Segurança Pública
Aperfeiçoamento: Policiais e agentes de segurança do Fórum de Bayeux recebem treinamento do Projeto Acesso Seguro
Dando continuidade às ações de aperfeiçoamento do Acesso Seguro, a equipe da coordenação realizou mais um curso de reciclagem sobre as ferramentas utilizadas no sistema. O treinamento aconteceu na sede do Fórum da Comzarca de Bayeux, envolvendo servidores, policiais e agentes de segurança.
A formação foi ministrada pelo coordenador do Projeto, Jardel Rufino Sá. O Acesso Seguro, uma das iniciativas que integram o Planejamento Estratégico do TJPB, faz parte da Comissão Permanente de Segurança do Poder Judiciário estadual, presidida pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho.
Para a gestora do Acesso Seguro e juíza auxiliar da Presidência do TJPB, Michelini Jatobá, a capacitação é de grande relevância, especialmente, por envolver pessoas diretamente ligadas ao bom funcionamento do sistema nas unidades judiciárias. “De forma que o serviço seja prestado com excelência e qualidade, características destacadas por todos que foram beneficiados com a utilização do Projeto”, ressaltou a magistrada.
Durante a capacitação foram abordados vários pontos importantes para o sucesso do funcionamento do Acesso Seguro, segundo informou Jardel Rufino. Ele comentou, ainda, que depois da apresentação do projeto trataram sobre a funcionalidade do mobiliário (recepção, cabine blindada, armário e caixa de areia).
“Demonstramos, por slide, como deve ser feito o ingresso de um visitante nos fóruns, e a forma correta para desmuniciamento de armas” informou Jardel Rufino, reforçando a necessidade do treinamento contínuo, tendo em vista a chegada de novos agentes e servidores, recém-empossados.
Foram repassados, ainda, durante a explanação, conhecimentos sobre a condução adequada na detecção de mandado de prisão pelo software de controle de acesso Visit e informações gerais sobre a Resolução nº 11/2017, que dispõe a respeito das normas para o acesso de usuário armado. Por sua vez, o tenente-coronel Josélio César falou sobre procedimentos de abordagem, normas de segurança, relação interpessoal e posicionamento e postura do agente de segurança.
Para a gerente do Fórum da Comarca de Bayeux, Cristiane Modesto de Brito, o treinamento dos servidores pelo Acesso Seguro, tão importante quanto o estabelecimento das Normas de Segurança e a implantação de plataformas de controle do ingresso e permanência de pessoas nas dependências do Poder Judiciário, é o treinamento, capacitação e reciclagem dos servidores que as utilizam. “Iniciativa cumprida com maestria pela Comissão de Segurança e Gestão do Acesso Seguro do TJPB junto às Comarcas da Paraíba”, destacou a gerente.
O Acesso Seguro tem por referência a Resolução nº 435/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário e a Resolução nº 11/2017 do TJPB, a qual estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Poder Judiciário estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários.
Já passaram pela reciclagem servidores, policiais e agentes de segurança dos Fóruns Criminal, Regional de Mangabeira e da sede do Anexo Administrativo do Tribunal de Justiça. Além das visitas “in loco” (inspeção técnica) ocorridas nas Comarcas de Alagoa Nova, Gurinhém, Esperança, Remígio e Pocinhos.