AGRICULTURA & PECUÁRIA
FCJA celebra centenário de Celso Furtado e inaugura projeto “Chão de estrelas, céu de giz”
A Fundação Casa de José Américo realiza uma conferência virtual para celebrar o centenário do economista e intelectual paraibano Celso Furtado. O evento ocorre na próxima quinta-feira (13), às 9h30, pelo Canal oficial da FCJA, no YouTube, e inaugura o projeto “Chão de estrelas, céu de giz”, que destaca talentos paraibanos com o objetivo de evidenciar personagens do passado e do presente.
O presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura, abre o evento e já antecipa que o capítulo 2 do projeto acontecerá em outubro, com personalidade a ser definida. Coincidindo com o Dia Nacional do Economista (13 de agosto), a mesa desta quinta-feira conta com o apoio do Conselho Federal de Economia.
A mediação será da economista e escritora Zélia Almeida, com participação de dois expositores: o economista Martinho Leal Campos abordará o tema “Perspectivas da Economia Pós-Pandêmica, à luz da visão de Celso Furtado” e o jornalista e escritor Cidoval Morais de Sousa falará sobre “Celso Furtado: um Peregrino da Esperança”.
Zélia Almeida afirmou que mediar o debate será uma honra, justificando que Celso Furtado era “o Mestre, pensador, escritor, ideólogo, economista e tão grande, que precisamos de espaço e tempo para escrever, devido o que ele conquistou de conhecimentos e produção científica”.
Perfil – Celso Monteiro Furtado era bacharel em Direito, com doutorado em Economia pela Universidade de Paris-Sorbonne. Foi um destacado economista brasileiro, além de considerado um dos mais importantes intelectuais do país do século XX.
Publicou mais de 30 livros, traduzidos em diversos idiomas. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, ministro de Planejamento e de Cultura, superintendente da Sudene, dentre outros relevantes cargos ocupados. Nasceu em Pombal, no dia 26 de julho de 1920. Morreu em 20 de novembro de 2004, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.