Connect with us

Judiciário

Salário maternidade: um direito desconhecido pelas mães desempregadas

Há quase quinze anos, com a edição do Decreto nº 6.122/2007, a garantia do salário maternidade às mães desempregadas ficou expressa na legislação previdenciária. No entanto, muitas mães deixam de requerer o benefício por desconhecimento

1. SALÁRIO MATERNIDADE: MÃES DESEMPREGADAS TEM DIREITO?

O salário maternidade é um benefício previdenciário devido à pessoa que se afasta de sua atividade, por motivo de nascimento de filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

Este benefício está regulamentado pelo art. 97, do Decreto n. 3.048/99, que, na sua redação original, previa que o salário maternidade da segurada empregada era devido enquanto existia a relação de emprego. Contudo, a jurisprudência pacificou entendimento de que, para ter acesso ao salário-maternidade, a interessada não precisava ter vínculo empregatício, bastando a manutenção da qualidade de segurada.

A partir do entendimento jurisprudencial, o Art. 97 do Decreto 3.048/99 ganhou nova redação, por meio do Decreto n. 6.122/2007, que dispôs que, durante o período de graça, a segurada desempregada faria jus ao recebimento do salário-maternidade nos casos de demissão antes da gravidez, ou, durante a gestação, nas hipóteses de dispensa por justa causa ou a pedido, caso em que a previdência pagará diretamente o benefício.

Por conseguinte, o decreto nº. 10.410/2020 alterou, mais uma vez, o Art. 97 do Decreto 3.048/99, passando a constar em seu parágrafo único que “Durante o período de graça a que se refere o art. 13, a segurada desempregada fará jus ao recebimento do salário-maternidade, situação em que o benefício será pago diretamente pela previdência social.”.

Com isso, resta consolidado que mães desempregadas, que preenchem os requisitos de carência e qualidade de segurada na data do fato gerador do benefício, quais sejam, nascimento de filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção, fazem jus ao salário maternidade.  


2. REQUISITOS PARA CONCESSÃO DO SALÁRIO MATERNIDADE ÀS MÃES DESEMPREGADAS

Inicialmente, cumpre destacar que o sistema previdenciário é contributivo para garantir o sistema financeiro-atuarial. Desta forma, para o segurado ter direito a uma prestação previdenciária, deve haver a contribuição.

Outrossim, para ser segurada da previdência social e ter direito ao salário maternidade, é necessário ter vertido contribuições ao regime geral de previdência, seja por meio do exercício de atividade laboral remunerada, com carteira assinada, condição em que é da responsabilidade do empregador o recolhimento, ou por meio de contribuição direta para previdência, como contribuinte individual ou contribuinte facultativa ou, ainda, se enquadrar na qualidade de segurada especial.

Conforme o tipo de filiação com a previdência social, há um número mínimo de contribuições exigidas para ter direito ao benefício, o que chamamos de carência. No caso da segurada empregada, inclusive as domésticas e as trabalhadoras avulsas, não há exigência da carência, já para as contribuintes individuais, seguradas especiais e facultativas, depende de dez contribuições mensais, conforme a Lei 9.876/1999, que alterou o art. 25 da Lei 8.213/1991.

Desta forma, para fazer jus ao benefício de salário maternidade, é necessário preencher os requisitos carência e manutenção da qualidade de segurada.

No caso das desempregadas, que deixam de contribuir com a previdência, há um período em que se mantém a qualidade de segurada mesmo sem contribuição, o chamado período de graça. Destarte, ainda que desempregada, mas estando no período de graça na data do parto, conforme os prazos estipulados no art. 15 da Lei 8.213/1991, terá direito ao salário-maternidade.


3. PERÍODO DE GRAÇA: MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE SEGURADO

O período de graça consiste no prazo em que o segurado continua amparado pela Previdência Social, mesmo não estando a exercer atividade que o enquadre como segurado obrigatório, nem contribuindo mensalmente, como facultativo. É, portanto, uma exceção diante do caráter eminentemente contributivo do sistema do Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

Desde modo, a qualidade de segurado é mantida, independentemente de contribuições, conservando todos os direitos perante a Previdência Social, nos prazos previstos no art. 15 da Lei n. 8.213/1991, quais sejam:

  • Sem limite de prazo, quem está em gozo de benefício, exceto do auxílio-acidente (exceção incluída pela Lei n. 13.846/2019);
  • Até 12 meses após a cessação de benefícios por incapacidade, salário maternidade ou a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social, que estiver suspenso ou licenciado sem remuneração;
  • Até 12 meses após cessar a segregação, para o segurado acometido de doença de segregação compulsória;
  • Até 12 meses após o livramento, para o segurado preso;
  • Até três meses após o licenciamento, para o segurado incorporado às Forças Armadas;
  • Até seis meses após interrompido o pagamento, para o segurado facultativo.

Conforme determina o dispositivo legal supramencionado, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada, manterá a qualidade de segurado até 12 meses após a cessação das contribuições, isto é, até doze meses contados do fim do vínculo empregatício.

Ademais, o período de graça ainda pode ser estendido para manutenção da qualidade de segurado daquele que cessou contribuições por desemprego ou interrupção da atividade laboral. O período de graça pode ser prorrogado para até 24 meses, se o trabalhador já tiver pago mais de 120 contribuições mensais e, ainda, por mais 12 meses para o segurado desempregado que comprove essa situação por registro no órgão próprio (situação que pode ser comprovada pelo recebimento do seguro desemprego).

Portanto, para fazer jus ao salário maternidade, a mãe desempregada deve verificar se, na data do parto, estava em gozo do período de graça, que pode se estender até 36 meses após a perda do vínculo empregatício. Em caso positivo, a prestação previdenciária salário-maternidade é devida durante 120 dias a partir da data do parto.


4. PRAZO PRESCRICIONAL: ATÉ QUANDO O BENEFÍCIO PODE SER REQUERIDO?

Nos termos do Art. 354 da Instrução Normativa nº 77/2015, o salário maternidade poderá ser requerido no prazo de cinco anos, a contar da data do fato gerador.

Portanto, mães desempregadas que não solicitaram o salário maternidade no nascimento do filho, podem solicitar o benefício até que a criança complete cinco anos de idade (prazo prescricional).

Neste caso, a segurada ainda fará jus ao benefício por 120 dias a partir da data do parto. Cujo cálculo do valor do benefício consistirá em 1 doze avos da soma dos 12 últimos salários de contribuição, apurados em período não superior a 15 meses.


5. CONCLUSÃO

Em que pese há quase quinze anos, com a edição do Decreto n. 6.122/2007, a garantia do salário maternidade às mães desempregadas ter ficado expressa na legislação previdenciária, muitas mães desempregadas deixam de requerer o benefício por desconhecerem seus direitos.

Portanto, deve-se difundir que a maternidade está acobertada pela previdência social, estando a segurada, empregada ou não, e que, para requerer o benefício junto ao INSS, basta que a mãe desempregada esteja dentro do período de graça na data do parto e, ainda,  que entre a data do nascimento do filho e o requerimento do benefício não tenha transcorrido o prazo prescricional de cinco anos.


REFERÊNCIAS

ALVES, Hélio Gustavo.  Guia prático dos benefícios previdenciários: de acordo com a Reforma Previdenciária – EC 103/2019 / Hélio Gustavo Alves. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2020

LAZZARI, João Batista. CASTRO, Carlos Alberto  Manual de Direito Previdenciário  – 23. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2020.

Autor

  • Márcia Gabriele C. Silva – Advogada, Pós graduada em Direito Processual Civil e Direito Civil, especialista em Gestão Pública e Gestão de Pessoas, Pós Graduanda em Direito da Seguridade Social. Servidora Pública Federal.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca1 hora ago

Gervásio debate desafios e oportunidades para o país com principais lideranças políticas e empresariais

Internacional2 horas ago

Elon Musk pode comprar a Globo? Entenda a possibilidade com base na Constituição

CIDADE6 horas ago

Feira Móvel do Produtor estreia na Feira de Jaguaribe nesta quarta-feira

ESTADO6 horas ago

Governo da Paraíba divulga resultado parcial do edital do Programa Paraíba sem Fronteiras

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Asplan comemora tramitação do PL que pune invasores de terras e diz é preciso aprovação para aumentar segurança no campo

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Prefeito ressalta geração de empregos durante visita às obras de expansão da empresa AeC

CIDADE7 horas ago

Prefeitura de João Pessoa e CMS iniciam Conferência sobre ‘Gestão do Trabalho e Educação na Saúde’ 

CIDADE7 horas ago

Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa inicia atendimentos em urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

ESTADO7 horas ago

Governo da Paraíba intensifica obras em aeródromos estaduais

Nacional7 horas ago

CCJ da Câmara deve votar projetos contra invasões de terras

Judiciário7 horas ago

Presidente do TRE-PB inspeciona atendimento eleitoral no Espaço Cultural

CIDADE7 horas ago

CCJ aprecia 30 matérias na reunião da CMJP

ESTADO7 horas ago

Clubes e entidades assinam o termo do programa Paraíba Esporte Total nesta terça-feira (23)

ESTADO8 horas ago

Artesanato paraibano conquista Reconhecimento de Excelência da Unesco e do Conselho Mundial do Artesanato

ESTADO8 horas ago

Paraíba teve mais de 5,5 mil contratos renegociados pelo Desenrola FIES

CIDADE8 horas ago

Prefeitura lança edital 2024 do Apoio Universitário para 300 estudantes e programa chega à marca de 735 beneficiados

ESTADO8 horas ago

Governo realiza última rodada de consultas públicas sobre gestão dos recursos hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas

ESTADO8 horas ago

Paraíba registra aumento de mais de 40% na quantidade de descargas atmosféricas no primeiro trimestre de 2024

Politíca8 horas ago

Veneziano homenageia 376 anos do Exército Brasileiro e enaltece postura atual das Forças Armadas, em defesa da Constituição e da democracia

Politíca8 horas ago

Murilo lamenta falecimento de Agassiz Almeida e destaca trajetória política do ex-sogro em defesa da democracia

Politíca8 horas ago

Família, amigos e autoridades se despedem do ex-deputado Agassis Almeida em velório na ALPB

Politíca8 horas ago

Tovar integra grupo de 63 políticos que participaram da I Romaria dos Parlamentares

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Quinteto Uirapuru se apresenta na Igreja da Guia, nesta sexta, 26 – É o projeto “Templos de Fé e Música” que une arte e educação

Nacional8 horas ago

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

Nacional8 horas ago

Janja leva Lula ao Palácio do Planalto em carro de R$ 449 mil

Nacional8 horas ago

Cármen Lúcia mantém decisão que condenou Deltan Dallagnol a indenizar Lula

Nacional8 horas ago

Lula tem avaliação negativa em seis de oito áreas do governo, aponta pesquisa Ipec

Nacional9 horas ago

Lira aponta jogo duplo do Planalto e desgaste de sua imagem

Nacional9 horas ago

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Saúde9 horas ago

Prefeitura convoca grupo prioritário para vacinação contra gripe nas USFs, policlínicas e pontos extras 

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional11 horas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO11 horas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde11 horas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública11 horas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA3 dias ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional3 dias ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura3 dias ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura4 dias ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional4 dias ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura4 dias ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura1 semana ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional1 semana ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca1 semana ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE1 semana ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública1 semana ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde1 semana ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA1 semana ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional2 semanas ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde2 semanas ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Saúde2 semanas ago

POR QUE O BRASIL TEM RECORDE DE CASOS DE DENGUE?

Nacional2 semanas ago

SOTAQUE CARIOCA: POR QUE SE FALA CHIADO NO RJ?

Saúde2 semanas ago

O QUE O CAFÉ FAZ REALMENTE COM O SEU CORPO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA COCADA DE MARACUJÁ

Saúde2 semanas ago

IBGE APONTA QUE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ADULTA ESTÁ ACIMA DO PESO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br