Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

O que é positividade tóxica – e por que ela pode ser prejudicial?

Esta é para você que vive dizendo para si mesmo que tudo vai ficar bem e só se concentra em emoções positivas ou felizes.

“Vai ficar tudo bem.” “Vai passar.” “Mantenha o pensamento positivo! Poderia ser pior.”

Se você já passou por um período difícil (fim de relacionamento, demissão), provavelmente já ouviu algumas dessas frases até cansar. A intenção sempre é boa; as pessoas estão apenas tentando te ajudar a ser um pouco otimista nesse momento difícil que você está passando. “As coisas vão melhorar, seja otimista.”

Mas se frases desse tipo são tudo o que você ouve de seus amigos e parentes, esse excesso de positividade pode ser… negativo.

Esse tipo de incentivo e é tão comum que os especialistas em saúde mental têm um nome para ele: positividade tóxica.

“Positividade tóxica é a ideia segundo a qual devemos nos concentrar apenas nas emoções positivas e nos aspectos positivos da vida”, diz Heather Monroe, assistente social e diretora de desenvolvimento de programas do Newport Institute. “É acreditar que, se ignorarmos as emoções difíceis e as partes de nossa vida que não vão bem, seremos muito mais felizes.”

O problema é que a positividade tóxica simplifica demais o cérebro humano e a maneira como processamos as emoções, e isso pode ser prejudicial à nossa saúde mental, afirma Monroe.

“Você pode combater a positividade tóxica reconhecendo que diversas emoções complexas podem existir ao mesmo tempo dentro de você.”- JENNY MAENPAA, TERAPEUTA

“A positividade tóxica pode ter efeitos de longo prazo, incluindo incentivar a pessoa a permanecer calada sobre suas dificuldades”, afirma Monroe. “Sentir-se conectado e ouvido pelos outros é um dos antídotos mais poderosos contra a depressão e a ansiedade. Já o isolamento alimenta esses problemas emocionais. Muitas vezes, tentar esconder ou negar sentimentos pode levar a mais estresse no corpo e maior dificuldade em evitar emoções difíceis.”

O otimismo exagerado e a tentativa de abafar os sentimentos negativos não os faz desaparecer; pelo contrário, eles podem se exacerbar.

Impulso da positividade tóxica causado pela pandemia

Dado o trauma coletivo que todos estamos enfrentando com a pandemia de coronavírus, a positividade tóxica é um conceito especialmente relevante no momento.

Os posts no Instagram dizendo que precisamos aproveitar as oportunidades apresentadas por esse momento, curtir mais tempo com a nossa família, entrar em forma, adquirir um novo hobby, aprender um novo idioma, finalmente escrever um romance? Isso é positividade tóxica, diz Noel McDermott, psicoterapeuta de Londres.

“Um dos maiores exemplos de positividade tóxica é a negação da natureza traumática da pandemia”, afirma McDermott. “Você vê isso quando as pessoas promovem somente o lado positivo do isolamento, suas jornadas de autodesenvolvimento, aprendendo a viver em paz com seu mundo interior.”

Ele acrescenta: “mesmo em tempos normais, concentrar-se no seu eu interior é sempre um desafio, pois todos temos nossos demônios”.

Sutilmente ― ou nem tanto, como mostra o tweet viral abaixo – a positividade tóxica sugere que, se você não se mantiver positivo sobre a pandemia, está com a cabeça no lugar errado.

Ela deslegitima as preocupações reais que as pessoas têm com sua saúde, com a família, com os amigos, com a capacidade de colocar comida na mesa se perderem o emprego.

Na pandemia, a sobrevivência é mentalmente exaustiva; ninguém pensa em fazer bicos ou aprender uma segunda língua enquanto se preocupa com suas famílias e se despedem de pessoas queridos, às vezes em funerais via Zoom.

Se você não sair dessa com uma nova habilidade, uma ideia de um novo negócio ou mais conhecimento, É PERFEITAMENTE NORMAL. Não estamos em férias de verão, é uma pandemia. Isso é o mais puro lixo.

Se você não sair dessa quarentena com:

1.) Uma nova habilidade

2.) Começar algo que você vinha adiando, como um novo negócio

3.) Mais conhecimento

Não te faltou tempo, faltou disciplina

Como respondeu um sujeito ao tweet acima: “a maioria de nós ficará mais do que satisfeita se passarmos isso sem perder nenhum parente”.

Obviamente, também podemos ser vítimas de nossa própria positividade tóxica. Pense na sua perspectiva atual: você está se forçando a ser positivo durante a pandemia? Você já se permitiu analisar sua dor e inquietação? Ou você afasta esses pensamentos o mais rápido possível para se concentrar em permanecer positivo e grato pelo que tem?

Obviamente, não há nada errado em reconhecer o lado bom das coisas durante um período tão sombrio. Mas você pode fazê-lo e ainda assim admitir sua inquietação, diz a terapeuta Jenny Maenpaa, de Nova York.

“Você pode combater a positividade tóxica reconhecendo que diversas emoções complexas podem existir ao mesmo tempo dentro em você”, afirma Maenpaa. “Você pode ficar arrasado com as mortes causadas pela Covid-19 e aproveitar o conforto de casa durante a quarentena.”

A positividade tóxica também pode ser aplicada ao racismo sistêmico

A positividade tóxica também pode afetar a maneira como as pessoas enxergam e respondem os pedidos de justiça racial.

Quem fica defendendo a positividade tóxica pode ouvir uma histórias pessoal de racismo e fazer pouco do relato. Eles podem oferecer algumas platitudes sobre a necessidade de paz, amor e pensamento positivo. Eles certamente não querem insistir no negativo, como apontou recentemente no Instagram Jacquelyn Ogorchukwu Iyamah.

Eles podem dizer que focar em raça é um obstáculo ao nosso progresso e que “evitar toda e qualquer conversa sobre opressão é uma maneira mais gratificante e positiva de viver a vida”, explica Iyamah.

O mito: Evitar toda e qualquer conversa sobre opressão é uma maneira mais gratificante e positiva de viver a vida.

A realidade: Conversar sobre opressão pode ser positivo porque a justiça sempre teve a ver com amor.

É claro que os negros americanos e outras minorias sabem que a positividade sozinha não vai acabar com o racismo sistêmico.

“É problemático afirmar que os danos causados por essas realidades sociais só pode ser tratado no nível da psicologia individual”, diz McDermott.

O terapeuta usou o exemplo de uma mulher em um relacionamento abusivo para ilustrar o argumento.

“Uma mulher que sofre abuso doméstico não pode ser aconselhada a aprender ótimas ferramentas de psicologia positiva como uma maneira de gerenciar o abuso e permanecer numa situação de abuso”, afirma McDermott. “Ela deve ser aconselhada a tomar medidas para ter a segurança física e também a tomar medidas psicológicas para se recuperar do abuso.”

O mesmo princípio vale para o racismo. É preciso agir socialmente para corrigir injustiças sociais e desmantelar o supremacismo branco. Colocar o fardo nas costas de uma pessoa negra para “manter-se positivo” é um insulto à experiência de vida daquela pessoa e um exemplo de complacência branca.

“A ação psicológica sozinha nunca será suficiente nestes casos”, diz McDermott.

Então, agora que sabemos que forçar a positividade não é o caminho para enfrentar esses tempos difíceis, o que fazer? Veja o que dizem os especialistas:

1. Permita-se ter emoções negativas e positivas

Lembre que você é capaz de manter várias perspectivas sobre situações incertas ou preocupantes, mesmo quando está diretamente envolvido. Aproveite o lado positivo e o negativo. Seja realista.

“Seja grato pelo que você tem, mas também seja sincero e expresse o que está incomodando, como comemorações perdidas ou preocupações com o futuro por causa da pandemia”, afirma Monroe.

2. Analise mais profundamente sua ansiedade escrevendo um diário ou fazendo exercícios mentais

Existem estratégias para examinar nossas próprias ansiedades e administrá-las, diz Maenpaa. Técnicas de respiração profunda, juntamente com meditações guiadas que identificam e reconhecem o medo e geralmente são úteis.

“Outra estratégia é escrever um diário antes de dormir ou nos momentos em que você se sentir sobrecarregado, porque nosso cérebro pode conter muitos pensamentos de curto prazo ao mesmo tempo, caso precisemos deles a qualquer momento”, afirma ela.

“Isso significa que, quando pensamos em nossos medos ou ansiedades, nosso cérebro os codifica como importantes e os mantém em primeiro plano”, explica Maenpaa. “Ao anotar esses medos e ansiedades, mesmo que não possamos fazer nada a respeito deles, estamos dizendo ao nosso cérebro que não há problema em afastá-los, porque cuidaremos deles em algum momento.”

Quando Maenpaa está passando por situações desse tipo, ela usa o velho truque das comédias de improviso: “Sim e…?”

“Por exemplo: ‘sou muita grato por ter um teto e odeio o trabalho que me permite continuar tendo um abrigo’ ou ’Tenho medo do futuro e fico empolgada com a esperança de que as coisas mudem para melhor.”

“Quando nos permitimos ter várias verdades aparentemente conflitantes em nossas mentes ao mesmo tempo, eliminamos a tensão entre elas e damos espaço a todas as nossas emoções, positivas e negativas”, explica Maenpaa.

3. Depois de explorar o que está causando a ansiedade, faça um esforço extra para cuidar de si mesmo

A positividade tóxica não traz consigo conselhos práticos. É apenas um “aguente aí, uma hora as coisas vão melhorar!”

Algo que você pode fazer na prática para lidar com a incerteza? Simplesmente cuidar de si mesmo. Você está passando por muita coisa agora, e bajular-se um pouco não é má ideia.

“Isso significa prestar atenção à sua higiene do sono, exercitar-se regularmente, comer bem e manter uma rotina saudável de refeições, cuidar da hidratação e falar mais sobre suas preocupações com as pessoas queridas”, diz McDermott. “Você também pode criar hábitos mentais que lhe ajudem a dar sentido à dificuldade, seja através da religião, prática espiritual ou se abraçando causas maiores.”

Se você seguir esse conselho, estará se tornando agente. A positividade tóxica oferece apenas platitudes que soam bem, mas são vazias.

A positividade tóxica “quer que neguemos os sinais psicológicos de angústia que nos avisam para tomar cuidado”, diz McDermott. “Numa época como a atual, temos de cuidar de nós mesmos.”

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário7 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE7 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE7 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE7 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde7 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde7 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde7 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura7 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO7 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública7 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO7 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE7 horas ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO8 horas ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte8 horas ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO8 horas ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura8 horas ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura9 horas ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte9 horas ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário9 horas ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE9 horas ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE9 horas ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde9 horas ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO9 horas ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA9 horas ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública9 horas ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca9 horas ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca9 horas ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca9 horas ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca9 horas ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br