Connect with us

ECONOMIA

Três breves histórias hiperinflacionárias do Brasil

Este é o risco de se deixar políticos livres para imprimir moeda

Em junho de 1961, o economista institucionalista Douglass North fez uma visita ao Brasil por três semanas

Enviado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, buscava avaliar e discutir a qualidade do ensino da ciência econômica no país. 

Apesar disso, o real motivo era encontrar possíveis think tanks que propagassem a democracia liberal pela América Latina, evitando, assim, que surpresas soviéticas brotassem no quintal norte-americano.

Naquele momento de nossa história como nação, estávamos gestando uma das maiores desvalorizações monetárias já observadas no universo conhecido

O gráfico abaixo mostra a evolução da base monetária e do M1 desde janeiro de 1946 (início da série histórica) até junho de 1961.

Captura de Tela 2020-06-18 a`s 14.43.53.png

Gráfico 1: base monetária (linha vermelha) e M1 (linha azul), de janeiro  de 1946 a junho de 1961

O governo JK havia acabado cinco meses atrás, Jânio Quadros era o presidente e João Goulart, o vice. Estávamos a três anos de um golpe militar que moldaria gerações e marcaria para sempre a economia e as instituições de nosso país.

Em meio ao caos geopolítico mundial, Douglass North passeava pela cidade do Recife e se encaminhava para um encontro com Celso Furtado, então presidente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

Antes de encontrar Furtado, porém, escreveu em seu diário um diagnóstico preciso do que parece ser a grande doença econômica brasileira: “Dirigindo pela cidade, vejo uma linda praia rodeada de adensamentos residenciais e comerciais bem pobres, com massas de desempregados e subempregados”.

O encontro ocorreu e os dois economistas concordaram em tantos pontos que Douglass North acreditou que Furtado estava apenas sendo cínico ou educado. North voltaria aos Estados Unidos e recomendaria investimentos no IBRE/FGV. Já Furtado permaneceria no Brasil e, para sua frustração, observaria que é impossível reduzir desigualdade social sem antes consertar a moeda circulante na economia.

O breve encontro ilustra perfeitamente o tema deste artigo. Aqui vamos contar três histórias, sobre as quais você realmente deveria perguntar aos seus pais durante a quarentena, a respeito de como nosso vício em inflação nos transformou no eterno “país do futuro”.

Claro que é muito difícil selecionar apenas três histórias inflacionistas. O Brasil é um prato cheio de caos social e políticas econômicas desastrosas. Via de regra, seguimos a América Latina e estamos fadados a incorrer em populismos econômicos que, ao primeiro sinal iminente de falha, buscam remédios milagrosos e curas esotéricas

Mas a verdade é uma só, e muito bem sintetizada por Pedro Malan, ex-ministro da fazenda: No Brasil, o futuro é duvidoso e o passado é incerto.

Milagre Econômico

“O Milagre da Produtividade: Deus é brasileiro, é carioca, é funcionário do Estado e é agente fiscal!” – afirmava ao Jornal do Brasil um “fiscal” que havia acabado de ganhar um bônus de produtividade por seu trabalho. 

Nada resume melhor o que foi o Milagre Econômico de Delfim Netto do que um “fiscal” — sem qualquer especificação sobre o que fiscalizava — receber um aumento em meio a um dos maiores erros de política econômica na história do Brasil.

A história do Milagre começa com o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG). Ele foi implementado no começo da ditadura, trazendo medidas de cunho ortodoxo que reduziram inflação, o déficit fiscal e a emissão de moeda, além de corrigir algumas distorções tributárias. 

O gráfico a seguir mostra a desaceleração na taxa de crescimento da oferta monetária e da base monetária a partir do final de 1965 até o corte de três zeros de março de 1967 (quando o gráfico perde a validade). 

Captura de Tela 2020-06-18 a`s 15.03.07.png

Gráfico 2: evolução da base monetária e do M1 até março de 1967, quando são cortados três zeros da moeda

Agora, o mesmo gráfico, só que mostrando a taxa de crescimento acumulado em 12 meses de ambas as variáveis. A base monetária, que chegou a crescer 100% em 12 meses, passou a crescer “apenas” 20%.

Captura de Tela 2020-06-18 a`s 15.18.14.png

Gráfico 3: taxa de crescimento acumulada em 12 meses da base monetária e da oferta monetária

E a inflação de preços começou a ceder. O gráfico a seguir mostra a evolução do IGP-DI (único índice nacional disponível desde aquela época). Como se trata de uma média móvel de 12 meses, o valor na coluna da esquerda se refere a valores mensais. Para saber o valor acumulado a cada 12 meses, basta elevar o valor da coluna da esquerda ao expoente 12. Assim, o valor de 5,75 significa uma inflação de preços de 95% em 12 meses (1,0575ˆ12).

Captura de Tela 2020-06-18 a`s 14.58.43.png

Gráfico 4: evolução mensal do IGP-DI (média móvel acumulada em 12 meses).

No entanto, políticas Econômicas acertadas no Brasil parecem apenas  desculpas para incorrer em devaneios inflacionistas pouco tempo depois.

E foi exatamente isso o que aconteceu quando o 1º Choque do Petróleo atingiu o Brasil em 1973. Emílio Garrastazu Médici, então ditador do Brasil, viu-se obrigado a escolher entre duas soluções para a crise externa: i) Continuar as reformas ortodoxas e tentar corrigir a trajetória inflacionária da moeda; ou ii) Gastar, se endividar e criar infraestrutura por meio da inflação.

E foi construindo a TransAmazônica, Itaipú e a Ponte Rio-Niterói que o governo militar optou por destruir a terceira moeda brasileira e inaugurar os Planos Nacionais de Desenvolvimento I e II, os famosos PNDs. Foi nessa época que o regime decidiu massificar a corrupção ao criar 231 novas empresas públicas, desmembrando a Vale do Rio Doce e a Petrobrás em imensos conglomerados com diversas subsidiárias.

Apesar da cortina de fumaça da ditadura, alguns casos de corrupção, como os superfaturamentos da Odebrecht em Angra I e II, ganharam a mídia internacional e chegaram a ser denunciados pela revista alemã Der Spiegel. A construtora, que começou o regime como uma pequena empreiteira local, apresentaria o segundo maior faturamento do país em 1979, ao diversificar seus nefastos conluios com o Estado ao setor petroquímico.

Em 1985, a Ditadura Militar acabou. Eis o legado monetário e inflacionário. 

Captura de Tela 2020-06-18 a`s 15.27.07.png

Gráfico 5: taxa de crescimento acumulada em 12 meses da base monetária e da oferta monetária, de março de 1967 ao início de 1985. 

Observe que, até 1973, o valor médio de crescimento da base monetária foi de 30% ao ano. A partir de 1975, a taxa explode e começa a verdadeira hiperinflação monetária.

Ao final de 1984, a base monetária está se expandindo a uma taxa de quase 200% ao ano, o que significa que ela está sendo triplicada a cada 12 meses.

E eis a taxa de crescimento do IGP-DI (média móvel acumulada de 12 meses). No início de 1985, a taxa de crescimento em 12 meses estava em 231% (1,1050ˆ12). 

Captura de Tela 2020-06-18 a`s 15.36.44.png

Gráfico 6: evolução mensal do IGP-DI (média móvel acumulada em 12 meses).

Incorrendo em clichês, as consequências econômicas lúgubres do regime são observadas até hoje. E a primeira delas caiu no colo de um maranhense extremamente culto.

Os Fiscais do Sarney e a Hiperinflação Inercial

José Sarney se formou em Direito em 1953 e adentrou a cena de emergentes poetas maranhenses no auge do Realismo Mágico latino-americano. Como no Brasil a maioria das pessoas não gosta de poesia, Sarney acabou se tornando Deputado Federal pela UDN em 1958. 

Durante a Ditadura, escondeu-se na ARENA e, por meio de uma estranha diverticulite, assumiu a presidência de um país completamente dilacerado em 1985.

Sarney assumia o Brasil no 5º ano consecutivo de inflação anual acima de 200%. Na verdade, o Brasil enfrentaria quinze anos seguidos de inflação acumulada bem maior do que 100%

Pense dois segundos sobre o que isso significa: se você guardasse em seu colchão o seu 13º, ele perderia mais da metade de seu poder de compra até o Natal seguinte. E isso apenas se analisarmos em média, porque, em alguns momentos, a inflação alcançava inacreditáveis 42% mensais.

E foi tentando consertar a moeda que José incubiu João Sayad de promover uma saída heterodoxa para o problema inflacionário. Assim nascia o Plano Cruzado, três zeros a menos aqui, congelamento amplo de preços por doze meses acolá, algumas pitadas de reajuste salarial automático sempre que a inflação atingisse ou ultrapasse 20%, e pronto! A receita para o desastre já estava no forno e seria servida a qualquer momento.

O plano não deu certo, mas não foi por falta de tentativa. Já que ressuscitando no melhor espírito ufanista de que “Deus é Agente Fiscal”, Sarney decidiu convocar o que ficou batizado popularmente de: “Fiscais do Sarney“. Recriando à moda brasileira o dilema regulatório: “Who Watches the Watchmen”, todo e qualquer cidadão que observasse um supermercado aumentando o preço de seus produtos, e furando o congelamento, poderia denunciar ao governo a prática e restaurar um ininteligível equilíbrio econômico.

Mas o sistema de preços é algo inerente à vida em sociedade e, não adiantava subverter seu funcionamento, porque as consequências de qualquer intervenção desta magnitude sempre serão implacáveis. O governo do poeta se encerraria em 1990. O Brasil estava sem reservas internacionais, havia declarado uma moratória em 1987, estava com uma inflação galopante, em um crescimento econômico insustentável e às vésperas de escolher um presidente pela primeira vez em trinta anos.

Eis a evolução do IGP-DI desde 1967 (média móvel mensal em 12 meses). Em março de 1990, a taxa acumulada em 12 meses foi de 6.910%. 

Captura de Tela 2020-06-18 a`s 15.44.55.png

Gráfico 7: evolução mensal do IGP-DI (média móvel acumulada em 12 meses). Observe a queda artificial durante ao Plano Cruzado, em 1986.

O confisco da poupança

Retomando a desvalorização da moeda como uma visão de estado, tem início o governo de Fernando Collor de Mello. Apesar de prometer em campanha uma agenda liberal de abertura econômica, privatizações de estatais e caça aos marajás, Fernando traumatizou uma geração de brasileiros ao determinar o confisco da poupança em seu Plano Collor I.

Tudo começou como sempre começava: completa mudança da equipe econômica, alteração do nome da moeda circulante e corte na quantidade de zeros. No dia 16 de Março de 1990, Zélia Cardoso de Mello, então Ministra da Fazenda, determinou que 80% de todos os depósitos do overnight que excedessem NCz$ 50.000,00 fossem congelados por dezoito meses. A medida era uma tentativa desesperada de conter a hiperinflação que corroía o poder de compra e o futuro dos brasileiros.

Não deu certo. E não deu pelo que talvez seja a história mais surreal de toda a economia brasileira: o Brasil não tinha um Banco Central, propriamente dito, em 1991. A Base Monetária poderia ser expandida, sem um controle centralizado, por qualquer banco estadual (narrado em mais detalhes aqui). Qualquer ente federativo poderia emitir a própria dívida, ao invés de recorrer ao Tesouro Nacional e solicitar recuperação fiscal.

Com a novela em andamento, e nenhum esforço político de um Presidente da República que caminhava para o seu próprio impeachment, o brasileiro observou inerte a inflação anual de 1993 alcançar 2.447,15%. (Confira aqui os gráficos da evolução da Base Monetária e da Oferta Monetária no período Collor).

Não existem analogias palpáveis para compreender o que é vivenciar uma inflação de mais de dois mil por cento ao ano. Não há patrimônio que aguente quando o Brasil decide ser o Brasil. 

Captura de Tela 2020-06-18 a`s 15.55.45.png

Gráfico 8: evolução mensal do IGP-DI (média móvel acumulada em 12 meses). Após forte queda com o congelamento do Plano Collor, tudo volta ao “normal”.

O preço de nascer brasileiro

Em 1994, após o impeachment e o governo interino, veio a estabilização da moeda. O Real, ao seu modo, curou o Brasil da hiperinflação. No entanto, o problema institucional gerado por essa ferida é incurável no curto e no médio prazos.

A realidade é que a hiperinflação não corroeu apenas o patrimônio de sua família durante quinze anos. O problema inflacionário corroeu a sensibilidade do brasileiro em perceber de forma acurada fenômenos de encarecimento generalizado nos preços.

Possivelmente, o melhor exemplo disso é a crença popular que o Real estabilizou a inflação e que nós, brasileiros, não temos mais que lidar com esse problema. A melhor e mais estável moeda brasileira já sofreu 452,9% de inflação nos últimos 26 anos. O dólar, mesmo sendo uma moeda fiduciária, precisou de mais de 50 anos para produzir a mesma quantidade de inflação. Já o Bitcoin e o ouro, por exemplo, jamais conseguirão produzir essa quantidade inflação.

Na verdade, não existe forma melhor de visualizar a história monetária brasileira do que realizar a conversão monetária entre um cruzado, quando foi concebido em 1942, e um real, em seu valor atual (maio de 2020): R$ 1 = Cr$ 3.741.195.622.457.685,77 (três vírgula sete quatrilhões de cruzeiros). 

São 374 quatrilhões por cento de inflação.

Esse é o verdadeiro preço de nascer brasileiro e se expor às nossas moedas e políticas econômicas no longo prazo.

Este artigo foi originalmente publicado no site blocktrends.com.br

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte11 minutos ago

Gustavo Scarpa brilha e Atlético-MG bate o Peñarol na Libertadores

Esporte16 minutos ago

Popó dá ultimato para Vitor Belfort e confirma adeus ao boxe no ‘Fight Music Show 5’

Esporte18 minutos ago

Brasil conquista vaga olímpica no C2 500 metros da canoagem velocidade

Esporte21 minutos ago

Joãozinho ressalta relação com Piza e quer Botafogo-PB evoluindo na Série C

Esporte22 minutos ago

Alcaraz tranquiliza os fãs: “Fiz dois treinos aqui e meu braço está respondendo bem”

Esporte23 minutos ago

Lista de jogadores inscritos na Liga das Nações masculina 2024

ESTADO30 minutos ago

Paraíba: mais de 300 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do Acredita

Saúde45 minutos ago

Ministério da Saúde e Google firmam parceria que facilita o acesso as UBS

Saúde47 minutos ago

SES realiza Conferência sobre Gestão de Trabalho e Educação na Saúde da Paraíba com municípios da 2ª macrorregião

Saúde50 minutos ago

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde 

Segurança Pública52 minutos ago

Criminosos se passam por prefeito de Sapé para aplicar golpe em comerciantes

Saúde54 minutos ago

Saúde cadastra ONGs e protetores independentes para acesso gratuito à castração de cães e gatos na Paraíba

ECONOMIA56 minutos ago

Auxílio de R$ 540 do Programa Bolsa do Povo Veja se você tem Direito!

ECONOMIA59 minutos ago

Câmbio: Dólar fecha em queda beneficiado por desaceleração da atividade nos Estados Unidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Teste genômico ArapaimaPLUS aprimora a criação do pirarucu

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Software identifica e faz contagem de palmeiras macaúba e babaçu

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Nova tecnologia produtiva melhora desempenho da pecuária de cria

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Estudo comprova a sustentabilidade do café da região das Matas de Rondônia

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Preço do farelo de soja sobe 2,60% em Mato Grosso

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Judiciário1 hora ago

ELEITORES TEM ATÉ MAIO PARA QUITAR DÍVIDAS ELEITORAIS

Internacional1 hora ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 hora ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 horas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 horas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 horas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 horas ago

O que se sabe sobre ataque a sistema de pagamento do governo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

UE ameaça suspender novo recurso de recompensas do TikTok

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Jovens: sexo não é vídeo pornô da internet

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

IA pode tornar a previsão do tempo mais exata?

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional1 hora ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 hora ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 horas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 horas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 horas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 dia ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 dia ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 dia ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 dia ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA4 dias ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional4 dias ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura4 dias ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura5 dias ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional5 dias ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura5 dias ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura1 semana ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional1 semana ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca1 semana ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE1 semana ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública1 semana ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde1 semana ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA1 semana ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional2 semanas ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde2 semanas ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br