Connect with us

Nacional

Compromisso do Congresso deve ser a pauta do Brasil real: o desenvolvimento

Em 2022, mais uma vez não conseguiremos recuperar a trajetória de encolhimento pela qual passamos a partir de 2015

O Brasil vive um momento de profundos e dolorosos desafios e precisa estar absolutamente focado naquilo que mais importa: gerar emprego, renda, superar gargalos que nos empurram para baixo. A pauta do país, e por consequência do Congresso, neste momento, deve ser o combate ao Custo Brasil e a aprovação de projetos estruturantes para impedir que sigamos nos decepcionando com anúncios de Produtos Internos Brutos (PIBs) frustrantes, como o recuo de 0,1% verificado no segundo trimestre deste ano. Todos os outros debates são secundários e passam ao largo da realidade de grande parte dos brasileiros, mais preocupados com um país melhor para viver.

Ainda é cedo para fechar diagnósticos, mas as estimativas para 2022 são de um crescimento próximo dos 2%, em apostas que oscilam de acordo com projeções efetivas e concretas e humores voláteis dos mercados. De qualquer forma, mais uma vez não conseguiremos recuperar a trajetória de encolhimento pela qual passamos a partir de 2015.

Ano após ano, o Brasil, um país com 220 milhões de habitantes, enfrenta os mesmos solavancos e fica ansioso com as mesmas expectativas de decolagem porque, simplesmente, insiste em não fazer o dever de casa que conseguiria inserir o país em uma trajetória sustentável de crescimento e estabilidade. Somos como o aluno que não consegue se planejar e só estuda na véspera da prova. Ou, pior, em muitas vezes, lê apenas um resumo feito por um amigo minutos antes de a professora começar a distribuir os exames que irão aferir os conhecimentos.

O Brasil tem problemas estruturais, graves, que impõem barreiras para o amadurecimento do país enquanto Nação. Não falo aqui apenas de questões econômicas, mas também sociais. Insistimos em renovar políticas de assistência social, extremamente necessárias e fundamentais para a sobrevivência mínima de parcela considerável de brasileiros, mas que deveriam ser substituídas por políticas concretas de desenvolvimento, geração de empregos e crescimento. Afinal, não há melhor política social do que geração de emprego e renda.

Acostumamo-nos a ouvir que existia um muro intransponível, chamado Custo Brasil, que bloqueava a nossa expansão. Mas nunca tínhamos nos preocupado em mensurar o tamanho do problema, até que o Movimento Brasil Competitivo se uniu ao Ministério da Economia e resolveu fazer um levantamento amplo e preciso. O susto foi grande: R$ 1,5 trilhão a mais de gastos, dentro dos padrões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que representa 22% do PIB brasileiro.

É muita coisa. É uma engrenagem muito grande, emperrada, impedindo que o Brasil seja competitivo no cenário internacional. Estão nesse contexto as dificuldades que o Brasil enfrenta na educação, com os sucessivos fracassos nas avaliações de Português e Matemática. Somos um país paradoxal. Temos uma base educacional deficitária, mas exportamos os cérebros e talentos que conseguimos formar porque não temos um ambiente eficiente para incorporar esse capital intelectual que conseguiu sobreviver aos percalços do caminho.

Somos uma potência agrícola reconhecida mundialmente e enfrentamos inacreditáveis problemas de infraestrutura de logística e transporte. Insistimos em escoar nossa produção por rodovias, o que encarece o produto e atrasa as entregas. O Poder Executivo editou uma Medida Provisória para estabelecer um Marco Legal do setor ferroviário, que dialoga com um Projeto de Lei em tramitação no Senado. Parece óbvio o objetivo, mas ele precisa deixar de ser utópico: ampliar os investimentos privados na malha ferroviária, deixando para o Estado a única tarefa de conceder as autorizações e concessões.

O Brasil tem uma legião de empreendedores, por opção ou necessidade, que precisam se virar com obrigações e exigências hercúleas para abrir e fechar um negócio. Muitas das medidas necessárias exigem uma quantidade abissal de carimbos, guichês, impostos e taxas que empurram potenciais empresários para a informalidade. Legislações estaduais e municipais que se sobrepõem ou duplicam regulamentações federais; impostos cobrados antes mesmo das fábricas começarem a produzir; licenciamentos típicos de áreas rurais exigidos em empreendimentos urbanos.

Os humildes empreendedores da comunidade carente acabam se vendo forçados, por uma questão de sobrevivência, a ficar na informalidade, ao invés de tentarem atravessar esse deserto. Não porque queiram sonegar ou esconder algo, mas porque a burocracia e a ausência de uma orientação adequada os impedem de se regularizar e os estimulam a permanecer no tamanho que têm, para não serem tributados ainda mais nos seus escassos ganhos.

Do outro lado, um Estado enorme, inchado, pouco acostumado a agir de maneira eficiente, por não ter mecanismos e ferramentas para mensurar essas ações, torna tudo mais caro e obsoleto. Isso leva a máquina arrecadatória a tornar-se ainda mais voraz para sustentar o aparato estatal. E multiplicam-se a edição de atos normativos tributários, a criação de impostos, taxas, contribuições, sufocando os investimentos, asfixiando o consumo, a renda e a geração de empregos, levando aos índices de PIB pífios dos quais falamos no início deste texto.

E, mesmo quando temos suspiros de desenvolvimento, eles são exatamente isso: suspiros. Nada de uma respiração cadenciada que permita energia e tração para planos a médio e longo prazos.

Vivemos de espirais de expansão e retração, deixando a impressão de que, no final das contas, continuamos exatamente no mesmo lugar, inertes e cansados.

A Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo resolveu puxar essa briga estrutural para si e lançou uma Agenda Legislativa com Projetos de Lei, Medidas Provisórias, Propostas de Emenda Constitucional, para combater esse Custo Brasil. Uniu o setor produtivo, representado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), abriu o diálogo com o Poder Executivo e reuniu mais de 200 parlamentares, entre deputados e senadores.

Acreditamos que o caminho é a construção de consensos e dissolução de dissensos, dentro do ambiente democrático e inclusivo do diálogo, para que consigamos avançar. A Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo tem como seu objetivo trabalhar as pautas para que a gente possa avançar, passo a passo, na redução do Custo Brasil. Isso é geração de emprego, isso é ambiente de negócios, é tudo o que nós precisamos dentro de um ciclo virtuoso de crescimento.

Este é o verdadeiro debate que o Congresso precisa fazer se quiser ajudar a nossa democracia. Esta é a demanda do Brasil real. Se queremos, de fato, que o cenário se modifique, precisamos ser uma voz constante, ativa, traduzir essa discussão para a sociedade. O Custo Brasil impacta no grande exportador, no médio e pequeno empreendedor, no trabalhador que sua para garantir o sustento da família, na proprietária do pequeno bar da comunidade onde o samba toca no fim do expediente para amenizar as agruras de mais um dia de trabalho.

Precisamos traduzir este debate para que ele seja compreendido por todos. Multiplicar as vozes e os parceiros nesta batalha. Estender a discussão para o período eleitoral e os anos vindouros. Amadurecer enquanto Nação. Caso contrário, seguiremos vivendo de suspiros e frustrações, controlando a ansiedade no aguardo do anúncio de mais um PIB trimestral.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional3 horas ago

“Eu Acredito no Brasil”: Eduardo destaca ‘transmissão de valores’

Nacional3 horas ago

Filipe Barros cobra explicações sobre visita de Macron

Nacional3 horas ago

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Nacional4 horas ago

Green Deal Global, COP30 e biodiversidade: o que Macron e Lula acordaram sobre a Amazônia

Nacional4 horas ago

Justiça Federal suspende processos da Receita Federal, ligados à Lava Jato, contra Lulinha

Nacional4 horas ago

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Saúde4 horas ago

Congresso sobre doenças raras reúne profissionais e garante avanços na conscientização para o tratamento

CIDADE4 horas ago

Parque Solon de Lucena é opção de lazer e diversão durante feriadão da Semana Santa

ESTADO4 horas ago

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no primeiro trimestre de 2024 

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

União Europeia flexibiliza regras ambientais, mas quer impor às nossas exportações regras de antidesmatamento critica presidente da Asplan

Saúde4 horas ago

Secretaria de Saúde orienta população sobre o uso de medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue

Saúde4 horas ago

Médicos se unem para remover tumor facial de rosto de jovem em cirurgia inovadora

ECONOMIA5 horas ago

Presidente Lula prorroga por mais 50 dias o programa Desenrola Brasil para a Faixa 1, até 20 de maio

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego

CIDADE5 horas ago

Procon-PB promove o 73º Mutirão de Renegociações de Dívidas em João Pessoa

Esporte5 horas ago

Proposta proíbe esportista condenado por violência contra a mulher de receber Bolsa Atleta

Segurança Pública5 horas ago

Comissão aprova projeto que autoriza guardas municipais a revistar suspeitos de crimes

Educação & Cultura5 horas ago

Projeto cria programa para incentivar participação de alunos em olimpíadas científicas

Educação & Cultura5 horas ago

Projeto prevê licença-maternidade e paternidade para estudantes

Esporte5 horas ago

Projeto prevê seguro para atletas em treinos e durante competições

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Projeto obriga o governo federal a informar ao Congresso dados sobre a importação de leite

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Bica abre normalmente nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

ESTADO5 horas ago

Novo convênio do Projeto Renda-se dobra número de vagas e vai beneficiar 60 novas artesãs

Segurança Pública5 horas ago

Operação Semana Santa reforça segurança pública em toda a Paraíba

CIDADE5 horas ago

Cabedelo disponibiliza aplicativo que facilita acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura

Nacional5 horas ago

Michelle, Tarcísio, Ratinho, Zema ou Caiado: quem tem mais chance contra Lula em 2026 em pesquisa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Seu Google Maps funcionará MUITO melhor se você seguir essas duas etapas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Antivírus para celular: 6 motivos para ter um

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Como se tornar anônimo na internet

Internacional8 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Segurança Pública12 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Segurança Pública12 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

ENTRETENIMENTO12 meses ago

‘Stranger Things’ vai ganhar animação após fim da série na quinta temporada

ECONOMIA9 horas ago

DEPUTADOS PROPÕE REDUÇÃO DE IMPOSTOS EM ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Saúde9 horas ago

EM PESQUISA, ZIKA VÍRUS É MODIFICADO E TEM SUCESSO NA CURA DE TUMOR CEREBRAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

LINHA DO TEMPO DOS PRIMEIROS ORGANISMOS VIVOS NO PLANETA TERRA

ECONOMIA9 horas ago

POLVO LAB: UM LABORATÓRIO DE ECONOMIA CRIATIVA

Educação & Cultura9 horas ago

QUAIS SÃO AS CHAVES PARA O SUCESSO DE UMA SOCIEDADE, SEGUNDO PLATÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

COMO CIENTISTAS DESCOBRIRAM TÉCNICAS DE EDIÇÃO DO GENOMA

Internacional9 horas ago

1 BILHÃO DE REFEIÇÕES SÃO DESCARTADAS POR DIA NO MUNDO

Saúde1 dia ago

A INOVADORA APOSTA DE UM DOS MELHORES SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO

Educação & Cultura1 dia ago

PESQUISAS MOSTRAM COMO ESCREVER À MÃO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

ECONOMIA1 dia ago

PESQUISA REVELA QUE MULHERES RECEBEM 19,4% MENOS QUE OS HOMENS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DA CUCA DE BANANA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS COM DIAS CONTADOS?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CANÁRIO URUCUM: COMO UMA MUTAÇÃO NO BRASIL CONQUISTOU O MUNDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PÃO NA PALHA DE MILHO E NO FORNO A LENHA

Saúde3 dias ago

DOENÇAS NEUROLÓGICAS AFETAM 43% DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Saúde3 dias ago

CLORO E SAL NÃO SÃO FORMAS MAIS EFICAZES DE COMBATER FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Internacional3 dias ago

O SUCESSO DA RECICLAGEM DE GARRAFAS NA ALEMANHA

Saúde4 dias ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

Internacional4 dias ago

EUROPA ESTÁ MAIS PERTO DE UMA GUERRA DIRETA COM A RÚSSIA?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

POR QUE ESTÁ SOBRANDO EMPREGO NA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

GRAVE VÍDEOS DE QUALIDADE COM O CELULAR

Internacional4 dias ago

China

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

LEITE CARBONO ZERO? PRODUTOR MOSTRA COMO SE FAZ

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DOS MEIS LEVANTA PREOCUPAÇÕES ECONÔMICAS E DESAFIOS PARA O FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

JOGO DIGITAL ENSINA COMO AS FAKE NEWS SÃO CRIADAS

Saúde1 semana ago

ANVISA ALERTA PARA EXCESSO DE SÓDIO EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Educação & Cultura1 semana ago

SUPERDOTADOS: OS DESAFIOS PARA ATENDER PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional1 semana ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br