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Educação & Cultura

Painel de Aprendizagem direciona formações para Alfabetização na Idade Certa

O Programa Integra Educação Paraíba reuniu mais de 13 mil profissionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e da Rede Municipal durante as Formações Continuadas, Réplicas e Ciclos de Formação e Interciclos, realizados desde a publicação do Painel de Aprendizagem, em junho. Dentre os temas discutidos estão as sequências didáticas, aprimoramento dos planejamentos de aula, conceitos de protagonismo infanto-juvenil, métodos de ensino de Língua Portuguesa e Matemática e estratégias para Alfabetização em tempos de pandemia. A ação faz parte das estratégias do programa para garantir uma educação pública de qualidade e a alfabetização de 100% das crianças na idadecerta.

O mês de setembro iniciou com a formação sobre ‘Melhoria Contínua de Habilidades’ para professores, coordenadores e supervisores da Rede Estadual e das Redes Municipais parceiras. A capacitação apresentou estratégias de ensino para diminuir as dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, a partir do fomento de atividades direcionadas às habilidades que tiveram baixo índice de aquisição, de acordo com o resultado da análise do Painel de Alfabetização estadual e municipal. 

Painel de Aprendizagem – Por meio do Painel de Aprendizagem, é possível verificar como está a aprendizagem de cada estudante durante o ensino remoto, além de conferir se eles atingiram as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Língua Portuguesa e Matemática. Ao identificar a dificuldade dos estudantes, a equipe pedagógica do Integra Educação Paraíba elaborou estratégias de formação para fortalecer as metodologias de ensino para as habilidades com alto índice de defasagem. Ainda neste mês, as equipes escolares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Paraíba terão formação nos ciclos, interciclos e formações sobre representante de turma, incentivando o protagonismo desde o início da vida escolar.

Em Língua Portuguesa, o foco foi no ‘Ensino da escrita: das perspectivas teóricas ao modo de fazer’. Foram trabalhados os eixos norteadores do processo: leitura, oralidade, produção textual e análise linguística. Além de discutir pautas teóricas, metodologias e atividades no processo de produção escrita,  sob o prisma da BNCC e na perspectiva dos gêneros textuais.

Na área de matemática, o tema foi ‘Grandezas e medidas: da linguagem comum à linguagem matemática’. O objetivo foi compreender a importância da conexão entre a utilização dos números no cotidiano e a vivência dos estudantes com os objetos de conhecimento do ensino de matemática.

O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado,  afirma que, apesar da pandemia, o estado segue crescendo e se destacando em programas educacionais. “A Paraíba segue na frente dessa ação por decidir transformar a alfabetização de todos os estudantes em lei, trabalhando em parceria com quase todos os municípios do estado. São 200 horas anuais de formação continuada, com material complementar para professores e estudantes, e a realização de uma série de avaliações em larga escala, disponibilizando para todos um Painel de Aprendizagem, onde cada sistema de ensino pode acompanhar, em tempo real, como está o desempenho de cada um dos seus estudantes. Estamos vivenciando quase dois anos de uma pandemia que afastou professores e estudantes da sala de aula física, mas a Paraíba soube inovar e criar estratégias que transformaram o estado com o melhor índice de educação a distância, de acordo a Fundação Getúlio Vargas”, disse. 

O secretário também destacou a evolução no campo da alfabetização, seguindo as diretrizes do  Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA),  desenvolvendo  estratégias para que o estudante dos Anos Iniciais faça uso social da leitura e da escrita, além de possuir letramento matemático e letramento científico. “E isso tudo é feito por uma equipe técnica do próprio estado, aproveitando talentos da terra e beneficiando 200 mil estudantes”, observou.

Para a assessora da 10ª Gerência Regional de Ensino (GRE),  Juciely de Sousa Silva, “o ciclo de formação do Integra PB traz a discussão especificamente nas necessidades identificadas através dos resultados das avaliações diagnósticas aplicadas com todos os alunos no início do ano letivo de 2021. Acredito que um dos pontos de maior importância foi o estudo das habilidades que os estudantes encontraram mais dificuldade. Com isso pode-se proporcionar aos formadores e posteriormente aos docentes um aprofundamento nos seus conhecimentos bem como trazer metodologias atualizadas para o seu fazer pedagógico”, disse.

A utilização de jogos lúdicos na formação agradou os professores do município de Rio Tinto, que replicaram o conteúdo de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança no combate à Covid-19. “Realizamos a réplica da formação recebida pelos formadores estaduais, e junto à Secretaria de Educação, e coordenadores municipais, traçamos estratégias, metodologias e oficinas pedagógicas, de acordo com as temáticas apresentadas. Foi um momento de relevância para todos, uma partilha de experiências, conhecimentos e vivências de aprendizagens”, disse a Coordenadora Municipal, Maria José Carneiro.

Formações – As formações são realizadas todo mês, primeiramente com formadores, coordenadores pedagógicos e gestores, que, após a capacitação, replicam o conteúdo para os professores nas escolas dos municípios que fazem parte do maior Regime de Colaboração em educação do Brasil. Além disso, existem os ‘Ciclos de Acompanhamento Formativo’, que é uma capacitação voltada para as estratégias de ensino para  as escolas que ofertam Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e o ‘Interciclo’, que desenvolve práticas pedagógicas para a melhoria dos processos de gestão e acompanhamento pedagógico dos estudantes. 

Programa Integra Educação PB – Lançado no mês de abril de 2021, pelo Governo do Estado. O programa é o maior Regime de Colaboração em Educação do Estado da Paraíba, que atua em parceria com 221 municípios com objetivo alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino, beneficiando aproximadamente 12 mil professores e 200 mil estudantes paraibanos, garantindo, cada vez mais, a melhoria dos indicadores da educação básica.

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