Connect with us

CIDADE

Câmara debate políticas de combate às drogas

A sessão especial contou com a presença de autoridades e representantes de entidades envolvidas com o tema

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) debateu, na manhã desta quarta-feira (13), políticas de combate às drogas na Capital. A sessão especial foi proposta pelo vereador Odon Bezerra (Cidadania) e contou com a presença de autoridades e representantes de entidades envolvidas com o tema.

O propositor da sessão especial, vereador Odon Bezerra (Cidadania), lembrou que, na época em que foi presidente da OAB, criou a Comissão de Combate às Drogas e realizou um amplo trabalho de conscientização sobre o tema na Paraíba. Odon ainda destacou que o combate às drogas é uma preocupação de toda a sociedade. “Devemos nos unir para combater essa chaga que assola toda nossa sociedade. Nesta manhã, temos uma boa parte de nossa sociedade reunida para contribuir com ensinamentos e indicações de políticas públicas voltadas a esse combate”, justificou Odon.

O agente federal aposentado, psicólogo e especialista sobre o tema, Deusimar Guedes, destacou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que o maior problema de saúde pública são as drogas. Ele reforçou ainda a importância do engajamento de todos no combate. “O maior problema que enfrentamos hoje não é o grande número de usuários e traficantes, mas a multidão de omissos. Precisamos minimizar os omissos e estar comprometidos com a causa”, afirmou, ressaltando que os maiores estragos à sociedade ocorrem a partir do que os usuários fazem quando estão sob efeito dos entorpecentes.

Ação Integrada

Deusimar Guedes ainda propôs a criação de um órgão que integre todas as ações de combate às drogas. “A minha sugestão é que pudéssemos criar uma entidade ou organização que pudesse integrar, fiscalizar e cadastrar todas as pessoas que tenham trabalho nessa temática. Hoje, tem muita gente trabalhando como ilhas, uma não sabe o que a outra está fazendo. Que possamos criar essa entidade por iniciativa desta Casa, além do Conselho Municipal de Política de Drogas. Ele precisa existir, mas ele sozinho não tem força para integrar todas as entidades”, sugeriu.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Prevenção e Combate às Drogas de João Pessoa (COMAD-JP), Inise Machado, concordou com a necessidade de criação de um órgão que integre as ações de combate às drogas. “O que falta nesse meio é dignidade, é um olhar mais humano. Daí a necessidade de sermos ousados e pedirmos à Prefeitura a criação de um órgão maior, que congregue todas as ilhas que trabalham na recuperação de envolvidos com drogas”, defendeu.

Odon Bezerra lembrou que, ainda enquanto candidato a vereador de João Pessoa, apresentou uma ação de combate às drogas e que agora está dando efetividade a isso na Casa. Ele explicou que o Legislativo não pode criar órgãos, mas que, a partir das sugestões apresentadas durante a sessão, vai apresentar indicações ao Executivo e conversar com o prefeito sobre a criação desse núcleo.

Números crescentes

De acordo com Bruno Victor Germano, delegado titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de João Pessoa, somente no primeiro semestre deste ano, houve um aumento, na Paraíba, de 158% na apreensão de drogas. O delegado enfatizou que, embora o tráfico se instale e cresça em ambientes mais humildes, a ganância pela obtenção de lucro tem feito com que os tóxicos se disseminem em todas as classes. “Se não fizermos nada, o tráfico vai sempre continuar crescendo e atingindo todo o seio social”, afirmou.

Ele ainda reportou que famílias inteiras têm se envolvido com o tráfico. “O seio familiar está se destruindo e se transformando em empresa do tráfico de entorpecentes”, revelou. O delegado, então, reafirmou a importância de entidades, igrejas e poderes se unirem para atuarem juntos na prevenção e repressão.

O vereador Tarcísio Jardim (Patriota), que também é policial civil, associou o crescente envolvimento de jovens e adolescentes de comunidades carentes com o tráfico às lacunas deixadas pelos poderes públicos. “Os traficantes trazem remédio na doença, comida na fome, dinheiro na miséria. Eles fazem o que o poder público não faz, e onde o poder público não chega, o poder paralelo domina. Quando a  gente conseguir preencher esses espaços que estão vazios, começaremos a ter resultados eficientes”, ponderou o parlamentar.

Tarcísio Jardim também reforçou a necessidade de envolvimento de toda a sociedade para vencer a guerra de combate às drogas. “A polícia sozinha não resolve, as entidades precisam puxar a responsabilidade para si, as famílias precisam entender que é responsabilidade delas criar seus filhos. Isso é uma responsabilidade da sociedade por inteiro”, enfatizou.

Educação como caminho

A representante da Comissão de Políticas de Segurança e Combate às Drogas da Ordem dos Advogados, Seccional Paraíba (OAB-PB), Kátia Valéria de Oliveira, testemunhou que perdeu dois irmãos em decorrência do uso de tóxicos. Ela acredita que o caminho para o combate às drogas é a intensificação da educação e sugeriu que a Guarda Civil Municipal realize trabalho de conscientização dentro das escolas, como a Polícia Militar no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

“Precisamos unir forças, reforçar esse programa e seguir juntos. Não adianta só falar, é preciso tomar decisões, dar as mãos, porque é um problema de todos. Seria interessante o desenvolvimento de uma política municipal que faça o mesmo trabalho do Proerd, que é da Polícia Militar. É um trabalho que tem dado resultado, porque as crianças se espelham naqueles militares”, explicou.

O presidente do Conselho Municipal de Prevenção e Combate às Drogas de João Pessoa (COMAD-JP), Luiz  Pereira de Morais, concordou que a educação é o melhor caminho para vencer a guerra contra as drogas. “Temos aproximadamente 12% da população mundial de dependentes químicos. A reinserção social é muito difícil. Enquanto não educarmos os jovens, continuaremos punindo os adultos”, ponderou, informando que já conversou com o prefeito Cícero Lucena e solicitou material didático para levar às escolas.

A inclusão de esportes e artes na vida dos jovens foi destacada por Zé Moreira, um dos representantes da Pastoral da Sobriedade, como saída. “Se não houver a prevenção através da educação, não haverá a diminuição desse problema. O vício é uma doença, qualquer que seja ele. Precisamos de mais apoio na educação com inclusão dos esportes e das artes na vida dos jovens”, sugeriu.

Tratamento

O pastor João Kleber afirmou que a Capital precisa de um lugar estruturado para receber dependentes que não podem pagar pelo tratamento de recuperação. “A grande questão é para onde levar o dependente. É necessário que existam lugares estruturados para receber essas pessoas, e o poder público pode fazer isso ou cooperar para isso. Essa é uma ação que vai gerar economia para os cofres públicos. Minha proposta é que deste momento nasça um lugar com estrutura para, de fato, colocar isso em prática”, ressaltou o pastor, se referindo a um tratamento especializado de recuperação de dependentes químicos.

Carla Alencar, vice-presidente da API e coordenadora da ONG Missão Batista Abrace, falou sobre o papel das igrejas nessa luta: “Quem salva o dependente em crise na comunidade é a igreja, e ela é desvalorizada, como se fosse anônima, fantasma. Mas, é ela que recebe o dependente e a família destruída”, comentou.

Carla também apresentou algumas precariedades no acolhimento e tratamento de dependentes. “No município, temos o Trauminha. Pelo estado, temos os CAPS, que tem um processo de desintoxicação de alguns dias. O dependente fica lá como se fosse um hotel, porque não tem tratamento, não tem estrutura, não tem medicação. O envolvimento com a família é terrível, além do risco para os profissionais, porque o traficante sabe onde o dependente está e vai buscá-lo dentro do CAPS. Também temos o Juliano Moreira, que para mim representa aqueles calabouços medievais, em que a gente entra numa prisão e nunca mais sai. Não tem nada a ver com tratamento de ressocialização”, avaliou.

“A droga, para mim, é dividida em prevenção, tratamento e ressocialização, e aqui estão os pares que cuidam disso todos os dias, mas, sem uma representação oficial com políticas públicas voltadas para drogas. A proposta seria criar uma comissão, onde haveria um plano de trabalho, em que a igreja faz a sua parte, a polícia a sua. Todos nós temos vivência, não precisa historiar muito, nem contextualizar mais, precisamos ir para a prática”, acrescentou, pedindo a criação de uma casa de triagem e recuperação.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 hora ago

Moraes concede prazo de 5 dias para resposta de X sobre alegado desrespeito judicial indicado em relatório da PF

Nacional4 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes arquiva processo sobre estadia de Bolsonaro na embaixada húngara

Nacional4 horas ago

Lula escolhe empresas de mídia por medo de queda de popularidade

Nacional5 horas ago

Homem do Hamas distribui panfletos na Câmara

Judiciário5 horas ago

Câmara aprova Lei Taylor Swift, projeto que amplia punições a cambistas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

OpenAI, Meta e Microsoft se unem para eliminar riscos da IA

Esporte6 horas ago

Flamengo é derrotado pelo Bolívar na Libertadores e perde invencibilidade de 20 jogos no ano

Esporte6 horas ago

Bernardinho convoca Bruninho, Lucarelli e mais quatro jogadores para a Liga das Nações

Segurança Pública6 horas ago

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Esporte6 horas ago

Abel Ferreira elogia Palmeiras: ‘Foi a vitória do time da virada, vitória do time do amor’

ECONOMIA6 horas ago

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Nacional6 horas ago

Projeto que concede título de cidadão catarinense ao Presidente Bolsonaro é aprovado na Alesc

Nacional6 horas ago

Pacheco postega votação dos vetos do governo; entenda o porquê

ECONOMIA6 horas ago

Baixa renda poderá ter ‘cashback’ de até 50% do tributo na conta de luz

ECONOMIA6 horas ago

Veículos e fumo poderão ter imposto maior, e ultraprocessados são poupados; veja produtos

Educação & Cultura1 dia ago

Prefeitura abre consulta pública para construção do Plano Municipal de Cultura

CIDADE1 dia ago

Prefeitura de Cabedelo realiza Aula Inaugural do Projeto Escola de Robótica e Mecatrônica 2024

CIDADE1 dia ago

Sessão especial da CMCG lembra dos 30 anos de fundação do GAV

ESTADO1 dia ago

Governo da Paraíba conquista Selo Casa Azul de habitação sustentável em obra de residencial em Campina Grande

Educação & Cultura1 dia ago

Procon-JP vai às aulas 2024 seleciona 2.400 alunos do Município para curso sobre direitos do consumidor

Esporte1 dia ago

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total e ação do Bolsa Esporte será nesta quinta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Empaer participa da 2ª Feira do Produtor Rural de Alagoa Nova

ESTADO1 dia ago

Agentes da Operadora Viagens Promo conhecem atrativos turísticos do Destino Paraíba

Saúde1 dia ago

Opera Paraíba ganha destaque em evento nacional de auditoria do SUS pelo grau de satisfação dos usuários do programa

Politíca1 dia ago

Parlamentar aborda situação de comércios da principal de Valentina com a construção do Parque Linear

Politíca1 dia ago

Para parlamentar, liberação de armas e aumento do número de homicídios não têm relação

Judiciário1 dia ago

Conselheiro Fábio Nogueira participou da reunião com o presidente do Senado e dirigentes da Atricon

CIDADE1 dia ago

Prefeitura entrega 250 novos Chromebooks, elevando para 17 mil aparelhos que auxiliam professores e alunos nas salas de aulas do Município

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo visitou nova sede da AeC e destaca capacidade do Estado de atrair novos investimentos e gerar emprego e renda

ESTADO1 dia ago

Gestão dos Recursos Hídricos da Paraíba é destaque em evento na Espanha

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional2 dias ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 dias ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 dias ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 dias ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional3 dias ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde3 dias ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública3 dias ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA6 dias ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional6 dias ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura6 dias ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura7 dias ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional7 dias ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO7 dias ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura7 dias ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura1 semana ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional1 semana ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca1 semana ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE1 semana ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública2 semanas ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde2 semanas ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA2 semanas ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional2 semanas ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde2 semanas ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br