ECONOMIA
Micro e pequenas empresas estão no início da transformação digital, analisa Igor Calvet
Mitos precisam ser quebrados para que pequenas empresas avancem digitalmente
Mitos precisam ser quebrados para que pequenas empresas avancem digitalmente
Vivemos hoje o desafio crescente, e irreversível, de digitalização da economia e do setor produtivo. Acelerada pela crise sanitária, a transformação digital deixou de ser apenas um diferencial de mercado. Hoje, mais do que nunca, deve integrar a estratégia de qualquer empresa, independentemente do porte e do setor. Contudo, os micro e pequenos negócios, que são mais de 90% dos empreendimentos brasileiros e responsáveis por mais de 50% dos postos de trabalho no país, ainda estão longe da maturidade digital ideal para o ciclo pós pandemia.
Pesquisa feita pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) revela que mais da metade das micro e pequenas empresas brasileiras (66%) ainda estão na fase inicial do processo de transformação digital, sendo 18% analógicas e 48% emergentes. Um percentual de 30% está numa fase intermediária. E apenas 3% dos pequenos negócios são considerados líderes digitais.
A média de maturidade digital desses empreendimentos é de 40,77 pontos, em uma escala de 0 a 100, sendo 0 nada digital e 100 totalmente digital. O levantamento mostra ainda que as empresas do setor de serviços são as que apresentam os melhores resultados em termos de uso de ferramentas digitais nos negócios, seguidas pelas firmas industriais. O setor de comércio, no entanto, apresentou a pontuação mais baixa para o desempenho digital.
Sobre a utilização de tecnologias, a banda larga já faz parte da realidade da maioria dos empreendimentos, mas serviços de computação em nuvem ou educação à distância são soluções pouco usadas. E o mais preocupante, o tema da cibersegurança não faz parte das preocupações dos empreendedores.
A boa notícia é que esses empresários estão abertos a inovar. E sabem que a transformação digital é um caminho sem volta. Quase 70% dos entrevistados demonstraram vontade de participar de programas de aceleração da maturidade digital. Essa prontidão oferece uma perspectiva promissora.
Mas para que essas empresas atinjam o potencial de suas capacidades digitais, é preciso quebrar mitos. Questionados sobre qual é a principal dificuldade para a transformação digital, quase 40% dos empresários mencionam a falta de recursos para investir. Outros 25% afirmam que o maior obstáculo é o desconhecimento do caminho a ser trilhado.
As tecnologias estão acessíveis a todas as empresas. A ideia de que o processo de digitalização é complexo e caro e que investir em inovação é um privilégio das grandes empresas não é mais verdade. Há soluções adequadas a todos os empreendimentos, independentemente de seu tamanho.
Portanto, mais do que desafios, as constatações dessa pesquisa apresentam oportunidades. Há um largo espaço para que essas empresas adotem tecnologias digitais e desenvolvam todo seu potencial. Mas é preciso imprimir velocidade a esse processo.
A transformação digital é um elemento essencial para ampliar os níveis de produtividade e de competitividade do nosso país, além de ser um requisito decisivo para a sobrevivência dos negócios. É fundamental que nossas micro e pequenas empresas se adaptem e aproveitem ao máximo os benefícios, e possam aprimorar sua relevante missão de contribuir com o desenvolvimento do país e a retomada da economia.