Educação & Cultura
Novo Ensino Médio: formação é essencial para garantir a implementação das mudanças e fazer a recomposição de aprendizagens
Reportagem em vídeo apresenta estratégias de escola para dar conta dos desafios atuais na etapa
Reportagem em vídeo apresenta estratégias de escola para dar conta dos desafios atuais na etapa
A Lei do Novo Ensino Médio, em 2017, trouxe mudanças estruturais para a etapa. Naquele momento, previa-se uma implementação em até cinco anos após a homologação do marco legal, ou seja, em 2022. O que ninguém imaginava é que teríamos uma pandemia no meio do caminho. Com isso, o calendário foi alterado – em 2022, as novidades são obrigatórias para o 1º ano do Ensino Médio; em 2023, amplia-se para o 2º ano; e, em 2024, para todos os alunos.
Na EE Luís dos Santos Metalúrgico, em São Bernardo do Campo (SP), os gestores se preocupam não só em auxiliar a adaptação dos alunos à nova estrutura, mas também em garantir a formação continuada dos professores.
Semanalmente, na escola, são realizadas rodas de conversas, atividades variadas e momentos de estudo para garantir que os educadores estejam preparados para lidar com os novos desafios da transição – especialmente no contexto atual, que, além da implementação do Novo Ensino Médio, também demanda ações para a recomposição de aprendizagens.
Ao retratar a experiência da escola paulista, a reportagem em vídeo a seguir permite entender como esses momentos de trabalho coletivo podem ser conduzidos.