Alunos do Curso de Direito da Faculdade Estácio Paraíba tiveram a experiência prática de conhecer os ambientes e o funcionamento do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba e das Câmaras Cíveis, a Criminal e as Seções Especializadas Cíveis. Esta é mais uma instituição de ensino a participar, na tarde desta segunda-feira (30), do projeto Conhecendo o Judiciário. Iniciativa coordenada pelo desembargador Leandro dos Santos, cujo objetivo é aproximar o cidadão do Poder Judiciário estadual.
Durante a visita, o desembargador Leandro dos Santos explanou sobre a importância da Justiça paraibana, os trâmites processuais e o funcionamento das sessões, bem assim, falou um pouco de sua trajetória, como forma de incentivar os alunos na carreira da magistratura. Ele destacou que a interação com os participantes, esclarecendo dúvidas e aprendendo é a essência do que representa o projeto.
“O exercício da magistratura é uma vocação e, sobretudo, um sacerdócio. A pessoa tem que estar convicta de que é isso que quer. Se vestir a toga com a consciência da grande missão que quer cumprir, então está no caminho certo e com muito estudo será um grande magistrado ou magistrada”, pontuou o desembargador Leandro dos Santos, complementando que para o ano haverá novidades na agenda do projeto.
Para o coordenador do curso de Direito, professor Jean Patrício da Silva, a importância da iniciativa está no fato de alinhar a teoria com a prática. “Nós explicamos a teoria, o conjunto de leis, mas aqui os alunos vivenciam a questão prática, a exemplo do funcionamento do Tribunal, o qual possui uma função fundamental para a defesa da democracia e dos interesses dos cidadãos”, exaltou.
Na opinião do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, advogado Paulo Vitor Souto, é significativo inserir os alunos em projetos como o Conhecendo o Judiciário. “O desembargador Leandro dos Santos apresenta de maneira magistral este projeto, proporcionando que os estudantes tenham um pouco de conhecimento da prática efetiva e não fiquem apenas na teoria de dentro da sala de aula. Este é o melhor jeito de fazer com que se desenvolvam no aspecto profissional”, frisou o professor.
O aluno do 9º período, Sérgio de Brito Lira, destacou o programa, evidenciando, também, a importância da cartilha sobre o projeto distribuída aos visitantes. “É fantástica essa oportunidade de aproximação entre o judiciário e a população, tornando o direito algo não apenas uma ideia, mas uma realidade”, comentou.
De acordo com o cronograma do Conhecendo o Judiciário, mais duas visitas estão agendadas; ambas para o mês de novembro, com alunos da Faculdade Cidade Vida (06/11) e da Fesp e Iesp (20/11), encerrando assim a agenda de atividades deste ano.