Connect with us

ENTRETENIMENTO

Reboot, remake, retcon… Qual a diferença?

Quem acompanha o mundo do cinema, séries e jogos já se acostumou a ouvir termos como remake, reboot ou retcon quando falamos sobre novos projetos. Aquele retorno de um filme clássico ou mesmo a modernização de uma série já bastante popular são coisas que estão cada vez mais comuns — afinal, são produções que chegam já com muito apelo e quase sempre representam um sucesso.

No entanto, quem não está tão acostumado assim com esse dialeto da cultura pop pode se perder diante de termos que, em nosso idioma, não dizem muita coisa. Para ser bem sincero, até quem é do meio costuma se confundir nesse palavreado todo, já que as diferenças entre esses conceitos nem sempre são claras.

Assim, para ajudá-lo a entender o que difere um remake de um reboot e como o retcon entra nisso tudo, o Canaltech traz alguns exemplos que vão ajudá-lo a não se perder quando se deparar com esses termos novamente e a apontar com exatidão quando algo assim surgir na sua frente em uma sala de cinema ou em seu streaming favorito.

O que é um remake?

Vamos começar pelo mais simples. Um remake é literalmente algo refeito, como a própria tradução já deixa bem clara. Na grande maioria dos casos, trata-se de pegar um conteúdo que já foi feito antes e refazê-lo, podendo ou não adicionar pequenas alterações — seja para modernizar a técnica, trazê-lo para um contexto mais familiar ou mesmo atualizar conceitos dentro da própria trama.

A história de King Kong foi recontada em 2005 em um remake dirigido por Peter Jackson, de O Senhor dos Anéis

O filme King Kong, de 2005, é um exemplo de remake que busca se manter fiel ao roteiro original, tanto que todo o roteiro mantém a mesma ambientação do início do século XX, assim como era no longa original de 1933. Nesse caso, o objetivo do diretor Peter Jackson era usar modernizar o clássico ao recontar aquela história com a tecnologia da época para deixar tudo mais crível.

Já os live action da Disney, como Aladdin e Rei Leão, não só mexem nessa técnica como mudam algumas coisas quando recontam suas histórias. E por mais que muitos fãs torçam o nariz quando isso acontece, existem pontos que envelhecem mal e precisam ser corrigidos nessas novas versões. Afinal, faz sentido pensar na princesa que precisa ser salva em pleno século XXI? E o remake funciona muito bem na hora de fazer esses pequenos ajustes.

Outro tripo de remake muito comum no cinema é o localização. São aqueles filmes estrangeiros que despertam a atenção de Hollywood a ponto de fazer com que alguém decida produzir uma versão hollywoodiana daquela história. O clássico do terror japonês O Chamado ganhou um remake nos Estados Unidos, da mesma forma que o thriller de ação sul-coreano Oldboy também acabou sendo refeito para os cinemas estadunidenses.

Os live actions da Disney nada mais são do que remakes das suas animações clássicas

A grande verdade é que os remakes se tornaram uma aposta bastante segura para os estúdios e produtoras e, por isso, passaram a ser cada vez mais comuns. Isso porque eles já chegam com uma base de fãs bem consolidada e que vai estar, no mínimo, curiosa para ver a nova versão. Basta pensar que todo mundo que cresceu vendo as animações da Disney se sente compelido a pelo menos dar uma chance aos live actions, o que se reverte em bons números de bilheteria.

É claro que essa estratégia nem sempre dá certo. O remake do clássico Vingador do Futuro se aproveitou de vários conceitos do filme estrelado por Arnold Schwarzenegger em 1990, mas a nova versão não agradou nem os velhos fãs e muito menos o novo público e amargou um enorme fracasso. Por outro lado, há remakes como Scarface e Onze Homens e Um Segredo, que conseguem ser mais icônicos do que os filmes originais.

O que é um reboot?

Em linhas gerais, um reboot não é tão diferente assim de um remake. Trata-se de reiniciar um universo para recontar sua história a partir de outra perspectiva, geralmente alterando seu elenco. Assim, ele ignora tudo o que foi feito até então para começar tudo do zero. É só lembrar de todas as vezes que mudaram o Homem-Aranha e mudaram o mundo à sua volta.

Em 20 anos, tivemos três versões do Homem-Aranha — uma para cada vez que o herói passou por um reboot

Nesse caso, é muito mais comum a gente ouvir falar em reboot quando o assunto são séries e franquias. Não por acaso, os filmes de super-heróis são os que mais recebem esse tratamento. Além dos três recomeços que o Homem-Aranha já recebeu, também vimos isso acontecer mais de uma vez com o Batman. Quando o diretor Christopher Nolan estabeleceu sua trilogia, a Warner decidiu que queria um universo compartilhado e abandonou tudo o que existia até então para apostar na versão de Ben Affleck. Só que essa aposta não deu tão certo e eles partiram para um novo reboot com o vindouro The Batman, que será protagonizado por Robert Pattinson.

Nos videogames, o exemplo mais claro disso é com Tomb Raider, de 2013. O jogo pegou apenas o conceito da série e modernizou tudo em torno dele, mudando inclusive a postura e a personalidade da protagonista Lara Croft. Foi quase como se alguém tivesse apertado o botão reset e zerado toda a cronologia para começar um novo universo a partir dali — o que acabou servindo de inspiração também para o cinema.

O que é o retcon?

Dos três termos, o retcon é o mais incomum e o menos conhecido pelo pessoal. Isso porque ele acaba sendo muito mais comum em séries de longa duração, principalmente nos quadrinhos. Ainda assim, não é raro ver esse tipo de recurso sendo usado em filmes e séries.

O nome vem de continuidade retroativa (retroactive continuity, em inglês) e trata de histórias que alteram fatos que já foram estabelecidos no passado. Um exemplo bem clássico disso nas HQs é o congelamento do Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial.

Marvel trouxe um novo Mandarim e arranjou uma desculpa para justificar a existência do personagem de Homem de Ferro 3

Ao contrário do que vimos nos filmes da Marvel, o personagem seguiu em atividade mesmo após o término do conflito, quando passou a enfrentar inimigos comunistas. Só que, em 1964, a editora quis integrá-lo aos Vingadores e decidiu dizer que nada daquilo que os leitores tinham visto nos últimos 20 anos era verdade, já que o herói estava congelado durante esse tempo todo. Assim, eles inventaram que o personagem que atuou nessas duas décadas era um impostor — algo que nunca tinha sido pontuado até então.

Essa é a essência do retcon: reescrever o passado adicionando algo novo que vai impactar as histórias retroativamente. No Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), isso já aconteceu algumas vezes, seja quando o estúdio se arrependeu de ter mostrado a Manopla do Infinito no cofre de Odin e inventou que o artefato era falso ou quando se dobrou às críticas dos fãs após Homem de Ferro 3 e fez com que existisse um verdadeiro Mandarim além do ator que enganou o mundo. Há toda uma explicação em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis para justificar essa mudança.

Portanto, o retcon costuma ser usado justamente como uma forma de ajustar pontos da história para que uma nova ideia funcione. Assim, um personagem que morreu no passado pode reaparecer vivo se for servir ao roteiro — aí é só inventar uma desculpa para justificar como ele enganou todo mundo.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura10 horas ago

Inclusão: por que e como construir o Plano Educacional Individualizado (PEI)

Educação & Cultura10 horas ago

Saiba como identificar o autismo em crianças!

Educação & Cultura10 horas ago

Indisciplina ou não: reflexões sobre o comportamento dos alunos em sala de aula

Esporte10 horas ago

Com Gabigol, Flamengo divulga lista de inscritos na Libertadores

Esporte10 horas ago

F1: Aston Martin defende Alonso após polêmica em Melbourne

Esporte10 horas ago

Sinner faz mais uma vítima e está de volta às semifinais em Miami

Esporte10 horas ago

Botafogo-PB recebe garotada do Bahia e depende de si para ir às quartas de final

Esporte10 horas ago

Técnico de Do Bronx pede ‘segunda chance’ a Igor Severino após demissão por grave infração em estreia no UFC

Nacional11 horas ago

Jean Wyllys perde mais uma por associar MBL ao nazismo

Nacional11 horas ago

SUBMARINO DO AMOR: Janja quebra champgne e beija Almirante na frente de Lula em cerimônia

Nacional11 horas ago

Pesquisa mostra Bolsonaro à frente de Lula; Michelle tem empate técnico

Nacional11 horas ago

Governo age sem licitação e eleva verba de ministério na canetada, um ano após apontar crise indígena

Esporte11 horas ago

Tati avança às quartas e Samuel Pupo às oitavas em etapa australiana

Nacional11 horas ago

Defesa de Bolsonaro protocola explicação sobre ida a embaixada

CIDADE11 horas ago

Prefeitura de João Pessoa mantém pontos de vacinação contra dengue e Influenza nesta quinta-feira

Judiciário11 horas ago

TCEPB aprova contas de prefeituras e cobra planos de ação a gestores para o combate à desertificação

Segurança Pública12 horas ago

85% das fatalidades em acidentes são do sexo masculino

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

João Azevêdo garante investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos com instalação de mais dois empreendimentos em Campina Grande

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

CIDADE12 horas ago

Cabedelo mantém tradição e realiza entrega de pescado para refeição da Semana Santa

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Sucesso da Jovem Guarda Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na Paraíba no Projeto Seis e Meia 

Educação & Cultura12 horas ago

‘Velhos Tempos’ encerra Revista de Cinema Paraibano alusivo ao mês das mulheres

CIDADE12 horas ago

MPPB faz recomendação a delegacias sobre TCOs, mulheres, crianças e adolescentes

ESTADO12 horas ago

RANKING DO SANEAMENTO Cagepa mantém João Pessoa e Campina Grande entre as cinco melhores do Nordeste, aponta Trata Brasil

ESTADO12 horas ago

Nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita e pagamento indevido de 2ª via gera direito a ressarcimento

CIDADE12 horas ago

Pesquisa do Procon-JP encontra preço do litro da gasolina oscilando entre R$ 5,530 e R$ 5,700

ESTADO12 horas ago

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriado da Semana Santa

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Orquestra Sinfônica da Paraíba inicia temporada com músicas de Astor Piazzolla e Brahms

CIDADE12 horas ago

Município de Salgado de São Félix deve implantar Serviço de Acolhimento Familiar

ESTADO12 horas ago

Semana Santa: oferta de assentos nos voos para a Paraíba sobe 41% em relação a 2023

Internacional8 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública12 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Segurança Pública12 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

ENTRETENIMENTO12 meses ago

‘Stranger Things’ vai ganhar animação após fim da série na quinta temporada

Saúde17 horas ago

A INOVADORA APOSTA DE UM DOS MELHORES SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO

Educação & Cultura17 horas ago

PESQUISAS MOSTRAM COMO ESCREVER À MÃO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

ECONOMIA17 horas ago

PESQUISA REVELA QUE MULHERES RECEBEM 19,4% MENOS QUE OS HOMENS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO17 horas ago

RECEITA DA CUCA DE BANANA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS COM DIAS CONTADOS?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CANÁRIO URUCUM: COMO UMA MUTAÇÃO NO BRASIL CONQUISTOU O MUNDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PÃO NA PALHA DE MILHO E NO FORNO A LENHA

Saúde3 dias ago

DOENÇAS NEUROLÓGICAS AFETAM 43% DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Saúde3 dias ago

CLORO E SAL NÃO SÃO FORMAS MAIS EFICAZES DE COMBATER FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Internacional3 dias ago

O SUCESSO DA RECICLAGEM DE GARRAFAS NA ALEMANHA

Saúde4 dias ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

Internacional4 dias ago

EUROPA ESTÁ MAIS PERTO DE UMA GUERRA DIRETA COM A RÚSSIA?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

POR QUE ESTÁ SOBRANDO EMPREGO NA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

GRAVE VÍDEOS DE QUALIDADE COM O CELULAR

Internacional4 dias ago

China

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

LEITE CARBONO ZERO? PRODUTOR MOSTRA COMO SE FAZ

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DOS MEIS LEVANTA PREOCUPAÇÕES ECONÔMICAS E DESAFIOS PARA O FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

JOGO DIGITAL ENSINA COMO AS FAKE NEWS SÃO CRIADAS

Saúde1 semana ago

ANVISA ALERTA PARA EXCESSO DE SÓDIO EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Educação & Cultura1 semana ago

SUPERDOTADOS: OS DESAFIOS PARA ATENDER PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional1 semana ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Saúde1 semana ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

KALANCHOE

Internacional2 semanas ago

GUIANA: RIQUEZA DO PETRÓLEO ALCANÇARÁ TODA A POPULAÇÃO DO VIZINHO DO BRASIL?

ECONOMIA2 semanas ago

2023: 13 MILHÕES DEIXARAM DE PASSAR FOME

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COM HIDROGÊNIO SUSTENTÁVEL, BRASIL PODE LIDERAR ECONOMIA VERDE NO MUNDO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO CULTIVAR BABOSA, FAZER MUDAS, E COLHER DO JEITO CERTO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br