Saúde
Conheça a hipoglicemia reativa, suas causas, sintomas e tratamento
Não confudir a hipoglicemia reativa com a hipoglicemia comum
A hipoglicemia reativa ou hipoglicemia pós-prandial é caracterizada pela diminuição dos níveis de glicose no sangue até 4 horas após uma refeição. Sintomas geralmente associadas de hipoglicemia, como dor de cabeça, tremores e tonturas, são comuns nesta condição.
A hipoglicemia reativa precisa ser diagnosticada corretamente, investigar a causa e tratar de forma adequada. Não podemos confundir a hipoglicemia reativa com a hipoglicemia comum, apesar dos sintomas serem os mesmos, como você confere a seguir:
- Dor de cabeça,
- Tremores, tontura,
- Enjoo, cansaço,
- Suor frio,
- Palpitações,
- Sonolência ou agitação.
Além desses sintomas, é preciso que a pessoa apresente quantidades baixas de glicose circulante no sangue após a refeição e que seja verificada melhora nos sintomas após consumo de alimentos açucarados.
E quais as principais causas da hipoglicemia reativa?
- Intolerância hereditária à frutose,
- Síndrome pós-cirurgia bariátrica,
- Insulinoma, condição caracterizada pelo excesso de produção de insulina pelo pâncreas, existindo diminuição rápida e excessiva da quantidade de glicose circulante no organismo.
O tratamento é basicamente alimentar e de consumo adequado de nutrientes.
Citamos alimentos ricos em fibras, cereais integrais, verduras e frutas, alimentos ricos em proteínas como carne magra, peix, ovo e em carboidratos complexos. A recomendação de comer a cada 3 horas poderá ser orientada pelo médico.
Caso você esteja passando por esta situação procure o médico.