Connect with us

Nacional

Atlas de Saneamento espacializa dados relacionados a meio ambiente e saúde

Atlas dimensiona os impactos de um saneamento ambiental desigual e ainda não universalizado no país

Resumo

  • Obra faz “leitura territorial” dos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2017 (PNSB) e outras fontes, e mostra que o saneamento básico melhorou em todas as regiões do país, mas diferenças regionais ainda são grandes.
  • Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) provocaram cerca de 0,9% de todos os óbitos ocorridos no Brasil entre 2008 e 2019, sendo a Doença de Chagas e as diarreias as mais recorrentes.
  • Enquanto 99,6% dos municípios tinham abastecimento de água por rede geral, apenas 60,3% faziam coleta de esgoto em 2017.
  • Apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal apresentaram taxas superiores a 85% de domicílios atendidos pelo serviço de coleta de esgoto.
  • Região Nordeste sofre mais com racionamento de água, sobretudo nas mesorregiões hidrográficas Piancó-Piranhas-Açu e Litoral do Rio Grande do Norte e Paraíba, onde o racionamento atingiu, em 2017, mais de 53,8% e 46,8% dos municípios, respectivamente.
  • Regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram os maiores desafios regionais na cobertura do serviço de esgotamento sanitário, frente à elevadas estimativas de crescimento populacional recentes.
  • Em 2017, apenas 38,0% dos municípios do país possuíam planos municipais de saneamento básico que contemplavam as atividades de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Apesar dos avanços no controle das Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI), elas ainda foram responsáveis por cerca de 0,9% de todos os óbitos ocorridos no Brasil entre 2008 e 2019. Entre as mortes ocorridas apenas por doenças infecciosas e parasitárias no Brasil, as DRSAI têm participação em 21,7% dos óbitos no mesmo período, sendo esse percentual maior nas Regiões Centro-Oeste (42,9%) e Nordeste (27,1%).

Os dados constam no Atlas de Saneamento – Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário lançado hoje (24) pelo IBGE e dimensionam os impactos de um saneamento ambiental desigual e ainda não universalizado no país. O produto também está disponível na Plataforma Geográfica Interativa (PGI), onde o usuário pode fazer seus próprios cruzamentos e baixar as tabelas e mapas, que trazem os dados para uma dimensão espacial.

No período 2008 a 2019, foram notificados 11.881.430 casos de DRSAI no Brasil, com 4.877.618 internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Doença de Chagas, diarreias e disenteria foram as principais causas de morte, representando quase 81,5% dos óbitos por DRSAI no período. Dengue, zika e chikungunya foram a terceira causa de óbitos nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as leishmanioses na Região Norte, a esquistossomose na Região Nordeste e a leptospirose na Região Sul. “Esgoto a céu aberto colabora na proliferação dessas doenças, daí a correlação direta entre as enfermidades e o saneamento precário”, afirma Daiane Ciriáco, geógrafa do IBGE.


O Atlas revela também que, apesar de persistirem diferenças regionais marcantes na abrangência municipal dos serviços de esgotamento sanitário e de abastecimento de água, entre 2008 e 2017 houve um avanço no número de municípios cobertos por esses serviços em todas as regiões do país. A obra faz uma leitura territorial dos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2017 (PNSB), além de outras fontes do IBGE e de outras instituições, estabelecendo uma visão articulada das diferenças regionais existentes naquele ano no que se refere à distribuição, abrangência e qualidade desses serviços de saneamento presentes nos municípios brasileiros.

Uma característica da distribuição por municípios dos serviços de saneamento de água e esgoto é a diferença entre a quase universalização do serviço de abastecimento de água por rede geral em contraste com o déficit ainda persistente na coleta de esgoto. Enquanto 99,6% dos municípios tinham abastecimento de água por rede geral, apenas 60,3% faziam coleta de esgoto em 2017.

Apenas três Unidades da Federação (São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal) apresentam taxas superiores a 85% de domicílios atendidos pelo serviço de coleta de esgoto – respectivamente 93,2%, 87,5% e 86,6%, segundo a PNAD Contínua 2017. Em 17 Estados (todos os da região Norte e sete estados da região Nordeste, à exceção de Pernambuco e Bahia), as taxas de domicílios atendidos com coleta de esgotamento sanitário por rede geral variaram de 9,9% (casos de Rondônia e Piauí) a 54,0%, no caso de Sergipe.

A reduzida abrangência da coleta de esgoto determina que o principal tipo de poluição ou contaminação identificada na captação de água doce tenha sido exatamente por esgoto sanitário. Uma das causas é a falta de investimento no setor de saneamento básico, o que compromete a qualidade da água distribuída e a eficiência da rede de distribuição, com prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. A Região Sudeste registrou a maior abrangência do serviço de esgotamento sanitário por rede coletora em 2017: apenas 3,5% dos municípios não tinham acesso à coleta de esgoto. Por outro lado, as maiores proporções de municípios sem rede coletora de esgoto estavam na Região Norte (83,8%) e Centro-Oeste (57,0%).

“Embora as regiões Norte e Centro-Oeste sejam as menos populosas do país, elas foram as únicas que apresentaram, no período entre 2010 e 2020, crescimento populacional relativo estimado acima da média nacional, de 11,0%, com taxas de 17,7% e 17,4%, respectivamente”, ressalta a geógrafa Daiane Ciriáco, indicando a necessidade de investimentos visando a atender à crescente demanda, considerando-se a tendência de crescimento populacional em ambas as regiões.

Nordeste sofre mais com racionamento de água

Produzido com a colaboração da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), um dos capítulos do Atlas aborda a integração do saneamento básico com o meio ambiente. Os mapas apresentam os biomas e as regiões hidrográficas brasileiras nos dois primeiros níveis (macrorregiões hidrográficas e mesorregiões hidrográficas), bem como o grau de urbanização e a densidade demográfica neste recorte territorial.

A Mesorregião Hidrográfica do Litoral do Rio de Janeiro, por exemplo, tem 98,5% de sua população total em médias ou grandes concentrações urbanas. Em sequência, encontram-se as mesorregiões hidrográficas do litoral de São Paulo (94,1%), do rio Tietê (89,5%), onde se localiza a maior parte da grande concentração urbana de São Paulo, e a Mesorregião Hidrográfica do Rio Negro (86,5%), onde está localizada a cidade de Manaus. Na Região Nordeste, onde se encontra o bioma Caatinga (característico do clima semiárido), as Mesorregiões Hidrográficas Piancó-Piranhas-Açu e Litoral do Rio Grande do Norte e Paraíba destacam-se pela ocorrência de racionamento por insuficiência de água nos mananciais em 53,8% e 46,8% dos municípios com abastecimento de água por rede geral, respectivamente. Quando se considera a ocorrência de secas e estiagens, esses percentuais chegam a 69,4% e 49,5% nessas duas mesorregiões.

“As causas principais para o racionamento nessas regiões é a ocorrência de secas e estiagem e a insuficiência de água no manancial. E nas duas situações, o principal motivo é a característica natural do bioma. Trata-se de algo sazonal, historicamente registrado”, explica André Polly, gerente de Dinâmicas Ambientais e Territoriais do IBGE.

Em 2017, apenas 38,0% dos municípios do país possuíam planos municipais de saneamento básico que contemplavam as atividades de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Após dez anos do primeiro marco legal do setor, os dados da PNSB 2017 indicam que a regulação do saneamento é insatisfatória e com profundas diferenças regionais.

Somente 46,5% dos municípios com serviços por rede coletora de esgotamento sanitário em funcionamento possuíam órgão regulador. Nos serviços de abastecimento de água, esse percentual atingiu 69,5%. E apenas 11 estados possuíam prazo médio até 2030 ou menos, ano de referência nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA2 dias ago

Rombo nas contas públicas: dívida bruta já subiu R$ 1 trilhão sob Lula; VEJA NÚMEROS

ECONOMIA2 dias ago

Real desvaloriza mais que o peso argentino em abril

Nacional2 dias ago

Paulo Teixeira detalha o Terra da Gente no “Bom dia, Ministro”

Educação & Cultura2 dias ago

Professores cobram cumprimento do piso do magistério pelos municípios

Segurança Pública2 dias ago

PEC sobre drogas: às vésperas de votação, debate expõe opiniões divergentes

Judiciário2 dias ago

Constituição estadual não pode impor aos municípios a criação de procuradorias, decide STF

Segurança Pública2 dias ago

Comissão de Segurança Pública ouve Lewandowski nesta terça

Segurança Pública2 dias ago

Comissão promove debate sobre o uso da colaboração premiada

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Se sua conexão wi-fi não chega bem a um cômodo, há uma solução viável que oferece melhor velocidade e estabilidade

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Seria o fim do Google? Estudo indica que IA pode substituir as buscas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

WhatsApp Web: como usar o aplicativo no computador?

Educação & Cultura2 dias ago

Saiba como identificar o autismo em crianças!

Esporte2 dias ago

Vitorioso no UFC 300, Jiri Prochazka mira ‘vingança’ contra Alex Poatan: ‘Vou conquistar isso’

Esporte2 dias ago

F1: É Race Week! Retorno do GP da China marca a primeira Sprint de 2024

Esporte2 dias ago

CONFIRMADO: Nadal joga em Barcelona e garante: “Vou continuar competindo até sentir que não vale mais a pena”

Esporte2 dias ago

Com dupla ex-Treze, Botafogo-PB segue apresentando novidades para o elenco

Nacional2 dias ago

Os bastidores que podem atrapalhar Lula e o governo federal

Nacional2 dias ago

Mendonça rejeita queixa-crime contra Nikolas por transfobia

Nacional2 dias ago

Presidente do PCO: inelegibilidade de Bolsonaro é absurda

Nacional3 dias ago

VÍDEO: Bolsonaro posta vídeo de ex-integrante do PCC: “Bolsonaro não pode ganhar essa eleição”

Nacional3 dias ago

Reação do governo Lula ao ataque do Irã desagrada Israel e afasta Brasil das democracias ocidentais

Judiciário3 dias ago

CNJ determina afastamento de Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava jato

Politíca3 dias ago

ALPB debate ações de conscientização do autismo e síndrome de Down durante sessão especial

Politíca3 dias ago

TJPB determina que o deputado Aguinaldo Ribeiro pague R$ 105 mil à empresa por serviços de passagens aéreas e hotéis

Nacional3 dias ago

Bolsonaro em Copacabana: Políticos confirmam presença na manifestação do próximo domingo

Esporte3 dias ago

Time da deputada Camila Toscano é campeão paraibano de voleibol

ESTADO3 dias ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR 15.04.2024

Judiciário3 dias ago

É verdade que agora posso casar pela Comunhão Universal de Bens mesmo se meu futuro marido tiver mais de 70 anos?

Judiciário3 dias ago

Quando o banco pode tomar o veículo financiado?

Judiciário3 dias ago

Os Impactos da Nova Lei do CPF [nº 14.534/2023]

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Educação & Cultura3 dias ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO3 dias ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional3 dias ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca3 dias ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE3 dias ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública4 dias ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde4 dias ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA4 dias ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional7 dias ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde7 dias ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Saúde7 dias ago

POR QUE O BRASIL TEM RECORDE DE CASOS DE DENGUE?

Nacional7 dias ago

SOTAQUE CARIOCA: POR QUE SE FALA CHIADO NO RJ?

Saúde7 dias ago

O QUE O CAFÉ FAZ REALMENTE COM O SEU CORPO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA COCADA DE MARACUJÁ

Saúde1 semana ago

IBGE APONTA QUE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ADULTA ESTÁ ACIMA DO PESO

Saúde1 semana ago

OZEMPIC: INJEÇÕES PARA DIABETES AGORA COMO REMÉDIO PARA EMAGRECIMENTO

Internacional1 semana ago

EMPRESA DO REINO UNIDO LANÇA ‘ESCUDO’ QUE DEIXA QUALQUER PESSOA INVISÍVEL

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

MARÇO DE 2024 FOI O MÊS MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BRASILEIRO CASAM MENOS E FICAM MENOS TEMPO JUNTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

SEXTO SENTIDO, UM PODER OCULTO?

Saúde1 semana ago

METAIS TÓXICOS EM BEBÊS

Nacional1 semana ago

PREOCUPAÇÃO COM O USO DA IA NAS CAMPANHAS POLÍTICAS VOLTA À TONA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A CORRIDA PELO CAMINHÃO DO FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TV 3.0: COMO SERÁ A TELEVISÃO DO FUTURO NO PAÍS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE VIEIRAS: A JOIA DO MAR EM CULTIVO SUSTENTÁVEL

Saúde1 semana ago

SINAIS DO PARKINSON PODEM APARECER BEM ANTES DOS TREMORES

Saúde1 semana ago

FEBRE OROPOUCHE: CRESCE CASOS DA DOENÇA COM SINTOMAS PARECIDO COM A DENGUE

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA DA UFMG TRANSFORMA XIXI EM ADUBO

Saúde2 semanas ago

É PRECISO HIGIENIZAR A LATINHA ANTES DE CONSUMIR A BEBIDA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÓTICA É PARA TODOS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br