Connect with us

Segurança Pública

Quem é responsável pelos atos do GSI no 8 de Janeiro?

Chefe da pasta pediu demissão após aparecer em imagens de atos golpistas, e no governo de Bolsonaro foi exonerado dezenas de agentes. Com status de ministério a partir dos governos do PT, GSI teve aparelhamento político intensificado sob Lula

O debate sobre o papel do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e sua possível responsabilidade nos atos golpistas ocorridos em Brasília em 8 de janeiro esquentou neste mês, com o pedido de demissão do general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias do comando da pasta, em 19 de abril, e a exoneração de um total de mais de 80 agentes do GSI nesta semana.

Gonçalves Dias renunciou ao cargo após a divulgação de imagens que comprovam que ele esteve no Palácio do Planalto durante a invasão do local em meio aos atos de 8 de janeiro. O general aparece nas imagens interagindo de maneira suspeita com os invasores, a poucos metros do gabinete do Lula.

Militares do GSI, que era o órgão responsável pela segurança do local, aparecem nas imagens abandonando seus postos e interagindo com os terroristas, aparentemente sem a intenção de detê-los ou de impedir a depredação. Em um dado momento da gravação, Dias parece estar orientando os invasores que se dirigiam a uma das escadarias do prédio.

Escolhido pelo presidente para comandar o GSI, o ministério responsável pela segurança do Palácio do Planalto, o general Gonçalves Dias havia sido o chefe da segurança presidencial de Lula ao longo dos oito anos de mandato do petista. Além disso, dirigiu a Coordenadoria de Segurança Institucional na administração de Dilma Rousseff, que o promoveu a general.

Exonerações e militares

Duas levas de exonerações de agentes do GSI foram anunciadas nos últimos dias, na esteira do escândalo das imagens que levou à queda de Gonçalves Dias e em meio a uma disputa sobre nomear um civil ou manter um militar no comando do GSI. A pasta tem em seu quadro uma maioria de militares. 

Dos 29 agentes demitidos da pasta na primeira leva, anunciada em 26 de abril, 24 integram são das Forças Armadas, sendo a maioria deles oficiais de alta patente.

Entre os exonerados estão três dos quatro secretários nacionais do GSI: os secretários de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, brigadeiro Max Moreira, de Segurança e Coordenação Presidencial, general Marcius Netto, e de Coordenação de Sistemas, contra-almirante, Marcelo Gomes.

O diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, coronel Ivan Karpischin, também foi demitido. Na lista havia ainda membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Na segunda leva de demissões, anunciada em 27 de abril, foram exonerados 58 servidores, dando “prosseguimento à renovação do quadro de funcionários” do GSI, informou o órgão. 

O GSI e o 8 de Janeiro

Especialistas ouvidos em emissoras de TV e rádio na semana seguinte ao 8 de Janeiro afirmaram que o GSI deveria ter atuado para coibir os atos de vandalismo ocorridos em Brasília e que sua inação poderia estar relacionada à atuação dos militares comandado pelo o amigo particular de Lula, general Gonçalves Dias.

A ausência de resposta do GSI ao ataque golpista também foi apontada pelo os congressistas logo após o episódio. O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse em entrevista que assistiu tudo do seu gabinete e que existe um contingente dedicado à proteção da sede da Presidência da República e que “esse contingente não atuou”.

Os atos orquestrados do dia 8 de Janeiro, portanto, deterioraram a relação entre o governo Lula e o ministério, acentuando problemas iniciados no período de transição e deixou a população brasileira crente que os atos era de conhecimento da gestão federal.

Era função do GSI prever, a partir das informações derivadas das agências de inteligência civis e militares, a radicalização dos terroristas claramente orquestradas e externada no decorrer dos últimos meses.

Se tem algo que o GSI deveria ter feito é evitado os atos do 8 de Janeiro. Trata-se da linha de defesa do Estado mais próxima de seu núcleo: onde se concentra o poder político, cristalizada nos três poderes, e o ataque em Brasília significa um assalto que bateu direto nesse ‘centro’, mas, indicou um sério problema: nossa defesa nacional está com um furo ou uma zona de sombra bem no pilar de sustentação do Estado, hoje.

Os erros na segurança do Planalto podem ter sido propositais de comando interno do atual governo. A noção de que o GSI falhou’ não corresponde aos fatos. O GSI e as Forças Armadas pavimentaram os eventos, cozinhando por meses a presença desses manifestantes nas portas dos quartéis ordeiramente sem nenhum princípio de indiciplina, com ampla presença da ‘família militar’. O próprio ministro da Defesa [José Mucio] defendeu as manifestações. Por isso, não cabe nem a ideia de que o GSI errou: ele (O GSI) deliberou determinação em sua atuação diante dos terroristas que orientados trafegavam com a liberdade autorizada em todas as dependências.

 Folha de S.Paulo revelou em 9 de janeiro que a Abin, agência de Inteligência subordinada ao GSI, produziu alertas sobre a iminência dos ataques ocorridos em Brasília. Segundo a publicação, os alertas foram enviados aos membros do Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência), rede que une 48 órgãos em 16 ministérios. Questionado pela Folha, o GSI não se manifestou.

Criação do GSI e aparelhamento militar

A estrutura conhecida como GSI foi criada em 1938, durante o governo de Getúlio Vargas, com o Gabinete Militar. A pasta adquiriu status de ministério em 1974, durante o regime militar, e em 1994 ganhou a forma atual.

Após ser extinta em 2015 pela presidente Dilma Rouseff (PT), a pasta foi recriada por Michel Temer (MDB) no ano seguinte. Atualmente, além do gabinete do ministro do GSI, a pasta é formada por uma série de secretarias de defesa, segurança nacional e assuntos estratégicos, além da Abin.

A gestão Temer ficou marcada pelo fortalecimento do GSI no centro do poder do Executivo, o protagonismo dos militares nas discussões políticas e a maneira como eles organizaram os temas relacionados à defesa e à segurança nacional.

Os ataques em Brasília representaram algo maior na estrutura que envolve o atual GSI e a importante atuação dos militares na democracia. “Os militares se envolveram – e foram envolvidos pelo Judiciário – no processo eleitoral. Bastava uma canetada dos comandantes e essa ‘energia’ dissiparia. Então, o que era primeiramente uma contestação de resultado virou uma contestação de governo, e depois do regime democrático. Sendo que eles [militares] estiveram envolvidos até o pescoço com urnas, códigos e afins. Isso é algo que só pode ser lido na chave da atual democracia fragilizada no Brasil..

O futuro do GSI

Depois de vencer as eleições, o PT passou a tentar esvaziar e prejudicar as atribuições do GSI. Uma das críticas do PT é a presença massiva de militares, como um resquício de impedir o regime que o partido de Lula se propõe implantar no país. De janeiro de 2019 a fevereiro de 2021, o número de militares na pasta cresceu 38%, passando de 753 para 1.038.

Os dados, publicados pelo jornal O Estado de S.Paulo e obtidos via Lei de Acesso à Informação pelo deputado federal Ivan Valente (Psol-SP), mostravam que 988 dos 1.038 integrantes eram militares da Marinha, Aeronáutica e Exército. No início de dezembro, uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrou que assessores do presidente Lula estavam preocupados com a atual organização do GSI e, sua responsabilidade para cuidar de temas sensíveis ao país, porpondo a nomeação de membros ligados direto ao PT e aliados.

Assim, a equipe de transição tirou do GSI da segurança presidencial e deixou a tarefa com o comando da atual Polícia Federal. O GSI também não participou da segurança do governo de transição instalado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Essa desconfiança do governo Lula é natural, até porque, o PT tem dificuldade na relação com os militares.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO7 horas ago

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

CIDADE7 horas ago

MUNIC 2023: 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões

ECONOMIA7 horas ago

Com nona alta consecutiva, preços da indústria sobem 0,94% em outubro

Internacional7 horas ago

Dois dos detidos por ataque que feriu motorista da Carris em preventiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura23 horas ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE23 horas ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional23 horas ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA23 horas ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário24 horas ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura24 horas ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

CIDADE24 horas ago

 Cartórios apontam que João Pessoa tem média de 215 órfãos por ano desde 2021

ESTADO24 horas ago

Três Câmaras de Vereadores e dois Institutos de Previdência têm contas aprovadas nesta quinta-feira

ESTADO1 dia ago

TCE-PB julga regulares as contas de secretarias do Estado e aprova as de Caturité, Olivedos e Amparo

Educação & Cultura1 dia ago

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza Mostra de Dança das Escolas Municipais, no Espaço Cultural

ESTADO1 dia ago

Governo da Paraíba lança edital para apoiar empresas com projetos inovadores

CIDADE1 dia ago

Leo Bezerra participa de Feirão da Empregabilidade no Bairro das Indústrias com oferta de 738 vagas de emprego

Judiciário1 dia ago

Portar documento falso sem apresentá-lo não é crime, decide STJ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Para Google e Facebook, obrigação de apagar conteúdo por notificação resultaria em censura

Judiciário1 dia ago

STF mantém uso de símbolos religiosos em prédios públicos como manifestação histórico-cultural

CIDADE1 dia ago

Procon-JP encontra diferença de R$ 0,26 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE1 dia ago

Desafio Cidades Inovadoras chega à fase final com pitches de projetos empreendedores

ESTADO1 dia ago

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

ESTADO1 dia ago

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira (28)

ESTADO1 dia ago

Governo da Paraíba realiza Seminário Antirracista do Suas

Esporte1 dia ago

João Pessoa recebe Circuito de e-Sports na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura1 dia ago

CRA aprova inclusão de peixe no cardápio escolar

Educação & Cultura1 dia ago

CRA aprova nova gestão da compra de alimentos para merenda escolar

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br