Connect with us

Educação & Cultura

O que podemos aprender com a reabertura das escolas na Europa

“A forma mais segura de abrir as escolas é manter o nível de transmissão na comunidade extremamente baixo”, diz Devi Sridhar, especialista em saúde pública.

Em 22 de abril, os países europeus começaram o processo de reabertura das escolas em fases. Embora cada país do continente arrasado pela pandemia de coronavírus tenha adotado medidas de segurança específicas, nenhum tratou esse tema como algo “normal”.

O governo francês, por exemplo, impôs protocolos estritos que exigem que os pais meçam a temperatura das crianças antes de chegar na escola. Além disso, as aulas e o recreio foram escalonados para evitar o contato entre os alunos, o tamanho das turmas foi reduzido e os esportes coletivos foram proibidos. Já na Alemanha, as escolas dividiram os alunos em turmas menores, implementaram sistemas de mão única nos corredores para evitar o contato e estão mantendo as portas e janelas abertas para ajudar na ventilação. Na Dinamarca, algumas aulas são ao ar livre.

Apesar de toda a pressão, as reaberturas não provocaram um aumento significativo da transmissão do coronavírus entre alunos, professores e funcionários. No entanto, a experiência europeia durou pouco. As escolas ficaram abertas por apenas algumas semanas e logo fecharam para as férias de verão.

“Até agora, não recebemos comentários negativos sobre a reabertura das escolas, mas acho que ainda é cedo para chegar a uma conclusão”, disse Blaženka Divjak, ministra da educação da Croácia, em uma entrevista em maio. 

Agora, os países estão tentando responder a uma pergunta difícil: será que as escolas poderão abrir com segurança depois das férias? Será um teste muito maior do que a experiência rápida do início do ano. No mundo todo, há debates acalorados entre pais, professores, alunos, administradores e funcionários públicos do setor da educação sobre como voltar às aulas e se mais vidas serão colocadas em risco.

Aqui no Brasil, não há um plano nacional de reabertura das escolas, liderado pelo Ministério da Educação. Cada estado montou seu próprio plano de retomada. O Amazonas foi o primeiro estado a retomar o ensino presencial. Entre as medidas, reduziu a carga horária, estabeleceu um misto com ensino à distância, além de distribuir máscaras para alunos e professores. 

Já São Paulo, por exemplo, previu inicialmente a volta às aulas presenciais para setembro e depois adiou para outubro. Mas, como a palavra final pertence aos prefeitos, na capital paulista, por exemplo, a expectativa é só retorne ano que vem. 

Em Nova York, o prefeito Bill de Blasio insiste que as escolas sejam abertas no dia programado, 10 de setembro, apesar da resistência dos sindicatos de professores e diretores, que pedem o adiamento.

“Nossas crianças têm esse direito”, afirmou de Blasio na quarta-feira. “Estamos avançando com essa ideia na cabeça, sempre pensando nas crianças”.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson também considerou a reabertura das escolas no mês que vem como princípio moral e “prioridade nacional”. 

“Agora que temos informações suficientes para reabrir as escolas para todos os alunos com segurança, temos o dever moral de fazer isso”, escreveu Johnson no The Mail domingo passado. “Manter as escolas fechadas por mais tempo do que o necessário é intolerável para a sociedade, insustentável para a economia e não tem defesa moral”.

Alunos passam por medição de temperatura antes de entrar na escola Saint-Exupery em La Courneuve, subúrbio...
Alunos passam por medição de temperatura antes de entrar na escola Saint-Exupery em La Courneuve,
subúrbio de Paris, em 14 de maio.

Segundo os cientistas, a volta dos alunos às salas de aula pode exigir o sacrifício de outros setores para manter o índice de contágio sob controle. Em caso de surtos, o governo do Reino Unido vai considerar fechar bares, restaurantes e lojas para que as escolas possam permanecer abertas, apesar de insistir bastante nas últimas semanas para o relaxamento das restrições do lockdown e a reativação da economia.

Os professores e especialistas também pedem que os sistemas de testes e rastreamento sejam reforçados antes da volta às aulas.

Anne Longfield, comissária infantil da Inglaterra, afirmou nesta semana que seria necessário testar semanalmente os alunos e professores para manter o baixo índice de contágio.

“Os testes precisam ter a frequência necessária para garantir que os contágios sejam identificados o mais rápido possível, e o sistema de rastreamento pode avançar a partir daí”, disse Longfield ao HuffPost U.K.

Um estudo publicado no The Lancet este mês adverte que a reabrir as escolas no Reino Unido sem melhorar os sistemas de testes e rastreamento pode provocar uma segunda onda de contágios de coronavírus no inverno, até duas vezes maior do que a primeira. 

Essa também é a preocupação dos especialistas dos Estados Unidos.

“Quando as aulas voltarem nas escolas, faculdades e universidades em setembro, teremos uma explosão de casos muito maior do que a de maio, e o número de contágios vai continuar aumentando cada vez mais”, afirmou Michael Osterholm, diretor do Centro de Pesquisas e Políticas de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota, em uma entrevista à CNN esta semana.

O que podemos aprender com a reabertura das escolas na

Com o sucesso na primavera, muitos países europeus começaram a reduzir gradualmente as restrições. Emmanuel Macron, presidente da França, comunicou que ir à escola seria “obrigatório” a partir de 22 de junho, e houve um relaxamento significativo das medidas de segurança nesse setor. As regras de distanciamento social foram abolidas nos jardins de infância, e os alunos de escolas primárias precisam manter 1 metro de distância dos colegas e professores em sala de aula.

De acordo com o Ministério da Educação, em 24 de junho mais de 80% das crianças em idade escolar já tinham voltado às aulas presenciais.

“Nossos diretores são maravilhosos, por isso chegamos à reabertura total das escolas e somos o país da Europa com o maior número de alunos que voltaram às aulas presenciais depois do confinamento”, contou Jean-Michel Blanquer, ministro da Educação da França, ao HuffPost francês.

Quando o próximo ano escolar europeu começar, em setembro, as diretrizes estarão ainda mais brandas. De acordo com as novas exigências de saúde e segurança apresentadas na semana passada, o distanciamento social estrito não será mais exigido, e as restrições da mistura de turmas e grupos de alunos diferentes serão reduzidas. Além disso, os alunos da mesma turma poderão compartilhar brinquedos, livros e outros materiais.

Os alunos com mais de 11 anos de idade deverão usar máscaras em ambientes internos e externos, e também entre uma aula e outra. Os funcionários e professores do ensino fundamental ao médio precisarão usar máscaras em situações em que a distância de pelo menos um metro não possa ser garantida, especialmente em áreas comuns, como a sala dos professores.

O que podemos aprender com a reabertura das escolas na

A capacidade de alunos e professores de cumprir esses requisitos de saúde e segurança pode ter um papel fundamental para evitar um pico de casos de coronavírus com a volta às aulas. Por exemplo, quando as escolas foram reabertas em Israel em maio, o uso de máscaras era obrigatório para os alunos a partir da quarta série. Além disso, as janelas ficavam abertas para facilitar a ventilação, e os alunos mantinham uma distância de aproximadamente 2 metros um do outro.

No entanto, em muitas escolas, ficou claro que o distanciamento físico era inviável. Além disso, houve uma onda de calor, e manter as janelas abertas também passou a ser praticamente impossível. O governo também aboliu a exigência do uso de máscaras. Em pouco tempo, os casos de coronavírus começaram a aumentar muito. Ao final do ano escolar em junho, 977 alunos e professores estavam com coronavírus, e o Ministério da Educação de Israel precisou fechar 240 escolas e colocar 22.520 alunos e professores em quarentena, de acordo com o The New York Times

Nenhum outro país “deveria seguir o nosso exemplo”, disse Eli Waxman, professor do Weizmann Institute of Science e presidente da equipe de consultoria do Conselho Nacional de Segurança de Israel sobre a pandemia, em uma entrevista ao Times. “Foi um fracasso total”.

Nos Estados Unidos, circularam fotos de alunos conversando nos corredores das escolas sem nenhum distanciamento nem máscaras, sugerindo que alguns distritos escolares não aprenderam nada com a experiência de Israel.

Uma questão importante em relação à abertura das escolas é o nível de suscetibilidade dos jovens ao coronavírus e a probabilidade de contágio dos adultos, incluindo professores, pais e outras pessoas. 

Ainda não está claro como o coronavírus afeta as pessoas mais jovens. Alguns estudos sugerem que as crianças têm menos chances de ter sintomas mais graves da doença e talvez tenham menos probabilidade de transmiti-la, mas as evidências não são conclusivas.

Nesta semana, um novo estudo da Organização de Saúde Pública da Inglaterra concluiu que os jovens com menos de 16 anos representavam apenas 1% dos casos de coronavírus no país, sugerindo que “as crianças não são as protagonistas da pandemia”. 

Outro estudo, que será apresentado nas próximas semanas, concluiu que os contágios entre os alunos são impulsionados pela alta prevalência do coronavírus na comunidade, não o contrário.

“Até agora, as evidências indicam que as escolas não são um fator importante para o contágio de coronavírus na comunidade”, explicou Viv Bennett, diretora de Enfermagem do Órgão de Saúde Pública da Inglaterra ao The Guardian.

Crianças no primeiro dia de aula do ano escolar na escola primária GuthsMuths, em Berlim, no dia 10 de...
Crianças no primeiro dia de aula do ano escolar na escola primária GuthsMuths, em Berlim, no dia 10 de agosto.
Os requisitos de segurança nas escolas alemãs incluem manter as janelas abertas para facilitar a ventilação.

Essa conclusão é a mesma de uma pesquisa publicada no mês passado pela iniciativa DELVE da Royal Society, um grupo de cientistas que compilam dados sobre a pandemia no Reino Unido e outros países, que também concluiu que até agora as escolas tiveram um papel limitado na disseminação do vírus. Essas constatações poderiam sustentar os planos do governo de reabrir as escolas.

Ainda assim, os autores da pesquisa observam que ainda há muitos fatos desconhecidos sobre como o coronavírus afeta as pessoas mais jovens, e é difícil chegar a uma conclusão sobre as medidas de segurança mais eficazes. 

“É uma situação nova para as escolas, e é essencial aprender com outros países como fazer uma reabertura segura com todos os alunos”, afirma o relatório. “No entanto, ainda há poucas evidências claras sobre medidas eficazes”.

No fim das contas, de acordo com Devi Sridhar, membro do grupo DELVE, professor e chefe do setor de saúde pública global na Universidade de Edimburgo, a melhor maneira de evitar a disseminação do coronavírus nas escolas é garantir que os níveis de contágio na comunidade sejam baixos.

“A forma mais segura de abrir as escolas é manter o nível de transmissão na comunidade extremamente baixo”, conta Sridhar ao Telegraph.

“As escolas funcionam nas comunidades, por isso, afirmo que a medida mais segura é garantir que o vírus nem sequer chegue às escolas”.

HuffPostbrasil

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional4 minutos ago

Lula escolhe empresas de mídia por medo de queda de popularidade

Nacional37 minutos ago

Homem do Hamas distribui panfletos na Câmara

Judiciário1 hora ago

Câmara aprova Lei Taylor Swift, projeto que amplia punições a cambistas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

OpenAI, Meta e Microsoft se unem para eliminar riscos da IA

Esporte1 hora ago

Flamengo é derrotado pelo Bolívar na Libertadores e perde invencibilidade de 20 jogos no ano

Esporte1 hora ago

Bernardinho convoca Bruninho, Lucarelli e mais quatro jogadores para a Liga das Nações

Segurança Pública1 hora ago

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Esporte1 hora ago

Abel Ferreira elogia Palmeiras: ‘Foi a vitória do time da virada, vitória do time do amor’

ECONOMIA2 horas ago

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Nacional2 horas ago

Projeto que concede título de cidadão catarinense ao Presidente Bolsonaro é aprovado na Alesc

Nacional2 horas ago

Pacheco postega votação dos vetos do governo; entenda o porquê

ECONOMIA2 horas ago

Baixa renda poderá ter ‘cashback’ de até 50% do tributo na conta de luz

ECONOMIA2 horas ago

Veículos e fumo poderão ter imposto maior, e ultraprocessados são poupados; veja produtos

Educação & Cultura22 horas ago

Prefeitura abre consulta pública para construção do Plano Municipal de Cultura

CIDADE22 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza Aula Inaugural do Projeto Escola de Robótica e Mecatrônica 2024

CIDADE22 horas ago

Sessão especial da CMCG lembra dos 30 anos de fundação do GAV

ESTADO22 horas ago

Governo da Paraíba conquista Selo Casa Azul de habitação sustentável em obra de residencial em Campina Grande

Educação & Cultura22 horas ago

Procon-JP vai às aulas 2024 seleciona 2.400 alunos do Município para curso sobre direitos do consumidor

Esporte22 horas ago

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total e ação do Bolsa Esporte será nesta quinta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 horas ago

Empaer participa da 2ª Feira do Produtor Rural de Alagoa Nova

ESTADO22 horas ago

Agentes da Operadora Viagens Promo conhecem atrativos turísticos do Destino Paraíba

Saúde22 horas ago

Opera Paraíba ganha destaque em evento nacional de auditoria do SUS pelo grau de satisfação dos usuários do programa

Politíca22 horas ago

Parlamentar aborda situação de comércios da principal de Valentina com a construção do Parque Linear

Politíca22 horas ago

Para parlamentar, liberação de armas e aumento do número de homicídios não têm relação

Judiciário22 horas ago

Conselheiro Fábio Nogueira participou da reunião com o presidente do Senado e dirigentes da Atricon

CIDADE23 horas ago

Prefeitura entrega 250 novos Chromebooks, elevando para 17 mil aparelhos que auxiliam professores e alunos nas salas de aulas do Município

ESTADO23 horas ago

João Azevêdo visitou nova sede da AeC e destaca capacidade do Estado de atrair novos investimentos e gerar emprego e renda

ESTADO23 horas ago

Gestão dos Recursos Hídricos da Paraíba é destaque em evento na Espanha

CIDADE23 horas ago

Pesquisa de preços para produtos de limpeza e de higiene em supermercados registra variação de 120,24%

ESTADO23 horas ago

Agevisa/PB publica Nota que determina apreensão de dispositivos eletrônicos para fumar

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional1 dia ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 dia ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 dia ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 dia ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional3 dias ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde3 dias ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública3 dias ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA6 dias ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional6 dias ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura6 dias ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura6 dias ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional6 dias ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura6 dias ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura1 semana ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional1 semana ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca1 semana ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE1 semana ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública2 semanas ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde2 semanas ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA2 semanas ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional2 semanas ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde2 semanas ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br