Connect with us

Educação & Cultura

O que é democracia?

As democracias não estão garantidas para sempre: devem ser sempre aperfeiçoadas para controlar os corruptos, defendidas contra os autoritários

As recentes manifestações ocorridas no Brasil têm sido frequentemente rotuladas de antidemocráticas. Escandalizados, os que participaram, dizem “o povo ocupar as ruas não pode ser considerado antidemocrático”. Igualmente escandalizados, seus opositores dizem que as razões que os levaram às ruas não são democráticas. Instaura-se uma confusão e uma dificuldade de diálogo que nasce tanto de questões conceituais quanto de más intenções infiltradas em ambas as posições (porque o mal não escolhe lados, encontra um lugar em todas as partes).

Para superar divisões desnecessárias e mal-intencionadas, o primeiro passo é entender o que realmente é democracia. Uma definição clássica é “o governo do povo, para o povo, pelo povo”. Mas a sociologia não costuma reconhecer o termo “povo” como objetivo. De fato, ele frequentemente é usado para indicar apenas aqueles que têm o poder ou o nosso grupo social em particular. Na lógica escravocrata, negros não eram nem gente, nem povo. Nas sociedades patriarcais, mulheres não podiam votar – muitas vezes nem eram contadas como pessoas! Entre as elites iluministas, os analfabetos não deveriam votar – portanto não eram o povo reconhecido pela democracia.

O povo no magistério cristão: a Fratelli tutti

Provavelmente, nenhum pontífice se debruçou sobre essa questão como o Papa Francisco. Na Fratelli tutti (FT), ele faz questão de explicar esse conceito. O “povo”, para Francisco e para a tradição cristã, é uma unidade construída a partir de valores compartilhados, que dão sentido e sabor à vida (cf. FT 156-161).  Diferentemente das etnias, os povos – particularmente em sociedades plurais, como as nossas – não são dados da realidade, eles precisam ser construídos, ao longo de uma história na qual os valores vão sendo forjados e purificados.

Nas palavras de Francisco, “ignorar a cultura dum povo faz com que muitos líderes políticos não sejam capazes de promover um projeto eficaz que possa ser livremente assumido e sustentado ao longo do tempo” (FT 52). Esse é um problema histórico nas sociedades latino-americanas.

No Brasil, no século XIX e boa parte do século XX, as elites iluministas e positivistas frequentemente negaram os valores do povo. Criou-se o mito do brasileiro preguiçoso e indolente, religiosamente conformado e fundamentalista. No fundo, era um modo de desqualificar o povo simples e legitimar o poder das elites. Os movimentos de esquerda, ainda que tendo uma ótica aparentemente oposta, herdaram boa parte dos preconceitos e das estratégias de cancelamento cultural das elites de direita que desejavam combater. A partir da década de 1950, romantizavam parte da cultura popular, que lhes interessava, e cancelavam aquilo com que não concordavam. Num período mais recente, as lutas pelo reconhecimento dos direitos das minorias e as críticas ao autoritarismo estruturante da sociedade brasileira, embora justas, dificultaram mais ainda a compreensão e a valorização de muitos valores populares.

Hoje em dia, pesquisas de opinião mostram que as maiores diferenças entre as posições de eleitores de direita e esquerda no Brasil referem-se a pautas morais e comportamentais, e não à condução da economia e do Estado. Nesse sentido, se torna necessário a reconstrução de uma unidade mínima em torno a valores comuns, reconhecidos por todos. Mas essa unidade cultural antecede o poder político, não pode ser construída com uma ação autoritária do poder.

Nos enganamos quando pensamos que, nas democracias modernas, o poder impõe pautas culturais. Ele apenas consolida pautas que já haviam conquistado proeminência sobre as demais. 

O povo e a massa

O povo, na visão de Francisco, é uma unidade “aberta” (FT 160) está disponível para acolher o outro, encanta-se com o diferente, é solidário com aqueles que sofrem. Alguns dirão que essa é uma idealização – e realmente é; mas trata-se do ideal para o qual todos temos que caminhas se queremos sociedades realmente comprometidas com o bem comum (cf. FT 142-153).

Esse povo não é “massa”, um conjunto indiferenciado que se move pela força da demagogia que explora raivas e ressentimentos. A democracia é a consolidação da vontade e dos direitos do povo, não da “massa”. No século XX, tristes episódios de genocídios de minorias mostram bem porque a democracia não pode ser identificada com a simples “vontade da maioria”. As democracias são – ou devem ser, ao menos em teoria – justas. Ora, se nove pessoas resolvem matar uma décima, esse assassinato seria justo só porque a maioria assim decidiu? Para uma decisão ser democrática, não basta ser majoritária.

A democracia é, na verdade, o governo do povo orientado para a realização do bem de cada pessoa. A estrutura jurídico-institucional de uma democracia tem justamente a função de evitar que decisões de momento, tomadas por uma maioria que não vê os direitos dos demais, se tornem despóticas ou injustas. Por isso os chamados três Poderes têm limites e mecanismos de acompanhamento mútuos.

Quando um grupo não reconhece que deve haver limites à própria vontade, mesmo que seja majoritário não está mais compondo aquele “povo” do qual fala Francisco. Não aceitar os valores do povo é antidemocrático. Um grupo, mesmo que majoritário, tentar impor seus valores aos demais também é antidemocrático. 

A tarefa permanente de construir um povo e uma democracia

O povo não é uma unidade estática. Justamente por viver uma permanente abertura, está sempre em mudança. Seus valores devem ser continuamente purificados e consolidados. As democracias também não estão garantidas para sempre. Devem ser sempre aperfeiçoadas para controlar os corruptos, defendidas contra os autoritários.

Nas palavras do Papa Francisco: “Verifica-se uma triste hipocrisia, quando a impunidade do delito, o uso das instituições para interesses pessoais ou corporativos e outros males que não conseguimos banir, se associam a uma desqualificação permanente de tudo, à constante sementeira de suspeitas que gera desconfiança e perplexidade. Ao engano de que ‘tudo está mal’ corresponde o dito ‘ninguém o pode consertar. Sendo assim, que posso fazer eu?’ Deste modo, alimenta-se o desencanto e a falta de esperança; e isto não estimula um espírito de solidariedade e generosidade […] É preciso apenas o desejo gratuito, puro e simples de ser povo, de ser constantes e incansáveis no compromisso de incluir, integrar, levantar quem está caído; embora muitas vezes nos vejamos imersos e condenados a repetir a lógica dos violentos, de quantos nutrem ambições só para si mesmos, espalhando confusão e mentira. Deixemos que outros continuem a pensar na política ou na economia para os seus jogos de poder. Alimentemos o que é bom, e coloquemo-nos ao serviço do bem” (FT 75-77).

Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

setembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE17 minutos ago

Vereador Rostand Paraíba solicita mais segurança e estrutura para os Campos de Pelada de Campina Grande

ECONOMIA21 minutos ago

Abastecer com GNV pode trazer mais de R$ 700 de economia por mês

Educação & Cultura45 minutos ago

OCDE: Brasil sofre com abismo em nível de leitura entre jovens de alta e baixa renda

Nacional1 hora ago

NOVA LINHA DE TRANSMISSÃO LIGA O NORDESTE AO SUDESTE

Saúde1 hora ago

COVID-19: COMO PODE SER O FUTURO DE QUEM DECIDIR REJEITAR A VACINA?

Nacional1 hora ago

HARPIAS ESTÃO DESAPARECENDO DE PARTES DA AMAZÔNIA

ECONOMIA2 horas ago

Como surgem os preços de mercado

Internacional2 horas ago

EUA anunciam pacto para fazer frente à China no Pacífico

Internacional2 horas ago

Cinco ministros da Argentina colocam cargos à disposição após revés eleitoral do governo

Internacional2 horas ago

Premiê do Haiti demite promotor que o acusa de vínculo com morte de presidente

Internacional2 horas ago

Como mulheres afegãs resistem ao novo regime talibã

Internacional2 horas ago

As prisioneiras que costuravam para os nazistas em Auschwitz

Internacional2 horas ago

Sem Merkel, a CDU está nua

CIDADE2 horas ago

Conde Feliz: Prefeitura levará serviços de cidadania, saúde e educação para todos os bairros da cidade

Segurança Pública20 horas ago

Projeto prevê suspensão do porte de arma de fogo para guarda municipal apenas após sentença penal definitiva

Esporte20 horas ago

Comissão especial debate financiamento da União para o esporte nos estados

Nacional20 horas ago

Programa de auxílio na compra de gás de cozinha está na pauta hoje (15)

Nacional20 horas ago

Isenção de IPI nas motos para mototaxistas e pessoas com deficiência é aprovada na CAS

Educação & Cultura20 horas ago

CE ouvirá Milton Ribeiro por declarações sobre acesso à universidade e à educação inclusiva

Segurança Pública20 horas ago

Editada MP que cria programa habitacional para policiais

Nacional12 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Internacional10 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Tecnologia8 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE11 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

CIDADE8 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE10 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia8 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE12 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Tecnologia3 meses ago

Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Este minúsculo animal parece uma mistura entre um velociraptor, canguru, coelho e um porco

Internacional11 meses ago

Presidente alemão entra em quarentena preventiva

Saúde2 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

CIDADE10 meses ago

Prefeita do Conde “queima” material escolar de 2021 e compromete ano letivo antes de deixar a prefeitura

ECONOMIA11 meses ago

OS CARROS ELÉTRICOS, A ECONOMIA E A SAÚDE

CIDADE12 meses ago

CONDE – Karla Pimentel tem a maioria dos Condenses ao seu lado, saibam mais

Nacional11 meses ago

Senadores querem voto aberto na eleição da Mesa do Senado

Internacional5 meses ago

Estado alemão expulsa turistas para combater a pandemia

Saúde7 meses ago

Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Internacional6 meses ago

Política de migração da UE segue sendo uma tragédia

ESTADO12 meses ago

Governo divulga editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2020

Educação & Cultura46 minutos ago

OCDE: Brasil sofre com abismo em nível de leitura entre jovens de alta e baixa renda

Nacional1 hora ago

NOVA LINHA DE TRANSMISSÃO LIGA O NORDESTE AO SUDESTE

Saúde1 hora ago

COVID-19: COMO PODE SER O FUTURO DE QUEM DECIDIR REJEITAR A VACINA?

Nacional1 hora ago

HARPIAS ESTÃO DESAPARECENDO DE PARTES DA AMAZÔNIA

Educação & Cultura1 dia ago

DE PICASSO A BANKSY, COMO A ARTE AJUDA A DENUNCIAR ATROCIDADES HISTÓRICAS

Saúde1 dia ago

TER UM BOM ENVELHECIMENTO INDEPENDENTE DO PATRIMÔNIO GENÉTICO

Educação & Cultura1 dia ago

ENEM: PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO SERÁ REABERTA

Tecnologia2 dias ago

CRISE DE ENERGIA: COMO SUPERAR DEPENDÊNCIA DAS HIDRELÉTRICAS?

Tecnologia2 dias ago

FACEBOOK E RAY-BAN APRESENTAM ÓCULOS ‘INTELIGENTES’

Internacional2 dias ago

USO DE DRONES MUDA JEITO DE EUA FAZEREM GUERRA

Nacional2 dias ago

BELÉM É A PORTA DE ENTRADA DA AMAZÔNIA E RICA NA BIODIVERSIDADE CULINÁRIA

Saúde2 dias ago

A VARIANTE DELTA É MAIS PERIGOSA PARA MENORES DE 12 ANOS?

Educação & Cultura3 dias ago

PANDEMIA CAUSA FORTE IMPACTO NA ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL

ECONOMIA3 dias ago

OS IMPACTOS DA INFLAÇÃO E AS PERSPECTIVAS FUTURAS DO BRASIL

Internacional3 dias ago

PARAÍSO SUL-AMERICANO DA NEVE ENFRENTA SECA

Internacional3 dias ago

AS 2 CAUSAS CIENTÍFICAS PARA A QUEDA DAS TORRES GÊMEAS NO 11 DE SETEMBRO

Tecnologia4 dias ago

PARQUE TECNOLÓGICO

Saúde4 dias ago

COMO JEITO DE DIRIGIR PODE REVELAR SINAIS DE ALZHEIMER

Internacional4 dias ago

TREM MOVIDO A HIDROGÊNIO

Internacional4 dias ago

PERSEVERANCE RECOLHE AMOSTRA DE ROCHA DE MARTE

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também