Connect with us

ESTADO

Agevisa celebra “Outubro Rosa” e ressalta papel da regulação tecnológica na defesa da saúde da mulher

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária reuniu funcionários e dirigentes para reforçar o engajamento de todos na Campanha Outubro Rosa de prevenção e combate ao câncer de mama e para reafirmar o seu papel de instituição promotora da saúde das pessoas por meio da regulação sanitária dos produtos e serviços postos diariamente para consumo da população. Na ocasião, o diretor Geraldo Moreira falou da importância da atuação da Agevisa e deu destaque especial à área de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos na defesa da saúde da mulher através da fiscalização sistemática dos serviços de radiodiagnóstico por imagem, dentre os quais aqueles especializados nos serviços de mamografia.

Conforme enfatizou o diretor-geral da Agevisa, o objetivo central da fiscalização dos equipamentos tecnológicos utilizados no tratamento da saúde das pessoas diz respeito à garantia de que os mesmos estejam sempre funcionando perfeitamente, considerando que um aparelho desregulado pode levar a resultados falso-positivos ou falso-negativos capazes de ocasionar danos irreparáveis à saúde de quem é exposto à sua utilização. “Um mamógrafo desregulado, por exemplo, pode, através de um resultado falso-negativo, levar uma mulher que tenha câncer de mama a pensar que não precisa de tratamento médico, ficando, com isso, exposta a riscos que podem inclusive levá-la à morte”, observou.

Geraldo Moreira também defendeu o entendimento de que a prevenção ainda é a melhor forma de evitar doenças e, com isso, promover a saúde das pessoas. “Por isso, os cuidados preventivos se destacam entre os temas principais da campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama”, explicou, reafirmando a integração da Agevisa/PB nas ações desenvolvidas pelo Governo, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), para proteger e fortalecer a saúde da mulher no território paraibano.

Comprometimento – No âmbito da Agevisa, as ações relacionadas ao Outubro Rosa envolvem todos os setores da instituição, com destaque especial para a área de competência da Diretoria Técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos (de responsabilidade da dentista sanitarista Helena Teixeira de Lima Barbosa), em face da competência de regular os serviços de radiodiagnóstico utilizados na detecção de doenças, dentre os quais os mamógrafos, que servem para identificar nódulos, lesões e outros sinais afins, favorecendo o diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Todos os anos, durante o mês de outubro, nós procuramos colaborar da forma mais efetiva possível com o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para fortalecer as ações, não somente de combate ao câncer de mama, mas de promoção da saúde da mulher como um todo. E um dos principais elementos deste trabalho diz respeito exatamente ao reforço da informação, considerando que quanto mais a mulher souber a respeito das ameaças que existem à sua saúde, mais e melhor ela poderá se proteger”, comentou a diretora-técnica Helena Lima, que está organizando para o próximo dia 25 de outubro (Dia Estadual da Vigilância Sanitária) um encontro online sobre o papel da Vigilância Sanitária na prevenção do câncer de mama.

Sobre o câncer de mama – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células da mama que leva ao aparecimento de células anormais que formam um tumor. Caracterizada por se apresentar de diferentes formas, a doença evolui de várias maneiras, algumas rapidamente e outras mais lentas, e pode atingir também os homens, porém em menor escala. O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os motivos que levam ao aparecimento do câncer de mama são vários, e um dos elementos de risco mais elevado está relacionado à idade, com cerca de 80% dos casos atingindo pessoas com idade a partir dos 50 anos, segundo dados do Inca”, explicou a diretora-técnica de Ciência e Tecnologia Médica da Agevisa, Helena Lima. Ela também destacou como responsáveis pelo aparecimento do câncer de mama fatores ambientais e comportamentais como a obesidade e o sobrepeso após a menopausa, o consumo de bebidas alcoólicas, o sedentarismo, a inatividade física e a exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

Outros fatores igualmente importantes, segundo Helena, estão ligados à história reprodutiva e hormonal das pessoas e referem-se a episódios como primeira menstruação antes dos doze anos; primeira gestação após os trinta anos; menopausa após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais e reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. “Há ainda os fatores genéticos e hereditários relacionados especialmente com os seguintes episódios: história familiar de câncer de ovário; casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos de idade, história familiar de câncer de mama em homens e alteração genética”, acrescentou.

Formas de prevenção – A presença de um ou mais fatores de risco para o câncer de mama não significa que a mulher necessariamente terá a doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de trinta por cento dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio da adoção de hábitos como praticar atividades físicas, alimentar-se de maneira saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, evitar o uso de hormônios sintéticos (como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal) e amamentar.

Segundo a diretora-técnica Helena Lima, da Agevisa/PB, a amamentação (pelo maior espaço de tempo possível) é um fator de proteção contra o câncer de mama, apesar de o ato de não amamentar não ser um fator de risco para a doença. “Ao decidir pelo não aleitamento – explicou Helena –, a mulher não está se expondo a um fator de risco, mas sim abrindo mão de um importante fator de proteção à sua saúde”.

Sinais e sintomas – Na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais por meio de sinais e sintomas como nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor (presente em cerca de 90 por cento dos casos em que o câncer é percebido pela própria mulher); pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, assim como saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico, a quem caberá avaliar o risco de se submeter a mulher ao tratamento de câncer.

Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde1 dia ago

BRASIL TEM MENOR MÉDIA DE NOVOS CASOS DE COVID-19 DESDE MAIO DE 2020

ECONOMIA1 dia ago

Brasil obtém vitória na OMC que pode voltar a equilibrar mercado de açúcar, diz Benedito Rosa

Politíca1 dia ago

AGORA É LEI! Passaporte da vacina passa a ver em toda a Paraíba

ESTADO1 dia ago

Cliente da Energisa pode monitorar consumo durante Programa do Governo Federal

Saúde3 dias ago

Após quase morrer de câncer, a solidariedade

Politíca3 dias ago

Jeová Campos presidirá sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Politíca3 dias ago

Relator do Certificado de Imunização no Senado, Veneziano destaca importância da instituição da nova norma pelos estados

Saúde3 dias ago

Jeová parabeniza Governo do Estado pela implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde

CIDADE3 dias ago

Câmara debate políticas de combate às drogas

Politíca3 dias ago

Tovar pede ajuda da bancada federal para que produtores de leite não sejam prejudicados com fim de programa

Politíca3 dias ago

Assembleia aprova projeto que garante devolução do dinheiro de pagamentos em duplicidade de água, energia e gás

Politíca3 dias ago

Assembleia aprova programa que facilita quitação de débitos do ICMS com descontos de até 80%

CIDADE3 dias ago

Cagepa suspende fornecimento d’água em Cabedelo para serviços de interligação de redes de abastecimento de água

Judiciário3 dias ago

Apreensão de pequena quantidade de munição, por si só, não implica atipicidade da conduta

Educação & Cultura3 dias ago

Impactos socioemocionais da pandemia para crianças e jovens: quais são e como mitigá-los

CIDADE3 dias ago

Nordeste tem menor taxa de mortes por covid-19 e Famup destaca atuação dos prefeitos no combate a doença

ENTRETENIMENTO3 dias ago

João Pessoa Recebe Monólogo ‘Cartas Libanesas’ Com Ingressos Gratuitos

CIDADE3 dias ago

Soledade receberá polo de Universidade com mais de 30 cursos de graduação

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Concurso Campina Grande – PB: Prefeitura publica edital com mais de 800 vagas

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Paul McCartney diz que foi John Lennon quem causou rompimento dos Beatles

Internacional11 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Tecnologia9 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE9 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE11 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia4 meses ago

Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021

Tecnologia9 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

Saúde3 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Internacional12 meses ago

Presidente alemão entra em quarentena preventiva

CIDADE11 meses ago

Prefeita do Conde “queima” material escolar de 2021 e compromete ano letivo antes de deixar a prefeitura

Saúde8 meses ago

Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Internacional7 meses ago

Estado alemão expulsa turistas para combater a pandemia

Internacional7 meses ago

Política de migração da UE segue sendo uma tragédia

Esporte9 meses ago

Nacional de Patos contrata meio-campista campeão estadual pelo Campinense

CIDADE8 meses ago

Encampado por Cícero Lucena, novo consórcio metropolitano de João Pessoa tem adesão de 12 municípios

Nacional10 meses ago

Jovem de 19 anos se forma em 1º lugar na Escola de Sargentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

De negacionistas a QAnon, teorias da conspiração avançam

Saúde10 meses ago

As doenças infecciosas derrotadas graças às vacinas

Segurança Pública4 meses ago

Administração Penitenciária suspendeu contrato e abriu investigação para apurar carga roubada de arroz

CIDADE9 meses ago

PADRE PERSEGUIDO E PRESO NO CONDE AGRADECE A RETIRADA DA ÁRVORE SATÂNICA DA ENTRADA DA CIDADE

Saúde9 meses ago

Brasil tem quase 7 milhões de pessoas curadas da Covid-19

Saúde1 dia ago

BRASIL TEM MENOR MÉDIA DE NOVOS CASOS DE COVID-19 DESDE MAIO DE 2020

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Paul McCartney diz que foi John Lennon quem causou rompimento dos Beatles

Internacional3 dias ago

AS SOLUÇÕES SIMPLES PARA NÃO MORRER DE CALOR NA ÍNDIA

Internacional3 dias ago

COMO VENDA DESENFREADA DE CASAS NOS EUA LEVOU A CRISE GLOBAL

Nacional3 dias ago

AGRONORDESTE E ATEG DO SENAR REALIZAM UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO NO SEMIÁRIDO

Saúde3 dias ago

ESTUDO REFORÇA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Tecnologia4 dias ago

COMO SABEMOS O QUE TEM DENTRO DOS PLANETAS?

Internacional4 dias ago

CIENTISTAS RECRIAM ROSTOS DE MÚMIAS DO EGITO USANDO DNA

Educação & Cultura4 dias ago

ESTUDANTES BRASILEIROS SE DEDICAM A PROJETOS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO

Tecnologia4 dias ago

POR QUE SEMEAR NUVENS PARA FAZER CHOVER É UMA TÉCNICA TÃO CONTROVERSA

ECONOMIA4 dias ago

COMO GANHAR DINHEIRO CRIANDO COELHOS

Saúde4 dias ago

INFECÇÃO POR COVID EM CRIANÇAS AUMENTA EM 50% NO PAÍS

ECONOMIA4 dias ago

QUEBRA NA PRODUÇÃO DE ETANOL FAZ CBIO AVANÇAR 48%

ECONOMIA5 dias ago

INFLAÇÃO PARA O MÊS DE SETEMBRO É A MAIOR DESDE 1994

Tecnologia5 dias ago

CRIMES VIRTUAIS DISPARAM NA PANDEMIA

Nacional5 dias ago

GOVERNO DESCARTA RETORNO DO HORÁRIO DE VERÃO

ECONOMIA5 dias ago

CONSUMO DE CARNE VERMELHA É O MENOR EM 26 ANOS

Saúde5 dias ago

BRASIL TEM MAIS DE 45% IMUNIZADOS CONTRA COVID-19

ECONOMIA5 dias ago

PANDEMIA AGRAVA CRISE ECONÔMICA NO BRASIL

CIDADE7 dias ago

A IMPORTÂNCIA DO ALGODÃO COLORIDO NA PARAÍBA

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também