Connect with us

Nacional

Oposição “raiz” tem 1/5 dos votos na Câmara dos Deputados

Estudo aponta que deputados de oposição votam com governo

Levantamento feito pela liderança da oposição na Câmara dos Deputados revela que cerca de 20% dos parlamentares (115 de um total de 513) estão votando sistematicamente com a oposição. O estudo mostrou, por outro lado, que parte dos parlamentares opositores ou que apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições do ano passado estão votando, na verdade, com a base governista em diversas matérias colocadas em pauta no Plenário da Casa.

Após a análise de 73 votações de projetos entre fevereiro e outubro, o levantamento, com base em dados da Câmara, mostrou que a oposição tem cerca de 115 deputados mais “fiéis”, que em ao menos 70% das votações da casa votam segundo a orientação da oposição.

Tecnicamente, a oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é feita pelo Partido Liberal, que tem 98 deputados, e pelo Novo, hoje com apenas três parlamentares na Casa. A diferença de 14 deputados se explica porque há parlamentares votando de forma independente. Em 87% das votações em plenário, os deputados do PL estiveram alinhados à oposição. No Novo, a fidelidade às orientações de bancada é maior, e o percentual sobe para 90,8% das votações.

O levantamento também mostrou que, no PL há dez deputados que estão mais alinhados ao governo do que à oposição. É o caso de Tiririca (SP) e João Carlos Barcelar (BA), que votaram com o governo em 90% das pautas analisadas em plenário. Outros 11 adotaram uma postura mais independente e os demais foram fiéis à oposição.

O vice-líder da oposição, Maurício Marcon (PL-RS), explica que esse estudo pretende mapear “quem realmente vota com a oposição e quem fala como se fosse oposição, mas na hora de votar não segue o discurso e renúncia a suas convicções para ter acesso às benesses do poder, como emendas e cargos”.

Saiba quais partidos estão mais alinhados ao Governo
Um exemplo desse comportamento, segundo o vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados, pode ser observado no Republicanos. O partido é presidido pelo vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (SP), que tem ambições de suceder o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL). O Republicanos apoiou a candidatura de Bolsonaro no ano passado e tem quadros importantes que são próximos ao ex-presidente, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

No início do ano, Pereira chegou a declarar que seu partido não faria parte da base do governo, que seria independente. Mas na realidade a maioria dos deputados tem votado com o governo Lula. Apenas quatro dos 41 deputados em exercício da legenda votaram mais vezes com a oposição do que com o governo. O percentual de alinhamento do Republicanos com o governo durante o ano foi de 70%.

Após o anúncio da minirreforma ministerial, em 6 de setembro, quando Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) foi nomeado ministro de Portos e Aeroportos, o levantamento mostra que os deputados do partido votaram com governistas em 83,9% das votações (considerando a análise de 13 projetos neste período de setembro a outubro).

Uma das exceções no caso do Republicanos é o tenente-coronel Zucco (RS), que vota com a oposição na maior parte dos projetos. O parlamentar, que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), disse que vota com a oposição porque precisa ser coerente com seus ideais e seus eleitores.

“Não tem como eu fazer parte da base desse governo. As pautas, os valores e os interesses são totalmente invertidos. Logicamente, se um projeto for bom para o conjunto da sociedade, eu vou procurar votar favoravelmente. O problema é encontrar algo positivo ou coerente vindo da esquerda”, conclui Zucco.

Outros partidos tidos como mais de centro e direita que se aproximaram da base governista após entrarem na Esplanada dos Ministérios foram União Brasil e PP, que passaram a ocupar as pastas do Turismo e do Esporte, com os ministros Celso Sabino e André Fufuca.

No União, 14 parlamentares votaram alinhados à oposição desde setembro, enquanto 15 mantiveram uma postura mais independente –votando conforme o teor dos projetos – e 34 se aproximaram do governo.

Já no Progressistas do presidente da Câmara, Arthur Lira, que viu seu indicado assumir a presidência da Caixa Econômica Federal nesta semana, somente seis deputados têm perfil contrário ao governo, outros quatro são considerados independentes e 39 parlamentares estão mais alinhados à base governista. O alinhamento do PP ao governo é de 71,5% nas votações, desde a minirreforma ministerial – antes disso era de 61%.

Veja a seguir o percentual de alinhamento dos partidos desde o começo da legislatura até agora, considerando os votos dos deputados em cada apreciação de proposta em plenário.

PARTIDO% ALINH. GOVERNO% ALINH. OPOSIÇÃO
NOVO8,40%91.60%
PL12,40%87,30%
PSDB57,10%42,70%
CIDADANIA60,00%40,00%
PATRIOTA60,10%39,90%
UNIÃO60,90%38,90%
PP61,50%37,30%
REPUBLICANOS67,00%32,40%
S.PART.62,50%25,00%
PODE75,80%24,00%
MDB75,70%23,90%
AVANTE79,10%20,60%
PSD80,60%19,10%
SOLIDARIEDADE88,50%11,50%
PSOL88,60%8,90%
REDE91,20%8,80%
PSB93,10%6,80%
PDT93,10%6,40%
PV96,70%3,30%
PT99,00%0,90%
PCdoB99,200,80%

Matérias econômicas deram vitórias ao governo

O levantamento feito pela liderança da oposição na Câmara analisou os dados de 73 votações realizadas em Plenário desde fevereiro de 2023. Foram avaliadas orientações das bancadas para voto dos parlamentares, a presença dos deputados nas votações, e se eles seguiram as orientações da liderança na hora do voto

Na votação do marco temporal, por exemplo, quando os deputados aprovaram o Projeto de Lei 490/2007, que definiu como data limite para a demarcação de terras indígenas no país o dia 5 de outubro de 1988, 68,4% dos parlamentares votaram com a oposição, e apenas 31,3% com o governo, numa das primeiras derrotas da base na Câmara. A expectativa para esse projeto, já aprovado também no Senado, é que o Congresso derrube os vetos de Lula que inviabilizaram a adoção do marco temporal.

Já na reforma tributária, votada no final do primeiro semestre na Câmara, apenas 22,8% dos parlamentares votaram com a oposição, enquanto o governo conseguiu o apoio de 76,5% dos deputados. Mas essa maioria foi conseguida a duras penas, depois de quase uma semana de intensos esforços tanto do governo quanto de governadores de Estados e lideranças, além da liberação de emendas que somaram bilhões de reais e o início da costura da minirreforma ministerial para garantir o apoio.

Nas matérias econômicas, há uma espécie de consenso entre governo e Centrão para garantir as aprovações. Na votação do arcabouço fiscal, por exemplo, mesmo com críticas do PL e Novo, os demais partidos conseguiram aprovar a matéria com 77,5% do total de votos, contra 21,9% da oposição. Na recente aprovação do projeto de taxação de “super ricos”, o governo contou com os votos de 63% dos deputados, contra 23% da oposição (13,5% não votaram).

Para analistas, votos levam em consideração benefícios oferecidos aos partidos
Para o cientista político Elton Gomes, professor na Universidade Federal do Piauí, a “infidelidade” nos partidos é algo natural do presidencialismo de coalizão, já que os presidentes podem oferecer uma série de incentivos às suas bases. Segundo ele, isso também é resultado da baixa conexão entre eleitos e eleitores, e também do baixo nível de “consistência ideológica e conteúdo programático das legendas brasileiras”.

“Hoje Lula tem cerca de 350 votos no Congresso Nacional, após acordo com o Centrão, e isso pode até dificultar a reconstrução da direita. Mas essa reforma ministerial não deve ser suficiente para resolver as dificuldades do governo no Parlamento”.

Na avaliação do professor, as pautas de costumes não deverão ter apoio dos deputados de centro e direita, que temem “represálias” dos eleitores quando se trata de questões conservadoras, como o direito à vida e a proibição das drogas.

Já o analista Jorge Mizael, sócio-diretor da Consultoria Metapolítica, acredita que, mesmo angariando votos, o governo ainda não pode comemorar o resultado da minirreforma de Lula e Lira. Na avaliação do analista, ainda é preciso aguardar as próximas semanas para testar a “fidelidade” da base.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Sine-JP auxilia em todas as etapas candidatos que procuram ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho

ESTADO9 horas ago

João Azevêdo apresenta projeto e autoriza licitação para construção da ponte que ligará Cabedelo-Santa Rita-Lucena nesta segunda-feira

ECONOMIA2 dias ago

Abono PIS/Pasep 2022: pagamento será feito em dezembro com aumento no valor?

ECONOMIA2 dias ago

R$ 7,5 bilhões esperando por você nos bancos: veja como sacar

CIDADE2 dias ago

Projeto Caravana do Esporte promove confraternização natalina voltada às Comunidades

Politíca2 dias ago

Deputado Sargento Neto comemora aprovação de lei que proíbe linguagem neutra em órgãos públicos

Politíca2 dias ago

PT de João Pessoa realiza prévia para definir nome que irá concorrer a Prefeitura nas Eleições 2024

Judiciário2 dias ago

União estável pode ser equiparada a casamento no Código Penal

Segurança Pública2 dias ago

Senado avalia pena maior para registro não autorizado de intimidade sexual

Segurança Pública2 dias ago

CSP vota pena maior em lesão contra filho adotivo de policial

Educação & Cultura2 dias ago

Novo Ensino Médio: relatora recomenda aumentar carga horária de formação geral

Nacional2 dias ago

CPI das ONGs vota relatório final na terça-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Senado Aprova: política de atenção psicossocial nas escolas é destaque

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova proibição de compra de armas de fogo por quem responde a processo de violência contra a mulher

Judiciário3 dias ago

Nota pública: CNMP reduz transparência das remunerações de promotores e procuradores e impõe grave retrocesso ao controle social

Educação & Cultura3 dias ago

Amigos na escola: Não escolhemos pela similaridade, mas pelas conexões

Saúde3 dias ago

Função cerebral perdida após derrame é recuperada em cobaias

Saúde3 dias ago

Derivado de soja pode amenizar efeitos da menopausa

Saúde3 dias ago

Construído primeiro modelo digital completo do ouvido humano

Saúde3 dias ago

Descoberta forma de inibir proteína mutante que causa câncer de pulmão

Educação & Cultura3 dias ago

OS DINOSSAUROS VIVERAM NO BRASIL?

Educação & Cultura3 dias ago

COMO PREVENIR ENCHENTES UTILIZANDO SISTEMAS DE DRENAGENS SUSTENTÁVEIS

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Saúde3 dias ago

URUCUM AJUDA A REDUZIR GORDURA NO FÍGADO

Internacional3 dias ago

ESSEQUIBO: POR QUE A VENEZUELA DISPUTA ÁREA COM A GUIANA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Governo apreende 12 toneladas de defensivos roubados, falsificados e vencidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Relatório do USDA corta estimativa de produção de soja para o Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Publicada lista de dezembro dos produtos com direito a bônus do PGPAF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Cigarrinha-das-pastagens: controle químico ou biológico? Qual o mais eficiente

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

BALANÇO 2023 – CNA: FOI UM ANO DE SAFRA CHEIA E BOLSO VAZIO

Segurança Pública11 meses ago

ÚLTIMO MINUTO: Invasor que quebrou relógio trazido por Dom João VI é identificado

Internacional11 meses ago

Fórum Econômico Mundial Declara que Pedófilos ‘Salvarão a Humanidade’

CIDADE12 meses ago

Entretenimento e Solidariedade: Prefeitura de Santa Rita realiza o Natal Solidário

Segurança Pública11 meses ago

Polícia Militar prende 10 procurados da Justiça pelos crimes de homicídio e roubo

Internacional6 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública11 meses ago

Suspeito de ameaçar mulher em motel é preso com drogas e armas em Campina Grande

Internacional5 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Saúde10 meses ago

TUBERCULOSE

Segurança Pública9 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Nacional11 meses ago

PF prende homem filmado ao destruir relógio no Palácio do Planalto

Judiciário7 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Xuxa é condenada por plágio e deverá pagar multa de R$62 milhões

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Internacional11 meses ago

Britânica é presa pelo “crime” de… “talvez ter rezado em silêncio” perto de uma clínica de aborto!

Segurança Pública11 meses ago

URGENTE: Marcola, líder do PCC, é transferido para Brasília por determinação de Flávio Dino

ENTRETENIMENTO5 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Presentes para amigo da onça: 48 ideias divertidas

Segurança Pública11 meses ago

Suspeito de tráfico é apreendido com arma e drogas durante reforço das ações em Cruz do Espírito Santo 

ENTRETENIMENTO12 meses ago

As 10 melhores cores de tintas para sala pequena

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Segurança Pública11 meses ago

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico e apreende três armas de fogo em Campina Grande

Nacional4 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública8 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional9 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

Nacional8 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

ENTRETENIMENTO11 meses ago

A LINGUIÇA CAMPEIRA MAIS FAMOSA DO RS É DO ALEGRETE

ECONOMIA11 meses ago

Real vai acabar e nova moeda do Mercosul vai entrar em vigor? Entenda

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

Educação & Cultura2 dias ago

Senado Aprova: política de atenção psicossocial nas escolas é destaque

Educação & Cultura3 dias ago

OS DINOSSAUROS VIVERAM NO BRASIL?

Educação & Cultura3 dias ago

COMO PREVENIR ENCHENTES UTILIZANDO SISTEMAS DE DRENAGENS SUSTENTÁVEIS

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Saúde3 dias ago

URUCUM AJUDA A REDUZIR GORDURA NO FÍGADO

Internacional3 dias ago

ESSEQUIBO: POR QUE A VENEZUELA DISPUTA ÁREA COM A GUIANA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

BALANÇO 2023 – CNA: FOI UM ANO DE SAFRA CHEIA E BOLSO VAZIO

ECONOMIA4 dias ago

A INDÚSTRIA DO COURO ANIMAL E A RESPONSABILIDADE PELO DESMATAMENTO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

AS EVIDÊNCIAS DE QUE JESUS TERIA TIDO MAIS DO QUE 12 APÓSTOLOS

Saúde4 dias ago

CERCA DE 600 MIL PESSOAS MORREM POR ANO DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

TECNOLOGIA É ALIADA NA FORMAÇÃO DE JOVENS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

TRIBUTAÇÃO DAS BIG TECHS PODERIA GERAR ARRECADAÇÃO DE R$ 80 BI AO ANO

Internacional4 dias ago

2023 TERMINARÁ COMO O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

BRANGUS: A FUSÃO PERFEITA ENTRE RUSTICIDADE E QUALIDADE DE CARNE

Nacional5 dias ago

MORTE DE BOTOS NA AMAZÔNIA ACENDE O ALERTA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

MERCADO DOS DEFENSIVOS BIOLÓGICOS É UM DOS QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO PREPARAR A MELHOR TERRA PARA PLANTAR

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

DIVERSIDADE NO TRABALHO PODE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

O ANO DE 2023 VIVE COLAPSO CLIMÁTICO

Nacional7 dias ago

OPEP +: BRASIL RECEBE CONVITE PARA ENTRAR EM CARTEL DOS PRODUTORES DE PETRÓLEO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

A CADA APARELHO CONSERTADO, UM LIXO ELETRÔNICO A MENOS NO MUNDO

ECONOMIA7 dias ago

SUPERMERCADISTAS PROJETAM CONSUMO 62% MAIOR QUE EM 2022

Internacional7 dias ago

ACORDO ENTRE UNIÃO EUROPEIA E MERCOSUL PODE FRACASSAR, ADMITE LULA

ECONOMIA7 dias ago

BRASIL DESPERDIÇA GRANDE POTENCIAL NO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

ENTRETENIMENTO7 dias ago

PIRAÍBA: O GIGANTE DO RIO ARAGUAIA EM PERIGO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 dias ago

PROJETO FACILITA USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Saúde2 semanas ago

MUNDO VIVE EPIDEMIA DE SOLIDÃO, APONTA OMS

Educação & Cultura2 semanas ago

A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Saúde2 semanas ago

EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DE CÂNCER NO BRASIL

Saúde2 semanas ago

BURITI É CONSIDERADO UM PODEROSO REMÉDIO

Advertisement
Advertisement

Vejam também