciência, principalmente nas primeiras vezes que for jogar, pois, ele exige um pouco de tempo. Quando se joga Sudoku online, geralmente, conforme o jogador consegue concluir um quebra-cabeças, o nível de dificuldade vai aumentando.

2. Torre de Hanói

Torre de Hanói é um jogo de matemática considerado um quebra-cabeças, no qual possui uma base com três pinos, sendo que um deles está disposto em alguns discos, sempre em ordem crescente de tamanho, e sempre de cima para baixo.

A resolução do problema desse jogo de matemática consiste em transferir todos os discos de um pino para outro, usando um dos três pinos como auxiliares, dessa forma nenhum disco menor fica embaixo de um maior. Essa é a principal regra do jogo!

O número de discos pode aumentar de acordo com seu grau de dificuldade, por exemplo, para solucionar um Hanói de 4 discos, são necessários 15 movimentos, enquanto que para solucionar um Hanói de 64 discos são necessários 18.446.744.073.709.551.615 movimentos.

Atualmente, esse jogo de matemática não é utilizado apenas com alunos de ensino fundamental e médio, mas também em testes psicológicos e em empresas para avaliar a capacidade de memória de trabalho, planejamento e a resolução de problemas.

3. Cubo Mágico

cubo mágico ou cubo de Rubik é um outro jogo de matemática também em formato de quebra-cabeça, mas nesse caso ele é tridimensional e foi criado em 1974, é considerado um desafio até hoje pelos apaixonados por jogos de matemática.

O cubo mágico é confeccionado em plástico e tem diversas versões, sempre aumentando o grau de dificuldade, a versão 3x3x3 é a mais conhecida, no qual é compostas por 6 faces com 6 cores diferentes, mas há outras versão, como a 2x2x2, 4x4x4 e 5x5x5.

Apesar de ter sido desenvolvido na década de 1970 e ter sido uma mania na década de 1980, até hoje o cubo mágico é um jogo de matemática considerado um dos brinquedos mais populares do mundo. Acredita-se que existam mais de 900 milhões de unidades vendidas em suas diversas versões.

4. Tangran

Tangran é outro jogo de matemática em formato de quebra-cabeças de origem chinesa e composto de 7 peças, sendo que essas peças tem o mesmo formato independente da figura que se pretende formar. As peças são: 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.

De acordo com a Enciclopédia do Tangram, é possível montar mais de 5.000 figuras com essas 7 peças sem a sobreposição delas. Esse jogo é um clássico utilizado por professores de geometria, isso porque é considerado um facilitador da compreensão das formas geométricas, tornando mais fácil o estudo de geometria.

O jogo ainda permite que o jogador desenvolva a criatividade e o raciocínio lógico, que são as bases fundamentais para se estudar a matemática.

5. Ouri

Ouri é um jogo de matemática da família dos jogos de mancala, que são jogos de tabuleiros. Muitas vezes esse jogo de matemática também é chamado de jogo de semeadura ou jogo de captura e contagem.

Ele foi desenvolvido para dois jogadores em um tabuleiro composto por 12 casas e 48 peças.  A maior diferença do mancala tradicional é que neste não se coloca pedras nos mancalas “pedras comidas” dos jogadores. Só quando a última pedra jogada calha no lado do advsersário e nessa casa fiquem 2 ou 3 pedras é que se pode recolher. Nesse caso também se recolhem todas as pedras em casas anteriores a essa desde que sejam 2 ou 3.

6. 2048

2048 é um jogo de matemática que envolve o raciocínio lógico, no qual o seu objetivo é mover as peças numeradas em uma grade, combinando-as e formando um azulejo com o número 2048.

Criado em 2014, o 2048 se tornou o jogo de matemática mais baixado no mundo. Sua versão clássica é jogado em um tabuleiro de 4×4, com peças numéricas que se movem suavemente quando o jogador as movimentam usando as quatro setas.

Cada vez, um novo número aparece aleatoriamente em um local vazio na placa com um valor de 2 ou 4. Os blocos deslizam o mais longe possível na direção escolhida até que eles sejam interrompidos por qualquer outro bloco ou a borda do tabuleiro.

Se duas peças do mesmo número colidem durante a movimentação, elas irão se fundir em um azulejo com o valor total das duas peças que colidiram. A peça resultante não pode se fundir com outra peça novamente na mesma jogada. Blocos com pontuação maior emitem um brilho suave.

7. Kakuro

Kakuro é um jogo de matemática de raciocínio lógico japonês considerado mais difícil do que outro jogo de raciocínio lógico, o Sudoku.

Esse jogo de matemática é uma mistura de matemática e palavras cruzadas, tanto que nos Estados Unidos ele é conhecido como Cross Sums, ou Somas Cruzadas. O Kakuro encanta cada vez mais pessoas, principalmente as apaixonadas pelo Sudoku que vê no Kakuro um nível maior de dificuldade.

O Kakuro é jogado com números, de 1 a 9, não é necessário ser um gênio matemático para saber resolver estes quebra-cabeças. Apenas requer perícia, prática e muita paciência para chegar ao resultado final do jogo.

8. Hex

Hex é um jogo de matemática no qual os jogadores utilizam um tabuleiro que forma uma grade hexagonal com diversos tamanhos, sendo que o mais tradicional é um losango 11×11. Outras medidas do trabuleiro bastante utilizadas são 13×13 e 19×19.

Cada jogador tem uma cor, vermelho e azul ou branco e preto sendo convencionais. Os jogadores se revezam colocando uma pedra da sua cor em uma única célula dentro do tabuleiro global de jogo.

O objetivo é formar um caminho conectado de suas pedras que liga os lados opostos do tabuleiro marcados com suas cores, antes de seu oponente conecte os seus lados de forma semelhante.

O primeiro jogador a completar a sua ligação ganha o jogo. Os quatro cantos de cada hexágono das bordas pertencem a ambos os lados adjacentes.

O jogo nunca pode terminar em um empate, um fato provado por John Nash: a única maneira de evitar que o seu adversário forme um caminho conectado, é também formar um caminho. Em outras palavras, Hex é um jogo determinado.

O que você achou da nossa seleção de jogos de matemática? Incrível, não é mesmo? E o que está esperando para começar a jogar?

Você já conhecia alguns desses jogos? Conhece outros jogos de matemática online gratuito? Indique eles aqui no blog.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

%d blogueiros gostam disto: