Esporte
Com arbitragem polêmica, Botafogo-PB perde para o Paysandu, que é o novo líder
Foi de compromisso para Paysandu e Botafogo-PB. Os dois times se enfrentaram pela décima rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Com arbitragem marcando um pênalti, no mínimo, polêmico para o Papão, a equipe paraense venceu de virada, por 2 a 1, e assumiu a liderança na classificação.
A grande novidade do time paraense foi a escalação de Danrlei no comando de ataque no lugar de Pipico, que ficou no banco de reservas por opção do treinador Márcio Fernandes. Do lado botafoguense, Gerson Gusmão mudou de esquema mais uma vez, voltou para o 4-4-2, promoveu a estreia de Salomão na lateral-esquerda, Leandro Camilo fez dupla com Paulo Vitor na zaga, Alessandro foi para o meio-campo e Leilson foi titular ao lado de Gustavo Coutinho no ataque.
O jogo começou bastante brigado e a primeira oportunidade clara foi para o Belo, e saiu somente aos 24 minutos. Após cruzamento de Leilson da direita, o goleiro Thiago Coelho cortou mal, a bola sobrou para Gustavo Coutinho, que chutou de primeira, mas o arqueiro se recuperou e conseguiu fazer a defesa.
Conseguindo proteger sua defesa, mesmo com a mudança de esquema, o Botafogo-PB conseguiu ser letal. Aos 46 minutos, a jogada começou na defesa, com Luís Carlos, que deu um chutão para frente, Adriano Júnior resvalou de cabeça para Alessandro, que fez uma jogadaça, driblando a defesa e avançando até a entrada da área, de onde mandou para o baixinho Leilson, no segundo pau. Ele chegou de carrinho para bater de direita e abrir o placar na Curuzu.
Segundo tempo
Insatisfeito com o rendimento nos primeiros 45 minutos, o técnico Márcio Fernandes fez mudança tripla no Papão ainda no intervalo, sacando Leandro Silva, Serginho e Danrlei para colocar Gabriel Davis, Robinho e Pipico.
Mas quem chegou assustando foi o time paraibano. Logo no primeiro minuto, Gustavo Coutinho fez o pivô na pequena área e achou Leilson, que chutou cruzado de direita e Thiago Coelho, com a ponta dos dedos, desviou a bola que iria em seu canto direito para escanteio.
Em um lance fortuito, o Paysandu chegou perto de empatar. Aos 8 minutos, Patrick Brey tentou cruzar da esquerda e a bola foi direto em direção ao gol e bateu na trave esquerda de Luís Carlos, assustando o torcedor botafoguense que acompanhava a partida.
Mas 34 aos minutos, o time de Belém chegou ao empate. Robinho avançou pela direita e tocou por baixo para o meio da área, onde Marlon chutou de primeira, de direita, no canto esquerdo do goleiro botafoguense para fazer seu sexto gol na competição e deixar tudo igual no marcador.
A situação se complicou no minuto seguinte, quando Luís Carlos foi dividir com Pipico, que se jogou na área, o árbitro Vinícius Gonçalves Araújo marcou pênalti, e o goleiro recebeu o cartão vermelho, seu segundo na Série C. Victor Golas entrou no lugar de Gustavo Coutinho para assumir a vaga na meta.
Foram mais de cinco minutos de paralisação e, aos 41 minutos, Marlon foi para a bola e mandou no meio do gol, para virar o jogo para o Papão, fazendo a festa na Curuzu.
Quase sai o terceiro aos 47 minutos, quando foi cobrada falta da direita da defesa botafoguense de forma despretensiosa e Victor Golas precisou cair em seu canto direito para fazer a defesa.
Ainda aos 49 minutos, Anderson Rosa cometeu falta em Marcelo Toscano e, em seguida, pisou no jogador paraense. O árbitro apareceu mais uma vez e aplicou cartão vermelho direto.
O Paysandu chegou aos 21 pontos e assumiu a liderança da Série C. O Botafogo-PB, com 17, segue em quarto. Na décima primeira rodada o Papão visita a Aparecidense, no sábado (18), enquanto o Belo recebe o Atlético-CE, penúltimo colocado, no domingo (19), em João Pessoa.
Ficha técnica
Paysandu 2 x 1 Botafogo-PB
Campeonato Brasileiro Série C 2022
Primeira fase – 10ª rodada
Estádio: Curuzu (Belém)
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Araújo (SP); Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) e Alberto Poletto Masseira (SP)
Gols: Marlon (2x) (P); Leilson (B)
Cartões amarelos: Pipico, Robinho, Genílson (P); Elias, PH, Luís Carlos (B)
Cartões vermelhos: Luís Carlos, Anderson Rosa (B)
Paysandu: Thiago Coelho, Leandro Silva (Gabriel Davis), Lucas Costa, Genílson, Patrick Brey; Mikael, João Vieira (Wesley), José Aldo (Marcelo Toscano); Serginho (Robinho), Marlon e Danrlei (Pipico). Técnico: Márcio Fernandes.
Botafogo-PB: Luís Carlos, Elias, Leandro Camilo, Paulo Vitor, Salomão; Adriano Júnior (Pablo), PH, Alessandro (Anderson Rosa), Nádson (Adilson Bahia); Leilson (Alan Grafite) e Gustavo Coutinho (Victor Golas). Técnico: Gerson Gusmão
Vozdatorcida