Campanha Sangue Junino 2018

Incentivar a doação de sangue e fazer o bem ao próximo. Esse é o intuito da ONG Doe

Sangue PB, que em parceira com outros órgãos, promove a Campanha Sangue Junino 2018, considerando a chegada das comemorações do mês de Junho, às doações de sangue no Hemocentro Paraíba diminuem, enquanto que a demanda aumenta, e a situação complica para diversas pessoas que precisam da doação de sangue para sobreviver.

A mobilização de voluntários visa sensibilizar à população principalmente sobre a importância da doação de sangue regular e ajudar nos estoques do Hemocentro da Paraíba.

Dados

Devido à crise dos últimos dias, foi registrada uma queda de cerca de 50% no número de doadores. Dados do setor de Estatística do Hemocentro da Paraíba mostram que na primeira quinzena de maio o quantitativo de doações variou de 150 a 200 doações por dia. Os tipos sanguíneos A, O, B e AB negativo estão na lista dos que mais preocupa devido ao nível do estoque que antes das mobilizações nacionais já sinalizava estar abaixo do esperado. Já em relação aos tipos sanguíneos com fator positivo, há necessidade de reposição maior do sangue tipo A, ou seja, todos os tipos necessários. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o ideal é 3,5 a 5 % ao ano. Portanto, o Brasil está abaixo dos valores recomendados e nos períodos de inverno e férias, a falta de sangue nos hospitais é ainda maior.

Qual a importância da doação de sangue

Devido ainda não haver uma cultura de doação, os estoques de sangue da Paraíba estão sempre em nível crítico para quase todos os tipos de sangue, tanto que o Hemocentro está convocando doadores voluntários, fidelizados ou não, a fim de aumentar o estoque. Diante da proximidade do período junino a preocupação aumenta devido os estoques serem insuficientes para atender a alta demanda.

Para entender a importância da doação do sangue é necessário, primeiramente, entendê-lo. O sangue é o tecido do ponto de vista funcional, é o meio líquido que flui pelo sistema circulatório entre os diversos órgãos, transportando nutrientes, hormônios, eletrólitos, água, resíduos do metabolismo celular e outras substâncias. O sangue tem múltiplas funções e entre elas está a nutrição de todos os tecidos do organismo, pois transporta o oxigênio dos pulmões aos tecidos e ao retornar, o sangue conduz o dióxido de carbono e os demais resíduos do metabolismo celular para eliminação através da respiração, suor, urina ou fezes. Diante dessas funções, podemos afirmar que o sangue é de suma importância e sem ele não há vida.

Informações sobre a Campanha

Visando ajudar os pacientes, a ONG Doe Sangue PB em conjunto com vários parceiros vai estimular a doação e conscientizar a população sobre a importância deste gesto que salva vidas, com o tema “Não deixe a chama do AMOR se apagar, neste SÃO JOÃO faça sua DOAÇÃO”.

O Doe Sangue PB comemora neste ano a 8a edição da Campanha Sangue Junino, que acontecerá no próximo dia 16 de junho no Parque da Lagoa (Praça das Acácias).

A ação que é de iniciativa de voluntários desde 2011, contará com atividades educativas, lúdicas e artísticas de conscientização a população sobre a importância da doação regular. As atividades ainda serão voltadas ao Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado dia 14 de junho.

“É mais que uma campanha, é um movimento de amor aos pacientes. Por ser um mês festivo, as doações diminuem e os estoques de sangue do Hemocentro acabam sendo insuficientes para atender a demanda, e para conscientizar a população que é necessário doar regularmente, vamos realizar uma grande mobilização envolvendo várias organizações e pessoas que apoiam a causa no dia 16”, afirma o coordenador do ‘Doe Sangue PB’, Thiago Gonçalo.

As doações podem ser feitas também no período de 01 a 30 de junho, no Hemocentro, basta informar o código 240.

EVENTO

A Campanha Sangue Junino será realizada no dia 16 de Junho (sábado), no Parque da Lagoa – Praça das Acácias – das 08:00 da manhã às 16:00 da tarde.

Organização:

A campanha é organizada pelos voluntários do grupo incentivador do bem, ONG Doe Sangue PB, que conta com a parceria do Amigo Doador (Centro Espírita Vianna de Carvalho), Hemocentro da Paraíba, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha Paraíba, Grupo Adonai (Paróquia São Francisco de Assis), Grupo Superando Limites, Anjos da

Alegria, Cosplay Solidário, Palhacinha Bom Te Ver, NEWS Comunicação, UNITRANS, NET eventos e montagens, e vários voluntários com apresentações artísticas e que levarão uma mensagem de incentivo à doação de sangue.

Contato para entrevistas : Coordenador do Grupo Doe Sangue PB – Thiago Gonçalo –  (83) 9-9628-3529 (whatsapp) doesanguepb@gmail.com / www.doesanguepb.com.br

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

%d blogueiros gostam disto: