Connect with us

Judiciário

O divórcio durante a pandemia e a sua relação com a mediação digital

Além de vidas, a pandemia marcou o fim de muitos casamentos. A partir do término do matrimônio, o divorciando questiona-se: como proceder?

INTRODUÇÃO

O Poder Judiciário brasileiro possui, sem dúvidas, um esmagador número de processos em andamento. O país ocupa o trigésimo lugar entre os sistemas mais litigiosos do mundo, com cerca de 73% de seus processos em situação de congestionamento, segundo o Banco Mundial. Essa problemática, decerto, ficou ainda mais evidente com a Pandemia do COVID-19, uma vez que tal momento calamitoso aumentou as adversidades jurídicas e, por consequência, a busca pelos métodos mais adequados de resolução de conflitos, como a mediação online. Desse modo, evidencia-se, assim, a desenfreada busca pela agilidade, no que condiz à resolução das imutáveis situações processuais contemporâneas brasileiras, principalmente em processos relativos ao Direito de Família.

Em vista desse cenário, é necessário situar o divórcio nesse novo panorama social, cujo número cresceu no segundo semestre de 2020 cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Colégio Notarial do Brasil. De fato, tal aumento muito se justifica por conta do isolamento forçado provocado pela quarentena, o que desgasta relacionamentos com a intensidade da convivência. Assim sendo, é possível apontar benefícios ao advento desse já citado método mais adequado de resolução de conflitos, realizando, por certo, um panorama comparativo em relação aos novos meios de realização de divórcios presentes no período pandêmico.


1. O PANORAMA DO DIREITO DA FAMÍLIA NO PERÍODO PANDÊMICO

O mundo contemporâneo incentiva a liberdade individual, onde a confiança do ser humano está em sua capacidade de moldar o próprio futuro. Entretanto, essa sensação de liberdade no corpo coletivo e econômico é uma ilusão gerada pelo excesso dela, podendo ser explicada pela ação social dos que tentam buscá-la. Ademais, essa impressão criada pela mídia, é classificada por Gramsci como “a parte mais dinâmica da superestrutura ideológica” que, com o isolamento social e a mudança das rotinas, impôs aos indivíduos uma readaptação para uma nova realidade. Ou seja, o corpo social brasileiro obteve para si uma problemática relativa às mudanças no desenvolvimento familiar, em alguns casos, de maneira negativa, sendo refletida essa mudança no sistema jurídico brasileiro.

Em contraponto a este quadro, houve o aumento da busca por métodos mais adequados de resolução de conflito, principalmente em relação aos divórcios, com a mediação, sendo ela restabelecedora de diálogos com a finalidade de amenizar o volume de divórcios litigiosos, o que, dessa maneira, reduz o impacto no poder judiciário relativo a um aumento no congestionamento dos processos. Nesse sentido, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Provimento nº 100/2020, abriu a possibilidade do divórcio online, desde que siga as mesmas regras do divórcio extrajudicial. Portanto, a implementação dessa medida emergencial, ao mostrar sua eficácia, exibiu sua importância para todo o corpo social por ser rápida e eficaz, fazendo com que exista a possibilidade de expandir os processos online mesmo após o período pandêmico.


2. MEDIAÇÃO DIGITAL: DESLITIGIAÇÃO

Como exposto acima, a sociedade brasileira é uma das maiores litigantes contemporâneas.

Ademais, os indivíduos, antes de recorrer ao sistema judiciário brasileiro, por temer não conseguir solucionar suas problemáticas de maneira ágil e célere, acabam optando por técnicas autocompositivas de resolução de conflito, como a mediação online. Acrescentando algo ao que já foi referido, tal positivo meio de resolução de embates, seja ele jurídico ou não, em suma, acaba por realizar o contrário do judiciário comum, no que condiz à transferência do poder de resposta a um terceiro, ou seja, a mediação, em sua essência, tem como escopo primordial a aproximação das partes, para que, assim, juntas resolvam seus conflitos.

Outrossim, o desenvolvimento, a difusão e a aplicação de métodos mais adequados de resolução de conflitos no meio social brasileiro, sem dúvidas, se faz necessário. Para mais, certamente, o disruptivo programa de mediação digital que, em suma, tem como escopo principal a facilitação do diálogo entre indivíduos interessados e empenhados em dirimir seus embates, se edifica em uma crescente procura por parte dos cidadãos, uma vez que a praticidade e a eficiência se mostram como as principais características de tal ferramenta solucionadora de problemas – características, estas, fundamentais no momento da facilitação e resolução de um problema jurídico ou não jurídico.

Nesse sentido, é de suma importância destacar as principais áreas da atuação mediática digital, isto é, áreas do direito em que a mediação está intrinsecamente e principalmente ligada, como: Direito de Família, Direito do Trabalho e Direito Empresarial. Assim sendo, o Direito de Família, como anteriormente versado, é um dos mais presentes nos processos autocompositivos, porque, é certo que o processo de mediação objetiva simplificar a comunicação entre os indivíduos, além de, também, instaurar processos restaurativos em relação aos vínculos precedentes das pessoas envolvidas na técnica em pauta; para mais, a modalidade online da mediação, pilar principal do texto, oferta a redução temporal e monetária do litigioso processo judiciário, pois, com segurança, os indivíduos podem realizar tal procedimento de suas residências, o que, por óbvio, otimiza o tempo e o deslocamento, além de que os indivíduos não irão precisar desembolsar exageradas quantias em relação ao pagamento do procedimento judicial comum.


3. DIVÓRCIO ON-LINE

A mediação, no tocante ao procedimento do divórcio, é imprescindível para solucionar o conflito existente entre os cônjuges e evitar que o litígio alcance os tribunais para a dissolução judicial do matrimônio. É justamente com o escopo de salvaguardar que as partes atinjam uma solução extrajudicial para o término do matrimônio, que o trâmite mediático se adaptou ao contexto pandêmico e ajustou-se aos trâmites on-line. Dessa forma, algumas start-ups surgiram com a finalidade de possibilitar a concretização do divórcio on-line, ao oferecer em suas cartilhas de serviço a mediação como solução adequada para selar acordos e distanciar os indivíduos do exaustivo judiciário brasileiro.

Essas plataformas, de mais da mediação, fornecem advogados credenciados para orientar as partes no divórcio extrajudicial, além de efetuar procedimentos inerentes ao divórcio, como o inventário, imprescindível para a partilha de bens. É possível notar que houve uma ampla adesão popular aos meios telemáticos para a consolidação do divórcio, um exemplo claro, que ilustra esse fenômeno, é que uma plataforma on-line especializada justamente em procedimentos de divórcio, a Direito de Família Digital, cresceu cerca de 400%, como indica o jornal O Estado de S. Paulo.

No entanto, caso haja preferência das partes pelo processo ordinário do divórcio, ressalta-se que seu rito também está sendo obedecido pela forma on-line. Deve-se ter em mente que sua implementação se deu por conta da pandemia do COVID-19, para que sejam atendidas e respeitadas todas as medidas restritivas recomendadas pelas autoridades públicas. Em conformidade com essa realidade, o poder judiciário teve seu procedimento modificado pela Resolução 329 do CNJ, ao adotar audiências por videoconferência em detrimento das presenciais. Sincronicamente ao retromencionado dispositivo, o procedimento cartorário também acolheu o trâmite virtual, por meio do e-Notariado, delimitado pelo Provimento nº 100/2020 do CNJ.

O divórcio extrajudicial online, que se dá quando há consentimento entre os cônjuges no término do casamento e não há filhos incapazes, tem seu início a partir do peticionamento do pedido de divórcio pelo casal, e que este declare expressamente que há consentimento no divórcio. Vale ressaltar que, mesmo no divórcio extrajudicial, é preciso que as partes estejam acompanhadas de um advogado para uma correta orientação quanto aos direitos pertinentes aos indivíduos.

A partir disso, é realizada uma reunião virtual para identificação das partes e consequente conclusão do ato notarial pelo tabelião. Já quando não há consenso no que tange ao fim do matrimônio, ou então exista filhos incapazes na relação, há a configuração do divórcio judicial, e assim, é realizada uma audiência judicial, que também é online, respeitando o disposto na Resolução 329 do CNJ enquanto perdurar as medidas restritivas de saúde.

CONCLUSÃO

Dessa maneira, fica evidente que, dentro desse cenário pandêmico, resta imprescindível se adentrar à natureza da Mediação para buscar soluções benéficas em direção ao facilitamento do divórcio. Assim, dentro de uma sociedade como a brasileira, notada por ser uma das que mais possui litígios por cidadão no mundo, a procura por soluções extrajudiciais de resolução de conflitos é de extrema importância tanto para o poder judiciário, que se vê menos sobrecarregado de demandas, como para os litigantes, dada a abrangência que um divórcio atinge no âmbito pessoal e familiar das partes. Pode-se inferir, por fim, que a procura por resoluções autocompositivas de conflitos é, decerto, a resposta para todos que prezam por legitimidade, celeridade e pacificidade em todos os planos.


REFERÊNCIAS

CNJ. Provimento Nº 100 de 26/05/2020. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3334. Acesso em: 15 abr. 2021.

CNJ. Resolução Nº 329 de 30/07/2020. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3400#:~:text=realizados%20por%20videoconfer%C3%AAncia.-,Art.,magistrado%20integral%20controle%20do%20ato.&text=Em%20caso%20de%20dificuldade%20t%C3%A9cnica,e%20redesignada%20para%20outra%20data.. Acesso em: 15 abr. 2021.

CONJUR. Número de divórcios explode na pandemia e gera oportunidades de negócio.

Disponível em: https://www.conjur.com.br/2021-mar-06/numero-divorcios-explode-gerao p o r t u n i d a d e s -negocio#:~:text=N%C3%BAmero%20de%20div%C3%B3rcios%20explode%20na%20pandemia%20e%20gera%20oportunidades%20de%20neg%C3%B3cio&text=O%20segundo%20semestre%20de%202020,Federal%20(CNB%2FCF).. Acesso em: 15 abr. 2021.

CONJUR. Saiba o que é o divórcio online e suas vantagens. Disponível em: https://brunonc.jusbrasil.com.br/artigos/857784964/saiba-o-que-e-o-divorcio-online-e-suasvantagens#:~:text=Quais%20as%20vantagens%20do%20div%C3%B3rcio,dessa%20forma%20lhe%20economiza%20tempo.. Acesso em: 15 abr. 2021.

ESTADÃO. Plataforma de Divórcio Online cresce 400% durante a pandemia. Disponível em:http://patrocinados.estadao.com.br/medialab/releaseonline/geral-plataforma-de-divorcioon l i n e – c r e s c e – 4 0 0 – d u r a n t e – a – p a n d e m i a /#:~:text=GERAL%20%3A%3A%20Plataforma%20de%20Div%C3%B3rcio%20Online%20c r e s c e % 2 0 4 0 0 % 2 5 % 2 0 d u r a n t e % 2 0 a % 2 0 p a n d e m i a , -por&text=De%20acordo%20com%20o%20Google,partir%20do%20m%C3%AAs%20de%20maio. Acesso em: 25 abr. 2021.

IDIVORCIEI. Assessoria Jurídica. Disponível em: https://idivorciei.com.br/areas-deatuacao/assessoria-juridica/. Acesso em: 15 abr. 2021.

Autores

  • Nicholas Klaus Kerschbaum Brognoni – Nicholas Klaus Kerschbaum Brognoni é, decerto, um estudante de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Ademais, Brognoni faz parte do Grupo de estudos de Mediação e Negociação, GEMN (áreas de produção acadêmica e competição) e do Grupo de Estudos de Arbitragem Comercial (GEAC Nacional), ambos da PUCC. Para mais, Nicholas se mostra proativo nos estudos de Direito Penal, Constitucional, Civil, Tributário, Jurisprudencial em geral, entre outros diversos ramos. Nesse sentido, pois, podemos dizer que Brognoni se mostra como um grande entusiasta do direito como instrumento normativo.
  • Leonardo Guardia Drago – Acadêmico em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Estagiário no escritório Mangerona & Pompeu.
  • Carolina de Souza Malavazi – Estudante de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas Monitora em Introdução ao Estudo do Direito I Membro da Produção Acadêmica e Competição do Grupo de Estudos em Medição e Negociação da PUC Campinas – GEMN PUCC

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE2 horas ago

Sara Cabral lidera pesquisa DataVox em Bayeux com ampla vantagem

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Projeto da FLIC usa o cinema para discutir temas do Enem

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Música, performance e circo na programação do Viva Usina

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba tem músicas de Mozart, Beethoven e Villa-Lobos

Politíca3 horas ago

Projeto de Jutay proíbe reconhecimento facial ou biometria para garantir bem-estar de deficientes e neurodivergentes

Politíca10 horas ago

Gervásio debate desafios e oportunidades para o país com principais lideranças políticas e empresariais

Internacional10 horas ago

Elon Musk pode comprar a Globo? Entenda a possibilidade com base na Constituição

CIDADE15 horas ago

Feira Móvel do Produtor estreia na Feira de Jaguaribe nesta quarta-feira

ESTADO15 horas ago

Governo da Paraíba divulga resultado parcial do edital do Programa Paraíba sem Fronteiras

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Asplan comemora tramitação do PL que pune invasores de terras e diz é preciso aprovação para aumentar segurança no campo

CONCURSO E EMPREGO15 horas ago

Prefeito ressalta geração de empregos durante visita às obras de expansão da empresa AeC

CIDADE15 horas ago

Prefeitura de João Pessoa e CMS iniciam Conferência sobre ‘Gestão do Trabalho e Educação na Saúde’ 

CIDADE15 horas ago

Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa inicia atendimentos em urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

ESTADO15 horas ago

Governo da Paraíba intensifica obras em aeródromos estaduais

Nacional15 horas ago

CCJ da Câmara deve votar projetos contra invasões de terras

Judiciário15 horas ago

Presidente do TRE-PB inspeciona atendimento eleitoral no Espaço Cultural

CIDADE15 horas ago

CCJ aprecia 30 matérias na reunião da CMJP

ESTADO16 horas ago

Clubes e entidades assinam o termo do programa Paraíba Esporte Total nesta terça-feira (23)

ESTADO16 horas ago

Artesanato paraibano conquista Reconhecimento de Excelência da Unesco e do Conselho Mundial do Artesanato

ESTADO16 horas ago

Paraíba teve mais de 5,5 mil contratos renegociados pelo Desenrola FIES

CIDADE16 horas ago

Prefeitura lança edital 2024 do Apoio Universitário para 300 estudantes e programa chega à marca de 735 beneficiados

ESTADO16 horas ago

Governo realiza última rodada de consultas públicas sobre gestão dos recursos hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas

ESTADO16 horas ago

Paraíba registra aumento de mais de 40% na quantidade de descargas atmosféricas no primeiro trimestre de 2024

Politíca16 horas ago

Veneziano homenageia 376 anos do Exército Brasileiro e enaltece postura atual das Forças Armadas, em defesa da Constituição e da democracia

Politíca16 horas ago

Murilo lamenta falecimento de Agassiz Almeida e destaca trajetória política do ex-sogro em defesa da democracia

Politíca16 horas ago

Família, amigos e autoridades se despedem do ex-deputado Agassis Almeida em velório na ALPB

Politíca17 horas ago

Tovar integra grupo de 63 políticos que participaram da I Romaria dos Parlamentares

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Quinteto Uirapuru se apresenta na Igreja da Guia, nesta sexta, 26 – É o projeto “Templos de Fé e Música” que une arte e educação

Nacional17 horas ago

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

Nacional17 horas ago

Janja leva Lula ao Palácio do Planalto em carro de R$ 449 mil

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional19 horas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 horas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO19 horas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde19 horas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública19 horas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA4 dias ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional4 dias ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura4 dias ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura5 dias ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional5 dias ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura5 dias ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura1 semana ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional1 semana ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca1 semana ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE1 semana ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública1 semana ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde1 semana ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA1 semana ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional2 semanas ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde2 semanas ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Saúde2 semanas ago

POR QUE O BRASIL TEM RECORDE DE CASOS DE DENGUE?

Nacional2 semanas ago

SOTAQUE CARIOCA: POR QUE SE FALA CHIADO NO RJ?

Saúde2 semanas ago

O QUE O CAFÉ FAZ REALMENTE COM O SEU CORPO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA COCADA DE MARACUJÁ

Saúde2 semanas ago

IBGE APONTA QUE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ADULTA ESTÁ ACIMA DO PESO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br