Connect with us

Politíca

Assembleia reúne juristas em sessão especial para discutir reforma do Código Civil Brasileiro

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial com o objetivo de discutir a reforma do Código Civil. A Casa de Epitácio Pessoa recebeu integrantes da comissão de juristas instalada pelo Senado visando revisar e atualizar o Código Civil, sancionado em 10 de janeiro de 2002, mas que só entrou em vigência um ano depois, substituindo o código anterior, de 1916. Além do presidente da ALPB Adriano Galdino, participaram da sessão os deputados Alexandre de Zezé, Chico Mendes, George Morais e Wilson Filho.

A sessão realizada na sede do Legislativo paraibano integra o cronograma estabelecido pelos membros da Comissão no Plano de Trabalho, que realizam, além de reuniões internas, reuniões temáticas abertas ao público em várias capitais do país para receber contribuições da sociedade visando modernizar o Código Civil por conta das transformações tecnológicas, sociais e econômicas.

O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, ressaltou o papel desempenhado pelo Poder Legislativo paraibano em debater a reforma do Código Civil, tema que diz respeito, diretamente, à vida de toda a população. “Esse debate é muito importante, trata de uma reforma do código civil, da sua atualização, da sua adequação para os tempos atuais. E é muito apropriado que a Casa de Epitácio Pessoa possa fazer esse debate, trazer esse debate para Paraíba. É uma contribuição importantíssima para o campo jurídico paraibano, em que possamos, de uma forma muito aberta e de uma forma muito direta, entrar num debate sobre a reforma do nosso poder civil brasileiro”, declarou Adriano.

Para a co-relatora geral da Comissão de Juristas instituída pela Senado, a advogada, Rosa Maria Barreto B. De Andrade Nery, a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba é um importante instrumento para expandir os debates e compreender as necessidades dos paraibanos, para compor o projeto de reforma do Código Civil Brasileiro. “O Código tem mais de 2 mil artigos. É um composto de vários livros, um, que é a parte geral, e outros que cuidam da família, das sucessões, dos direitos das coisas, da propriedade, da empresa, das relações contratuais e obrigacionais; tudo isso passa pela nossa experiência mais viva, do povo, tudo interessa ao direito civil”, defendeu Nery.

A relatora reforçou, ainda, a importância de tornar o Código mais compreensível por todos os cidadãos. “A atualização do Código Civil passa, principalmente, pelo objetivo de torná-lo eficaz, mais rápido, mais fácil de ser compreendido, adaptando-o às necessidades da vida social dos nossos interesses pessoais e da nossa sociabilidade”, destacou.

Entre as questões debatidas, Rosa Nery destacou a necessidade de incluir normas jurídicas sobre o direito digital. “Há uma novidade: fazer um livro novo ou uma parte nova para cuidar de direito digital. Mas, também há grupos que pensam em fazer um tratamento diferente para as circunstâncias que brotam da afetividade das pessoas sobre os animais, a postura do condômino que não se comporta bem, entre outros assuntos que têm ganhado destaque na nossa vida cotidiana atual”, complementou.

A jurista explicou ainda que, após percorrer as principais capitais do país, a Comissão de Juristas irá elaborar a proposta de atualização do Código Civil. O documento será avaliado e votado pelo Senado Federal e, posteriormente, sancionado pela Presidência da República.

A juíza do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Maria Cristina Paiva Santiago, que integra a Comissão de Reforma do Código Civil, disse estar honrada em participar do debate a pedido do presidente Adriano Galdino. Para a magistrada, o principal objetivo da discussão é ouvir a a sociedade civil a respeito da atualização do Código. “O Código Civil é também chamado a ‘constituição da gente’, porque é aquela lei que vai regulamentar todas as relações privadas, a vida privada. Então, a questão, por exemplo, das famílias, a questão da herança, a questão da propriedade, a questão do nascimento, a questão dos direitos da personalidade. Então, todos os contratos, efetivamente, que nós atuamos diariamente, está regulado no Código Civil. É de uma importância imensa ouvir toda a sociedade, porque é a sociedade que mais será atingida”, afirmou Maria Cristina Paiva Santiago.

Para o advogado e professor, doutor em Direito Civil da USP, Mário Luiz Delgado Régis, a participação da sociedade na construção de um Código Civil moderno é de extrema relevância. “É fundamental e, por isso, a Comissão tem feito questão de realizar audiências públicas em vários lugares do Brasil, com a presença de professores, advogados, especialistas, em geral, mas também da sociedade, da comunidade, que pode participar dessas audiências, endereçar questionamentos e sugestões. Isso é muito importante para o trabalho da Comissão, especialmente para que o resultado desse trabalho tenha legitimidade”, explicou o jurista.

A sessão especial de Reforma do Código Civil contou ainda com a presença da auxiliar da Presidência do TJPB, juíza Lua Yamaoka Mariz Maia; do professor Carlos Fernandes, membro da Comissão de Reforma do Código Civil; do coordenador do mestrado em direito da Unipê, professor Glauber de Lucenna Cordeiro; da doutora em Direito Civil pela UFPE, professora e advogada Erenilda Brandão Guilhermino; além de especialistas e estudantes da área do Direito Civil e representantes da sociedade civil organizada.

REFORMA DO CÓDIGO CIVIL

A criação da Comissão de Juristas presidida pelo ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e que tem como vice presidente o ministro Marco Aurélio Bellizze, também do STJ, foi anunciada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no último mês de agosto. O grupo é composto por cerca de 40 integrantes, entre jurisconsultos, professores de direito e outros especialistas, que terão 180 dias para apresentar um anteprojeto para revisão do texto do Código Civil, de 2002. Os professores de direito Flávio Tartuce e Rosa Maria de Andrade Nery foram designados relatores-gerais.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA1 dia ago

Abono PIS/Pasep 2022: pagamento será feito em dezembro com aumento no valor?

ECONOMIA1 dia ago

R$ 7,5 bilhões esperando por você nos bancos: veja como sacar

CIDADE1 dia ago

Projeto Caravana do Esporte promove confraternização natalina voltada às Comunidades

Politíca1 dia ago

Deputado Sargento Neto comemora aprovação de lei que proíbe linguagem neutra em órgãos públicos

Politíca1 dia ago

PT de João Pessoa realiza prévia para definir nome que irá concorrer a Prefeitura nas Eleições 2024

Judiciário1 dia ago

União estável pode ser equiparada a casamento no Código Penal

Segurança Pública1 dia ago

Senado avalia pena maior para registro não autorizado de intimidade sexual

Segurança Pública1 dia ago

CSP vota pena maior em lesão contra filho adotivo de policial

Educação & Cultura1 dia ago

Novo Ensino Médio: relatora recomenda aumentar carga horária de formação geral

Nacional1 dia ago

CPI das ONGs vota relatório final na terça-feira

Educação & Cultura1 dia ago

Senado Aprova: política de atenção psicossocial nas escolas é destaque

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova proibição de compra de armas de fogo por quem responde a processo de violência contra a mulher

Judiciário1 dia ago

Nota pública: CNMP reduz transparência das remunerações de promotores e procuradores e impõe grave retrocesso ao controle social

Educação & Cultura1 dia ago

Amigos na escola: Não escolhemos pela similaridade, mas pelas conexões

Saúde1 dia ago

Função cerebral perdida após derrame é recuperada em cobaias

Saúde1 dia ago

Derivado de soja pode amenizar efeitos da menopausa

Saúde1 dia ago

Construído primeiro modelo digital completo do ouvido humano

Saúde1 dia ago

Descoberta forma de inibir proteína mutante que causa câncer de pulmão

Educação & Cultura1 dia ago

OS DINOSSAUROS VIVERAM NO BRASIL?

Educação & Cultura1 dia ago

COMO PREVENIR ENCHENTES UTILIZANDO SISTEMAS DE DRENAGENS SUSTENTÁVEIS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Saúde1 dia ago

URUCUM AJUDA A REDUZIR GORDURA NO FÍGADO

Internacional1 dia ago

ESSEQUIBO: POR QUE A VENEZUELA DISPUTA ÁREA COM A GUIANA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Governo apreende 12 toneladas de defensivos roubados, falsificados e vencidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Relatório do USDA corta estimativa de produção de soja para o Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Publicada lista de dezembro dos produtos com direito a bônus do PGPAF

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Cigarrinha-das-pastagens: controle químico ou biológico? Qual o mais eficiente

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

BALANÇO 2023 – CNA: FOI UM ANO DE SAFRA CHEIA E BOLSO VAZIO

Internacional1 dia ago

“Krisenmodus” é escolhida a palavra do ano na Alemanha

Internacional1 dia ago

Greve nacional de maquinistas paralisa trens na Alemanha

Segurança Pública11 meses ago

ÚLTIMO MINUTO: Invasor que quebrou relógio trazido por Dom João VI é identificado

Internacional11 meses ago

Fórum Econômico Mundial Declara que Pedófilos ‘Salvarão a Humanidade’

CIDADE12 meses ago

Entretenimento e Solidariedade: Prefeitura de Santa Rita realiza o Natal Solidário

Segurança Pública11 meses ago

Polícia Militar prende 10 procurados da Justiça pelos crimes de homicídio e roubo

Internacional6 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública11 meses ago

Suspeito de ameaçar mulher em motel é preso com drogas e armas em Campina Grande

Internacional5 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Saúde10 meses ago

TUBERCULOSE

Segurança Pública9 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Nacional11 meses ago

PF prende homem filmado ao destruir relógio no Palácio do Planalto

Judiciário7 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Xuxa é condenada por plágio e deverá pagar multa de R$62 milhões

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Internacional11 meses ago

Britânica é presa pelo “crime” de… “talvez ter rezado em silêncio” perto de uma clínica de aborto!

Segurança Pública11 meses ago

URGENTE: Marcola, líder do PCC, é transferido para Brasília por determinação de Flávio Dino

ENTRETENIMENTO5 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Presentes para amigo da onça: 48 ideias divertidas

Segurança Pública11 meses ago

Suspeito de tráfico é apreendido com arma e drogas durante reforço das ações em Cruz do Espírito Santo 

ENTRETENIMENTO12 meses ago

As 10 melhores cores de tintas para sala pequena

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Segurança Pública11 meses ago

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico e apreende três armas de fogo em Campina Grande

Nacional4 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública8 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional9 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

Nacional8 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

ENTRETENIMENTO11 meses ago

A LINGUIÇA CAMPEIRA MAIS FAMOSA DO RS É DO ALEGRETE

ECONOMIA11 meses ago

Real vai acabar e nova moeda do Mercosul vai entrar em vigor? Entenda

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

Educação & Cultura1 dia ago

Senado Aprova: política de atenção psicossocial nas escolas é destaque

Educação & Cultura1 dia ago

OS DINOSSAUROS VIVERAM NO BRASIL?

Educação & Cultura1 dia ago

COMO PREVENIR ENCHENTES UTILIZANDO SISTEMAS DE DRENAGENS SUSTENTÁVEIS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Saúde1 dia ago

URUCUM AJUDA A REDUZIR GORDURA NO FÍGADO

Internacional1 dia ago

ESSEQUIBO: POR QUE A VENEZUELA DISPUTA ÁREA COM A GUIANA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

BALANÇO 2023 – CNA: FOI UM ANO DE SAFRA CHEIA E BOLSO VAZIO

ECONOMIA2 dias ago

A INDÚSTRIA DO COURO ANIMAL E A RESPONSABILIDADE PELO DESMATAMENTO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

AS EVIDÊNCIAS DE QUE JESUS TERIA TIDO MAIS DO QUE 12 APÓSTOLOS

Saúde2 dias ago

CERCA DE 600 MIL PESSOAS MORREM POR ANO DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

TECNOLOGIA É ALIADA NA FORMAÇÃO DE JOVENS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

TRIBUTAÇÃO DAS BIG TECHS PODERIA GERAR ARRECADAÇÃO DE R$ 80 BI AO ANO

Internacional2 dias ago

2023 TERMINARÁ COMO O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

BRANGUS: A FUSÃO PERFEITA ENTRE RUSTICIDADE E QUALIDADE DE CARNE

Nacional4 dias ago

MORTE DE BOTOS NA AMAZÔNIA ACENDE O ALERTA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

MERCADO DOS DEFENSIVOS BIOLÓGICOS É UM DOS QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO PREPARAR A MELHOR TERRA PARA PLANTAR

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

DIVERSIDADE NO TRABALHO PODE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

O ANO DE 2023 VIVE COLAPSO CLIMÁTICO

Nacional5 dias ago

OPEP +: BRASIL RECEBE CONVITE PARA ENTRAR EM CARTEL DOS PRODUTORES DE PETRÓLEO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A CADA APARELHO CONSERTADO, UM LIXO ELETRÔNICO A MENOS NO MUNDO

ECONOMIA5 dias ago

SUPERMERCADISTAS PROJETAM CONSUMO 62% MAIOR QUE EM 2022

Internacional5 dias ago

ACORDO ENTRE UNIÃO EUROPEIA E MERCOSUL PODE FRACASSAR, ADMITE LULA

ECONOMIA5 dias ago

BRASIL DESPERDIÇA GRANDE POTENCIAL NO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

ENTRETENIMENTO5 dias ago

PIRAÍBA: O GIGANTE DO RIO ARAGUAIA EM PERIGO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

PROJETO FACILITA USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Saúde1 semana ago

MUNDO VIVE EPIDEMIA DE SOLIDÃO, APONTA OMS

Educação & Cultura1 semana ago

A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Saúde1 semana ago

EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DE CÂNCER NO BRASIL

Saúde1 semana ago

BURITI É CONSIDERADO UM PODEROSO REMÉDIO

Advertisement
Advertisement

Vejam também