Connect with us

Educação & Cultura

Professores militantes em sala de aula. O que fazer?

Há professores militantes que preferem doutrinar seus alunos ideologicamente do que ensinar sua disciplina. Eles seguem uma agenda política e utilizam a sala de aula em seu benefício. Neste artigo, confira suas características, por que alguns são assim, como agir nestes casos e acompanhe relatos de doutrinação em sala de aula.

O que você vai encontrar neste artigo?

  1. Introdução
  2. O que é um professor militante?
  3. Paulo Freire desempenhou algum papel na formação de professores militantes?
  4. Por que alguns professores são militantes?
  5. Por que existe militância nas escolas e faculdades?
  6. Meu primeiro professor militante
  7. O que é isso, companheiro?
  8. Mais exemplos de militância de professores esquerdistas em sala de aula
  9. O problema da audiência cativa dos alunos
  10. A militância avança nos períodos escolares
  11. Como lidar com um professor de esquerda?
  12. A comunicação da Brasil Paralelo

Introdução

Você concorda que as salas de aula das escolas têm sido feitas palanque político por alguns tipos de professores?

Uma coisa precisa ficar clara: Há professores que militam tanto à esquerda quanto à direita, entre outras ideologias. Neste artigo vamos abordar os casos mais comuns de professores esquerdistas que militam em sala de aula aproveitando-se de seus alunos. Mas sabemos que este não é o caso de todos, seria absurdo generalizar todo o conjunto dos professores.

Existem bons docentes que nos abrem o caminho do conhecimento, são dedicados à sua profissão e querem o melhor para seus alunos. Excelentes professores, inclusive, dedicam-se ensinando na Brasil Paralelo.

O que é um professor militante?

O professor militante é aquele que usa o espaço que tem em sala de aula, com a audiência cativa dos alunos, para vender uma ideia de mundo perfeito na qual ele acredita.

Não importa qual seja a ideologia, ele usa o mesmo espaço de ensino de uma disciplina para ensinar outra coisa. Sabe o quê?

Ensina como ele entende que as pessoas devem agir no mundo. Há vários motivos para ter-se esta consequência.

Veja também a pesquisa realizada pelo Instituto Sensus em 2008, que evidencia que as escolas e universidades estão sendo usadas para fins partidários. Ela revela que os professores reconhecem que seus discursos em sala de aula são politicamente engajados e que devem formar cidadãos mais do que transmitir conhecimento sobre as matérias:

Paulo Freire desempenhou algum papel na formação de professores militantes?

Embora ele não tenha sido o inventor de uma educação que liberta, Paulo Freire recebeu os louros desta ideia.

Platão, Aristóteles e tantos outros falaram sobre o papel que a educação tem, incluindo o viés de libertação da alma.

O professor de história, Thomas Giuliano, autor do livro Desconstruindo Paulo Freire, explica que o patrono da educação tratava a história do Brasil como sendo formada pela alienação, pelas desigualdades e pela opressão e, assim, sua pedagogia deveria ser o meio de libertação do aluno.

Neste entendimento, para os militantes que se tornaram professores esquerdistas, principalmente por influência paulofreireana, o aluno deve ser tratado como um agente transformador.

Por que alguns professores são militantes?

Segundo o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, para a maioria dos professores, a economia real está longe de seu dia a dia.

Na condição de profissional sem uma boa remuneração, resta-lhe buscar outras ferramentas de relevância. Por exemplo:

  • A ideia de ser crítico social;
  • A ideia de ser contra o sistema;
  • A ideia de ser um disseminador das ideias de Paulo Freire.

Os professores militantes podem adotar esta postura em sala de aula de forma ativa ou inativa.

Por que existe militância nas escolas e faculdades?

Isto está ligado aos acontecimentos históricos que se vinculam às faculdades brasileiras.

Por várias gerações, em escolas, universidades, cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados, são formados professores esquerdistas que têm suas teses orientadas por diretrizes marxistas.

No sistema universitário, são aprovadas e orientadas apenas teses de professores gabaritados na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Teses cujo conteúdo já está vinculado às ideologias dos orientadores – majoritariamente militantes de esquerda desde os anos 60.

Qual é a eficácia da militância dentro da sala de aula?

Professores militantes nas escolas
Professor lecionando com a camisa do revolucionário Che Guevara.

Esta é uma forma eficaz de conquistar a hegemonia cultural. Em vez de violência, usa-se a audiência cativa dos alunos.

Há também o grupo de professores que colaboram de forma inconsciente. Eles apenas replicam teses de livros e aulas que tiveram. Muitas vezes o fazem por desconhecimento, porque não tiveram contato com bibliografias diferentes.

Por outro lado, há um processo ativo, consciente, um militante de esquerda na escola. É principalmente deste professor esquerdista que estamos falando.

Para entender melhor qual é a verdadeira situação da educação brasileira, o nível da formação de professores, a realidade dos colégios e universidades vinculados à uma agenda política, não deixe de assistir à trilogia Pátria Educadora:

Meu primeiro professor militante

Veja abaixo alguns relatos da própria história de um dos sócios fundadores da Brasil Paralelo: Lucas Ferrugem.

Veja como ele narra os episódios de que se lembra, que o acompanharam desde a quarta série até a faculdade, cercado de professores esquerdistas.

“O meu primeiro professor militante… acho que foi na 4ª série. Eu estava na 4ª série, não entendia nada de política. Nem tenho certeza se eu sabia direito o que era voto e eu me lembro vagamente de um episódio em que a minha mãe foi na escola brigar, reclamar.

Não me lembro bem qual era o contexto com a diretoria. A professora de geografia estava fazendo militância dentro da sala de aula.

Por quê?

Não sei bem, não lembro o contexto, não lembro o tema. Eu lembro da frase da minha mãe dizendo:

– ‘Ela fica fazendo propaganda do PT dentro da sala de aula’.

Foi a primeira vez que eu travei contato com esse tipo de coisa, mas nunca dei muita bola, tanto que não fixei na memória o que exatamente tinha acontecido.

Sobre essa mesma professora, tem um outro episódio que eu fixei na memória, que é uma mentira que ela contou.

Ela disse:

‘No tempo de vocês, quando eu estava estudando, no tempo de infância e tudo mais, eu não tinha caderno, caneta, que nem vocês têm hoje em dia. Nós tínhamos que escrever num barro de cera.

E aí, todo dia a gente escrevia num barro de cera e colocava o barro de cera no fogão pra derreter e limpar o que a gente tinha escrito e no outro dia a gente escrever de novo. Não tinha como guardar a matéria’.

Eu sei que essa história parece totalmente absurda, mas isso eu lembro dela contar e eu cheguei em casa, ainda na 4ª série, de forma muito burra, e contei pra minha família.

Minha mãe disse ‘isso é mentira, onde essa mulher nasceu, como é que pode esse negócio de não guardar matéria?’”.

Ouça dele mesmo o momento em que percebe a quebra de confiança entre aquele que deveria passar o conhecimento e ele que recebia.

O que é isso, companheiro?

Um segundo relato narrado segue abaixo:

“Na oitava série, a professora Daisy passou um filme em sala de aula chamado ‘O que é isso, companheiro?’

É um filme do Fernando Gabeira que contava a história do movimento revolucionário ‘8 de Outubro’. Eu até comentei um pouco sobre isso na entrevista que nós demos para o Pânico na Jovem Pan esses tempos.

A história do filme era, basicamente, a história do movimento revolucionário e do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick que veio ao Brasil.

Eles o sequestraram para pedir a leitura de um texto do manifesto revolucionário nos jornais e também a soltura de vários guerrilheiros terroristas na época do regime militar.

Entre eles, o José Dirceu que foi primeiro-ministro do governo Lula e protagonizou, era conhecido como príncipe do governo. Protagonizou o escândalo do mensalão e foi condenado à cadeia. Está preso, mas mesmo assim lança livro e viaja pelo Brasil.

Então, ali foi um momento de, claramente, ela colocar um filme que reforçava o papel do movimento revolucionário e que tinha como atores aqueles personagens que eu via toda terça-feira nos jornais.

Eu tinha esse hábito de ver TV, não tinha outra coisa pra assistir e a gente assistia ‘Os Normais’ na Rede Globo.

E aí tinha lá o Fernando Guimarães, não lembro bem, e eles ficavam lá fazendo piada”.

cena do filme o que é isso companheiro
Fernando treinando disparos com arma de fogo, cena do Filme O que é isso Companheiro, de Bruno Barreto.

“Eu gostava de assistir o programa e cheguei na aula e vi um filme protagonizado pelo mesmo casal que protagonizava ‘Os Normais’ me contando uma versão da história que colocava os guerrilheiros e terroristas que assaltaram um banco, que sequestraram o embaixador – inclusive mostra tudo isso no filme – como heróis pela democracia.

Era como se fosse só ter uma ditadura de um lado e do outro lado apenas luta pela democracia, quando na verdade tinha uma ditadura de um lado e um terrorismo do outro que até precedia a instauração dessa ditadura.

E muitos colocam que foi talvez o despertar que fez a intervenção militar.

Isso foi muito forte na minha vida, essa percepção, porque eu não lembro de ter compartilhado aquele filme com ninguém, eu não lembro de ter contado isso em casa, mas eu acreditei em toda a narrativa e até deixei me emocionar por uma cena famosa que eles estão assaltando um banco e o Fernando Guimarães sobe numa mesa e dá um tiro pra cima e fala:

‘Atenção, isso não é um assalto, isso aqui é uma expropriação bancária desse sistema cruel e sanguinário’.

Tinha aquela coisa típica do Robin Hood e eu achei interessante aquela ideia. Gostei do filme, fiquei com ele dentro do meu repertório de ideias”.

Mais exemplos de militância de professores esquerdistas em sala de aula

“Um pouco mais adiante, no ensino médio, a minha professora de literatura novamente travou um pouco de militância em sala de aula. Ela trouxe alguns textos, alguns artigos, não lembro bem do que era, mas eu lembro que era pra protagonizar um debate…

O que me marcou foi o debate que se seguiu:

Era um debate sobre os injustiçados pelo sistema capitalista. Ela não usava a palavra capitalista diretamente, ela apresentou o sistema capitalista e disse: ‘Aqueles que os mais ricos fazem pobres’”.

O que percebe-se neste caso?

Esta professora esquerdista fez questão de usar sua aula de literatura para apresentar a tese em que acredita como se fosse certa, inquestionável e indiscutível.

Não foram apresentadas várias teses, não houve debate, nem isto estava incluído em um corpo didático.

Ela simplesmente teceu esta arbitragem ideológica dentro da sala de aula, dizendo que os ricos eram os culpados por existir pobres.

É verdade que os ricos são os culpados pela pobreza dos outros?

Economicamente, a ideia passada pela professora esquerdista não é verdadeira. É justamente a geração de riqueza daqueles que se tornaram ricos que faz a economia circular por meio do emprego gerado, do consumo e do sistema bancário.

O problema da audiência cativa dos alunos

A visão do aluno é: se está no livro, está correto. E na faculdade não é diferente.

Você acompanhou os relatos do tempo de colégio de Lucas Ferrugem. Mas na faculdade as coisas não mudaram.

“Na faculdade nada mudou. Em administração, logo no primeiro semestre, na comemoração da Semana de Arte Moderna de 22, o professor fez um teatro sobre o período da Ditadura Militar.

Alunos interpretavam guerrilheiros correndo e morrendo pelos militares, depois iniciava-se um monólogo sobre os crimes do governo. Os guerrilheiros eram colocados como aqueles que lutavam pela democracia”.

Segundo ele relata, em Antropologia, em uma pesquisa etnográfica, havia punições nas notas daqueles que não corroboravam a visão de luta de classes da professora esquerdista.

Em uma aula sobre o comportamento do consumidor, foi dado o trabalho de fotografar uma pessoa rica, uma pobre e uma de classe média.

Veja:

Por último, vale ainda mencionar o episódio com uma professora de sociologia que levou um banner de Karl Marx para a classe.

Aquela mesma professora, comentando o livre-arbítrio, disse:

“Mas livre-arbítrio é uma ideia muito cristã, acho que você não devia concordar com isso”.

Não bastasse isso, ela também contou que liderou um processo do MST no qual uma pessoa acabou sendo degolada.

A militância avança nos períodos escolares

Nos relatos descritos, a militância dos professores esquerdistas mencionados apenas crescia à medida que se avançava no sistema de ensino, ao ponto de haver propaganda do MST na sala de aula.

Isto influenciava na formação das teses, uma vez que os alunos que concordavam obtinham um amparo maior destes professores.

Assim se multiplicava a propaganda petista e marxista.

Outro grande problema criado era o constrangimento de discordar do professor. O que se percebe é uma tentativa de calar aqueles que discordam. Um exemplo atual é o da censura do documentário da Brasil Paralelo chamado 1964, sobre a ditadura militar.

Ele foi censurado em escolas, universidades e cinemas sob a falsa alegação de ser pró-ditadura.

Como lidar com um professor de esquerda?

  • Não o confronte diretamente, prefira ter conversas com seu grupo de colegas. É melhor evitar atritos, represálias e injúrias graves. Pode até haver perseguição nas notas e uma postura implicante pode afastar colegas que o ouviriam em uma conversa à parte. Lembre-se que muitos deles nem mesmo se importam com o que está sendo ensinado.
  • Aprenda os fatos, não as ideologias. Quando tiver uma oportunidade de debate, converse ancorado na realidade histórica, na verdade. Logo, crescer em conhecimentos e argumentos faz parte do melhor caminho.
  • Quando possível, promova eventos e grupos de estudo em atividades extracurriculares. Você pode também ingressar em organizações escolares que já estejam formadas e nas quais haja abertura para exposição de temas.
  • Mesmo sendo inteligente, não aja com arrogância. Muitos adotam posturas de quem aparenta saber tudo. Se você agir assim, pode ser mais difícil a recepção do que você diz. Procure ser diplomático, obter boas notas, ter bons relacionamentos e estudar paralelamente.

A comunicação da Brasil Paralelo

Na Brasil Paralelo facilitamos a habilidade comunicacional. Não basta trocar uma ideologia por outra, não seria o correto. Pensamos que o espírito deve ser educado para não aceitar sem reflexão o que quer que seja ensinado. Nesse sentido, é preciso um espírito crítico para se confrontar com a realidade e questionar.

É preciso mostrar os fatos que foram escondidos com o intuito de favorecer partidos políticos. Ensinar a verdade é também dar aos brasileiros mais Brasil.

A educação não é sobre direita ou esquerda, mas sobre compreender nossa presença no mundo e elevar a alma.

O professor em sala de aula não está em um palanque político!

Fonte: Brasil Paralelo

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca6 horas ago

Deputado diz que Bruno Cunha Lima sofre com ‘fogo amigo’ dentro da própria gestão

Politíca6 horas ago

Derrotado para a Prefeitura de João Pessoa em 2020, Coutinho já estuda voltar à cena política na disputa pelo Governo da Paraíba, em 2026

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Secretário da Administração Penitenciária revela que concurso para Polícia Penal terá 500 vagas

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Inscrições de concurso em prefeitura na Paraíba com salários de até R$ 5 mil são prorrogadas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

WhatsApp terá função muito útil para otimizar a vida dos usuários

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Agora o WhatsApp terá filtros de conversas para facilitar sua vida

CIDADE6 horas ago

Pedras de Fogo conquista 1º lugar da Paraíba no prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

ESTADO6 horas ago

Cagepa realiza manutenção de sistema e suspende fornecimento de água em bairros de João Pessoa e em Bayeux

ESTADO6 horas ago

Jardim Botânico realiza terceira edição do evento Jardim Azul neste sábado

ESTADO7 horas ago

Dia dos Povos Indígenas: Governo da Paraíba entrega diversos benefícios e anuncia ações em solenidade na Baía da Traição

Esporte7 horas ago

Prefeitura entrega kits esportivos para diretores e professores de Educação Física

Judiciário7 horas ago

Justa causa para a acusação disciplinar dos servidores públicos e militares

Judiciário7 horas ago

Estelionato Sentimental: a prática de golpes camuflados em relações amorosas

ESTADO7 horas ago

Família Acolhedora: modelo regionalizado executado na Paraíba é destaque no estado de Tocantins

Judiciário7 horas ago

TJPB está entre os tribunais que mais inova na defesa dos direitos e deveres dos povos indígenas

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Candidatos ao concurso da Guarda Civil Metropolitana já podem acessar resultado das provas objetivas

ECONOMIA7 horas ago

Em 2023, massa de rendimentos e rendimento domiciliar per capita atingem recorde

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

UFPB convoca 429 candidatos aprovados na terceira chamada da lista de espera do Sisu 2024

Esporte7 horas ago

Prefeitura promove Festival de Natação e Aquathlon com participação de 130 atletas

CIDADE7 horas ago

Prefeitura de Cabedelo prorroga até dia 26 inscrições para mais uma edição do Projeto Resgatando Sorrisos

CIDADE7 horas ago

Câmara Municipal de Solânea vai conceder Título de Cidadania ao presidente do TCE-PB

CIDADE7 horas ago

Conheça os projetos que ganharam Prêmio Prefeitura Empreendedora; Famup parabeniza participantes

ESTADO7 horas ago

Governo do Estado promove 3ª Feira de Educação, Cuidados e Adoção Animal, em João Pessoa, neste sábado (20)

Judiciário7 horas ago

TRF1 determina apreensão de valores do INSS para pagamento de RPV

Educação & Cultura7 horas ago

Poupança de R$ 9.200 para Jovens Estudantes; Entenda mais sobre o programa Pé-de-meia!

Nacional7 horas ago

Análise: Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

ECONOMIA7 horas ago

INSS: 13º dos Aposentados e Pensionistas será pago em breve; Não percam as datas!

CIDADE8 horas ago

Em Patos: Workshop gratuito sobre acessibilidade comunicacional tem inscrições abertas

CIDADE8 horas ago

João Pessoa recebe 1º Festival Nacional do Moscow Mule

Judiciário8 horas ago

Cenatel de João Pessoa passa a atender no Espaço Cultural

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

ECONOMIA8 horas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO8 horas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional8 horas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura8 horas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura1 dia ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional1 dia ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura1 dia ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura4 dias ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional4 dias ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca4 dias ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE4 dias ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública6 dias ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde6 dias ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA6 dias ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional1 semana ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde1 semana ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Saúde1 semana ago

POR QUE O BRASIL TEM RECORDE DE CASOS DE DENGUE?

Nacional1 semana ago

SOTAQUE CARIOCA: POR QUE SE FALA CHIADO NO RJ?

Saúde1 semana ago

O QUE O CAFÉ FAZ REALMENTE COM O SEU CORPO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA COCADA DE MARACUJÁ

Saúde1 semana ago

IBGE APONTA QUE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ADULTA ESTÁ ACIMA DO PESO

Saúde1 semana ago

OZEMPIC: INJEÇÕES PARA DIABETES AGORA COMO REMÉDIO PARA EMAGRECIMENTO

Internacional1 semana ago

EMPRESA DO REINO UNIDO LANÇA ‘ESCUDO’ QUE DEIXA QUALQUER PESSOA INVISÍVEL

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

MARÇO DE 2024 FOI O MÊS MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BRASILEIRO CASAM MENOS E FICAM MENOS TEMPO JUNTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

SEXTO SENTIDO, UM PODER OCULTO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br