CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Instagram voltará a ter feed em ordem cronológica
O Instagram voltará a ter feed com publicações exibidas em ordem cronológica, revelou o chefe da rede social Adam Mosseri numa audiência com um subcomitê do senado dos Estados Unidos. A plataforma trabalha nessa alternativa para o aplicativo, que chegará ao menos para complementar o atual modelo controlado por algoritmo.
Desde 2016, a rede não adota mais o feed cronológico de publicações e se baseia na sequência montada por uma análise automatizada sobre os gostos e preferência do utilizador. Naturalmente, essa decisão desagradou à parcela de usuários que preferia o feed limpo de interferências e que exibisse os posts de perfis seguidos em sequência.
Devido à desaprovação, desde que o algoritmo passou a tomar conta do feed, o Instagram começou a explorar outras ideias para dar mais sensação de controle ao usuário, destacou Mosseri. Exemplo disso foi o recurso “Favoritos”, que permitia definir quais perfis eram importantes e deveriam aparecer primeiro no app.Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia?
“Acreditamos em mais transparência e responsabilidade, bem como [em dar mais] controle ao usuário. É por isso que estamos trabalhando atualmente em uma versão com feed cronológico e esperamos lançá-la no próximo ano”, disse Mosseri.
Provavelmente, esse formato de feed não será o único da plataforma, como acontecia antes de 2016. O feed baseado em algoritmo tem vantagens sobre a experiência de uso do app, além de favorecer o posicionamento de posts recomendados e publicidade.
Ideia antiga
Apesar de ser regido por algoritmo há anos, o Instagram nunca largou de mão totalmente o feed cronológico. Em 2020, a plataforma teria experimentado internamente uma função que destacava “publicações recentes”, que brincava com a ideia da sequência de posts baseados no tempo de publicação.
Por enquanto, Mosseri não deu datas exatas para a implementação do feed cronológico do Instagram, mas ele garante esperar que aconteça no primeiro trimestre do próximo ano. No mais, a rede social deve dar mais notícias sobre a novidade em breve, de modo a anunciar oficialmente o recurso.
Fonte: The Verge, TechCrunch