Connect with us

ENTRETENIMENTO

PRESENTE EM 14 CAPÍTULOS DO TEXTO SAGRADO: ABRAÃO, O PATRIARCA DA FÉ

Abraão fundou as bases das três grandes religiões monoteístas do mundo: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Ao aderir a um único Deus, tornou-se o pai simbólico de bilhões de fiéis

As três grandes religiões monoteístas têm o mesmo pai. Um homem que vagou pelo Oriente Médio e pelo norte do Egito há 4 mil anos. Que optou por seguir um só Deus e cujos dois primeiros filhos fundaram dois povos: os hebreus e os árabes.

Seu nome é Abraão. Sua descendência moldou o Ocidente e foi determinante para forjar o mundo tal qual o conhecemos. O primeiro relato sobre ele está no Gênesis, que inicia a Torá judaica e a Bíblia cristã. Intérpretes do texto consideram que o patriarca era um pastor seminômade que viveu entre 2100 e 1800 a.C.

Tribos costumavam circular entre as principais cidades da Mesopotâmia para vender o couro, o leite e a carne de seus rebanhos. Não há provas da existência de Abraão. Várias gerações de arqueólogos reviraram, sem sucesso, as terras do Egito ao Irã.

“A arqueologia não encontrou sinais dele nem de qualquer pessoa relacionada ao patriarca”, afirma Ron Hendel, professor de Estudos Judaicos da Universidade da Califórnia. A esta altura, isso pouco importa. “A verdade desse relato não está em sua historicidade, mas no impacto sobre o judaísmo, o cristianismo e o islamismo”, diz Karl-Josef Kuschel, professor de Teologia da Universidade de Tübingen, na Alemanha.

O Gênesis é uma edição das narrativas orais do povo hebreu, compiladas entre os séculos 7 a.C. e 5 a.C. “Os patriarcas representam os heróis do povo. Provavelmente são uma junção de diversas pessoas reais, reunidas em uma única personalidade a fim de criar um relato das origens dos hebreus”, afirma o arqueólogo Israel Finkelstein, professor da Universidade de Tel-Aviv.

Imagem meramente ilustrativa de Bílbia e rosário 

Apesar dos 1.500 anos que separam a autoria do texto dos tempos de Abraão, vários detalhes sobre o cotidiano da época são exatos — como o hábito de usar escravas para gerar descendentes, em caso de infertilidade da esposa. Outros trechos das escrituras denunciam o momento em que foram redigidas — por exemplo, o uso de camelos como meio de transporte (eles só seriam domesticados perto de 1100 a.C.).

Abraão ocupa 14 capítulos do texto. Quando sua história começa, ele já tem idade avançada. “A maioria dos personagens importantes da Bíblia é apresentada como criança. Jacó e Esaú brigam no ventre da mãe. Moisés é encontrado em um cesto no Rio Nilo. Davi luta contra Golias. O patriarca tem 75 anos antes que qualquer coisa aconteça com ele”, diz o Bruce Feiler, em ‘Abraão — Uma Jornada ao Coração de Três Religiões’.

No primeiro capítulo do Genêsis a seu respeito, ele se chama Abrão, filho de Terá, casado com sua meia-irmã Sarai, dez anos mais nova. “Ele é a personificação do vazio: não tem infância nem descendentes”, afirma Feiler. Um detalhe o diferencia: o pastor é a décima geração depois de Noé e a vigésima após Adão e Eva.

Pouco antes de morrer, Terá deixa a cidade natal de Abrão, que a escritura chama de Ur dos Caldeus, e se muda com a família para os arredores de Harã. Depois que Terá morre, com 205 anos (isso mesmo, os personagens da narrativa são extraordinariamente longevos), Deus determina novo rumo para a vida do pastor.

O patriarca, que agora é responsável pelos negócios da família, ouve a voz de Javé, que promete: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei. Eu farei de ti um grande povo, eu te abençoarei, engrandecerei teu nome. Sê tu uma bênção”. E Abrão se muda para Canaã com a esposa e o sobrinho, .

‘Separação de Abraão e Ló’, por Václav Hollar

Ismael e Isaac

Um período de seca faz o grupo seguir para o norte do Egito. Ali, com medo de ser morto para que Sarai seja forçada a se casar novamente, ele pede que a esposa se passe por sua irmã solteira. Ela acaba incorporada ao harém do faraó, mas Javé lança pragas sobre o Egito como punição. O monarca descobre a origem do problema, devolve a mulher ao pastor e expulsa a família do país.

Abrão segue uma vida seminômade, marcada pelo comércio, pela eterna busca por melhores terras e pelo conflito militar contra os reis que sequestram . Enquanto isso, Javé repete suas promessas. Para selar um pacto com esse único Deus, o pastor chega a sacrificar uma cabra, um bezerro e um carneiro. Mas o filho não vem.

Cansada de esperar, Sarai diz a Abrão que tenha seu herdeiro com Agar, uma escrava egípcia do clã. Ele obedece e a mulher dá à luz Ismael. Quando o pastor completa 99 anos, Deus volta a se comunicar. Ordena que o casal mude os nomes para Abraão e Sara e orienta o patriarca a fazer a circuncisão em si e em todo o clã — incluindo Ismael, que já tem 13 anos.

Tempos depois, três anjos aparecem para o casal. Mesmo sem saber quem são, Abraão os recebe com hospitalidade. Quando se identificam, voltam a lhe prometer um filho. Escondida, Sara ouve a conversa e ri de descrença. Mas eis que, enfim, engravida e tem Isaac. Para garantir a herança ao garoto, ela convence o marido a expulsar Agar e Ismael.

Abraão agora tem descendentes, mas Javé decide que ele precisa passar por um último teste de fé. De acordo com o Gênesis, diz ao patriarca: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaac, a quem amas, e vai à terra de Moriá; e o oferece ali em holocausto sobre uma das montanhas”.

Mais uma vez obediente, ele forma uma comitiva com Isaac e dois empregados e caminha por três dias. Ao chegar perto do monte indicado por Deus, afasta-se com o filho. O rapaz, então, pergunta ao pai onde está o animal a ser sacrificado. A resposta é enigmática: “Javé proverá”.

Numa pedra no alto do morro, ele o amarra e coloca sobre uma pilha de lenha. Quando empunha o cutelo contra Isaac, um anjo aparece e o contém: “Abraão! Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; agora sei que temes a Deus e não negaste o teu filho”. Com esse gesto de fé absoluta, o patriarca conquista em definitivo o status para fundar as novas nações.

Nas décadas seguintes, ele começa a preparar o futuro de sua descendência. Negocia o casamento de Isaac com a prima Rebeca e acompanha o crescimento de seus netos, Esaú e JacóSara morre com 127 anos, e o viúvo ainda tem tempo de se casar de novo.

Ele se une a Quetura, com quem tem outros seis filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Nenhum deles tem direito ao espólio do pai. Ao morrer, Abraão tem 175 anos e é um líder tribal respeitado. O pastor é enterrado ao lado de Sara pelos filhos Isaac (que já tem 76 anos) e Ismael (de 89).

‘Sacrifício de Isaac’, de Caravaggio

Duas nações

Segundo as escrituras, a fé e a obediência inabaláveis fizeram Abraão especial. “Para judeus, cristãos e muçulmanos, a fé é definida como a confiança incondicional em Deus. Nesse sentido, para as três religiões, Abraão é o modelo e a própria definição da fé. Essa característica faz dele o patriarca das três religiões que se originam de dois grandes povos”, afirma Karl-Josef Kuschel.

Segundo a tradição, Isaac deu início aos hebreus, e entre seus descendentes diretos estão o profeta Moisés, os reis Davi e Salomão e… Jesus Cristo. No Evangelho de Lucas, Maria, a mãe de Jesus, canta ao Senhor que “falou a nossos pais, a Abraão e a seus descendentes para sempre”. Diz Kuschel: “Nos relatos dos Evangelhos, Jesus se posiciona como legítimo descendente da tradição de Abraão. Seus primeiros seguidores, em especial São Paulo, o chamam de pai. Depois, no século 4, ele é finalmente incorporado à teologia cristã por Santo Agostinho”.

Já a origem dos árabes está ligada a Ismael. No século 7, um de seus descendentes diretos é chamado pelo anjo Gabriel (ou Jibril) para ouvir a recitação da mensagem de Alá. Durante 23 anos, o mercador Muhammad ibn Abdallah, ou Maomé, recebe e transmite para seus seguidores o Alcorão, que seria compilado nos anos seguintes à sua morte, em 632. Nas 114 suratas (capítulos) da versão final da obra, Abraão, ou Ibrahim, é mencionado 25 vezes.

A partida de Abraão, por József Molnár

“O Alcorão acrescenta informações sobre ele, difundidas pela tradição oral judaica, e reinterpreta alguns aspectos de sua vida, em especial o papel de Ismael”, diz John Vol, especialista em islamismo da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos. Para entender as histórias do texto sagrado muçulmano, é preciso retomar o contexto em que surgiram os hebreus. Depois que o Gênesis foi compilado, vários outros relatos orais surgiram para preencher as lacunas da vida de Abraão, em especial sua infância.

Todos descrevem o patriarca como um monoteísta convicto, que luta contra a tradição politeísta de seu pai, Terá. Um desses relatos conta que a família tinha uma loja com várias estátuas de diferentes deuses.

Certa vez, Abraão usa um machado para quebrar todas, exceto a maior. Chocado, seu pai pergunta por que ele fez isso. O rapaz diz que os próprios deuses se destruíram lutando entre si, e que o vencedor foi o único que permaneceu intacto. Quando Terá afirma que as estátuas não seriam capazes de se mover, ele contra-argumenta: “Se esses deuses não são vivos, não faz sentido adorá-los”.

Outra narrativa, registrada por volta do século 2 a.C. no Livro dos Jubileus, complementa a história. Inconformado com a rebeldia do filho, Terá o denuncia ao rei local. Abraão é condenado a morrer na fogueira, mas acaba salvo por Javé.

Por três dias, fica no fogo sem se queimar: a praça da cidade é tomada por uma enorme poça de água que brota do chão e neutraliza a fogueira. Também são comuns as descrições sobre a vida do patriarca no céu. De acordo com os relatos reunidos no século 1 no livro Apocalipse de Abraão, ele ganha o direito de conhecer o Jardim do Éden.

‘Conselho de Abraão a Sara’, de James Tissot

Ibrahim

O Alcorão faz referência a algumas histórias sobre a infância de Ibrahim, com ênfase na sua crítica à idolatria e à fabricação de ídolos. Mas, principalmente, dá novo valor à trajetória de Ismael, ou Isma’il. O texto, que em nenhum momento menciona Agar ou Sara, cita o episódio do sacrifício sem se referir ao lugar ou ao nome do filho.

Numa passagem, o patriarca diz: “Ó filho meu, sonhei que te oferecia em sacrifício”. Quando Ibrahimdemonstra que vai se submeter à ordem divina, outro filho lhe é prometido, Isaac. Por isso, a maioria dos muçulmanos acredita que Ismael foi o menino quase oferecido. “A palavra ‘Islã’ significa ‘rendição incondicional’, e não existe exemplo maior de submissão à vontade de Alá que o do filho que se deixa sacrificar”, afirma Karl-Josef Kuschel. Intérpretes judaicos discordam.

“O texto bíblico claramente menciona Isaac”, diz o rabino Samy Pinto, doutor em Letras Orientais pela Universidade de São Paulo. Trata-se de diferença importante, construída principalmente sobre relatos não canônicos. Essas duas tradições deixaram marcas muito concretas e ainda são fonte de conflito.

Para os muçulmanos, a imolação ocorreu em Meca — e é relembrada todos os anos, na Eid ul-Adha, a Cerimônia do Sacrifício. Entre os judeus, o episódio é lido na celebração do Ano-Novo. Para eles, o momento em que Abraão passa no teste final de Javé aconteceu em uma pedra localizada no monte Moriá, onde hoje está Jerusalém.

Sobre ela, por volta de 1000 a.C., o rei Davi ergueu um altar e Salomão construiu um grande templo em 960 a.C. O edifício foi destruído em 586 a.C., reerguido e mais uma vez derrubado durante a revolta judaica contra os romanos, no ano 70 d.C.

Os restos da construção formam o Muro das Lamentações, e a pedra do sacrifício fica no Domo da Rocha — por onde Jesus teria passado quando atacou os comerciantes do templo e onde Maomé estaria quando foi elevado aos céus. Outro local em que as sutilezas das narrativas se tornam explosivas é a Tumba dos Patriarcas, em Hebron.

Lá, diz o costume, estão enterrados AbraãoSaraIsaac e seu filho Jacó. As diferenças na interpretação do legado do patriarca criam uma névoa que cobre o fato mais básico a respeito de sua vida: na essência, ambas as tradições, a judaico-cristã e a muçulmana, têm a mesma origem. “O povo escolhido começa em Ismael ou em Isaac? Essa é a grande luta do mundo ocidental”, diz o rabino Samy Pinto. Os 3,5 bilhões de filhos de Ismael e de Isaac ainda hoje disputam o melhor espaço nesta enorme casa monoteísta, erguida há 4 mil anos por Abraão.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca6 horas ago

Deputado diz que Bruno Cunha Lima sofre com ‘fogo amigo’ dentro da própria gestão

Politíca6 horas ago

Derrotado para a Prefeitura de João Pessoa em 2020, Coutinho já estuda voltar à cena política na disputa pelo Governo da Paraíba, em 2026

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Secretário da Administração Penitenciária revela que concurso para Polícia Penal terá 500 vagas

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Inscrições de concurso em prefeitura na Paraíba com salários de até R$ 5 mil são prorrogadas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

WhatsApp terá função muito útil para otimizar a vida dos usuários

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Agora o WhatsApp terá filtros de conversas para facilitar sua vida

CIDADE7 horas ago

Pedras de Fogo conquista 1º lugar da Paraíba no prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

ESTADO7 horas ago

Cagepa realiza manutenção de sistema e suspende fornecimento de água em bairros de João Pessoa e em Bayeux

ESTADO7 horas ago

Jardim Botânico realiza terceira edição do evento Jardim Azul neste sábado

ESTADO7 horas ago

Dia dos Povos Indígenas: Governo da Paraíba entrega diversos benefícios e anuncia ações em solenidade na Baía da Traição

Esporte7 horas ago

Prefeitura entrega kits esportivos para diretores e professores de Educação Física

Judiciário7 horas ago

Justa causa para a acusação disciplinar dos servidores públicos e militares

Judiciário7 horas ago

Estelionato Sentimental: a prática de golpes camuflados em relações amorosas

ESTADO7 horas ago

Família Acolhedora: modelo regionalizado executado na Paraíba é destaque no estado de Tocantins

Judiciário7 horas ago

TJPB está entre os tribunais que mais inova na defesa dos direitos e deveres dos povos indígenas

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Candidatos ao concurso da Guarda Civil Metropolitana já podem acessar resultado das provas objetivas

ECONOMIA7 horas ago

Em 2023, massa de rendimentos e rendimento domiciliar per capita atingem recorde

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

UFPB convoca 429 candidatos aprovados na terceira chamada da lista de espera do Sisu 2024

Esporte7 horas ago

Prefeitura promove Festival de Natação e Aquathlon com participação de 130 atletas

CIDADE7 horas ago

Prefeitura de Cabedelo prorroga até dia 26 inscrições para mais uma edição do Projeto Resgatando Sorrisos

CIDADE7 horas ago

Câmara Municipal de Solânea vai conceder Título de Cidadania ao presidente do TCE-PB

CIDADE8 horas ago

Conheça os projetos que ganharam Prêmio Prefeitura Empreendedora; Famup parabeniza participantes

ESTADO8 horas ago

Governo do Estado promove 3ª Feira de Educação, Cuidados e Adoção Animal, em João Pessoa, neste sábado (20)

Judiciário8 horas ago

TRF1 determina apreensão de valores do INSS para pagamento de RPV

Educação & Cultura8 horas ago

Poupança de R$ 9.200 para Jovens Estudantes; Entenda mais sobre o programa Pé-de-meia!

Nacional8 horas ago

Análise: Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

ECONOMIA8 horas ago

INSS: 13º dos Aposentados e Pensionistas será pago em breve; Não percam as datas!

CIDADE8 horas ago

Em Patos: Workshop gratuito sobre acessibilidade comunicacional tem inscrições abertas

CIDADE8 horas ago

João Pessoa recebe 1º Festival Nacional do Moscow Mule

Judiciário8 horas ago

Cenatel de João Pessoa passa a atender no Espaço Cultural

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

ECONOMIA9 horas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO9 horas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional9 horas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura9 horas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura1 dia ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional1 dia ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura1 dia ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura4 dias ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional4 dias ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca4 dias ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE4 dias ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública6 dias ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde6 dias ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA6 dias ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional1 semana ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde1 semana ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Saúde1 semana ago

POR QUE O BRASIL TEM RECORDE DE CASOS DE DENGUE?

Nacional1 semana ago

SOTAQUE CARIOCA: POR QUE SE FALA CHIADO NO RJ?

Saúde1 semana ago

O QUE O CAFÉ FAZ REALMENTE COM O SEU CORPO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA COCADA DE MARACUJÁ

Saúde1 semana ago

IBGE APONTA QUE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ADULTA ESTÁ ACIMA DO PESO

Saúde1 semana ago

OZEMPIC: INJEÇÕES PARA DIABETES AGORA COMO REMÉDIO PARA EMAGRECIMENTO

Internacional1 semana ago

EMPRESA DO REINO UNIDO LANÇA ‘ESCUDO’ QUE DEIXA QUALQUER PESSOA INVISÍVEL

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

MARÇO DE 2024 FOI O MÊS MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BRASILEIRO CASAM MENOS E FICAM MENOS TEMPO JUNTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

SEXTO SENTIDO, UM PODER OCULTO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br