Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

O desafio do comércio eletrônico

Por que não uma regra geral para esse mercado de logística? Isso não estimularia a competição, com proveito de toda a sociedade?

O debate polarizado no Brasil, e também no mundo, provoca vários efeitos nefastos. Um deles é reduzir a discussão, a disputa e a controvérsia, deixando de lado o diálogo racional e a busca do consenso. Outro efeito é afastar do debate pessoas que estão de saco cheio de lacração e cancelamentos.

O grave é que o Brasil necessita muito de toda a inteligência disponível para enfrentar as ameaças e para superar os enormes desafios que temos, sejam eles herança de problemas antigos e persistentes, ou novas adversidades, fruto de maus governos e da pandemia. Não há como identificar oportunidades e buscar soluções sem furar a bolha do radicalismo e começar a argumentar de maneira exploratória e construtiva.

Isso é ainda mais importante se considerarmos que estamos vivendo um período de disrupção social e econômica, fruto da evolução científica e tecnológica. Estamos vivendo uma revolução industrial onde a internet transformou-se na principal infraestrutura acarretando mudanças em todos os campos dos processos produtivos e na vida em sociedade.

O papel do Estado na produção de bens e serviços é um desses temas que eleva os ânimos. Antes de defender privatização ou estatização, é bom ter a prudência de olhar os detalhes, os números e buscar o melhor caminho para toda a sociedade. Fortalecer o bem comum, deveria ser o propósito.

Vamos examinar um caso importante. Uma das mudanças mais profundas e perceptíveis que estamos vivendo está no modo de vender e comprar. Durante o período da pandemia, quando a sociedade transformou seus hábitos, muitas pessoas passaram a adquirir vários tipos de bens pela internet.

Não foi somente no Brasil que o comércio eletrônico cresceu, abrindo oportunidades e desafiando a tradição da maneira de fazer comércio. Um mundo novo de possibilidades, mas também de desafios se abriu para todos.

Imaginem do lado de quem produz, as chances que se abrem para pequenos produtores industriais, para inovadores, para artistas, para produtores regionais, para artesãos e para todos os que produzem para nichos de mercado, espalhados em diferentes regiões. Esses podem chegar ao mercado com preços competitivos, por conta de custos fixos mais baixos, com a possibilidade de vender para áreas geográficas distantes e com um canal de vendas sempre aberto e à disposição de seus consumidores.

Para quem compra, as vantagens também são muitas, começando com preços mais baixos, com a possibilidade de comprar diretamente produtos importados, a conveniência de comprar e receber a encomenda sem sair de casa, a variedade de métodos de pagamento, a facilidade de encontrar o produto desejado, a possibilidade de comparar preços, o amplo horário de funcionamento, o acesso a opinião de outros compradores e a possibilidade de usufruir de um maior número de promoções e códigos de desconto, entre outras vantagens.

Há um sem número de desafios, é verdade, e esses precisam ser debatidos para que as evidências ajudem a encontrar os remédios para as dores identificadas. O certo é que o e-commerce chegou para ficar.

Durante a pandemia, o comercio eletrônico no Brasil cresceu mais de 47%, contra o mesmo semestre do ano anterior, alcançando um faturando superior a 38 bilhões de reais no primeiro semestre deste ano. Esse aumento está relacionado a um crescimento do volume de pedidos de 39% acima do mesmo período de 2019.

Entretanto, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, publicou estudo sobra a situação do e-commerce mundial em 2019, estudando 152 países, e o Brasil, uma das 10 maiores economias do planeta, ocupa apenas a 74ª posição. Estranho isso, não é mesmo?

Para entender essa situação, vale observar atentamente os números, anteriores a pandemia, de penetração relativa do comercio eletrônico de outros países continentais. Enquanto apenas 6% do nosso comércio é feito pela internet, nos Estados Unidos esse número é 12% e na China supera os 20%.

Para crescer nessa área, o Brasil vai precisar de uma estrutura logística bem mais parruda, que dê conta de um crescimento enorme do volume de pedidos e entregas de produtos.

Dados de 2018 mostram que os brasileiros compram pela internet o correspondente a 1 produto por habitante a cada dois anos, enquanto nos EUA são comercializados e entregues 30 pacotes por habitante a cada ano e na China cada habitante recebe, em média, 50 encomendas anuais. Mesmo em São Paulo, o nosso estado mais desenvolvido em comércio pela internet, os números são ainda desproporcionais ao mundo mais desenvolvido. Cada paulista encomenda, em média, 3,4 produtos por ano, pelas plataformas digitais.

Para entendermos essa enorme diferença, antes de buscarmos as causas, é bom conhecer os tempos médios de entrega de encomendas nos vários países comparados.

Enquanto no Brasil uma compra por internet leva, em média, 13 dias para ser entregue, melhorando para 6 dias no estado de São Paulo, nos EUA os consumidores recebem seus produtos em uma média de 2 dias e na China, país de considerável extensão territorial, os consumidores esperam, em média, 1 dia para receber suas encomendas.

A grande transportadora dos produtos comercializados pelas plataformas digitais no Brasil é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os nossos Correios. Existem outras operadoras, que concorrem com a ECT. A maior parte delas são pequenas empresas privadas, existem startups, muitas são brasileiras e poucas internacionais e algumas usam sofisticada base tecnológica.

Entretanto, todas essas empresas concorrentes trabalham em um ambiente de competitividade injusto, operando sob uma legislação que dá inúmeros e indevidos privilégios para a empresa estatal.

Os Correios têm, por exemplo, algumas exclusividades legais muito curiosas e certamente contrárias ao interesse da sociedade.

Somente a ECT pode transportar mercadorias sem notas fiscais, ao contrário de suas concorrentes. Os custos de obrigações acessórias que uma empresa tem para transportar um produto de um estado para outro é enorme, desestimulando a concorrência com a estatal. Imaginem um caminhão que tenha que atravessar 10 estados, com notas fiscais de entrada e saída em cada um, o tempo e o gasto que isto significa? Os Correios não têm esse problema.

Somente os Correios têm o privilégio legal para transportar produtos importados, com preços inferiores a 100 dólares, sem pagar imposto de importação. Se o importador, em geral uma pessoa comum, comprar um produto de pequeno valor no exterior e usar uma operadora mais ágil, terá que pagar o imposto, não exigido da lerda estatal.

Outras isenções tributárias também são exclusivas da ECT. Sendo uma empresa da União, ela tem também isenção de ICMS, não pagando esses impostos estaduais, enquanto as suas concorrentes pagam, como todo mundo.

Por que não uma regra geral para esse mercado de logística? Qualquer regra, desde que todos tenham que estar sob a mesma norma. Isso não estimularia a competição, com proveito de toda a sociedade?

Me pergunto, por que uma empresa que opera mal, tem incentivos fiscais injustos e resultados econômicos insuficientes – para ser elegante – tem que ocupar o centro de um mercado que parece ser estratégico para o desenvolvimento do país?

Alguns dizem que a ECT cumpre funções sociais que as outras não cumpririam. Quais são e por que não colocar tudo em cima da mesa?

Não chegou a hora de desarmar os espíritos, olhar para as evidências e debater racionalmente a respeito dos diagnósticos e das propostas para arrumar esse tema?

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário6 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE6 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE6 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE7 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde7 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde7 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde7 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura7 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO7 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública7 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO7 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE7 horas ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO8 horas ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte8 horas ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO8 horas ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura8 horas ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura8 horas ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte8 horas ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário8 horas ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE8 horas ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE9 horas ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde9 horas ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO9 horas ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA9 horas ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública9 horas ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca9 horas ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca9 horas ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca9 horas ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca9 horas ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br