Connect with us

Judiciário

IR retido na fonte por pagamentos a pessoas físicas ou jurídicas pertence a estados e municípios

O recurso, com repercussão geral reconhecida, é o primeiro julgado pelo STF com tramitação sob sistemática de incidente de resolução de demandas repetitivas, inovação do novo CPC

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o montante arrecadado a título de Imposto de Renda retido na fonte incidente sobre valores pagos pelos entes federados, suas autarquias e fundações a pessoas físicas ou jurídicas contratadas para a prestação de bens ou serviços não precisa ser repassado à União, pois pertence aos próprios municípios, aos estados ou ao Distrito Federal. A decisão, unânime, foi tomada no Recurso Extraordinário (RE) 1293453, com repercussão geral (Tema 1.130), julgado na sessão virtual encerrada em 8/10.

IRDR

O recurso foi interposto pela União contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que julgou a controvérsia sob a sistemática do incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), mecanismo instituído pelo Código de Processo Civil (CPC) de 2015 para dar maior eficiência à gestão de processos pelo Poder Judiciário. É a primeira vez em que o Plenário julga recurso extraordinário oriundo dessa sistemática.

No caso concreto, o juízo da 1ª Vara Federal de Novo Hamburgo (RS) havia concedido liminar para que a União se abstivesse de exigir do Município de Sapiranga o produto de arrecadação do imposto sobre a renda incidente na fonte sobre rendimentos pagos a pessoas físicas ou jurídicas, referentes a contratações de bens ou serviços. Diante do crescimento de ações similares ajuizadas na Justiça Federal quanto à correta interpretação da forma de distribuição dessas receitas, o magistrado de primeira instância, considerando a necessidade de dar solução isonômica à matéria, suscitou o IRDR perante o TRF-4.

Regionalmente, o TRF-4 fixou a tese de que a Constituição Federal (artigo 158, inciso I) define a titularidade municipal das receitas. No recurso ao STF, a União argumentava que deve ser atribuído aos municípios apenas o produto da arrecadação do Imposto de Renda incidente na fonte sobre rendimentos pagos aos seus servidores e empregados. Alegava, ainda, que o legislador constituinte originário não teve nenhum intuito de promover alterações no quadro de partilha direta e que competiria à União instituir o Imposto Sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza.

Suspensão nacional

Em 2018, a então presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, nos autos da Petição (PET) 7001, determinou a suspensão nacional das decisões de mérito que envolvessem a interpretação do artigo 158, inciso I, da Constituição, em processos individuais ou coletivos. Ela determinou, ainda, que a petição fosse reatuada como Suspensão Nacional do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (SIRDR) 1, ou seja, a primeira a tramitar no Supremo.

Repercussão geral

Com a subida do recurso extraordinário ao STF, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, levou o processo à deliberação do Plenário Virtual, em março deste ano, e sua manifestação pelo reconhecimento da repercussão geral da matéria foi seguida por unanimidade. Fux destacou o potencial impacto em outros casos, tendo em vista o grande número de municípios brasileiros a serem beneficiados pela fonte de receita, caso mantida a tese fixada pelo TRF-4. Lembrou, ainda, que tramitam no STF ações cíveis originárias que discutem o mesmo tema.

Literalidade da norma

No julgamento de mérito do recurso, o relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pelo seu desprovimento. Ele considerou que, ao estabelecer que pertence aos municípios o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, “sobre rendimentos pagos, a qualquer título”, o constituinte originário optou por não restringir expressamente a que tipo de “rendimentos pagos” se referia.

Segundo ele, é necessário respeitar a literalidade da norma, e a expressão “a qualquer título” demonstra, nitidamente, a intenção de ampliar a abrangência do termo anterior (rendimentos pagos) a uma diversidade de hipóteses.

Titularidade da arrecadação

Ele também afastou a alegada ofensa ao dispositivo constitucional que estabelece a competência da União para instituir o Imposto Sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza. Para o ministro, a previsão de repartição das receitas tributárias não altera a distribuição de competências, pois não influi na privatividade do ente federativo em instituir e cobrar seus próprios impostos, mas apenas na distribuição da receita arrecadada.

Segundo o relator, o debate sobre o alcance do artigo 158, inciso I, da Constituição não passa pela competência legislativa da União, mas abrange o aspecto financeiro, ou seja, a titularidade do produto da arrecadação do imposto retido na fonte, que, por expressa determinação constitucional, constitui receita do ente político pagador.

Entes subnacionais

Por fim, o ministro Alexandre de Moraes destacou que o Imposto de Renda deve incidir tanto na prestação de serviços quanto no fornecimento de bens por pessoas físicas e jurídicas à administração pública, independentemente de ser ela municipal, estadual ou federal. De acordo com o relator, os chamados “entes subnacionais” não devem ser discriminados quanto à possibilidade de reterem na fonte o montante correspondente ao IR, a exemplo do que é feito pela União (artigo 64 da Lei 9.430/1996).

ACO 2897

Sobre o mesmo tema e no mesmo sentido, foi julgada em conjunto a Ação Cível Originária (ACO) 2897, de relatoria do ministro Dias Toffoli, relativa ao Estado de Alagoas.

Tese

A tese de repercussão geral fixada foi a seguinte: “Pertence ao município, aos estados e ao Distrito Federal a titularidade das receitas arrecadadas a título de Imposto de Renda retido na fonte incidente sobre valores pagos por eles, suas autarquias e fundações a pessoas físicas ou jurídicas contratadas para a prestação de bens ou serviços, conforme disposto nos artigos 158, I, e 157, I, da Constituição Federal.”

Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde1 dia ago

BRASIL TEM MENOR MÉDIA DE NOVOS CASOS DE COVID-19 DESDE MAIO DE 2020

ECONOMIA1 dia ago

Brasil obtém vitória na OMC que pode voltar a equilibrar mercado de açúcar, diz Benedito Rosa

Politíca1 dia ago

AGORA É LEI! Passaporte da vacina passa a ver em toda a Paraíba

ESTADO1 dia ago

Cliente da Energisa pode monitorar consumo durante Programa do Governo Federal

Saúde2 dias ago

Após quase morrer de câncer, a solidariedade

Politíca2 dias ago

Jeová Campos presidirá sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Politíca2 dias ago

Relator do Certificado de Imunização no Senado, Veneziano destaca importância da instituição da nova norma pelos estados

Saúde2 dias ago

Jeová parabeniza Governo do Estado pela implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde

CIDADE2 dias ago

Câmara debate políticas de combate às drogas

Politíca2 dias ago

Tovar pede ajuda da bancada federal para que produtores de leite não sejam prejudicados com fim de programa

Politíca2 dias ago

Assembleia aprova projeto que garante devolução do dinheiro de pagamentos em duplicidade de água, energia e gás

Politíca2 dias ago

Assembleia aprova programa que facilita quitação de débitos do ICMS com descontos de até 80%

CIDADE2 dias ago

Cagepa suspende fornecimento d’água em Cabedelo para serviços de interligação de redes de abastecimento de água

Judiciário3 dias ago

Apreensão de pequena quantidade de munição, por si só, não implica atipicidade da conduta

Educação & Cultura3 dias ago

Impactos socioemocionais da pandemia para crianças e jovens: quais são e como mitigá-los

CIDADE3 dias ago

Nordeste tem menor taxa de mortes por covid-19 e Famup destaca atuação dos prefeitos no combate a doença

ENTRETENIMENTO3 dias ago

João Pessoa Recebe Monólogo ‘Cartas Libanesas’ Com Ingressos Gratuitos

CIDADE3 dias ago

Soledade receberá polo de Universidade com mais de 30 cursos de graduação

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Concurso Campina Grande – PB: Prefeitura publica edital com mais de 800 vagas

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Paul McCartney diz que foi John Lennon quem causou rompimento dos Beatles

Internacional11 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Tecnologia9 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE9 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE11 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia4 meses ago

Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021

Tecnologia9 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

Saúde3 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Internacional12 meses ago

Presidente alemão entra em quarentena preventiva

CIDADE11 meses ago

Prefeita do Conde “queima” material escolar de 2021 e compromete ano letivo antes de deixar a prefeitura

Saúde8 meses ago

Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Internacional6 meses ago

Estado alemão expulsa turistas para combater a pandemia

Internacional7 meses ago

Política de migração da UE segue sendo uma tragédia

Esporte9 meses ago

Nacional de Patos contrata meio-campista campeão estadual pelo Campinense

CIDADE8 meses ago

Encampado por Cícero Lucena, novo consórcio metropolitano de João Pessoa tem adesão de 12 municípios

Nacional10 meses ago

Jovem de 19 anos se forma em 1º lugar na Escola de Sargentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

De negacionistas a QAnon, teorias da conspiração avançam

Saúde10 meses ago

As doenças infecciosas derrotadas graças às vacinas

Segurança Pública4 meses ago

Administração Penitenciária suspendeu contrato e abriu investigação para apurar carga roubada de arroz

CIDADE9 meses ago

PADRE PERSEGUIDO E PRESO NO CONDE AGRADECE A RETIRADA DA ÁRVORE SATÂNICA DA ENTRADA DA CIDADE

Saúde9 meses ago

Brasil tem quase 7 milhões de pessoas curadas da Covid-19

Saúde1 dia ago

BRASIL TEM MENOR MÉDIA DE NOVOS CASOS DE COVID-19 DESDE MAIO DE 2020

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Paul McCartney diz que foi John Lennon quem causou rompimento dos Beatles

Internacional3 dias ago

AS SOLUÇÕES SIMPLES PARA NÃO MORRER DE CALOR NA ÍNDIA

Internacional3 dias ago

COMO VENDA DESENFREADA DE CASAS NOS EUA LEVOU A CRISE GLOBAL

Nacional3 dias ago

AGRONORDESTE E ATEG DO SENAR REALIZAM UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO NO SEMIÁRIDO

Saúde3 dias ago

ESTUDO REFORÇA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Tecnologia4 dias ago

COMO SABEMOS O QUE TEM DENTRO DOS PLANETAS?

Internacional4 dias ago

CIENTISTAS RECRIAM ROSTOS DE MÚMIAS DO EGITO USANDO DNA

Educação & Cultura4 dias ago

ESTUDANTES BRASILEIROS SE DEDICAM A PROJETOS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO

Tecnologia4 dias ago

POR QUE SEMEAR NUVENS PARA FAZER CHOVER É UMA TÉCNICA TÃO CONTROVERSA

ECONOMIA4 dias ago

COMO GANHAR DINHEIRO CRIANDO COELHOS

Saúde4 dias ago

INFECÇÃO POR COVID EM CRIANÇAS AUMENTA EM 50% NO PAÍS

ECONOMIA4 dias ago

QUEBRA NA PRODUÇÃO DE ETANOL FAZ CBIO AVANÇAR 48%

ECONOMIA5 dias ago

INFLAÇÃO PARA O MÊS DE SETEMBRO É A MAIOR DESDE 1994

Tecnologia5 dias ago

CRIMES VIRTUAIS DISPARAM NA PANDEMIA

Nacional5 dias ago

GOVERNO DESCARTA RETORNO DO HORÁRIO DE VERÃO

ECONOMIA5 dias ago

CONSUMO DE CARNE VERMELHA É O MENOR EM 26 ANOS

Saúde5 dias ago

BRASIL TEM MAIS DE 45% IMUNIZADOS CONTRA COVID-19

ECONOMIA5 dias ago

PANDEMIA AGRAVA CRISE ECONÔMICA NO BRASIL

CIDADE7 dias ago

A IMPORTÂNCIA DO ALGODÃO COLORIDO NA PARAÍBA

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também