Connect with us

Esporte

Empresários paraibanos assinam convênio para a implementação de primeiro kartódromo sustentável no Brasil

A construção do primeiro kartódromo totalmente ecológico, terceiro projeto desenvolvido pela agência paraibana de captação de recursos Plataforma 11 para atender o Instituto Chico Neto Racing, começa a ser idealizado em Armação dos Búzios-RJ, onde na segunda-feira (14), foi realizado o primeiro contato para um futuro termo de parceria com a Prefeitura Municipal.

         A solenidade de assinatura do convênio contou com a participação do prefeito de Búzios, Alexandre Martins (PRB), o presidente do Instituto Chico Neto, Jailson Florentino, os pilotos de kart, Chico Neto e Pietro Nalesso, os pais de Pietro e a Ceo da Plataforma 11, Pryscilla Dora.

“Esse foi o primeiro contato com os representantes do Instituto Chico Neto Racing. Estar aberto e acessível ao diálogo é importante para planejamentos e futuros projetos sociais como esse. Estou aqui para buscar sempre o melhor para o nosso município. Certeza de que esse vínculo será um grande ganho para a nossa região”, comentou Alexandre.

         Para o diretor de relacionamento da Plataforma Onze, Fabrício Dora, na concepção desse projeto a empresa procurou incorporar iniciativas de acessibilidade, utilizar conceitos de sustentabilidade na obra, com o uso de energias renováveis, além de um método de construção mais verde possível, desde o tipo de asfalto a ser usado na obra, como outros tipos de materiais. “E ainda outra novidade, é que as corridas no equipamento serão com karts elétricos”, anunciou.

         Fabrício revelou que o projeto deste kartódromo contará com escolas de mecânica para crianças em situação de vulnerabilidade social, como também abrigará outros tipos de entretenimento numa imensa área de lazer que está sendo construída, e isso vem de encontro com o plano de governo da atual gestão municipal e do empresariado local que também será importante aliado na construção do equipamento.

         O Instituto Chico Neto Racing e a Plataforma Onze trabalham na mobilização e atração de novos patrocinadores para o empreendimento que podem entrar em contato pelo (83) 98711-6149. As duas entidades são paraibanas.

O Instituto Chico Neto tem projeto aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte que possibilita doação de parte do imposto de renda de empresas, com isso, consegue atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inserção e a melhoria da qualidade de vida com escolinhas desportivas, no caso do kart, passam por simuladores, onde as crianças que se destacarem vão começar a ter aulas de kart indoor, e aquelas que continuarem se destacando serão escolhidas para competições em pista e o início da carreira patrocinada.

Segundo Fabrício Dora, a intenção é fazer do automobilismo que é um esporte de alto nível e investimento elevado, num esporte mais acessível para crianças em situação de vulnerabilidade social. “Quem sabe a gente não descobre aí um grande talento e que possa se tornar um referencial, abrindo caminhos para divulgar o esporte como importante instrumento de equidade social”, destacou.

Feliz coincidência ou não, o piloto cearense, radicado paraibano, Chico Neto, nome que leva o instituto social, mais uma vez protagoniza uma ação solidária, desta vez, na vida dos desportistas cariocas da cidade de Búzios-RJ.

A distância é só geográfica, mas muito próxima na irmandade e união de dois pilotos, hoje com doze anos, que serviram de exemplo, ainda na fase tenra da idade, aos nove anos, quando Pietro Nalesso, carioca de Búzios-RJ, impossibilitado de continuar correndo nas pistas do automobilismo por falta de condições financeiras, tocou o coração de Chico Neto, que ao perceber ser aquela, a última corrida do companheiro de pista, não hesitou em mover a família e amigos para a causa.

Segundo o vice-presidente do instituto, Caio Arruda, o automobilismo chega a ser um esporte de auto-custo, pois em média, por ano, o piloto pode desembolsar até R$ 200 mil.

Ainda criança, Chico Neto teve a cabeça de um gigante, ao comover primeiro o pai para captar recursos a fim de dar prosseguimento a carreira de Pietro Nalesso, e assim, a primeira proeza dele foi conquistada, o maior prazer segundo ele, bem maior do que subir nos pódios da vida e erguer as taças nas 35 corridas durante os cinco anos de disputas, desde os 7 anos de idade, das quais, 33 obteve o primeiro lugar.

O menino que pensava como adulto, após ajudar o colega de pista, mais uma vez se dirigiu ao pai, e disse que queria fazer isso na vida: continuar ajudando crianças na realização de sonhos, seja por meio do esporte ou outras iniciativas que pudessem alavancar a carreira de outras pessoas na sua faixa etária ou não.

E foi assim que nasceu o Instituto Chico Neto Racing em 2018, e hoje coleciona efetivas ações na vida não só de paraibanos, mas de pessoas que vivem até mesmo em situações de extrema pobreza na África, por meio da iniciativa Fraternidade sem Fronteiras.

Nesses três anos na Paraíba, o instituto já conseguiu atender mais de 200 crianças e adolescentes com escolinhas de kart, judô, surf, futebol de salão, entre outros, em bairros periféricos de João Pessoa. “O esporte tem ajudado não só na socialização das crianças, mas até mesmo em problemas de saúde, como déficit de atenção”, destacou Caio.

Em razão da pandemia, o instituto vem trabalhando de forma limitada e atende 80 crianças no bairro de Mangabeira com aulas de futebol de salão, mas a diretoria faz prognósticos que após a regularidade da situação sanitária do país, a meta é atender mais de 1.000 crianças e adolescentes com todos os projetos já planejados na área de esportes.

Para o público alvo do instituto é cobrado notas escolares, comportamento, além da assiduidade nas aulas escolares que está matriculado, e ainda compromisso e assiduidade nos projetos esportivos.

Para Fabrício Dora, Chico Neto é um menino fora da curva na sua faixa etária, pois é ele quem sempre toma as iniciativas do instituto, virou palestrante, continua estudando, mas vem paralelamente ajudando no desenvolvimento econômico e social de crianças e adolescentes.

Se para voar nas pistas precisou de talento e da ajuda dos pais, Chico Neto por meio do instituto prova que por meio da solidariedade é possível dar asas aos sonhos de quem busca uma oportunidade, seja para vencer nas competições de uma atividade desportiva, seja pra conquistar oportunidades no mercado, um duelo que nem sempre se encontra em situações de igualdade e disputa.

Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE4 horas ago

Ao lado de Aguinaldo, prefeita de Bayeux lança candidatura de Daniela Ribeiro ao Governo da PB

Segurança Pública4 horas ago

GCM de Conde reforça patrulhamento em todo município, com foco no litoral

CIDADE4 horas ago

Prefeitura de Conde intensifica ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya; veja vídeo

Educação & Cultura4 horas ago

Pesquisador da UFPB descobre espécie de peixe no rio Mamanguape

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

DCF/UFPB lança edital para contratação de Professor Voluntário

Educação & Cultura4 horas ago

Funjope encerra calendário de reuniões com integrantes dos movimentos sociais

Internacional5 horas ago

Alemanha poderá ter menos liberdades para não vacinados

Internacional5 horas ago

Bélgica volta a ser castigada por enchentes

Judiciário5 horas ago

A Lei do Superendividamento: aspectos gerais e o papel da Defensoria Pública

Judiciário5 horas ago

Confiabilidade da urna eletrônica e a proposta de voto híbrido

Judiciário5 horas ago

A inteligência artificial e o direito

Saúde5 horas ago

Prefeitura segue com aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 nesta terça

Educação & Cultura5 horas ago

Aprovados no Apoio Universitário devem comparecer à palestra de apresentação do programa nesta sexta

Judiciário5 horas ago

Terceira Câmara mantém condenação de ex-prefeito por improbidade administrativa

ESTADO5 horas ago

Saibam o que foi falado no Programa Fala Governador

CIDADE6 horas ago

Santa Rita se prepara para o Vacina Sem Parar, com 24h de vacinação, nesta quinta-feira (29)

Segurança Pública6 horas ago

Acorde: Fundac realiza festival de música para estimular talentos no sistema socioeducativo

ESTADO6 horas ago

Programa Empreender PB abre 840 vagas de inscrições e realiza 340 assinaturas de contratos

ENTRETENIMENTO6 horas ago

TV Assembleia homenageia Alagoa Grande com exibição de documentário nesta segunda

CIDADE6 horas ago

Obras do Pavimenta Cabedelo seguem levando calçamento de qualidade a mais de 15 ruas em cinco bairros

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Akatsuki: todos os membros, a história e poderes de cada um | Naruto

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Saga Crepúsculo: a ordem correta para assistir aos filmes

Internacional11 meses ago

Polícia invade orgia gay “regada a drogas” de padres do Vaticano

Saúde12 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Nacional10 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Internacional9 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Internacional12 meses ago

Economia alemã tem retração histórica

CIDADE11 meses ago

Tentaram assassinar a pré-candidata a prefeita da cidade do Conde Karla Pimentel

Internacional12 meses ago

Cidades dos EUA registram confrontos em atos antirracismo

Judiciário12 meses ago

Política Nacional de Turismo não impede cobrança de direitos autorais em estabelecimentos de hospedagem

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

30 espécies de morcegos muito bizarras para serem consideradas morcegos

Nacional12 meses ago

Estados e municípios poderão ter mais prazo para se adequarem à reforma da Previdência

Tecnologia6 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

Nacional12 meses ago

Senadores avaliam queda da arrecadação federal e aumento da previsão de deficit

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Stranger Things | Teoria sugere que Demogorgon é alguém que já conhecemos

CIDADE6 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE10 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

CIDADE8 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia7 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE10 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

ENTRETENIMENTO12 horas ago

A brasileira que descobriu o passado nazista do próprio avô

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Os mistérios da vida, morte e aparência de Cleópatra

Saúde13 horas ago

4 razões para fugir de teste rápido após vacina contra covid-19

Educação & Cultura13 horas ago

OS HÁBITOS MALVISTOS QUE ESTIMULAM A CRIATIVIDADE

ECONOMIA13 horas ago

CHINA SEGUIRÁ DEPENDENDO DA CARNE SUÍNA BRASILEIRA

Saúde3 dias ago

Os poderosos benefícios do CHÁ DE ALECRIM

Saúde3 dias ago

VACINAS CONTRA A COVID-19: COMO FUNCIONA A OXFORD/ASTRAZENECA?

Tecnologia3 dias ago

PROJETO RECOMEÇO: SECULT, EMC E TV DIVERSA VÃO COMPARTILHAR CONTEÚDOS

ECONOMIA3 dias ago

ALTERNATIVA MAIS BARATA À CARNE, OVOS TAMBÉM ESTÃO MAIS CAROS

ECONOMIA3 dias ago

EMPRESAS ENFRENTAM A FALTA DE APOIO NA RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

Tecnologia3 dias ago

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA RETOMADA DO TURISMO RURAL

Tecnologia3 dias ago

USO DO CELULAR NO HOME OFFICE

ECONOMIA3 dias ago

VARIAÇÃO DE PREÇO DO GÁS DE COZINHA CHEGA A 65%

Internacional4 dias ago

POR QUE REINO UNIDO ESTÁ REABRINDO, APESAR DA ALTA NOS CASOS DE COVID-19

Internacional4 dias ago

UNIÃO EUROPEIA DISCUTE IMPLANTAÇÃO DA TAXAÇÃO VERDE

Tecnologia4 dias ago

FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO

Judiciário4 dias ago

Perícia médica e o INSS #01: Avaliação desde a chegada

Saúde5 dias ago

COMO O ÁLCOOL AFETA NOSSO CORPO?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS – PARTE 1

Tecnologia5 dias ago

AS APLICAÇÕES DO GRAFENO

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também