Connect with us

Judiciário

Branca de Neve, a bruxa e o Direito

O mundo nada encantado do feminino em uma perspectiva decolonial

O artigo que aqui apresentamos é resultado de um evento virtual realizado no ano de 2020, cujo objetivo foi o de fomentar reflexões críticas sobre os impactos dos contos infantis na construção da subjetividade feminina e no Direito. A obra “A Branca de neve e os sete anões”, datada de 1812 e escrita pelos Irmãos Grimm, foi o ponto de partida das discussões que realizamos naquela ocasião.

O famoso conto infantil narra a estória de uma jovem que fica órfã ao perder a sua mãe, passando a conviver com o seu pai e sua madrasta, uma mulher bonita e que de tão vaidosa a todo momento questiona a seu espelho se existe alguém mais bela do que ela.

Ao ser avisada pelo seu fiel escudeiro que havia perdido o seu lugar no pódio da beleza para a enteada Branca de Neve, a madrasta determina que o caçador dê fim à existência da menina. Ele, com pena da jovem, a liberta na floresta sem lhe retirar a vida.

Depois de muito vagar, Branca de Neve encontra a casa dos sete anões que, de pronto, a acolhem. Ocorre que o espelho não titubeia em informar à madrasta sobre o paradeiro da enteada.

Indignada, ela persiste no intuito de acabar com a vida daquela moça, a qual, após três tentativas, é envenenada por uma maçã que lhe coloca em sono profundo, interrompido apenas pelo beijo do príncipe que lhe proporciona “felicidade eterna”.

O que essa estória pueril tem a ver com a construção social do gênero? E mais, em que medida a construção social do gênero afeta temas e institutos jurídicos tradicionais?

Para que possamos responder essas perguntas, faz-se necessário que distingamos sexo biológico de gênero. Enquanto o primeiro consiste em uma classificação dada pelas ciências biomédicas que separam os indivíduos em macho e fêmea conforme, especialmente, a sua fisiologia, o segundo se relaciona à identidade do ser humano de modo a permitir que alguém seja considerado pertencente ao gênero feminino ou masculino.

Diante da variedade de critérios capazes de classificarem um sujeito como macho ou fêmea, observa-se que a escolha de um dos elementos definidores do sexo também revela uma esforço interpretativo, o que nos leva a concordar com Judith Butler quando expõe que o sexo é tão cultural quanto o gênero, isto é, ambos são construídos socialmente, ou seja, não são inatos, como querem nos convencer muitas vezes.

Importante se faz ressaltar que essas construções sociais ganham contornos específicos que fomentam a exploração e a desigualdade de gênero na medida em que se capilarizam, se produzem e reproduzem dentro de uma sociedade sexista, cujo padrão hegemônico de dominação é ditado por homens e com o objetivo de mantê-los em seu lugar histórico de poder e privilégio, em detrimento das mulheres que se veem inferiorizadas, objetificadas, muitas vezes como incapazes de realizarem determinadas atividades e dependentes do apoio masculino para concretizarem certos objetivos, os quais não devem se afastar do seu suposto instinto materno e da sua aparente maior habilidade para o cuidado.

Entendemos que a subjetividade feminina é forjada nessa conjuntura e que se faz notar em atos triviais desde o nascimento dos bebês como, por exemplo, na escolha das cores das roupas que vestirão. Essa subjetividade, inclusive, muitas vezes se apresenta antes mesmo disso, ainda nos “chás de revelação” que também separam meninos e meninas por cores.

Os brinquedos que são dados às meninas, os esportes que lhes são apresentados, os ensinamentos sobre seus corpos e cabelos e os conselhos que lhe são ofertados sobre o seu comportamento ideal (preferencialmente dócil, subserviente e servil) igualmente carregam traços que constroem o que designamos aqui por subjetividade feminina.

As narrativas que são contadas para as meninas, ficcionais ou não, alimentam o seu repertório e subjetividade e lhes informam que a sua vida será melhor ou pior conforme se aproxime ou se afaste dos modelos femininos ideais apresentados, tal como as princesas dos contos.

Se pararmos para analisar a estória infantil sobre a qual aqui nos debruçamos, de forma crítica e numa perspectiva de gênero, podemos tirar algumas conclusões:

i) o livro Branca de Neve, ignorando a diversidade feminina, reforça a construção do padrão “ideal” da mulher branca, magra, dócil e que encontra a sua felicidade no casamento;

ii) A madrasta é mulher refém da sua beleza física e que precisa do espelho (objeto masculino) para legitimar os seus dotes plásticos, o qual não só a escraviza, como também é responsável por plantar a semente da intriga entre ela e sua enteada. A vilã da estória se utiliza de três itens bastante simbólicos para envenenar a sua inimiga: o corpete que, literalmente, aprisiona a mulher em troca de um corpo esquálido; o pente, que se presta a domar os cabelos femininos; e, a maçã, que é, desde Adão e Eva, a corporificação do pecado e da sexualidade feminina;

iii) O príncipe, homem heterossexual, cisgênero, branco e abastado, embora sem qualquer protagonismo na estória, aparece no final do texto para salvar a princesa com um beijo que sequer foi consentido, diga-se de passagem; e

iv) Os sete anões parecem bonzinhos porém, na verdade, trocaram a acolhida da Branca de Neve por seus serviços domésticos não remunerados.

E é então que nos perguntamos: a arte imita a vida ou a vida imita a arte? Temos ou não, a partir desse texto, um cenário que acaba por conduzir as meninas a sonhar com um futuro similar a esse e a rotulá-lo como supostamente perfeito? Esse modelo de vida, concretamente, pode colocar mulheres em um lugar de subserviência? Você que nos lê aqui conhece alguma mulher que foi salva por um príncipe nessa vida real cotidiana? Beijos não consentidos salvam ou violentam corpos?

Ao que parece, a tentativa de incutir no imaginário coletivo a noção de que a mulher pode ser princesa (bela, recatada e do lar) ou bruxa (quando tentasse ser livre), desde que se comporte de acordo com características previamente fixadas pelos detentores de poder (leia-se o clero e a nobreza a partir do século XVI em diante) foi estratégia fundamental para a dominação das mulheres.

A relação entre a Branca de Neve e a madrasta/bruxa nos remete à análise feita por Silvia Federici em “Calibã e a Bruxa” e em “Mulheres e Caça às Bruxas”. Em tais obras, a autora aponta a origem da rivalidade entre as mulheres, instigada pelos homens, quando apresenta como a palavra “gossip” era interpretada no passado, como a sua deturpação foi incentivada ao longo do tempo pela sociedade sexista em que vivemos, e a forma de associação da figura das mulheres livres e subversivas com as bruxas, o que gerava e ainda gera incontáveis preconceitos.

Todas essas questões produzem o que Butler chama de problema de gênero, à medida que nos estereotipa e nos faz ignorar a nossa multiplicidade, a ponto de a autora afirmar que a construção social da identidade de gênero, a partir desses supostos padrões femininos, nos aprisiona, tal qual a classificação sexual.

Por essa razão é que ela propõe que nos questionemos sobre a nossa real e única identidade e subvertamos os papéis que nos foram impostos em busca dos nossos desejos mais genuínos. E o Direito em meio a isso tudo?

As produções vindas da arte, sejam contos infantis ou outras, como os filmes, a literatura adulta e a música, ao reproduzirem elementos do patriarcado se imbricam com o Direito em temas como a violência doméstica, cultura do estupro, exploração do trabalho doméstico remunerado e não remunerado, sexualização infantil, feminicídio e aborto. Um outro ponto de correlação com o Direito envolve a ideia da tributação dos produtos femininos, a chamada “Pink Tax”.

A beleza feminina apresentada, por exemplo, em algumas obras de audiovisual, os padrões estéticos naturalmente inatingíveis ali retratados, a magreza dos corpos, a pele perfeita e usualmente muito clara e os cabelos alinhados acabam impondo às mulheres um padrão cruel, artificial e buscado às custas de muitos tratamentos, procedimentos e produtos de beleza.

O que se construiu a partir de uma ótica patriarcal acerca da identidade do que é ser uma “mulher bonita” possui um preço e o preço dessa “beleza” é muito alto, tanto no que se refere ao custo financeiro propriamente, como também no tange às pressões psicológicas.

Não à toa, Silvia Federici expõe que olhar para o “corpo feminino é a chave para compreender as raízes do domínio masculino e da construção da identidade social feminina” (FEDERICI, 2017.p.31) e Naomi Wolf argumenta que “à medida que as mulheres se liberaram da mística feminina da domesticidade, o mito da beleza invadiu esse terreno perdido, expandindo-se enquanto a mística definhava, para assumir sua tarefa de controle social” (WOLF, 2020. p. 27).

Ou seja, o corpo feminino se tornou uma enorme fronteira de exploração das bases patriarcais submetendo as mulheres à busca constante de um ideário de beleza que é simplesmente inalcançável! Além da tormenta psicológica sobre o corpo, nós mulheres ainda somos mais impactadas economicamente em razão da precificação dos produtos femininos.

Alguns itens femininos possuem a mesma especificação e finalidade dos masculinos e o que os diferencia é apenas a cor, normalmente aqueles na rosa são voltados para as mulheres e são mais caros. Notem, os bens são a mesma coisa, possuem idêntica função, se diferem apenas pela cor e isso resulta em valor mais alto para o produto na “cor feminina”.

É a partir daí que nasce o debate da “Pink Tax” ou taxa rosa em português. A “Pink Tax” não é um novo tributo e sim uma discussão focada no viés econômico que ressalta como as mulheres pagam mais caro pelos produtos femininos em razão apenas da cor!

No Brasil, podemos também analisar a “Pink Tax” pelas lentes da tributação do consumo, já que a base de cálculo da tributação do consumo é o preço das mercadorias e como os produtos femininos são mais caros isso faz com que as mulheres sejam mais afetadas pela carga dos tributos indiretos do que os homens.

O debate é tão necessário e importante que a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) fez uma pesquisa sobre o tema em 2018 e constatou que os produtos e serviços destinados às mulheres são 12,3% mais caros que os masculinos, o que se intensifica em desdobramentos de desigualdade ainda mais cruéis quando consideramos que as mulheres ganham 20,5% menos que os homens no mercado de trabalho.

Ou seja, o mito da beleza que permeia a estória da Branca de Neve e da Bruxa e que até hoje faz com que nós mulheres, muitas vezes, nos vejamos como antagonistas umas das outras apenas reforça e torna cada vez mais viva a exploração patriarcal sobre a tutela dos nossos corpos.

Essa vigilância e dominação constante se fazem notar nas bases do patriarcado permeando o discurso religioso, a sua reprodução no ambiente escolar determinando brincadeiras, comportamentos e esportes de meninos e meninas, no seio da família e tem o direito como um braço que sustenta esta conjuntura a partir da lei.

Para mudar, é preciso decolonizar! Descontruir padrões históricos requer atitudes decoloniais. O processo de colonização de determinados grupos não envolveu apenas uma perspectiva econômica ligada à extração voraz de recursos naturais.

Houve, também, a colonialidade do saber, do poder e do ser. A ocultação da diversidade e da beleza local. Com a colonialidade, se apaga ou minimiza a existência do povo colonizado, a sua importância, seus conhecimentos e valores positivos.

Decolonizar é também desprincesar! Decolonizar é educar para a equidade e diversidade! Decolonizar implica em entender que a ideia de sujeito de direito construída historicamente e até hoje replicada está muito aquém da pluralidade das existências.

Se o feminismo decolonial não é teoria fechada, pronta e acabada, mas sim pensamento em construção, que cresce e se modifica a partir das experiências que lhes são acrescidas, fica aqui o nosso convite à reflexão. Como o Direito pode revisitar em suas estruturas, a partir de uma ótica decolonial e com repeito à diversidade de gênero, o modo como trata mulheres e minorias?

Referências

FEDERICI, Silvia.  Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

___________. Mulheres e Caça às Bruxas: da idade média aos dias atuais. Tradução Heci Regina Candiani. 1ªed. São Paulo: Boitempo, 2019.

HOLANDA, Heloísa Buarque de (org). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2020.

GRIMM. Jacob e Wilhelm. Branca de Neve. Tradução Maria Luiza X. de. A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

WOLF. Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Tradução Wldéa Barcellos. 11ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

ANNA PRISCYLLA LIMA PRADO – Doutoranda e mestra em Direito pela UFPE. Coordenadora da Tributec. Professora de Direito Constitucional e Tributário.
KAROLINE MARINHO – Professora de Direito da UFRN. Doutora em Direito Tributário – UFPE. Coordenadora do Direito EnCena e do CPF – UFRN.
MARIANA DE SIQUEIRA – Professora de Direito da UFRN. Doutora em Direito pela UFPE. Coordenadora do Defem e do Gedi da UFRN. Presidente da CDH da OAB/RN.
TATIANA AGUIAR – Doutora PUC/SP. Professora da USJT, IDP, FGV/SP e IBET, sócia de Curasapiens – Consultoria em diversidade e inovação.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde13 minutos ago

Mortes por dengue nesses 4 meses de 2024 no Brasil é o maior do século

Politíca20 minutos ago

ALPB debate medidas de prevenção a acidentes em rodovia que liga Patos a Conceição

CIDADE24 minutos ago

Câmara atende pleito de Olimpio e homenageia educadores campinenses: “Dia de celebrar aqueles que semeiam conhecimento”

Politíca27 minutos ago

Jutay Meneses é um dos 100 parlamentares que participam do Fórum Pan-Americano da Liberdade

Educação & Cultura31 minutos ago

Debatedores defendem fortalecimento do ensino profissional no novo ensino médio

Politíca34 minutos ago

Plenário começará a analisar PEC do quinquênio, informam líderes

Nacional44 minutos ago

Partido Novo ingressa com ação no STF contra trechos da Lei de Igualdade Salarial

AGRICULTURA & PECUÁRIA54 minutos ago

Novo presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool é apresentado ao ministro Carlos Fávaro em Brasília

Educação & Cultura57 minutos ago

Prefeitura divulga homologação das inscrições da seleção para coordenador de Polo da Universidade Aberta do Brasil 

ECONOMIA1 hora ago

Parte do IR devido pode ser destinada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

CIDADE1 hora ago

Fortes Chuvas Causam Preocupação em Campina Grande e seus Distritos

ECONOMIA8 horas ago

Nota técnica da Consultoria da Câmara questiona projeções do governo sobre as contas públicas na LDO de 2025

Segurança Pública8 horas ago

Comissão aumenta pena para estelionato praticado contra mulher

Segurança Pública8 horas ago

Comissão aprova projeto que permite prender agressor de mulher em flagrante após registro da ocorrência

Segurança Pública8 horas ago

Comissão aprova projeto que disciplina atuação coercitiva de agente socioeducativo

CIDADE12 horas ago

IBGE destaca ações junto aos municípios em Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP)

Segurança Pública12 horas ago

Defesa Civil Estadual realiza inspeção em municípios atingidos pelas chuvas

Internacional12 horas ago

Agora: Israel realiza ofensiva contra o Irã, informa emissora americana ABC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Novo Adobe Express mobile traz IA generativa para democratizar a criatividade

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

WhatsApp: novo recurso vai dedurar usuários que estiveram online

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Veja 8 dicas para tornar o Microsoft Outlook um pouco menos complicado de usar

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Arroba do boi gordo volta a subir; veja preços e cotações

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Comissão da Câmara aprova auxílio-internet para agricultores

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Citricultores enfrentam ataque de mosca-das-frutas

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Cotação do café arábica finaliza a sessão desta 5ª feira com baixas na Bolsa de NY

Esporte12 horas ago

Treze repatria jogador que conquistou o acesso pelo clube em 2018

Esporte12 horas ago

Tsarukyan revela que juiz responsável por marcar vitória de Do Bronx se desculpou por equívoco

Esporte13 horas ago

Mateo Ponte marca e Botafogo vence a primeira no Brasileiro

Nacional13 horas ago

Elon Musk Acusa Alexandre De Moraes De Interferir Nas Eleições Brasileiras

Nacional13 horas ago

‘Pacheco é o presidente mais covarde da história do Congresso’, diz presidente do Novo

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Educação & Cultura16 horas ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional16 horas ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO16 horas ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura16 horas ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura4 dias ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional4 dias ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca4 dias ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE4 dias ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública5 dias ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde5 dias ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA5 dias ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional1 semana ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde1 semana ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Saúde1 semana ago

POR QUE O BRASIL TEM RECORDE DE CASOS DE DENGUE?

Nacional1 semana ago

SOTAQUE CARIOCA: POR QUE SE FALA CHIADO NO RJ?

Saúde1 semana ago

O QUE O CAFÉ FAZ REALMENTE COM O SEU CORPO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA COCADA DE MARACUJÁ

Saúde1 semana ago

IBGE APONTA QUE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ADULTA ESTÁ ACIMA DO PESO

Saúde1 semana ago

OZEMPIC: INJEÇÕES PARA DIABETES AGORA COMO REMÉDIO PARA EMAGRECIMENTO

Internacional1 semana ago

EMPRESA DO REINO UNIDO LANÇA ‘ESCUDO’ QUE DEIXA QUALQUER PESSOA INVISÍVEL

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

MARÇO DE 2024 FOI O MÊS MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BRASILEIRO CASAM MENOS E FICAM MENOS TEMPO JUNTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

SEXTO SENTIDO, UM PODER OCULTO?

Saúde1 semana ago

METAIS TÓXICOS EM BEBÊS

Nacional1 semana ago

PREOCUPAÇÃO COM O USO DA IA NAS CAMPANHAS POLÍTICAS VOLTA À TONA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A CORRIDA PELO CAMINHÃO DO FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TV 3.0: COMO SERÁ A TELEVISÃO DO FUTURO NO PAÍS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE VIEIRAS: A JOIA DO MAR EM CULTIVO SUSTENTÁVEL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br