Connect with us

ENTRETENIMENTO

O filme que definiu o thriller erótico nos anos 90 e acabou matando o gênero

Quase 30 anos atrás, foi lançado um filme de suspense sobre uma serial killer e um detetive da polícia.

As críticas foram mais ou menos (“muita fala, lento e pouco original”, escreveu Stephen Hunter no jornal Baltimore Sun), seu protagonista, Michael Douglas, já havia interpretado papéis semelhantes antes, e o principal ponto de discussão foi a cruzada de pernas de sua colega de elenco.

Pode parecer indecente, mas Instinto Selvagem passou a ser um dos maiores sucessos da década (logo à frente de 007 contra GoldenEye e A Bela e a Fera), e hoje é mais conhecido do que nunca — tanto por motivos positivos quanto negativos.

Uma versão restaurada deluxe em 4K está sendo lançada, mas Sharon Stone tem manifestado como se sentiu usada na infame cena e sua insatisfação com o relançamento — que classificou como “a versão XXX do diretor”, embora o Studio Canal tenha informado à BBC Culture que o filme restaurado é, na verdade, o mesmo que foi lançado na Europa em 1992 e não contém nenhum material que não tenha estado nas edições anteriores em DVD.

O que seus defensores e detratores podem concordar é que Instinto Selvagem se destaca de todos os outros suspenses eróticos da década de 1990.

Por mais notáveis que Obsessão Fatal Mulher Solteira Procura possam ter sido, eles não vão ter relançamentos de prestígio agora, tampouco suas estrelas seguem ganhando as manchetes escrevendo sobre o que aconteceu nos bastidores das filmagens.

O crítico e escritor Matthew Turner é apresentador de Fatal Attractions, podcast dedicado ao gênero suspense erótico, e ele classifica Instinto Selvagem como o melhor e mais importante dos 76 filmes que o podcast analisou até agora.

“É o sine qua non do gênero”, diz ele à BBC Culture.

“Sem Instinto Selvagem, não haveria como o suspense erótico ser tão grande quanto foi na década de 1990, e de maneira alguma estaríamos falando sobre isso agora.”

Os primeiros sinais do gênero começaram a ser sentidos na década de 1980, quando o sexo e a violência no cinema estavam se amalgamando em todos os tipos de novas posições picantes.

O público que quisesse uma trama de mistério para acompanhar sua excitação socialmente aceitável poderia ver Dublê de CorpoVítimas de uma PaixãoAtração Fatal (coestrelado por Douglas) e outras histórias tórridas de assediadores, chantagistas e assassinos com belos cabelos.

Essencialmente, eram reminiscências dos filmes noir que vinham com a atraente perspectiva de que os atores podiam tirar a roupa. Mas eles ainda não eram conhecidos como suspenses eróticos. Foi Instinto Selvagem que definiu e popularizou o gênero.

Por outro lado, pode-se dizer que Instinto Selvagem também ajudou a matar o gênero. Levou todos os aspectos do suspense erótico a extremos tão absurdos que não sobrou nenhum caminho para qualquer filme da mesma linha seguir.

Um dos responsáveis ​​foi Joe Eszterhas, que já havia escrito um suspense protoerótico, O Fio da Suspeita, em 1985.

Eszterhas era um ex-jornalista durão que chegou o mais perto que qualquer roteirista jamais chegou de ser uma estrela do rock.

Sharon Stone e Michael Douglas em 'Instinto Selvagem'
Legenda da foto,O enredo de ‘Instinto Selvagem’ inclui histórias que revelam o passado nada convencional dos protagonistas

Seus roteiros foram vendidos por cifras recordes e, como ele se gabou em seu livro de memórias de 2004, Hollywood Animal, ele “foi o único roteirista na história de Hollywood que teve groupies”.

É quase impensável hoje, quando a grande maioria dos sucessos de bilheteria é baseada em livros, histórias em quadrinhos e programas de TV, mas Eszterhas recebeu uma fortuna por roteiros resumidos da história.

Um dia, conforme relata em Hollywood Animal, ele “achou que seria divertido fazer um filme sobre um homem sendo manipulado por uma mulher que é brilhante, omnissexual e diabólica” — e o roteiro que ele bateu em 13 dias foi comprado em 1990 pela Carolco, um estúdio independente, por US$ 4 milhões.

Ele chamou a história originalmente de “Love Hurts“, mas antes de enviar para seu agente, sabiamente mudou o título para algo mais forte: Instinto Selvagem.

Uma batalha criativa de desejos

Assim como agora, porém, o poder dos roteiristas de Hollywood era limitado. Eszterhas esperava que Milos Forman dirigisse o filme, mas a Carolco optou por Paul Verhoeven, o diretor holandês de RoboCop e O Vingador do Futuro, no qual Stone teve um pequeno papel como agente secreta.

Verhoeven era capaz de oferecer entretenimento espetacular para agradar o público, mas havia algo diferente e subversivo em seus filmes: ele ia além dos limites do bom gosto, deixando os espectadores sem saber se deveriam ficar boquiabertos ou rir.

“Verhoeven veio do cinema holandês, em que a nudez explícita e cenas de sexo eram mais aceitáveis. Era a isso que ele estava acostumado”, diz Stevie Simkin, autor do livro Basic Instinct: Controversies.

“Ele viu um de seus filmes holandeses, O Quarto Homem, como uma espécie de prequela espiritual de Instinto Selvagem, e havia cenas que não eram chocantes para o público europeu, mas nunca teriam sido feitas na América na época. Ele estava definitivamente tentando quebrar barreiras.”

O que isso significava em termos de Instinto Selvagem era que Verhoeven planejava pegar tudo o que estava implícito no roteiro e colocar na tela.

Como Eszterhas diz em Hollywood Animal: “Todas as cenas no roteiro com qualquer nudez tinham uma observação descritiva: ‘Está escuro. Não podemos ver claramente’. Eu queria que essas cenas fossem sobre sombras e ângulos de câmera artísticos, não sobre pele, e certamente não sobre a nudez frontal completa.”

Mas Verhoeven tinha outras ideias.

Na verdade, Eszterhas ficou tão chocado com a abordagem prosaica do diretor para todas as questões carnais que tentou comprar de volta seu roteiro da Carolco e divulgou um manifesto puritano à imprensa reclamando que havia escrito um “mistério psicológico com cenas de amor feitas sutilmente”, enquanto “a intenção de Verhoeven era fazer de Instinto Selvagem um suspense sexualmente explícito”.

E se o sexo é desenfreado, a violência também é. Chega-se ao clímax, em mais de uma maneira, com a mulher misteriosa atacando o homem repetidamente com um picador de gelo: Verhoeven inclui até mesmo uma tomada macabra da lâmina fina passando direto pelo nariz da vítima.

O frenesi da assassina lembra a cena do chuveiro de Psicose, de Alfred Hitchcock, mas também remete à cena sangrenta de RoboCop em que um robô ED-209 com defeito atira por 15 segundos em um executivo.

E só para lembrar: tudo isso acontece na cena de abertura do filme.

Outros diretores de suspense teriam sugerido neste estágio inicial que você poderia ver algo provocativo mais tarde. Verhoeven, zombando deste tipo de linguagem, paga o valor do nosso ingresso nos primeiros minutos.

Paul Verhoeven
Legenda da foto,O diretor Paul Verhoeven optou por uma abordagem especialmente franca, que o distinguiu de outros neo-noirs tímidos e de foco suave

Não muito tempo depois, a ginástica de Stone e Douglas no quarto vai ainda mais longe. Diante da coragem dos atores e da sensibilidade holandesa desinibida de Verhoeven, Instinto Selvagem garantiu que o sexo em cada suspense erótico subsequente parecesse tímido em comparação.

Ele foi forçado a fazer uma concessão, no entanto.

“Ele estava muito interessado em fazer o primeiro filme de Hollywood com um pênis ereto em cena”, diz Simkin.

Mas teve que se contentar com a visão traseira de Douglas em vez disso.

Ainda assim, não são apenas o sexo e a violência que o filme leva a alturas (ou profundidades) quase burlescas. As homenagens espirituosas a Um Corpo que Cai e outros clássicos de Hitchcock estão por toda parte, desde a trilha sonora sinuosa de Jerry Goldsmith ao trabalho de câmera virtuoso de Bont.

As casas são magníficas. Os figurinos (tirando o decote em V de Douglas) são espetaculares. E a história é tão sensacional e tão complexa que oscila à beira da ironia, sem nunca se deixar levar totalmente.

Não somos informados sobre quem é o assassino na cena de abertura, mas sabemos que a vítima é uma estrela do rock aposentada, e que sua namorada é a personagem de Stone, Catherine Tramell.

Descobrimos então que Tramell é uma autora que escreveu sobre um astro do rock morto de maneira idêntica em um de seus romances. O detetive de polícia interpretado por Douglas, Nick Curran, investiga o caso, mas não consegue resistir à principal suspeita.

A nítida possibilidade de ela ser uma maníaca homicida faz parte do fascínio. (Alerta de spoiler: ela é.)

Este enredo já é mais absurdo do que, digamos, Atração Fatal e Vítimas de uma Paixão. Mas Instinto Selvagem está apenas começando.

Eszterhas acrescenta uma nova reviravolta ou revelação a cada cinco minutos, não apenas no romance em andamento, mas nas histórias de fundo dos personagens também. É prática padrão do filme noir ter um policial com um escândalo no passado.

Em Instinto Selvagem, o policial em questão é um alcoólatra que atirou acidentalmente em alguns turistas enquanto estava sob efeito de cocaína. Ah, e sua esposa se matou.

O currículo de Catherine é igualmente animado.

Seu primeiro marido era um boxeador que foi golpeado até a morte no ringue, e ela tinha um relacionamento obsessivo com sua colega de faculdade — que, como vimos, vem a ser psicóloga do departamento de polícia de Nick, interpretada por Jeanne Tripplehorn.

E sua namorada e melhor amiga? Nada demais, mas ambas massacraram vários membros de suas próprias famílias.

Uma anti-heroína inspiradora?

É Catherine quem personifica a sensação de que Instinto Selvagem é o suspense erótico que acaba com todos os demais. Outras personagens sedutoras de filme noir podem cometer seus crimes por dinheiro ou amor ou para escapar de um casamento sufocante, mas Catherine é solteira, rica e muito mais interessada em sexo do que em amor; ela mata só para ver se consegue se safar.

Por mais diabólica que ela possa ser, ela também é, de certa forma, uma figura estranhamente inspiradora.

“Ela é vista através de lentes masculinas paranoicas”, diz Anna Smith, crítica de cinema e apresentadora do podcast Girls on Film.

“Mas há aspectos de sua personagem que foram e até certo ponto ainda são revigorantes. Ela é a protagonista feminina em um filme comercial que tem uma carreira de sucesso, que está no controle total, mais inteligente do que os homens ao seu redor, sexualmente liberada e desafiadoramente não-maternal.”

Em seu comentário no DVD, Verhoeven chama Catherine de “diabo” e “satanás”.

De Bont diz que a vê como uma “deusa”.

Stone só ganhou o papel depois que nomes lucrativos como Michelle Pfeiffer, Geena Davis, Melanie Griffith e Kim Basinger recusaram. Mas é impossível imaginar alguém corresponder à confiança indiferente que ela incorpora ao personagem.

Madonna e Willem Dafoe em 'Corpo em Evidência'
Legenda da foto,’Corpo em Evidência’, com Madonna e Willem Dafoe, foi um dos vários suspenses eróticos que surgiram na sequência de ‘Instinto Selvagem’

Uma mistura inesquecível de Jessica Rabbit e Hannibal Lecter, Catherine está no comando de todas as situações, desde o momento em que transforma o namorado em um coador humano na cena de abertura até o momento em que sai impune no final.

Ficou famosa a cena do interrogatório em que ela descruzou e cruzou as pernas, mostrando à polícia, e ao espectador, que não estava de calcinha.

Em seu livro de memórias publicado recentemente, The Beauty of Living Twice (“A Beleza de Viver Duas Vezes”, em tradução literal), Stone repete sua alegação anterior de que foi assegurada por Verhoeven durante as filmagens de que “não veríamos nada”.

Mas ela também observa que a cena reveladora “foi correta para o filme e para a personagem”. É difícil discordar.

A cena mostra como Catherine está confortável com seu corpo e o poder que tem sobre os marmanjos que a admiram.

A sequência também pode ser interpretada como uma piada maliciosa sobre o que estamos pagando quando assistimos a um suspense erótico.

Os policiais enfileirados na sala de interrogatório são como os espectadores do cinema, boquiabertos com seu ídolo, não exatamente aprovando, mas levados à distração por um vislumbre de carne.

E se Verhoeven realmente estava comentando sobre o equilíbrio entre a libidinagem e o puritanismo dos frequentadores de cinema, então ele provou que estava certo.

Apesar de todo o pânico moral que seu lançamento causou, o público ficou fascinado por Catherine, e Instinto Selvagem subiu para o sexto lugar nas bilheterias americanas em 1992, apesar de sua classificação indicativa.

Naturalmente, isso estabeleceu uma tendência, pois os produtores viram quanto dinheiro poderia ser ganho com o gênero, e as celebridades perceberam que poderiam se despir sem prejudicar suas carreiras.

Em 1993, foi lançado Corpo em Evidência, com Madonna, Willem Dafoe e outro diretor europeu importado, Uli Edel. Em 1994, foi a vez de A Cor da Noite, com Bruce Willis e Jane Marsh, assim como de Assédio Sexual, protagonizado por Douglas e Demi Moore.

Mais dois suspenses eróticos foram feitos com roteiros de Eszterhas, incluindo Invasão de Privacidade, estrelado por Stone.

Em 2006, ela atuou em Instinto Selvagem 2 sem Verhoeven ou Eszterhas. (“Prefiro fingir que isso não existiu”, diz Turner.)

Houve ainda muitos outros filmes que estavam tão ansiosos para imitar Instinto Selvagem que usaram a música-tema imediatamente reconhecível de Goldsmith em seus trailers.

Mas nada poderia competir. Fazer um suspense erótico depois de Instinto Selvagem era como fazer uma space opera logo após o lançamento de Star Wars. Poderia ir bem nas bilheterias, mas só poderia soar como uma pálida imitação.

A menos que um filme fosse uma paródia deliberada — e a cruzada de pernas já foi parodiada várias vezes — como as referências a Hitchcock poderiam ser mais flagrantes, ou o sexo mais tórrido, ou a violência mais horrível, ou a trama mais bizantina, ou a femme fatale mais loira, linda e diabólica?

Mesmo o suspense erótico mais instigante estava fadado a parecer fraco em comparação com Instinto Selvagem.

E talvez o filme reconheça isso em sua cena final.

Nick e Catherine estão na cama juntos, mais uma vez, mas agora, em sua post-coital tristesse (disforia pós-coito), eles estão tão cansados, entediados e tristes como os amantes em fuga no final de A Primeira Noite de um Homem.

Eles se divertiram, tiveram seu jogo mortal de gato e rato, e a vida nunca será tão erótica ou emocionante novamente.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional8 horas ago

“Eu Acredito no Brasil”: Eduardo destaca ‘transmissão de valores’

Nacional8 horas ago

Filipe Barros cobra explicações sobre visita de Macron

Nacional8 horas ago

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Nacional8 horas ago

Green Deal Global, COP30 e biodiversidade: o que Macron e Lula acordaram sobre a Amazônia

Nacional8 horas ago

Justiça Federal suspende processos da Receita Federal, ligados à Lava Jato, contra Lulinha

Nacional8 horas ago

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Saúde8 horas ago

Congresso sobre doenças raras reúne profissionais e garante avanços na conscientização para o tratamento

CIDADE8 horas ago

Parque Solon de Lucena é opção de lazer e diversão durante feriadão da Semana Santa

ESTADO8 horas ago

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no primeiro trimestre de 2024 

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

União Europeia flexibiliza regras ambientais, mas quer impor às nossas exportações regras de antidesmatamento critica presidente da Asplan

Saúde9 horas ago

Secretaria de Saúde orienta população sobre o uso de medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue

Saúde9 horas ago

Médicos se unem para remover tumor facial de rosto de jovem em cirurgia inovadora

ECONOMIA9 horas ago

Presidente Lula prorroga por mais 50 dias o programa Desenrola Brasil para a Faixa 1, até 20 de maio

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego

CIDADE9 horas ago

Procon-PB promove o 73º Mutirão de Renegociações de Dívidas em João Pessoa

Esporte9 horas ago

Proposta proíbe esportista condenado por violência contra a mulher de receber Bolsa Atleta

Segurança Pública9 horas ago

Comissão aprova projeto que autoriza guardas municipais a revistar suspeitos de crimes

Educação & Cultura9 horas ago

Projeto cria programa para incentivar participação de alunos em olimpíadas científicas

Educação & Cultura9 horas ago

Projeto prevê licença-maternidade e paternidade para estudantes

Esporte9 horas ago

Projeto prevê seguro para atletas em treinos e durante competições

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Projeto obriga o governo federal a informar ao Congresso dados sobre a importação de leite

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Bica abre normalmente nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

ESTADO9 horas ago

Novo convênio do Projeto Renda-se dobra número de vagas e vai beneficiar 60 novas artesãs

Segurança Pública9 horas ago

Operação Semana Santa reforça segurança pública em toda a Paraíba

CIDADE9 horas ago

Cabedelo disponibiliza aplicativo que facilita acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura

Nacional10 horas ago

Michelle, Tarcísio, Ratinho, Zema ou Caiado: quem tem mais chance contra Lula em 2026 em pesquisa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Seu Google Maps funcionará MUITO melhor se você seguir essas duas etapas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Antivírus para celular: 6 motivos para ter um

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Como se tornar anônimo na internet

Internacional8 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Segurança Pública12 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Segurança Pública12 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

ENTRETENIMENTO12 meses ago

‘Stranger Things’ vai ganhar animação após fim da série na quinta temporada

ECONOMIA13 horas ago

DEPUTADOS PROPÕE REDUÇÃO DE IMPOSTOS EM ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Saúde13 horas ago

EM PESQUISA, ZIKA VÍRUS É MODIFICADO E TEM SUCESSO NA CURA DE TUMOR CEREBRAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

LINHA DO TEMPO DOS PRIMEIROS ORGANISMOS VIVOS NO PLANETA TERRA

ECONOMIA13 horas ago

POLVO LAB: UM LABORATÓRIO DE ECONOMIA CRIATIVA

Educação & Cultura13 horas ago

QUAIS SÃO AS CHAVES PARA O SUCESSO DE UMA SOCIEDADE, SEGUNDO PLATÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

COMO CIENTISTAS DESCOBRIRAM TÉCNICAS DE EDIÇÃO DO GENOMA

Internacional13 horas ago

1 BILHÃO DE REFEIÇÕES SÃO DESCARTADAS POR DIA NO MUNDO

Saúde2 dias ago

A INOVADORA APOSTA DE UM DOS MELHORES SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO

Educação & Cultura2 dias ago

PESQUISAS MOSTRAM COMO ESCREVER À MÃO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

ECONOMIA2 dias ago

PESQUISA REVELA QUE MULHERES RECEBEM 19,4% MENOS QUE OS HOMENS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DA CUCA DE BANANA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS COM DIAS CONTADOS?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CANÁRIO URUCUM: COMO UMA MUTAÇÃO NO BRASIL CONQUISTOU O MUNDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PÃO NA PALHA DE MILHO E NO FORNO A LENHA

Saúde4 dias ago

DOENÇAS NEUROLÓGICAS AFETAM 43% DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Saúde4 dias ago

CLORO E SAL NÃO SÃO FORMAS MAIS EFICAZES DE COMBATER FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Internacional4 dias ago

O SUCESSO DA RECICLAGEM DE GARRAFAS NA ALEMANHA

Saúde4 dias ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

Internacional4 dias ago

EUROPA ESTÁ MAIS PERTO DE UMA GUERRA DIRETA COM A RÚSSIA?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

POR QUE ESTÁ SOBRANDO EMPREGO NA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

GRAVE VÍDEOS DE QUALIDADE COM O CELULAR

Internacional4 dias ago

China

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

LEITE CARBONO ZERO? PRODUTOR MOSTRA COMO SE FAZ

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DOS MEIS LEVANTA PREOCUPAÇÕES ECONÔMICAS E DESAFIOS PARA O FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

JOGO DIGITAL ENSINA COMO AS FAKE NEWS SÃO CRIADAS

Saúde1 semana ago

ANVISA ALERTA PARA EXCESSO DE SÓDIO EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Educação & Cultura1 semana ago

SUPERDOTADOS: OS DESAFIOS PARA ATENDER PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional1 semana ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br