Politíca
ALPB concede cidadania paraibana à juíza Ana Flávia de Carvalho Dias
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (07), proposta pelo presidente Adriano Galdino, para outorga do Título de Cidadã Paraibana à juíza do Tribunal de Justiça do Estado (TJPB), Ana Flávia de Carvalho Dias, “pelos relevantes serviços prestados à sociedade paraibana”. O evento aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e reunião agentes públicos, magistrados, parentes e amigos da homenageada.
Na justificaria do Projeto de Lei, o parlamentar destaca que a magistrada tem realizado relevantes serviços à sociedade, além de tantos serviços prestados junto ao Judiciário Estadual. “Mais uma vez, o Poder Legislativo faz justiça em reconhecer a relevância, o grande trabalho da Drª Ana Flávia, que hoje recebe o Título Cidadania Paraibana, e vai, com toda certeza, se juntar a nós, para podermos, juntos, fazer uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, declarou.
Para a deputada Jane Panta, a Dra. Flávia atua profissionalmente, por isso a homenagem é justa. “Ana Flávia é uma grande personalidade em Santa Rita. Uma grande pessoa, que vem fazendo um trabalho divino na minha cidade. É mais do que merecido, justo, esse título. Estamos falando de uma criatura, acima de tudo, muito humana, muito correta que defende nossa cidade com unhas e dentes”, acrescentou.
O deputado Jutay Meneses destacou que a homenagem “é uma forma de reconhecer o trabalho da magistrada. “Ela, como juíza, certamente tem um olhar diferenciado para todos os cidadãos paraibanos. Eu acredito que é um reconhecimento, não só para ela, mas também para todo o Judiciário paraibano, todas as mulheres paraibanas, todas as profissionais que atuam, também, na área jurídica. Então, a Assembleia está de parabéns pela visão do presidente Adriano em ter reconhecido o trabalho da doutora Ana Flávia”, disse.
A juíza auxiliar da presidência do TJPB, Lua Yamaoko Mariz Maia, que representou o presidente da Corte, o desembargador João Benedito, afirmou que Doutora Ana Flávia “é uma juíza excepcional”. “Nós, da Paraíba, ganhamos com uma magistrada da envergadura dela. E essa homenagem é muito justa. Vim aqui representando o presidente do Tribunal da Justiça, que hoje, devido à sessão plenária, não pode se fazer presente. Nós viemos prestigiar, em nome do Judiciário, a nossa magistrada, que hoje adquire essa homenagem pela Assembleia da Paraíba”, salientou.
Muito feliz e lisonjeada, a Drª Ana Flávia realçou que o hoje representa o coroamento de 25 anos de magistratura na Paraíba. “Recebo a honraria dessa Casa Legislativa com muita felicidade. É com um coração cheio de gratidão que eu venho hoje receber esse título de Cidadã Paraibana. A propositura do deputado Adriana Galdino me enche o coração de felicidade. Eu acho que ele é uma pessoa que reconhece o trabalho desempenhado por todos os magistrados e paraibanos de coração”, finalizou.
Também prestigiaram o evento o deputado João Gonçalves; a juíza Graziela Queiroga, coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça da Paraíba, e vice-presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba; o procurador federal Omar Bradley Oliveira de Sousa, membro do Comitê Federal e do Comitê de Fomento e Desenvolvimento do Centro Histórico de João Pessoa; o advogado Josinaldo Malaquias, vice-presidente da Academia Paraibana de Direito; e o advogado Rinaldo Mouzalas, que falou em nome dos colegas de categoria.
PERFIL DA HOMENAGEADA
Nascida em Recife (PE), Ana Flávia de Carvalho Dias é graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1995, e Especialista em Direito Processual Civil. No decorrer da carreira, ocupou diversos cargos/comissões importantes, como o de Juíza de Direito nas Comarcas de São Bento, Malta e Alagoinha; e Juíza de Direito em substituição, nas Comarcas de Patos, Pombal, Guarabira e Alagoa Grande, tendo sido promovida para o 1º Juizado Substituto da Capital, atuando na Comarca de João Pessoa, durante 12 anos.
Em 2014, assumiu a titularidade da 5ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita, sendo logo removida para o Juizado Misto da referida Comarca, onde permanece até hoje. Na Justiça Eleitoral, atuou como juíza eleitoral nas Zonas Eleitorais das Comarcas de São Bento, Malta, Alagoinha e Santa Rita. Atualmente, exerce a função perante a 3ª Zona Eleitoral, na Comarca de Santa Rita. A Magistrada é membro do Núcleo de 1º Grau de Cooperação Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e participou ativamente do “Mutirão da Violência Doméstica”, promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.