Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Cana-de-açúcar é matéria-prima de “plástico verde” sustentável

A substância, fabricada em larga escala, substitui o polietileno e alavanca a produção de empresas de embalagens no Brasil, que optam pelo uso de produtos que contribuem para a preservação do meio ambiente

Uma nova alternativa sustentável surge para substituir o polietileno derivado de fontes não-renováveis na produção plásticos e embalagens. É o “eteno verde” – ou “plástico verde” – obtido a partir do etanol da cana-de-açúcar e produzido em larga escala comercial desde o final de 2010 pela Braskem, uma empresa 100% brasileira, em sua fábrica de Triunfo, Rio Grande do Sul. Ao contrário do polietileno, em cuja produção é usado petróleo – um recurso esgotável e com grande potencial poluidor, com emissões de gases do efeito estufa – o processo de fabricação do plástico verde captura até 2,5 toneladas de CO² da atmosfera em cada tonelada produzida.

Versátil e renovável

Desenvolvido pela Braskem em 2007, o polietileno verde, de fonte 100% renovável, representou uma nova fase na cadeia produtiva do plástico. Versátil, este biopolímero possui as mesmas propriedades e possibilidades de uso da resina produzida com matéria-prima não renovável. Assim, a indústria de manufaturados plásticos não precisa fazer investimentos em novos equipamentos nem alterar o design dos produtos. Por ser um polímero de baixa densidade, diminui o peso final dos produtos, reduzindo o custo de transporte e as conseqüentes emissões de CO².

A primeira empresa a aplicar o polietileno verde em um produto foi a Brinquedos Estrela, no jogo Banco Imobiliário Sustentável. Coca-Cola, Danone, Johnson & Johnson, Tetra Pack, Natura, a gigante Procter & Gamble, e até a conceituada marca de cosméticos japonesa Shiseido, já estão utilizando o plástico verde em suas embalagens.

fábrica da Braskem e o selo “I’m Green”

Selo Verde

“I’m green” é o selo que permite ao consumidor identificar os produtos manufaturados com o plástico verde da Braskem. Ele foi desenvolvido para ser simples e direto na comunicação e falar ao crescente público que valoriza os produtos com componentes renováveis, aumentando o valor agregado dos produtos e promovendo um futuro mais sustentável.

A balança sustentável do plástico verde mostra que para cada tonelada de polietileno verde produzido são capturados e fixados até 2,5 toneladas de CO² da atmosfera. Outra vantagem é que o plástico verde é 100% reciclável, uma característica importante para um material de alto valor agregado, pois viabiliza sua reutilização inúmeras vezes. O fato de o plástico verde não ser biodegradável faz com que o CO² capturado durante o cultivo da cana-de-açúcar permaneça fixado por todo o período de vida do plástico.

Compromisso

Com o apoio da ProForest, consultoria especializada na gestão responsável de recursos naturais, a Braskem criou um “Código de Conduta para Fornecedores de Etanol”. O objetivo é orientar os produtores quanto aos requisitos socioambientais mínimos necessários para se tornar um fornecedor de etanol da empresa. Entre as exigências estão a não utilização de queimadas e a adoção de outras práticas ambientais, a garantia dos direitos humanos e trabalhistas para os empregados, além do fornecimento de informações para realização de estudos do ciclo de vida do produto.

Embrapa Agroindústria de Alimentos

Bucha vegetal, bananeira e mamoeiro tornam-se embalagens biodegradáveis e anatômicas

Embalagens biodegradáveis e anatômicas para frutas estão sendo desenvolvidas em conjunto pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e pelo Instituto de Macromoléculas (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na composição das novas embalagens, até 50% do material plástico poderá ser substituído por fibras da bucha vegetal e do pseudocaule de bananeiras e mamoeiros. A ideia é reduzir o passivo ambiental gerado pelo consumo de plásticos nas embalagens, volume que cresce a cada dia, em função da oferta de produtos frescos de qualidade ou minimamente processados e prontos para consumo. Os primeiros protótipos serão testados em parceria com a Braskem – Unidade Polímeros, de São Paulo – para verificar a resistência, o percentual máximo de fibra no compósito plástico, e o custo-benefício da proposta.

Frutas delicadas

As embalagens que serão testadas foram desenvolvidas para frutas como morango, mamão, caqui e manga. São alimentos suscetíveis a impactos e que têm grande perda durante o processo de pós-colheita, embalagem, transporte e oferta ao consumidor. De acordo com o pesquisador Antônio Gomes Soares, da Embrapa, só as perdas no setor de frutas podem chegar a 35% devido às injúrias que inviabilizam a comercialização. “Daí nossa preocupação de não só desenvolver embalagens menos agressivas ao meio ambiente, mas também mais adequadas para a acomodação das frutas”.

Em recente visita às feiras Fruit Logistics e Freshconex, em Berlim (Alemanha), o pesquisador Murillo Freire, também da Embrapa, atestou o grande volume de plásticos usados em embalagens para alimentos frescos e minimamente processados no mercado europeu. Essas feiras atraem 2.400 expositores e mais de 55 mil visitantes interessados em negócios e oriundos de 130 países em cada nova edição. “As empresas no exterior demandam alternativas para embalagens, mas querem soluções já validadas no mercado”, explicou.

Tomate, pimentão e pepino em embalagens ecológicas

Validação

Os testes feitos na Braskem seguirão para um polo frutífero para nova validação e ajuste dos processos de fabricação. A expectativa dos pesquisadores é chegar até o final do ano com embalagens validadas e estimativas de custo-benefício para poder oferecer o projeto de novas embalagens biodegradáveis e anatômicas às empresas do Brasil e do exterior. A iniciativa da Embrapa, do INT e do IMA conta com o apoio financeiro do BNDES.

Embalagens sustentáveis ajudam a reduzir índices de CO²

Estimativas da PricewaterhouseCoopers Ecobilan indicam que se 26 milhões de domicílios usarem sacos de lixo sustentáveis, à base de cana-de-açúcar, é possível economizar mais de 112 mil toneladas de CO², um volume equivalente ao dióxido de carbono emitido pelos veículos da cidade de São Paulo

As embalagens produzidas tendo como matéria-prima o etanol da cana-de-açúcar revolucionaram o mercado em 2011, já que são uma alternativa sustentável às sacolas plásticas distribuídas nos supermercados e no comércio em geral. O uso intensivo dessas sacolas plásticas, para acondicionar e descartar o lixo doméstico, provoca prejuízos em várias áreas. Quando utilizadas como sacos de lixo, provocam desde entupimento de bueiros até o assoreamento de córregos, rios e oceanos, onde podem ser ingeridas por peixes e outros animais marinhos, ao serem confundidas com algas, por exemplo.

Saco de lixo sustentável

A entrada de produtos sustentáveis no mercado trouxe aos consumidores outras alternativas. “Desmitificamos a história de que produto sustentável é muito mais caro, principalmente em relação aos sacos para lixo. Conseguimos fazer com que as embalagens sustentáveis tivessem preço acessível e ainda criamos estratégias em grandes redes de supermercados do país para alertar a população quanto à necessidade de optar por artigos que não agridam a natureza”, comenta Rafael Costa, diretor da Embalixo.

Em 2011, a empresa canalizou seus investimentos nesses produtos, fabricando cerca de 90 milhões de embalagens à base de cana-de-açúcar e comercializando mais de 1.800 toneladas dessas embalagens em todo o Brasil. O resultado foi 40% maior que o obtido pela empresa em 2010, segundo afirma seu diretor Rafael Costa. Para 2012, ele espera dobrar esses números, apostando no começo de uma conscientização da população para a utilização de materiais sustentáveis. “Hoje o consumidor tem opções muito acessíveis e com preço competitivo. Esperamos que no Brasil o hábito de utilizar sacos específicos para o descarte de lixo, como ocorre na Europa, se torne um hábito. Isso irá esquentar o mercado, tornando produtos e preços cada vez mais atraentes, dentro da linha sustentável, além de contribuir com a preservação do meio ambiente”, comenta o diretor.

A partir do eteno verde, a Embalixo, uma empresa de Campinas (SP), fabrica, com exclusividade, o primeiro saco de lixo sustentável à base de cana-de-açúcar. O saco se decompõe mais rapidamente na natureza, tem custo pouco maior que o dos sacos de lixo convencionais e pode ser reciclado. A empresa diversificou sua linha e os produtos sustentáveis incrementaram em 40% o faturamento em 2011.

Saco para lixo de “plástico verde”: preço acessível

Reciclagem

Apesar da polêmica em torno do uso de sacolas plásticas que também acabam sendo aproveitadas para descartar lixo, a Embalixo ousou e lançou um produto a partir do plástico reciclado, envolvendo, para isso, cooperativas de catadores. “Foi mais uma ação visando a um produto que contribua para a preservação do meio ambiente, pois a reutilização do plástico é uma forma de retirá-lo da natureza, já que ele demora mais de 200 anos para se decompor. Além disso, achamos interessante apoiar a iniciativas de cooperativas, incentivando que reciclem sacos e sacolas plásticas”, informa Rafael.

A empresa instalou em sua fábrica até mesmo uma máquina de reciclagem de plástico. “Utilizamos as sobras do que nós mesmos produzimos”, afirma. Milhares de pessoas vivem no país como catadores de produtos para a reciclagem, porém, a reciclagem de plástico ainda é muito pequena. O “Embalixo Reciclado” é produzido a partir de sobras de plásticos durante a sua fabricação, conhecidos como pré-consumo, e também de plásticos pós-consumo, como sacolas plásticas, sacos de hortifrutis, filme stretch (muitos utilizados por indústrias para proteger cargas durante transportes) comprados de cooperativas que fazem a coleta seletiva da população e de empresas. O lançamento do produto reforça a importância de reciclagem e do papel da sociedade na separação de materiais para coleta seletiva, geradora de renda e inclusão social dos catadores.

Uso das sacolinhas plásticas de mercado para descartar lixo

Apesar da proibição da distribuição das sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais – que estava prevista para acontecer até o final deste ano, por meio de lei – ter sido derrubada por ação judicial, a discussão trouxe à tona a importância da opção por produtos sustentáveis e serviu como alerta à população para os prejuízos do uso das sacolinhas comuns.

O fato chamou atenção para outros assuntos importantes a serem discutidos, tais como: reciclagem do lixo (a separação dos materiais: vidro, papel, metal, garrafas pet, plástico e outros – que podem ser reciclados); o problema do uso do plástico (que demora cerca de 200 anos para se decompor na natureza); economia doméstica (pois a dona de casa passará a ter de comprar embalagens específicas para descartar o lixo); e sustentabilidade (adotar ações que contribuam com a preservação do meio ambiente e, consequentemente, do planeta).

“Na busca de soluções e/ou alternativas, o consumidor começa a se deparar com produtos sustentáveis, disponíveis no mercado, mais adequados ao descarte de lixo, produzidos à base de matéria-prima renovável ou reciclada, e com preços acessíveis. É o começo de uma mudança na cultura e nos hábitos de muitas pessoas, que contribuirá, e muito, para a saúde do planeta Terra”, explica Rafael Costa.

A empresa possui também um saco de lixo que utiliza em sua fabricação o produto antibacteriano Microban, que impede a proliferação de microorganismos e a emissão de gases orgânicos voláteis que causam o mau cheiro. Dessa forma, o consumidor pode otimizar o uso do saco de lixo, com a garantia de higiene até o dia da substituição, que pode ser feita em intervalo maior de tempo.

Exemplos de danos aos animais marinhos causados pelos sacos plásticos não biodegradáveis

Natureza

Exemplos de danos aos animais marinhos causados pelos sacos plásticos não biodegradáveis

Para começar, parar de utilizar sacolas plásticas, canudos e garrafas são alguns passos simples que você pode tomar para reduzir o gasto desse material. Comprar a granel e evitar itens que sejam embalados em plástico também ajuda, já que quase 40% de plásticos não fibrosos são criados para serem usados apenas uma vez. Reciclar quando possível e não descartá-lo em qualquer lugar também ajuda a reduzir a poluição.

Focas sendo estrangulada por sacos plásticos
Tartaruga engasgada por plásticos
A natureza sendo consumida pelo o plástico

Milhares de milhões de quilos de plástico são jogados fora todo ano. Esse detrito chega até a cadeia alimentar, desde micróbios até grandes animais, como baleias, que acabam ingerindo o plástico acreditando que ele é comida. Outros animais, como caranguejos e pássaros, usam esse tipo de material para construir casas, já que ele está sempre disponível no ambiente. Já espécies como focas e tartarugas frequentemente ficam enroscadas nas chamadas “redes fantasmas” — redes de pesca descartadas por pescadores.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional10 horas ago

“Eu Acredito no Brasil”: Eduardo destaca ‘transmissão de valores’

Nacional10 horas ago

Filipe Barros cobra explicações sobre visita de Macron

Nacional10 horas ago

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Nacional10 horas ago

Green Deal Global, COP30 e biodiversidade: o que Macron e Lula acordaram sobre a Amazônia

Nacional10 horas ago

Justiça Federal suspende processos da Receita Federal, ligados à Lava Jato, contra Lulinha

Nacional10 horas ago

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Saúde10 horas ago

Congresso sobre doenças raras reúne profissionais e garante avanços na conscientização para o tratamento

CIDADE10 horas ago

Parque Solon de Lucena é opção de lazer e diversão durante feriadão da Semana Santa

ESTADO10 horas ago

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no primeiro trimestre de 2024 

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

União Europeia flexibiliza regras ambientais, mas quer impor às nossas exportações regras de antidesmatamento critica presidente da Asplan

Saúde10 horas ago

Secretaria de Saúde orienta população sobre o uso de medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue

Saúde11 horas ago

Médicos se unem para remover tumor facial de rosto de jovem em cirurgia inovadora

ECONOMIA11 horas ago

Presidente Lula prorroga por mais 50 dias o programa Desenrola Brasil para a Faixa 1, até 20 de maio

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego

CIDADE11 horas ago

Procon-PB promove o 73º Mutirão de Renegociações de Dívidas em João Pessoa

Esporte11 horas ago

Proposta proíbe esportista condenado por violência contra a mulher de receber Bolsa Atleta

Segurança Pública11 horas ago

Comissão aprova projeto que autoriza guardas municipais a revistar suspeitos de crimes

Educação & Cultura11 horas ago

Projeto cria programa para incentivar participação de alunos em olimpíadas científicas

Educação & Cultura11 horas ago

Projeto prevê licença-maternidade e paternidade para estudantes

Esporte11 horas ago

Projeto prevê seguro para atletas em treinos e durante competições

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

Projeto obriga o governo federal a informar ao Congresso dados sobre a importação de leite

ENTRETENIMENTO11 horas ago

Bica abre normalmente nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

ESTADO11 horas ago

Novo convênio do Projeto Renda-se dobra número de vagas e vai beneficiar 60 novas artesãs

Segurança Pública11 horas ago

Operação Semana Santa reforça segurança pública em toda a Paraíba

CIDADE11 horas ago

Cabedelo disponibiliza aplicativo que facilita acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura

Nacional11 horas ago

Michelle, Tarcísio, Ratinho, Zema ou Caiado: quem tem mais chance contra Lula em 2026 em pesquisa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Seu Google Maps funcionará MUITO melhor se você seguir essas duas etapas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Antivírus para celular: 6 motivos para ter um

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Como se tornar anônimo na internet

Internacional8 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Segurança Pública12 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Segurança Pública12 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

ENTRETENIMENTO12 meses ago

‘Stranger Things’ vai ganhar animação após fim da série na quinta temporada

ECONOMIA15 horas ago

DEPUTADOS PROPÕE REDUÇÃO DE IMPOSTOS EM ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Saúde15 horas ago

EM PESQUISA, ZIKA VÍRUS É MODIFICADO E TEM SUCESSO NA CURA DE TUMOR CEREBRAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

LINHA DO TEMPO DOS PRIMEIROS ORGANISMOS VIVOS NO PLANETA TERRA

ECONOMIA15 horas ago

POLVO LAB: UM LABORATÓRIO DE ECONOMIA CRIATIVA

Educação & Cultura15 horas ago

QUAIS SÃO AS CHAVES PARA O SUCESSO DE UMA SOCIEDADE, SEGUNDO PLATÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

COMO CIENTISTAS DESCOBRIRAM TÉCNICAS DE EDIÇÃO DO GENOMA

Internacional15 horas ago

1 BILHÃO DE REFEIÇÕES SÃO DESCARTADAS POR DIA NO MUNDO

Saúde2 dias ago

A INOVADORA APOSTA DE UM DOS MELHORES SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO

Educação & Cultura2 dias ago

PESQUISAS MOSTRAM COMO ESCREVER À MÃO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

ECONOMIA2 dias ago

PESQUISA REVELA QUE MULHERES RECEBEM 19,4% MENOS QUE OS HOMENS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DA CUCA DE BANANA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS COM DIAS CONTADOS?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CANÁRIO URUCUM: COMO UMA MUTAÇÃO NO BRASIL CONQUISTOU O MUNDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PÃO NA PALHA DE MILHO E NO FORNO A LENHA

Saúde4 dias ago

DOENÇAS NEUROLÓGICAS AFETAM 43% DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Saúde4 dias ago

CLORO E SAL NÃO SÃO FORMAS MAIS EFICAZES DE COMBATER FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Internacional4 dias ago

O SUCESSO DA RECICLAGEM DE GARRAFAS NA ALEMANHA

Saúde4 dias ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

Internacional4 dias ago

EUROPA ESTÁ MAIS PERTO DE UMA GUERRA DIRETA COM A RÚSSIA?

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

POR QUE ESTÁ SOBRANDO EMPREGO NA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

GRAVE VÍDEOS DE QUALIDADE COM O CELULAR

Internacional5 dias ago

China

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

LEITE CARBONO ZERO? PRODUTOR MOSTRA COMO SE FAZ

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DOS MEIS LEVANTA PREOCUPAÇÕES ECONÔMICAS E DESAFIOS PARA O FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

JOGO DIGITAL ENSINA COMO AS FAKE NEWS SÃO CRIADAS

Saúde1 semana ago

ANVISA ALERTA PARA EXCESSO DE SÓDIO EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Educação & Cultura1 semana ago

SUPERDOTADOS: OS DESAFIOS PARA ATENDER PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional1 semana ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br