Internacional
Talibã fecha escolas de ensino médio para mulheres
O Talibã revogou a autorização para que adolescentes do sexo feminino frequentem escolas no Afeganistão. O retorno das alunas para as salas de aula do ensino médio estava marcado para esta quarta-feira (23), 7 meses depois do grupo extremista assumir o poder do país.
Na semana passada, o Ministério da Educação afegão anunciou que escolas secundárias para todos os estudantes, incluindo meninas, seriam reabertas hoje em todo o país.
Nesta manhã, porém, o grupo terrorista decidiu que as meninas não podem frequentar as instituições de educação secundária até a definição de um plano que concorde com as regras da sharia, a lei islâmica.
“Informamos que colégios de ensino médio e todas as escolas que tem estudantes do sexo feminino acima da 6ª série permanecem fechadas até segunda ordem”, afirmou em comunicado o ministério.
“Foi ontem que recebemos a notícia de nossa liderança de que as escolas permaneceriam fechadas para meninas”, disse Waheedullah Hashmi, representante de relações externas e doadores do governo.
A comunidade internacional tem pedido aos líderes talibãs que abram escolas e concedam às mulheres o direito ao espaço público. A missão da ONU no país também se manifestou sobre o caso e condenou a postura do grupo.
“A ONU lamenta o anúncio do Talibã de que eles estão estendendo ainda mais sua proibição indefinida de estudantes do sexo feminino acima da 6ª série serem autorizadas a retornar à escola”, ressaltou o comunicado.