Connect with us

Internacional

Alemanha poderá ter menos liberdades para não vacinados

Pessoas não imunizadas poderão ser proibidas de entrar em locais como bares, cinemas e estádios esportivos, alertou Helge Braun, principal assessor da chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel

O principal assessor da chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, alertou neste domingo (25/07) que as pessoas não vacinadas poderão ter menos liberdade do que aquelas que decidiram receber o imunizante contra o coronavírus.

Helge Braun, chefe de gabinete de Merkel, disse ao jornal Bild am Sonntag que as pessoas não vacinadas poderão ser proibidas de entrar, por exemplo, em bares, cinemas ou eventos esportivos.

Segundo ele, o início de uma quarta onda do coronavírus “não seria sem consequências”.

“Se tivermos uma alta taxa de infecção, apesar de nossos procedimentos de teste, os não vacinados terão que reduzir seus contatos”, afirmou o político da União-Democrata Cristã (CDU), o partido de Merkel.

“Isso pode significar que certas opções como restaurantes, cinemas e visitas a estádios, mesmo para pessoas não vacinadas que foram testadas, não seriam mais possíveis, porque o risco para todos os outros é muito alto”, explicou Braun, que é médico

Atualmente, na Alemanha, se a incidência de covid-19 ultrapassa determinados índices – que variam conforme o estado – podem ser exigidos testes negativos para ingressar em certos lugares e participar de eventos, mesmo que ao ar livre.

Braun acredita que outro bloqueio nacional total pode ser evitado na Alemanha se as vacinas se mostrarem eficazes contra a variante delta, que se espalha pelo país. Ele exortou aqueles que ainda não receberam o imunizante a fazê-lo.

“A vacinação protege 90% de uma infecção grave por coronavírus”, afirmou. “E aqueles que estiverem vacinados definitivamente terão mais liberdade do que aqueles que não estiverem”, acrescentou.

Os comentários de Braun vão além das últimas observações de Merkel sobre o assunto. Na quinta-feira, a chanceler se limitou a dizer que “quanto mais pessoas vacinadas, mais livres seremos novamente”.

Até 100 mil casos por dia

Com a variante delta se espalhando, Braun teme que a incidência do covid-19 na Alemanha possa chegar a 850 casos a cada 100 mil habitantes em sete dias até a eleição para o Bundestag, marcada para 26 de setembro. Isso representaria mais de 100 mil novas infecções por dia. Nos piores momentos da pandemia, a Alemanha chegou a registrar um máximo de 30 mil infecções diárias.

Neste domingo, a Alemanha registrou 1.387 novas infecções, de acordo com o Instituto Robert Koch, agência governamental para o controle e prevenção de doenças. A taxa de incidência é de 13,8 casos por 100 mil habitantes em sete dias – em 6 de julho, a incidência era de apenas 4,9. Os casos aumentam,sobretudo, entre os jovens

Braun também defende que se a incidência continuar a aumentar será muito difícil manter as infecções fora das escolas. “É por isso que está muito claro para mim: pais, professores, zeladores e motoristas de ônibus escolar têm que se vacinar. Se esses grupos forem todos vacinados, o risco para as crianças é menor”, afirmou.

Além disso, segundo ele, a obrigatoriedade de máscara deve continuar em ônibus e trens públicos e nas escolas, onde a distância e a ventilação são insuficientes.

Opiniões divididas

A proposta de exigir um passe sanitário para entrar em diversos locais divide opiniões na Alemanha. Contrários à medida argumentam que haveria uma divisão da sociedade, com privilégios para os vacinados, o que contraria a política de direitos iguais para todos.

Quando questionado se isso seria legalmente permitido, Braun respondeu que sim. De acordo com ele, o Estado tem o dever de proteger a saúde dos cidadãos.

“Isso inclui um sistema de saúde que não tenha que adiar tratamento de câncer ou cirurgias novamente no inverno para tratar pacientes com coronavírus. E isso inclui proteger aqueles que não foram vacinados”, justificou.

O movimento pela vacinação obrigatória também começa a ganhar mais adeptos. O governador de Baden-Württemberg, Winfried Kreschmann, disse que considera a vacinação obrigatória. “É possível que surjam variantes que tornem isso necessário”, afirmou o político do Partido Verde. Para ele, não está descartado que “em algum momento” só seja permitida “certas áreas e atividades para pessoas vacinadas”.

Por outro lado, o governador da Renânia do Norte-Vestfália e candidato a chanceler pela CDU, Armin Laschet, acredita que ainda é muito cedo para falar em obrigatoriedade de vacina. Para ele, a prioridade agora deve ser convencer o maior número possível de cidadãos a se vacinarem.

“Em um estado livre, há direitos de liberdade não apenas para certos grupos”, enfatizou Laschet em entrevista ao canal de televisão ZDF.

Laschet acredita que o esquema de testes, de recuperados da doença e de vacinados vem funcionando bem. “Se percerbermos no outono [primavera no Brasil] que a taxa de vacinação ainda está muito baixa, acho que então teremos que pensar mais. Mas não agora”, disse o político. 

Vacinação na Alemanha

A Alemanha não enfrenta escassez de vacinas e, atualmente, os centros de imunização estão abertos a todos adultos que queiram se vacinar, em muitos lugares sem ao menos exigir um agendamento. Além disso, o médicos seguem imunizando seus pacientes nos consultórios. No entanto, os dados indicam uma redução no ritmo de vacinação desde a metade do mês passado.

Pouco mais de 60% dos adultos alemães receberam ao menos uma dose de vacinas contra a covid-19 e 48% estão completamente vacinados, de acordo com a plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford.

Exigências em outros países

Desde quarta-feira a França passou a exigir a apresentação de um passe sanitário a todos aqueles que desejem acessar cinemas, teatros, museus e qualquer evento ou espetáculo, cultural ou esportivo, que reúna mais de 50 pessoas.

O documento traz um código QR que, ao ser escaneado na entrada do estabelecimento, informa se a pessoa está completamente vacinada contra a covid-19, se teve a doença nos últimos seis meses ou se tem um teste negativo para o coronavírus feito nas últimas 48 horas. As medidas geraram protestos no país por parte de grupos que argumentam que as regras são um ataque às liberdades civis.

A Itália também deve introduzir um passe sanitário semelhante a partir de 6 de agosto. 

Israel também decidiu reintroduzir um esquema semelhante em meio à preocupação com o aumento de infecções da variante delta.

Após declarar o fim de todas as restrições, o Reino Unido admitiu na semana passada que poderá pedir a partir de setembro comprovação de vacinação para a entrada, por exemplo, em casas noturnas. 

Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

julho 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE17 segundos ago

Vereador Rostand Paraíba solicita mais segurança e estrutura para os Campos de Pelada de Campina Grande

ECONOMIA3 minutos ago

Abastecer com GNV pode trazer mais de R$ 700 de economia por mês

Educação & Cultura28 minutos ago

OCDE: Brasil sofre com abismo em nível de leitura entre jovens de alta e baixa renda

Nacional1 hora ago

NOVA LINHA DE TRANSMISSÃO LIGA O NORDESTE AO SUDESTE

Saúde1 hora ago

COVID-19: COMO PODE SER O FUTURO DE QUEM DECIDIR REJEITAR A VACINA?

Nacional1 hora ago

HARPIAS ESTÃO DESAPARECENDO DE PARTES DA AMAZÔNIA

ECONOMIA1 hora ago

Como surgem os preços de mercado

Internacional1 hora ago

EUA anunciam pacto para fazer frente à China no Pacífico

Internacional1 hora ago

Cinco ministros da Argentina colocam cargos à disposição após revés eleitoral do governo

Internacional1 hora ago

Premiê do Haiti demite promotor que o acusa de vínculo com morte de presidente

Internacional1 hora ago

Como mulheres afegãs resistem ao novo regime talibã

Internacional2 horas ago

As prisioneiras que costuravam para os nazistas em Auschwitz

Internacional2 horas ago

Sem Merkel, a CDU está nua

CIDADE2 horas ago

Conde Feliz: Prefeitura levará serviços de cidadania, saúde e educação para todos os bairros da cidade

Segurança Pública19 horas ago

Projeto prevê suspensão do porte de arma de fogo para guarda municipal apenas após sentença penal definitiva

Esporte20 horas ago

Comissão especial debate financiamento da União para o esporte nos estados

Nacional20 horas ago

Programa de auxílio na compra de gás de cozinha está na pauta hoje (15)

Nacional20 horas ago

Isenção de IPI nas motos para mototaxistas e pessoas com deficiência é aprovada na CAS

Educação & Cultura20 horas ago

CE ouvirá Milton Ribeiro por declarações sobre acesso à universidade e à educação inclusiva

Segurança Pública20 horas ago

Editada MP que cria programa habitacional para policiais

Nacional12 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Internacional10 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Tecnologia8 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE11 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

CIDADE8 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE10 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia8 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE12 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Tecnologia3 meses ago

Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Este minúsculo animal parece uma mistura entre um velociraptor, canguru, coelho e um porco

Internacional11 meses ago

Presidente alemão entra em quarentena preventiva

Saúde2 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

CIDADE10 meses ago

Prefeita do Conde “queima” material escolar de 2021 e compromete ano letivo antes de deixar a prefeitura

ECONOMIA11 meses ago

OS CARROS ELÉTRICOS, A ECONOMIA E A SAÚDE

CIDADE12 meses ago

CONDE – Karla Pimentel tem a maioria dos Condenses ao seu lado, saibam mais

Nacional11 meses ago

Senadores querem voto aberto na eleição da Mesa do Senado

Internacional5 meses ago

Estado alemão expulsa turistas para combater a pandemia

Saúde7 meses ago

Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Internacional6 meses ago

Política de migração da UE segue sendo uma tragédia

ESTADO12 meses ago

Governo divulga editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2020

Educação & Cultura28 minutos ago

OCDE: Brasil sofre com abismo em nível de leitura entre jovens de alta e baixa renda

Nacional1 hora ago

NOVA LINHA DE TRANSMISSÃO LIGA O NORDESTE AO SUDESTE

Saúde1 hora ago

COVID-19: COMO PODE SER O FUTURO DE QUEM DECIDIR REJEITAR A VACINA?

Nacional1 hora ago

HARPIAS ESTÃO DESAPARECENDO DE PARTES DA AMAZÔNIA

Educação & Cultura1 dia ago

DE PICASSO A BANKSY, COMO A ARTE AJUDA A DENUNCIAR ATROCIDADES HISTÓRICAS

Saúde1 dia ago

TER UM BOM ENVELHECIMENTO INDEPENDENTE DO PATRIMÔNIO GENÉTICO

Educação & Cultura1 dia ago

ENEM: PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO SERÁ REABERTA

Tecnologia2 dias ago

CRISE DE ENERGIA: COMO SUPERAR DEPENDÊNCIA DAS HIDRELÉTRICAS?

Tecnologia2 dias ago

FACEBOOK E RAY-BAN APRESENTAM ÓCULOS ‘INTELIGENTES’

Internacional2 dias ago

USO DE DRONES MUDA JEITO DE EUA FAZEREM GUERRA

Nacional2 dias ago

BELÉM É A PORTA DE ENTRADA DA AMAZÔNIA E RICA NA BIODIVERSIDADE CULINÁRIA

Saúde2 dias ago

A VARIANTE DELTA É MAIS PERIGOSA PARA MENORES DE 12 ANOS?

Educação & Cultura3 dias ago

PANDEMIA CAUSA FORTE IMPACTO NA ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL

ECONOMIA3 dias ago

OS IMPACTOS DA INFLAÇÃO E AS PERSPECTIVAS FUTURAS DO BRASIL

Internacional3 dias ago

PARAÍSO SUL-AMERICANO DA NEVE ENFRENTA SECA

Internacional3 dias ago

AS 2 CAUSAS CIENTÍFICAS PARA A QUEDA DAS TORRES GÊMEAS NO 11 DE SETEMBRO

Tecnologia4 dias ago

PARQUE TECNOLÓGICO

Saúde4 dias ago

COMO JEITO DE DIRIGIR PODE REVELAR SINAIS DE ALZHEIMER

Internacional4 dias ago

TREM MOVIDO A HIDROGÊNIO

Internacional4 dias ago

PERSEVERANCE RECOLHE AMOSTRA DE ROCHA DE MARTE

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também