Conmebol escolhe data mínima para Brasil sediar final da Libertadores

Argentina também participará do mesmo critério

Conmebol não quer que o Brasil seja sede da final da Libertadores em 2019 e 2020. O mesmo se aplica à Argentina. A partir do próximo ano, a decisão do principal torneio sul-americano será em jogo único. A reportagem apurou que nos dois primeiros anos, a entidade quer levar a decisão para países de clubes que não sejam tão favoritos ao título.

Nas últimas dez temporadas, apenas em 2008 (LDU-EQU) e 2017 (Atlético Nacional-COL) o campeão não foi um time de Brasil ou Argentina. Em 2018, dos 16 classificados para as oitavas de final, 12 são de uma dessas duas nações.

Até 2020, a organização que organiza o futebol sul-americano não vai abrir espaço para candidaturas de cidades para sediar a final. A escolha será feita de forma exclusiva pelo conselho da entidade. O local da partida de 2019 será anunciado em dezembro deste ano. Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia) foram sondadas e são consideradas opções viáveis.

A Conmebol vai assumir a responsabilidade de organizar toda a estrutura do evento entre 2019 e 2020 para tentar garantir que tudo saia perfeito e assim, abafar as críticas de mudar a tradição do torneio e fazer a final em uma única partida, em campo neutro, da mesma forma que acontece na Liga dos Campeões da Europa. Desde a criação da Libertadores, em 1960, o campeão é decidido em dois confrontos.

Em conversas com os integrantes da entidade, sempre aparece a preocupação que não voltem a acontecer os problemas da decisão da Copa Sul-Americana do ano passado, quando torcedores do Flamengo invadiram o Maracanã na partida contra o Independiente (ARG). Houve confusões antes e depois do jogo que terminou com o título dos argentinos.

A final da Libertadores de 2019 já está definida para 23 de novembro, um sábado. Mesmo dia da semana em que ocorre atualmente a final da Liga dos Campeões.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

%d blogueiros gostam disto: