Politíca
Diretor executivo da Funjope é homenageado na Assembleia Legislativa por sua contribuição à cultura
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quinta-feira (5), com a Medalha Augusto dos Anjos. A honraria foi uma condecoração pelos relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba na área artístico-cultural. A cerimônia contou com a presença de parlamentares e representantes da cultura da cidade. A comenda foi uma propositura do deputado estadual Eduardo Carneiro.
“Essa homenagem que a Assembleia fez, por meio do deputado Eduardo Carneiro, me deixa muito contente porque ela mostra o reconhecimento de um trabalho que estamos fazendo à frente da Funjope. Mas, sobretudo, é preciso destacar que é um trabalho coletivo da equipe de toda a Funjope, que se dedica diuturnamente para a gente desenvolver uma boa política de cultura na cidade de João Pessoa”, afirmou Marcus Alves.
E emendou: “Eu recebi com muita alegria a homenagem e agradeço a todos os parlamentares que aprovaram por unanimidade essa condecoração. Nós sempre reafirmamos o nosso interesse de fazer o bem pela cultura da cidade”, acrescentou.
De acordo com o deputado Eduardo Carneiro, a iniciativa é um reconhecimento à contribuição dada por Marcus Alves ao longo de sua trajetória como sociólogo, escritor e jornalista. “O professor Marcus Alves é uma referência para o meio acadêmico e cultural do nosso Estado, pois tem uma grande bagagem de conhecimento e uma atuação destacada seja na universidade ou fora dela. Mais recentemente, como diretor da Funjope, vem desenvolvendo um brilhante trabalho de resgate da nossa cultura, o que é motivo de alegria para todos nós”, afirmou.
Em seu discurso durante a entrega da medalha, o deputado destacou que João Pessoa voltou ao protagonismo cultural resgatando as verdadeiras tradições. “Isso é fundamental e o exemplo disso é que todos os setores culturais de João Pessoa estão aqui hoje para homenagear, os representantes desses segmentos. Eu fico extremamente feliz”, acrescentou.
Perfil – Marcus Alves é doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), onde, no início dos anos 1990, defendeu dissertação de mestrado na Faculdade de Comunicação sobre a produção musical das bandas Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso.
No campo da política, o gestor esteve à frente da comunicação do Ministério da Integração Nacional (MI) e foi assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste (SCO) do MI. Na cultura, realizou, entre outras ações, curadorias de artes plásticas, literatura e música, como as dos artistas Josenildo Suassuna e Rose Catão.