Connect with us

ECONOMIA

Como lidar com o vírus e manter a saúde mental e o trabalho em casa em dia?

E como cuidar da ansiedade na volta ao trabalho presencial?

Metas, prazos, tarefas, reuniões, atividades, relatórios de trabalho se misturaram com atividades escolares, limpeza da casa, problemas familiares e medo de um vírus em uma rotina completamente nova.

Desde o começo da pandemia de coronavírus muito já se falou sobre ter uma rotina agradável em casa em isolamento: como trabalhar sempre no mesmo horário, tentar ter um ambiente específico para o trabalho, ter pausas durante o dia, se comunicar com os colegas, entre outras coisas. (Embora nem todo mundo consiga fazer tudo isso de maneira perfeita.)

Mas o home office que duraria apenas algumas semanas ou poucos meses já está chegando, pelo menos, ao 5º mês. O que era provisório para muitos virou definitivo. Como manter a mente sã com as novas dinâmicas de trabalho em casa por tanto tempo?

“É primordial estar atento aos sinais de vulnerabilidade dos funcionários no home office. É importante perceber se quem está do outro lado engordou muito rápido, emagreceu muito, está mais produtivo, está menos produtivo. Se a pessoa está há 5 reuniões seguidas com a câmera desligada. São pequenos sinais”, destaca a Toya Lorch, sócia-fundadora da consultoria Get Ahead.

Tambem é importante chefes e empresas levarem em conta questões que eram mais fáceis quando quando as pessoas conviviam pessoalmente diariamente. “A gente não pode entrar no automático do trabalho virtual. Os gestores precisam fazer gestão à distância. Tem um campo muito grande de aprendizagem, da gente exercitar mais outros sentidos para aprender olhar o outro.” Apesar das dificuldades, há uma tendência a existir maior colaboração entre as pessoas no dia a dia de trabalho, “elas estão se ajudando mais, existe uma empatia maior”.

“Num ambiente de incerteza quem é workaholic pode priorizar a saúde financeira sem considerar o impacto na mental, pois pode trabalhar 18 horas por dia em casa, se quiser”, lembra Toya. E em um momento em que as pessoas estão ganhando menos, essa possibilidade é real pois dificuldades financeiras aumentam o risco de desenvolver problemas de saúde mental.

Outra barreira que impacta e muito na ansiedade, que leva aos problemas de saúde mental das pessoas no trabalho, é a desorganização. “Eu percebo escopos de trabalho mal desenhados, datas mal combinadas e pouca distribuição das tarefas”, aponta a professora Maria Elisa Moreira, psicóloga e professora do Insper, que trabalha com projetos ligados à formação de equipes e lideranças.

Ajuda a manter a sanidad e e saúde da equipe é deixar cronogramas muito claros. “Precisa existir uma tabela QQQ – quem, faz o que e quando. É preciso ser um líder com direcionamento claro, pode ser escrito, por aplicativo, como for. Para fluir as competências que as pessoas têm com o que elas precisam fazer”, exemplifica a professora.

É importante manter práticas de trabalho para o bem-estar das equipes, como deixar claro porque os projetos são importantes, oferecer feedbacks e comemorar conquistas. “Celebrar conquista é bom, porque diz que a equipe que mesmo que cada um esteja na sua casa fazendo um pedaço do quebra-cabeça, na hora que junta fica um quebra-cabeça muito legal”, afirma.

As iniciativas de saúde mental das empresas precisam ir além de atitudes pontuais

O importante é as empresas estarem abertas ao diálogo com seus funcionários permanentemente, não só agora em que vivemos uma pandemia. “Saúde mental e trabalho é um tabu e com o coronavírus as pessoas passaram a falar disso mais abertamente”, afirma Cintia Gonçalves, estrategista com mais de 20 anos de experiência de mercado e membro do instituto Ame Sua Mente. Ela diz que pesquisas apontam que o estigma da saúde mental atrasa o debate sobre o tema em pelo menos 15 anos, o que acaba transformando a doença em algo crônico.

“Sinto que tem muitas iniciativas em empresas como a terapia online, um terapeuta à disposição, discussões numa situação em que se tem um transtorno mental na empresa. Mas existe pouco com relação à prevenção. Porque não bastam as iniciativas pontuais, é importante construir uma visão estratégica e preventiva para o tema”.

A pesquisa Futuro do trabalho na visão das gerações, realizada com pessoas das gerações X e Z sobre as perspectivas de trabalho para 2040, indicou que 48% dos mais jovens sentem ansiedade em relação ao futuro e 71% acham que a cobrança exagerada por resultados irá afetar a qualidade de vida das pessoas.

Cintia é uma das organizadoras da pesquisa e diz que ficou impressionada com a quantidade de jovens da geração Z que declarou ter trocado de empresa e de área por questões relacionadas com a saúde mental. “Quando as empresas pensam nos talentos este é um tema chave. Como fazer? É com ajuda de um aplicativo? É com uma palestra? É importante dar um passo em direção ao futuro, não significa que vai fazer tudo do dia pra noite”.

“Entra também a responsabilidade de cada um. A empresa e as pessoas precisam se conhecer, saber seus limites, entender o impacto do seu modelo frente aos outros no ambiente de trabalho. Quando a gente fala do tema, tende a olhar as empresas como vilãs e mocinhas. E não é isso. Cada um tem que olhar esse tema e se olhar com um olhar mais positivo”- CINTIA GONÇALVES, ESTRATEGISTA

A importância do autoconhecimento e a influência no trabalho

A professora Maria Elisa Moreira, psicóloga e professora do Insper, que trabalha com projetos ligados à formação de equipes e lideranças afirma que quando se fala em saúde mental plena é preciso levar em consideração 5 aspectos: a saúde física, intelectual, psicológica, financeira e espiritual.

Quando o assunto é a saúde financeira, um dos mais impactados pela pandemia, a professora diz que é importante sempre gastar menos do que se ganha e tentar economizar alguma coisa. Mas, se a situação financeira já está difícil, o ideal é ter uma relação de transparência com si mesmo e com a família.

“Muitas vezes o que demanda a ansiedade da pessoa não é a pandemia em si, é o financeiro. Quando eu cuido da minha saúde financeira, eu não tenho insônia, eu vou poder comprar uma comida gostosa que me faz feliz e cuidar da minha saúde física”- MARIA ELISA MOREIRA

Na saúde espiritual, a professora destaca que se trata de um momento de conexão consigo mesmo, mas não precisa ser religião, mas pode também. “O importante é ter um processo de conexão com algo que seja bacana, vai de ver um programa de TV a rezar o terço, fazer um curso virtual, entre outras coisas.”

Isso tudo inclui fazer boas refeições, ter sono de qualidade, praticar um pouco de atividade física e ter bastante atenção às emoções. “Você era mais falante e está mais quieto, era mais falante e está mais agitado? Antes eu não cozinhava, agora eu estou cozinhando, o que eu estou fazendo é dormir o tempo todo sem querer fazer nada. Qual é o movimento?”, questiona. Se observar impacta na rotina do dia a dia, e consequentemente, no trabalho.

Mas Maria Elisa lembra que é importante não se cobrar o tempo todo e saber respeitar seus sentimentos. “Eu não sou alegre o tempo todo. Não tem problema ficar triste, ficar chateado, resmungar da vida. O que não se pode é ficar nesse mood o tempo todo. A relação com as emoções passa pelo seu autoconhecimento.”

E como se cuidar na volta ao trabalho presencial?

Depois da adaptação forçada do presente, como lidar com o futuro? Quase 6 meses depois do 1º caso de coronavírus no Brasil, depois de um grande isolamento social severo em algumas regiões, até mesmo com lockdown, alguns setores da sociedade já voltaram a uma rotina parecida com a anterior. Outros discutem como voltar e se devem voltar.

Empresas como o Twitter anunciaram que vão dão a opção dos funcionários trabalharem pra sempre em casa. Já o Google anunciou que a volta aos escritórios só acontece em julho de 2021. Há no mercado a discussão de que o trabalho não seja nem 100% remoto, nem 100% presencial. A escolha seria por modelos híbridos, em que se trabalha alguns dias da semana em casa e outros no escritório.

De acordo com a pesquisa PNAD COVID19, divulgada pelo IBGE no fim de julho, o trabalho remoto já caiu no Brasil com o afrouxamento do isolamento social nas grandes cidades. Na primeira semana de julho eram 8,9 milhões de brasileiros em home office. O número caiu para 8,2 milhões na segunda semana.

Todos os cenários ainda são incertos e podem trazer muita ansiedade para chefes e funcionários. “Pega cada um de um jeito. Vai impactar em questões de meritocracia, por exemplo”, aponta Toya Lorch, sócia-fundadora da consultoria Get Ahead. Ela acredita que pessoas possam querer voltar ao trabalho para ficar fisicamente próximas dos chefes, enquanto outras podem ser acusadas de fraqueza por querer preservar a saúde ficando em casa. Haverá um universo real e virtual acontecendo ao mesmo tempo.

“Pode gerar uma certa paranóia e a pessoa vai ter de transitar nos dois mundos. O cara que está no presencial bateu um papo meia hora com o chefe antes da reunião começar. Eu costumo dizer que no trabalho, tudo que acontece no mundo da fantasia é mais impactante para a saúde mental do que o que acontece na realidade.”

“Quando você vai entrar em uma fábrica existem todos os equipamentos de proteção individual físico, nesse contexto, as empresas precisam pensar em quais são os EPIs da saúde mental. Isso passa por comportamentos de liderança. Acho que existe esse desafio para os RHs, de como olhar a liderança com a lente da saúde mental”- – TOYA LORCH

A psicóloga Maria Elisa Moreira ressalta que não houve preparo para as pessoas entrarem em home office, mas pode haver para a volta ao trabalho no escritório. “Mesmo não sabendo quando vai voltar, dá pra pensar e planejar. Mas é importante pensar coletivamente, no ponto de vista humano, ergonômico e jurídico. Pois é preciso pensar nas questões de legislação e contratos de trabalho”, reforça.

huffpostbrasil

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional8 minutos ago

Homem do Hamas distribui panfletos na Câmara

Judiciário34 minutos ago

Câmara aprova Lei Taylor Swift, projeto que amplia punições a cambistas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA44 minutos ago

OpenAI, Meta e Microsoft se unem para eliminar riscos da IA

Esporte48 minutos ago

Flamengo é derrotado pelo Bolívar na Libertadores e perde invencibilidade de 20 jogos no ano

Esporte52 minutos ago

Bernardinho convoca Bruninho, Lucarelli e mais quatro jogadores para a Liga das Nações

Segurança Pública54 minutos ago

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Esporte60 minutos ago

Abel Ferreira elogia Palmeiras: ‘Foi a vitória do time da virada, vitória do time do amor’

ECONOMIA1 hora ago

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Nacional1 hora ago

Projeto que concede título de cidadão catarinense ao Presidente Bolsonaro é aprovado na Alesc

Nacional1 hora ago

Pacheco postega votação dos vetos do governo; entenda o porquê

ECONOMIA1 hora ago

Baixa renda poderá ter ‘cashback’ de até 50% do tributo na conta de luz

ECONOMIA1 hora ago

Veículos e fumo poderão ter imposto maior, e ultraprocessados são poupados; veja produtos

Educação & Cultura22 horas ago

Prefeitura abre consulta pública para construção do Plano Municipal de Cultura

CIDADE22 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza Aula Inaugural do Projeto Escola de Robótica e Mecatrônica 2024

CIDADE22 horas ago

Sessão especial da CMCG lembra dos 30 anos de fundação do GAV

ESTADO22 horas ago

Governo da Paraíba conquista Selo Casa Azul de habitação sustentável em obra de residencial em Campina Grande

Educação & Cultura22 horas ago

Procon-JP vai às aulas 2024 seleciona 2.400 alunos do Município para curso sobre direitos do consumidor

Esporte22 horas ago

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total e ação do Bolsa Esporte será nesta quinta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 horas ago

Empaer participa da 2ª Feira do Produtor Rural de Alagoa Nova

ESTADO22 horas ago

Agentes da Operadora Viagens Promo conhecem atrativos turísticos do Destino Paraíba

Saúde22 horas ago

Opera Paraíba ganha destaque em evento nacional de auditoria do SUS pelo grau de satisfação dos usuários do programa

Politíca22 horas ago

Parlamentar aborda situação de comércios da principal de Valentina com a construção do Parque Linear

Politíca22 horas ago

Para parlamentar, liberação de armas e aumento do número de homicídios não têm relação

Judiciário22 horas ago

Conselheiro Fábio Nogueira participou da reunião com o presidente do Senado e dirigentes da Atricon

CIDADE22 horas ago

Prefeitura entrega 250 novos Chromebooks, elevando para 17 mil aparelhos que auxiliam professores e alunos nas salas de aulas do Município

ESTADO22 horas ago

João Azevêdo visitou nova sede da AeC e destaca capacidade do Estado de atrair novos investimentos e gerar emprego e renda

ESTADO22 horas ago

Gestão dos Recursos Hídricos da Paraíba é destaque em evento na Espanha

CIDADE22 horas ago

Pesquisa de preços para produtos de limpeza e de higiene em supermercados registra variação de 120,24%

ESTADO22 horas ago

Agevisa/PB publica Nota que determina apreensão de dispositivos eletrônicos para fumar

Segurança Pública22 horas ago

Governo do Estado realizou oficina de Direito Animal para policiais e bombeiros militares

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional1 dia ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 dia ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 dia ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 dia ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional3 dias ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde3 dias ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública3 dias ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA6 dias ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional6 dias ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura6 dias ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura6 dias ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional6 dias ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura6 dias ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura1 semana ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional1 semana ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca1 semana ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE1 semana ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública2 semanas ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde2 semanas ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA2 semanas ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional2 semanas ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde2 semanas ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br