Casa Juvenal Lúcio de Sousa sedia debate sobre a telefonia móvel no Distrito de Santa Gertrudes

A Câmara Municipal de Patos realizou nesta sexta-feira, dia 18 de maio, uma Audiência Pública, de autoria do presidente da Casa, Sales Júnior (PRB), para debater a instalação da telefonia móvel no Distrito de Santa Gertrudes.

Para a solenidade, foram convidados representantes das operadoras, Procon Municipal deputados, Ministério Público, vereadores e moradores da localidade.

O presidente da Casa, Sales Júnior, fez uma avaliação da audiência, pois, informações sobre a CPI da telefonia, realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba foram apresentadas pelo deputado estadual, Nabor Wanderley (PRB) e outras foram explanadas pelos vereadores Diogo Medeiros (PSC) e Edjane Araújo (PRTB). Sales garantiu que um relatório será emitido na próxima semana e uma Comissão será formada para acompanhar uma cláusula contratual que existe entre a empresa de telefonia Vivo.

“Cabe ao Poder Legislativo juntamente com o Poder Legislativo Estadual e representantes apurar e averiguar como ficou assumido diante dessa audiência pública. Enfim, o que nós queremos é que esse problema em Santa Gertrudes seja sanado porque estamos falando de necessidade, de prioridade, de algo que é importante existir e que seja instalado no Distrito”, afirmou Sales. Ele também garantiu que um vereador será designado para ir ao Ministério das Comunicações e ANATEL.

O presidente da Associação de Moradores Novo Amanhecer, José Roberto Jerônimo, lamentou o fato dos representantes das operadoras de telefonia não ter comparecido ao evento, pois, representou que elas tem ‘desprezo pelo Distrito’.

“Como se faz uma audiência, ter toda uma estrutura boa e os moradores poucos comparecem? Eu acho isso lamentável, acho que a partir de hoje o morador que reclamar eu terei um argumento: você foi para a audiência para poder você reclamar?”, lamentou.

Por outro lado, Roberto ainda destacou que os moradores estão descrentes, uma vez que outros evento já aconteceram, mas, não houve nenhuma solução. O Distrito de Santa Gertrudes possui duas torres, sendo uma instalada em Patativa do Assaré e a outra ele não informou, mas disse que ela mede 72 metros de altura.

Já o deputado estadual, Nabor Wanderley, lembrou que luta pela implantação da telefonia móvel no Distrito desde quando foi prefeito de Patos, mas, pontou que as empresas apontam muitas dificuldades no investimento.

“Já cobramos enquanto prefeito, o deputado Hugo Motta também já cobrou em Brasília, já estivemos na CPI da Assembleia Legislativa fazendo a cobrança do sinal, não só para Santa Gertrudes, mas, reivindicamos para outros Distritos, como Pitombeira em Santana dos Garrotes, Dalmópolis, em Juru, outros Distritos e Zona Rural. A Câmara Municipal tem cobrado permanentemente, como um todo, as associações comunitárias, mas, infelizmente, há essa dificuldade”, explicou.

O deputado ainda afirmou que as empresas de telefonia informaram à CPI da Telefonia que já estão fazendo investimentos para cumprimento de contrato, como ampliação dos municípios atendidos, aqueles que não tinham hoje têm 2G, outros que possuíam 2G foram ampliados para 3G. Outros municípios atendidos com internet 4G de velocidade passaram a ter 40 na Paraíba. Nabor lamentou que, apesar dos investimentos que as empresas realizaram, a medida não tenha se estendido aos Distritos e Zona Rural.

Acompanhe os áudios da sessão:

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

%d blogueiros gostam disto: