CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Roubo de cartão e cobranças fraudulentas crescem na pandemia
Dados vêm de estudo global da TransUnion sobre estado da segurança no Brasil
O phishing, ou roubo de identidade online, é o principal esquema de fraude digital em todo o mundo neste período de crise, por conta da Covid-19. A descoberta vem de um novo estudo da TransUnion, companhia de soluções de informação e insights de dados. Entre o total de respondentes da pesquisa que relataram terem sido alvos de golpes digitais em todo o mundo, 27% disseram que foram lesados durante o período de pandemia.
No Brasil, entre os tipos de fraudes digitais, aquelas que acometem a maior parte dos entrevistados (26%) são o roubo de cartão de crédito e cobranças fraudulentas, enquanto no Canadá (30%), nos EUA (31%), no Reino Unido (30%) e em Hong Kong (37%), o golpe mais comum é o phishing. Por sua vez, na Colômbia, a maior parte das vítimas sofre golpes de vendedores terceirizados hospedados em sites de varejo online legítimos.
Veja abaixo quais são os 10 principais golpes globais relacionados à Covid-19 no mundo:
- Phishing – 27%
- Golpes de vendedores terceirizados em sites legítimos de varejo online – 21%
- Fraude envolvendo caridade e arrecadação de fundos – 19
- Golpe em desempregados – 18%
- Vacinas de COVID-19, curas e testes – 15%
- Fraude em seguro – 15%
- Fraude de envio – 14%
- Roubo de identidade – 14%
- Cartão de crédito roubado ou taxas fraudulentas – 13%
- Golpe de “Pacote de estímulo” (Stimulus check scam, focado em benefícios do governo) – 12%
“Os golpes podem ter impactos de longo prazo para os consumidores, a exemplo do comprometimento de múltiplas contas online. A chave é criar uma jornada do cliente eficiente e sem atrito, que demostre segurança e onde os consumidores tenham a confiança de que estão lidando com uma organização ou negócio legítimo”, explica Marcelo Leal, Diretor do ISG – Soluções e Inovação da TransUnion Brasil.