Connect with us

Educação & Cultura

Impactos socioemocionais da pandemia para crianças e jovens: quais são e como mitigá-los

Março de 2020. Repentinamente, os estabelecimentos públicos foram fechados; os serviços não essenciais, restringidos; as aulas presenciais, suspensas por tempo indeterminado e as interações sociais, proibidas.  

Além das marcas físicas e sanitárias deixadas pela pandemia de Covid-19, a propagação da doença e suas consequências tiveram significativos impactos sobre a formação socioemocional de crianças e jovens. Os efeitos nesse campo ainda são imensuráveis, mas reverberarão no futuro desses indivíduos e devem ser mitigados o quanto antes. 

Habilidades socioemocionais e sua importância

Habilidades socioemocionais, ou seja, ligadas à forma como nos relacionamos conosco e com o outro, são essenciais, principalmente em tempos de crise. Elas são fundamentais para que as crianças e os(as) adolescentes possam compreender e interagir com o ambiente onde vivem e realizar escolhas mais conscientes ao longo da vida

Tradicionalmente, as habilidades socioemocionais se dividem em 5 grandes pilares, cada um com diversos itens, totalizando 17 capacidades. O pilar de autogestão, por exemplo, inclui determinação, responsabilidade, foco, persistência e organização. Outra competência principal, chamada engajamento com os outros, engloba assertividade, iniciativa social e entusiasmo. 

Há também os pilares de amabilidade (abarcando empatia, respeito e confiança) e de resiliência emocional (incluindo tolerância ao estresse, tolerância à frustração e autoconfiança). Por fim, abertura para o novo traz os itens: interesse artístico, imaginação criativa e curiosidade para aprender. 

As habilidades socioemocionais, que vêm ocupando o centro do debate há algum tempo, são imprescindíveis para os(as) indivíduos(as), já que influenciam em todas as situações da vida. Elas estimulam o protagonismo, o senso crítico, a responsabilidade ética, o autoconhecimento, a construção de valores e de relações saudáveis

Trabalhar as habilidades socioemocionais é importante para o desenvolvimento pleno das pessoas e elas devem ser abordadas pelas instituições de ensino. Das 10 competências gerais definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular)4 dizem respeito exclusivamente às habilidades socioemocionais, incluindo autoconhecimento, empatia, responsabilidade, ética, argumentação e pensamento crítico. 

Impactos socioemocionais sobre crianças e jovens

Segundo Guilherme Polanczyk, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a ameaça contra a vida, as perdas econômicas, o isolamento social e a mudança na rotina são fatores de estresse. “(A pandemia) tem um aspecto de ameaça à saúde, o que já traz um medo muito grande, e um impacto emocional. Cada criança sente isso de uma forma, de acordo com seu repertório. O estresse pode se manifestar por anos e ainda é imensurável”, afirmou ele no evento Educação 360°, em setembro de 2021. 

Os efeitos sobre essa faixa etária, por ocorrerem em uma fase de desenvolvimento, podem permanecer até a fase adulta. A juventude é um período marcante, intenso, cheio de paixões e mudanças, no qual as novas vivências, as descobertas e a formação de vínculos são essenciais para a construção das personalidades. 

Além de abalar o compartilhamento de experiências nesse momento decisivo da vida, a pandemia provocou a ausência de ritos de passagem. Formaturas, bailes, festas de aprovação e recepção aos calouros, todos muito importantes para o desenvolvimento dos(as) adolescentes, foram suspensos por conta das restrições sanitárias. 

Essa situação, somada ao declínio das atividades lúdicas e de lazer, acabou gerando distúrbios de humor, ansiedade, pânico e até depressão. Para Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional da Juventude e coordenador da pesquisa Atlas das Juventudes, que também falou no Educação 360°, em 2020, a saúde mental foi marcada por sentimentos negativos, como insônia, problemas de apetite, uso excessivo de redes sociais e brigas dentro em casa.  

O estudo Atlas das Juventudes foi realizado em 2020 e em 2021 pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), em parecia com diversas instituições e organizações juvenis. A pesquisa coletou dados de 68 mil jovens de todo o país, com idade de 15 a 29 anos. Eles(as) responderam a um questionário remoto entre março e abril de 2021. De acordo com o levantamento, 6 a cada 10 jovens relataram ter sentido ansiedade e usado exageradamente as redes sociais durante a pandemia. Além disso, 5 em cada 10 disseram sentir exaustão ou cansaço e 4 em cada 10 tiveram insônia ou distúrbios de peso. 

Para Jairo Bouer, médico, psiquiatra e comunicador, também presente no Educação 360°, a geração atual já sofria com problemas de depressão e ansiedade há pelo menos 10 anos, o que foi intensificado pela pandemia e pelo isolamento social. “Essa geração, apesar de ser nativa digital, sentiu muita falta do contato físico. Estar longe da escola e dos colegas, por exemplo, impactou a construção de sua identidade, já que a escola vai além da questão do conteúdo, é um espaço de interação social e aprendizado conjunto”, comentou. 

Ações para mitigar os impactos socioemocionais da pandemia

Ainda não é possível mensurar com exatidão as consequências socioemocionais da pandemia para o futuro de crianças e jovens. Contudo, algumas ações podem ser tomadas desde já para diminuir o avanço desses impactos. Entre os itens de abrangência ampla, estão a identificação precoce, o monitoramento de grupos vulneráveis e o atendimento de fácil acesso. 

Também há pequenos atos cotidianos que podem ser realizados para amenizar o sofrimento emocional das crianças. Em março de 2020, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) divulgou 10 recomendações sobre ensino a distância e uma delas diz respeito aos desafios psicossociais e às interações humanas que, segundo o texto, devem receber prioridade. 

Outras ações que podem ser aplicadas incluem encontrar formas de comemorar momentos importantes da vida, como o fim do ensino médio, o ingresso na faculdade, o aniversário de 18 anos, e manter o mínimo de contato social. Os pais também devem perceber os sinais de estresse das crianças e fornecer respostas positivas, garantindo acolhimento e segurança. 

As habilidades socioemocionais são fundamentais para lidar com um futuro incerto e tanto Polanczyk quanto Barão Bouer concordam que a sociedade deve se organizar de modo intersetorial para mitigar os efeitos da pandemia sobre esse âmbito do desenvolvimento humano. “Precisamos de um plano de retomada intersetorial que envolva questões sanitárias, familiares, econômicas e emocionais e seja realizado por profissionais especializados. Assim, será possível construir uma rede ampla de apoio”, finalizou Barão. 

O que achou do nosso texto sobre impactos socioemocionais da pandemia para crianças e jovens? Deixe aqui nos comentários! 

Continue Reading
Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO4 horas ago

Saúde realiza terceiro ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19, neste sábado

Politíca4 horas ago

Assembleia aprova PEC do Marco Legal da Ciência e Tecnologia na Paraíba

ESTADO5 horas ago

Saibam o que foi tratado no “Programa Conversa com o Governador”

Internacional5 horas ago

Mianmar: Bachelet critica condenação e sentença para ex-líder Aung San Suu Kyi

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Programa Espaço Cultural tem TBT do Dia do Samba e lançamento de singles paraibanos

Educação & Cultura5 horas ago

Saiba em quais campi da UFPB será feriado nesta quarta-feira (08)

ECONOMIA5 horas ago

Comissão do Senado aprova projeto que muda política de preços de combustíveis da Petrobras

Nacional5 horas ago

Lula omite prescrição ao comentar sobre pedido de arquivamento do caso do triplex

ECONOMIA5 horas ago

Copom inicia reunião para definir taxa Selic

Nacional5 horas ago

Vereador sugere que cães e gatos de rua virem comida de leões

Nacional5 horas ago

Corrupção bancou Ferrari e Porsche para filho de servidora do Inep

ECONOMIA5 horas ago

TCU analisará privatização da Eletrobras em 8 de dezembro

ECONOMIA5 horas ago

Empregadores têm até hoje para quitar parcelas suspensas do FGTS

Internacional6 horas ago

China afirma que EUA “pagarão preço” por boicote aos Jogos

Saúde6 horas ago

Hospital de Patos registra aumento de 17% no atendimento a vítimas de trânsito

Saúde6 horas ago

Opera Paraíba realiza mais 150 cirurgias em quatro cidades no fim de semana

Esporte6 horas ago

Após vitória sobre Rob Font, José Aldo ganha duas posições no ranking do peso galo

Esporte6 horas ago

Mais quatro jogadores são apresentados pelo Atlético-PB

Esporte6 horas ago

Paraibano do ano que vem começa dia 3 de fevereiro e tem formato decidido

Judiciário6 horas ago

MPPB consegue liminar que indisponibilizou bens de ex-presidente da Câmara de Cabedelo e sua mãe

Tecnologia10 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

Tecnologia6 meses ago

Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021

CIDADE11 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

Tecnologia11 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE10 meses ago

Encampado por Cícero Lucena, novo consórcio metropolitano de João Pessoa tem adesão de 12 municípios

Saúde5 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Segurança Pública6 meses ago

Administração Penitenciária suspendeu contrato e abriu investigação para apurar carga roubada de arroz

Internacional8 meses ago

Estado alemão expulsa turistas para combater a pandemia

Saúde10 meses ago

Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Esporte10 meses ago

Nacional de Patos contrata meio-campista campeão estadual pelo Campinense

Internacional9 meses ago

Política de migração da UE segue sendo uma tragédia

Nacional12 meses ago

Jovem de 19 anos se forma em 1º lugar na Escola de Sargentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

De negacionistas a QAnon, teorias da conspiração avançam

CIDADE11 meses ago

PADRE PERSEGUIDO E PRESO NO CONDE AGRADECE A RETIRADA DA ÁRVORE SATÂNICA DA ENTRADA DA CIDADE

Saúde11 meses ago

As doenças infecciosas derrotadas graças às vacinas

Saúde11 meses ago

Brasil tem quase 7 milhões de pessoas curadas da Covid-19

Judiciário10 meses ago

Branca de Neve, a bruxa e o Direito

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Lembra da menina humilhada pelo MC Gui? Veja o que aconteceu com ela depois disso

Judiciário10 meses ago

Justiça acata pedido do MPPB e condena apresentador de TV por improbidade administrativa

Judiciário10 meses ago

Após megavazamento, dados de ministros do Supremo são postos à venda

ECONOMIA20 horas ago

PANDEMIA AUMENTA NÚMERO DE TRABALHADORES INFORMAIS

Educação & Cultura20 horas ago

EDUCAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR

Educação & Cultura20 horas ago

DURANTE A PANDEMIA, EVASÃO ESCOLAR CRESCEU EM 200%

Internacional20 horas ago

ALEMANHA IMPÕE LOCKDOWN PARA PESSOAS NÃO VACINADAS

Tecnologia20 horas ago

AVIÃO MOVIDO A HIDROGÊNIO: QUANDO VAMOS VOAR SEM EMISSÕES?

Saúde20 horas ago

QUANDO PODEREMOS TER VACINAS CONTRA A ÔMICRON, SE NECESSÁRIO?

ECONOMIA20 horas ago

PIB CAI 0,1% NO 3º TRIMESTRE E BRASIL ENTRA EM RECESSÃO TÉCNICA, APONTA O IBGE

Saúde1 dia ago

A CIDADE BRASILEIRA ONDE 100% DA POPULAÇÃO RECEBEU PFIZER

Saúde1 dia ago

ANVISA APROVA PRIMEIRO TRATAMENTO PARA HIV COM APENAS UM COMPRIMIDO

Tecnologia1 dia ago

NAVIOS QUE USAM A ENERGIA DOS VENTOS

Tecnologia1 dia ago

AVIAÇÃO SEM EMISSÕES? FUTURANDO

Tecnologia1 dia ago

HACKERS CONTAM COMO ENGANAM VÍTIMAS NO GOLPE DO PIX; SAIBA COMO SE PROTEGER

Saúde1 dia ago

Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

Tecnologia2 dias ago

Ataques cibernéticos aumentam no Brasil durante a pandemia

Nacional3 dias ago

Senado Aprova: Auxílio Brasil e PEC dos Precatórios estão entre os destaques da semana

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO FAZER A LINGUIÇA COLONIAL DEFUMADA EM CASA!

Internacional4 dias ago

A INCRÍVEL CIVILIZAÇÃO ANTIGA QUE MUMIFICAVA MORTOS 2 MIL ANOS ANTES DOS EGÍPCIO

Saúde4 dias ago

COVID: 4 PERGUNTAS AINDA SEM RESPOSTA SOBRE IMPACTO DA ÔMICRON

Nacional4 dias ago

‘TEMOS QUE IR NA RAIZ DO PROBLEMA’, DIZ RICARDO SENNES SOBRE O GARIMPO ILEGAL

Tecnologia4 dias ago

Conheça o Pantala, carro voador chinês que pode ser concorrente da Embraer

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também